Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 Diário de uma KLE

Ir para baixo 
+46
Nuno_Dias
Vq73
Jacc
Luis Carrasco
BMLG
knight250
jagyver
Gil
Lisboeta
pedrof
Nelson.alex
AndreM
Nuno Machado
miguelsantos
zxr750
hugobruno
Paulo Neto
jsantosvco
neves
M4rco
D_Zaster
paulo
frdsilva
rickyFMX
Bruno Mourato
Duncan
mont3z
BC
Migpedro
Nuno.Cruz
samurai19
krieg
rix
Flat_Out
ET600
Ricardo Nogueira
Ricardo Cardim
Pmvpires
Edgar
javleitao
ACordeiro
Lupan
RuiF
Moutinho
Johnny_1056
webmonstro
50 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 41 ... 67  Seguinte
AutorMensagem
Jorge
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQua Jan 08, 2014 11:13 pm

webmonstro escreveu:


Jorge

Amanhã já te digo algo

a unica desvantagem de usar uma anilha de ferro que eu veja é que vai andar a raspar na baínha e pode haver desgaste por dentro, só isso !



Diário de uma KLE - Página 16 314851
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQua Jan 08, 2014 11:22 pm

Boas;
Webmonstro, não sei se é só distracção ou não será também falta de percepção... Diário de uma KLE - Página 16 546328 
As molas progressivas que o Jorge quer usar não são as mais compridas que aparecem nas fotos?? Diário de uma KLE - Página 16 680704 
Não é isso Jorge?? Pelo menos foi isso que me pareceu pela fotos apresentadas...

Eu começava por montar tudo "by the book" e após os ensaios logo via qual a evolução a seguir. Neutral 
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQua Jan 08, 2014 11:27 pm


Johnny, deves estar a fazer confusão com a foto postada pelo Edgar relacionada com uma montagem numa XT, as minhas tem apenas uma diferença de 0,5cm...  Diário de uma KLE - Página 16 37087 

Diário de uma KLE - Página 16 DSC02978

Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQua Jan 08, 2014 11:33 pm

Johnny_1056 escreveu:
...
Eu começava por montar tudo "by the book" e após os ensaios logo via qual a evolução a seguir. Neutral 

Também era essa a minha ideia ultimamente porque imaginei que fosse ficar demasiado mole, mas de pois pensei no que o Deitado me disse sobre o tamanho a cortar na mola e que se o espaçador tem 13 cm deve-se cortar a mola com 16 cm e sendo assim esta já vai ficar mais comprimida, não moleja tanto e sempre dá mais um pouco de curso à suspensão... isto na teoria claro.  Diário de uma KLE - Página 16 546328 

Ir para o topo Ir para baixo
samurai19
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
samurai19


Moto : XT600E XER

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 2:35 am

Eu acho que nada como experimentar, uma vez que estamos todos de acordo quanto a vantagens e desvantagens...

Resumindo, para ver se estamos todos a falar do mesmo:

Ideia: Usando 2x16cm de uma das molas antigas e 2 anilhas, de preferência de nylon para não haver hipótese de riscares as bainhas, substituías o espaçador e aumentavas assim um pouco do curso na suspensão.

Desvantagem: poderá ficar demasiado mole... E estragas uma das molas de origem...

Vantagem: Pode ser que fique muito fixe e ganhas algum curso curso na suspensão. Caso fique muito mole, mandas fora a mola que estragaste e as anilhas e metes os espaçadores como era suposto e não se estragou nada no processo a não ser uma mola que não ia servir para nada mesmo...

Dependo da dificuldade do processo que é montar e desmontar a suspensão ( segundo tenho lido não é tão fácil como parece, mas não faço ideia ) eu arriscava para matar a curiosidade  Diário de uma KLE - Página 16 323491 
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lefthandpath.eu
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 10:35 am

Boas;
Jorge, mas as molas progressivas que compraste não são as mais compridas e de espirais com afastamento variável?
Pelo menos é a ideia com que estou actualmente...
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 12:01 pm

samurai19 escreveu:
Eu acho que nada como experimentar, uma vez que estamos todos de acordo quanto a vantagens e desvantagens...

Resumindo, para ver se estamos todos a falar do mesmo:

Ideia: Usando 2x16cm de uma das molas antigas e 2 anilhas, de preferência de nylon para não haver hipótese de riscares as bainhas, substituías o espaçador e aumentavas assim um pouco do curso na suspensão.

Desvantagem: poderá ficar demasiado mole... E estragas uma das molas de origem...

Vantagem: Pode ser que fique muito fixe e ganhas algum curso curso na suspensão. Caso fique muito mole, mandas fora a mola que estragaste e as anilhas e metes os espaçadores como era suposto e não se estragou nada no processo a não ser uma mola que não ia servir para nada mesmo...

Dependo da dificuldade do processo que é montar e desmontar a suspensão ( segundo tenho lido não é tão fácil como parece, mas não faço ideia ) eu arriscava para matar a curiosidade  Diário de uma KLE - Página 16 323491 

Sim é isso mesmo, usar 2 pequenas molas em vez dos espaçadores metálicos, e caso não resulte é só tirar a tampa, a mola e a anilha de nylon e colocar a anilha de chapa e o espaçador e voltar a fechar sem ter de tirar a suspensão fora ou outra parte da moto, apenas a tenho de colocar novamente com a roda no ar para não comprimir as molas...  Diário de uma KLE - Página 16 353512 


Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Jorge, mas as molas progressivas que compraste não são as mais compridas e de espirais com afastamento variável?
Pelo menos é a ideia com que estou actualmente...

Boas,

Sim, são mais compridas mas apenas 15mm (e não os tais 5mm que eu tinha dito antes) e se calhar essa diferença corresponde a compressão sofrida ao longo destes 21 anos???

A foto onde se vê 2 molas no chão de xadrez a de cima é a de origem e a outra a progressiva...  Diário de uma KLE - Página 16 353512 
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 12:23 pm

Boas;
Jorge, então não sei qual é o problema... Diário de uma KLE - Página 16 680704 
É possível que as molas originais já possam estar um bocadinho "pasmadas", mas isso não deixa de ser uma hipótese bastante remota dado o bom estado em que compraste a moto.
É perfeitamente normal que as molas progressivas sejam ligeiramente maiores e que tenham logo à partida um tensão inicial superior para minimizar a diferença entre a suspensão em repouso na sua total extensão (com a roda no ar, curso máximo) e a mesma quando esta está em repouso mas já assente no chão sob influência do peso da moto. não há nada de extraordinário com isso.
Só não consigo perceber o porquê de tanta coisa à volta dos "tacos" que queres meter... Diário de uma KLE - Página 16 546328 
Ir para o topo Ir para baixo
samurai19
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
samurai19


Moto : XT600E XER

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 12:33 pm

Penso que a ideia não é essa...

Pelo que percebi, originalmente existe um espaçador de 13 cm no fim da mola original e by-the-book, basta tirar a mola original e por a progressiva sem qualquer problema...

Mas como sabes bem, a malta gosta de inventar (E gostamos que nos dês na cabeça qdo a malta inventa, senão não tinha piada nenhuma) A ideia era tirar o espaçador de 13 cm e por 16 cm da mola antiga e na união das duas levava uma anilha de nylon, ficando assim a mota com um pouquinho mais de curso de suspensão...

O receio do pessoal é que ao substituir o espaçador por um pedaço de mola, que a suspensão fique mto mole, daí o deitado ter aconselhado a cortar a mola com 16cm em vez dos 13 cm do espaçadores para atenuar um pouco essa situação, e pelo que tenho lido ai nos links que o pessoal vai pondo de ppl que faz essa alteração. Às vezes convêm também usar um oleo mais espesso pelo mesmo motivo...

Penso que seja isso, não sei se me expliquei bem ou não ...  Diário de uma KLE - Página 16 546328  Question  Diário de uma KLE - Página 16 645491
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lefthandpath.eu
Jorge
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 1:09 pm


Johnny, problema não há nenhum, apenas havia a indecisão de colocar agora a mola cortada a substituir o espaçador ou depois de testar o conjunto na sua forma "normal", e isso acho que o Hugo já conseguiu explicar...  Diário de uma KLE - Página 16 964551 

Problema existe agora é com a medida correta de óleo e ar, pois segundo o manual as baínhas levam 530ml */- 4ml de óleo e fica com um espaço de ar com 194mm */- 2mm.

No fórum KLE francês um membro postou que a dele levou 515ml de óleo e ficou com um espaço de ar com 177mm.

A Wilbers não faz qualquer referencia nas suas instruções a isso e eu ontem coloquei 500ml em cada baínha, purguei bem o sistema como indica subindo e descendo varias vezes a suspensão e tenho um espaço de ar de 184mm, e agora estou naquela de qual será a medida correta.

Acho estranho que colocando 530ml como diz no manual fiquemos com um espaço de 194mm porque eu coloquei menos (500ml) e também fiquei com menos espaço (184mm) o que desafia a lógica...  Diário de uma KLE - Página 16 546328 

Alguém tem uma ideia...  Diário de uma KLE - Página 16 294891


Edit; Em relação ao ficar mole eu utilizei óleo 10w recomendado pela Kawa ao invés de 7,5w recomendado pela Wilbers.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 1:49 pm

Jorge escreveu:

Johnny, problema não há nenhum, apenas havia a indecisão de colocar agora a mola cortada a substituir o espaçador ou depois de testar o conjunto na sua forma "normal", e isso acho que o Hugo já conseguiu explicar...  Diário de uma KLE - Página 16 964551 

Problema existe agora é com a medida correta de óleo e ar, pois segundo o manual as baínhas levam 530ml */- 4ml de óleo e fica com um espaço de ar com 194mm */- 2mm.

No fórum KLE francês um membro postou que a dele levou 515ml de óleo e ficou com um espaço de ar com 177mm.

A Wilbers não faz qualquer referencia nas suas instruções a isso e eu ontem coloquei 500ml em cada baínha, purguei bem o sistema como indica subindo e descendo varias vezes a suspensão e tenho um espaço de ar de 184mm, e agora estou naquela de qual será a medida correta.

Acho estranho que colocando 530ml como diz no manual fiquemos com um espaço de 194mm porque eu coloquei menos (500ml) e também fiquei com menos espaço (184mm) o que desafia a lógica...  Diário de uma KLE - Página 16 546328 

Alguém tem uma ideia...  Diário de uma KLE - Página 16 294891


Edit; Em relação ao ficar mole eu utilizei óleo 10w recomendado pela Kawa ao invés de 7,5w recomendado pela Wilbers.

boas pela lógica a mola progressiva tem mais metal do que a outra e portanto pode ser necessário usar um pouco menos de oleo para atingir o mesmo nível de ar - pode ser essa a tua diferença

Se fosse a ti ia pelo nível de ar mais do que pela quantidade, pois isto é como oleo no motor , colocamos X ml de óleo no motor mas depois de colocamos o oleo temos de verificar pela vareta e acertar
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 2:14 pm

webmonstro escreveu:
Jorge:

boas pela lógica a mola progressiva tem mais metal do que a outra e portanto pode ser necessário usar um pouco menos de oleo para atingir o mesmo nível de ar -  pode ser essa a tua diferença

Se fosse a ti ia pelo nível de ar mais do que pela quantidade, pois isto é como oleo no motor , colocamos X ml de óleo no motor mas depois de colocamos o oleo temos de verificar pela vareta e acertar

Boas, o óleo é colocado/medido sem mola e com a suspensão totalmente comprimida e eu posso fazer como dizes até porque é mais fácil medir o espaço de ar do que o próprio óleo mas o meu problema é não saber exatamente qual devo seguir, se o manual, se o outro membro, se outro qualquer e na volta fico-me pelo meio, algo entre os 194 e os 177...  Diário de uma KLE - Página 16 546328
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 2:56 pm


Mais uma...  Rolling Eyes 

No manual indica que a mola originalmente tem 522,5mm e que o limite é 512mm

As minhas estão uma com 499mm e a outra com 500mm daí o bom aspeto da moto não querer dizer nada...  Diário de uma KLE - Página 16 964551 

As molas progressivas tem 517mm...

A indicação de curso diz que são 220mm mas eu só consigo uma leitura de 205mm, e isto com ela livre sem mola e sem tampa a criar pressão.

Curioso é a XT ter um curso de 225mm e utilizar molas de 478mm (2º blog do Edgar) e a KLE anunciar um curso de 220mm e utilizar molas com 522,5mm. Ambas as motos utilizam baínhas com 41mm.  Diário de uma KLE - Página 16 353512 

Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 3:43 pm

Boas;
Com a capacidade de análise que esta forma de contacto permite e com tantas diferenças entre a realidade e o manual, acabo por apenas conseguir concordar com o Webmonstro. Colocar óleo até atingir a "almofada" de ar referida no manual. A partir daí, só a utilização da moto pode dar indicações. Montar tudo, testar a suspensão até ao limite, saber se não "bate" no fundo e se a moto tem bom comportamento.

As comparações com a suspensão do Edgar de nada servem com os dados disponível. É preciso saber também qual o diâmetro do varão da mola e o número de espirais... Neutral 
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Diário de uma KLE - Página 16 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 5:04 pm

O jonny concorda comigo  !! Diário de uma KLE - Página 16 572882858 
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





Diário de uma KLE - Página 16 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 16 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Diário de uma KLE
Ir para o topo 
Página 16 de 67Ir à página : Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 41 ... 67  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Diário de uma XTZ 750
» Diário de uma KLE II
» Diário de Bordo (XTZ660)
» Diário da minha XT600 المغربي
» E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: