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| Diário de uma KLE | |
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Autor | Mensagem |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| | | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qua Jan 08, 2014 11:22 pm | |
| Boas; Webmonstro, não sei se é só distracção ou não será também falta de percepção... As molas progressivas que o Jorge quer usar não são as mais compridas que aparecem nas fotos?? Não é isso Jorge?? Pelo menos foi isso que me pareceu pela fotos apresentadas... Eu começava por montar tudo "by the book" e após os ensaios logo via qual a evolução a seguir. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| | | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| | | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 2:35 am | |
| Eu acho que nada como experimentar, uma vez que estamos todos de acordo quanto a vantagens e desvantagens... Resumindo, para ver se estamos todos a falar do mesmo: Ideia: Usando 2x16cm de uma das molas antigas e 2 anilhas, de preferência de nylon para não haver hipótese de riscares as bainhas, substituías o espaçador e aumentavas assim um pouco do curso na suspensão. Desvantagem: poderá ficar demasiado mole... E estragas uma das molas de origem... Vantagem: Pode ser que fique muito fixe e ganhas algum curso curso na suspensão. Caso fique muito mole, mandas fora a mola que estragaste e as anilhas e metes os espaçadores como era suposto e não se estragou nada no processo a não ser uma mola que não ia servir para nada mesmo... Dependo da dificuldade do processo que é montar e desmontar a suspensão ( segundo tenho lido não é tão fácil como parece, mas não faço ideia ) eu arriscava para matar a curiosidade | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 10:35 am | |
| Boas; Jorge, mas as molas progressivas que compraste não são as mais compridas e de espirais com afastamento variável? Pelo menos é a ideia com que estou actualmente... | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 12:01 pm | |
| - samurai19 escreveu:
- Eu acho que nada como experimentar, uma vez que estamos todos de acordo quanto a vantagens e desvantagens...
Resumindo, para ver se estamos todos a falar do mesmo:
Ideia: Usando 2x16cm de uma das molas antigas e 2 anilhas, de preferência de nylon para não haver hipótese de riscares as bainhas, substituías o espaçador e aumentavas assim um pouco do curso na suspensão.
Desvantagem: poderá ficar demasiado mole... E estragas uma das molas de origem...
Vantagem: Pode ser que fique muito fixe e ganhas algum curso curso na suspensão. Caso fique muito mole, mandas fora a mola que estragaste e as anilhas e metes os espaçadores como era suposto e não se estragou nada no processo a não ser uma mola que não ia servir para nada mesmo...
Dependo da dificuldade do processo que é montar e desmontar a suspensão ( segundo tenho lido não é tão fácil como parece, mas não faço ideia ) eu arriscava para matar a curiosidade Sim é isso mesmo, usar 2 pequenas molas em vez dos espaçadores metálicos, e caso não resulte é só tirar a tampa, a mola e a anilha de nylon e colocar a anilha de chapa e o espaçador e voltar a fechar sem ter de tirar a suspensão fora ou outra parte da moto, apenas a tenho de colocar novamente com a roda no ar para não comprimir as molas... - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Jorge, mas as molas progressivas que compraste não são as mais compridas e de espirais com afastamento variável? Pelo menos é a ideia com que estou actualmente... Boas, Sim, são mais compridas mas apenas 15mm (e não os tais 5mm que eu tinha dito antes) e se calhar essa diferença corresponde a compressão sofrida ao longo destes 21 anos??? A foto onde se vê 2 molas no chão de xadrez a de cima é a de origem e a outra a progressiva... | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 12:23 pm | |
| Boas; Jorge, então não sei qual é o problema... É possível que as molas originais já possam estar um bocadinho "pasmadas", mas isso não deixa de ser uma hipótese bastante remota dado o bom estado em que compraste a moto. É perfeitamente normal que as molas progressivas sejam ligeiramente maiores e que tenham logo à partida um tensão inicial superior para minimizar a diferença entre a suspensão em repouso na sua total extensão (com a roda no ar, curso máximo) e a mesma quando esta está em repouso mas já assente no chão sob influência do peso da moto. não há nada de extraordinário com isso. Só não consigo perceber o porquê de tanta coisa à volta dos "tacos" que queres meter... | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 12:33 pm | |
| Penso que a ideia não é essa... Pelo que percebi, originalmente existe um espaçador de 13 cm no fim da mola original e by-the-book, basta tirar a mola original e por a progressiva sem qualquer problema... Mas como sabes bem, a malta gosta de inventar ( E gostamos que nos dês na cabeça qdo a malta inventa, senão não tinha piada nenhuma) A ideia era tirar o espaçador de 13 cm e por 16 cm da mola antiga e na união das duas levava uma anilha de nylon, ficando assim a mota com um pouquinho mais de curso de suspensão... O receio do pessoal é que ao substituir o espaçador por um pedaço de mola, que a suspensão fique mto mole, daí o deitado ter aconselhado a cortar a mola com 16cm em vez dos 13 cm do espaçadores para atenuar um pouco essa situação, e pelo que tenho lido ai nos links que o pessoal vai pondo de ppl que faz essa alteração. Às vezes convêm também usar um oleo mais espesso pelo mesmo motivo... Penso que seja isso, não sei se me expliquei bem ou não ... | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 1:09 pm | |
| Johnny, problema não há nenhum, apenas havia a indecisão de colocar agora a mola cortada a substituir o espaçador ou depois de testar o conjunto na sua forma "normal", e isso acho que o Hugo já conseguiu explicar... Problema existe agora é com a medida correta de óleo e ar, pois segundo o manual as baínhas levam 530ml */- 4ml de óleo e fica com um espaço de ar com 194mm */- 2mm. No fórum KLE francês um membro postou que a dele levou 515ml de óleo e ficou com um espaço de ar com 177mm. A Wilbers não faz qualquer referencia nas suas instruções a isso e eu ontem coloquei 500ml em cada baínha, purguei bem o sistema como indica subindo e descendo varias vezes a suspensão e tenho um espaço de ar de 184mm, e agora estou naquela de qual será a medida correta. Acho estranho que colocando 530ml como diz no manual fiquemos com um espaço de 194mm porque eu coloquei menos (500ml) e também fiquei com menos espaço (184mm) o que desafia a lógica... Alguém tem uma ideia... Edit; Em relação ao ficar mole eu utilizei óleo 10w recomendado pela Kawa ao invés de 7,5w recomendado pela Wilbers. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 1:49 pm | |
| - Jorge escreveu:
Johnny, problema não há nenhum, apenas havia a indecisão de colocar agora a mola cortada a substituir o espaçador ou depois de testar o conjunto na sua forma "normal", e isso acho que o Hugo já conseguiu explicar...
Problema existe agora é com a medida correta de óleo e ar, pois segundo o manual as baínhas levam 530ml */- 4ml de óleo e fica com um espaço de ar com 194mm */- 2mm.
No fórum KLE francês um membro postou que a dele levou 515ml de óleo e ficou com um espaço de ar com 177mm.
A Wilbers não faz qualquer referencia nas suas instruções a isso e eu ontem coloquei 500ml em cada baínha, purguei bem o sistema como indica subindo e descendo varias vezes a suspensão e tenho um espaço de ar de 184mm, e agora estou naquela de qual será a medida correta.
Acho estranho que colocando 530ml como diz no manual fiquemos com um espaço de 194mm porque eu coloquei menos (500ml) e também fiquei com menos espaço (184mm) o que desafia a lógica...
Alguém tem uma ideia...
Edit; Em relação ao ficar mole eu utilizei óleo 10w recomendado pela Kawa ao invés de 7,5w recomendado pela Wilbers. boas pela lógica a mola progressiva tem mais metal do que a outra e portanto pode ser necessário usar um pouco menos de oleo para atingir o mesmo nível de ar - pode ser essa a tua diferença Se fosse a ti ia pelo nível de ar mais do que pela quantidade, pois isto é como oleo no motor , colocamos X ml de óleo no motor mas depois de colocamos o oleo temos de verificar pela vareta e acertar | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 2:14 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Jorge:
- Jorge escreveu:
Johnny, problema não há nenhum, apenas havia a indecisão de colocar agora a mola cortada a substituir o espaçador ou depois de testar o conjunto na sua forma "normal", e isso acho que o Hugo já conseguiu explicar...
Problema existe agora é com a medida correta de óleo e ar, pois segundo o manual as baínhas levam 530ml */- 4ml de óleo e fica com um espaço de ar com 194mm */- 2mm.
No fórum KLE francês um membro postou que a dele levou 515ml de óleo e ficou com um espaço de ar com 177mm.
A Wilbers não faz qualquer referencia nas suas instruções a isso e eu ontem coloquei 500ml em cada baínha, purguei bem o sistema como indica subindo e descendo varias vezes a suspensão e tenho um espaço de ar de 184mm, e agora estou naquela de qual será a medida correta.
Acho estranho que colocando 530ml como diz no manual fiquemos com um espaço de 194mm porque eu coloquei menos (500ml) e também fiquei com menos espaço (184mm) o que desafia a lógica...
Alguém tem uma ideia...
Edit; Em relação ao ficar mole eu utilizei óleo 10w recomendado pela Kawa ao invés de 7,5w recomendado pela Wilbers.
boas pela lógica a mola progressiva tem mais metal do que a outra e portanto pode ser necessário usar um pouco menos de oleo para atingir o mesmo nível de ar - pode ser essa a tua diferença
Se fosse a ti ia pelo nível de ar mais do que pela quantidade, pois isto é como oleo no motor , colocamos X ml de óleo no motor mas depois de colocamos o oleo temos de verificar pela vareta e acertar Boas, o óleo é colocado/medido sem mola e com a suspensão totalmente comprimida e eu posso fazer como dizes até porque é mais fácil medir o espaço de ar do que o próprio óleo mas o meu problema é não saber exatamente qual devo seguir, se o manual, se o outro membro, se outro qualquer e na volta fico-me pelo meio, algo entre os 194 e os 177... | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 2:56 pm | |
| Mais uma... No manual indica que a mola originalmente tem 522,5mm e que o limite é 512mm As minhas estão uma com 499mm e a outra com 500mm daí o bom aspeto da moto não querer dizer nada... As molas progressivas tem 517mm... A indicação de curso diz que são 220mm mas eu só consigo uma leitura de 205mm, e isto com ela livre sem mola e sem tampa a criar pressão. Curioso é a XT ter um curso de 225mm e utilizar molas de 478mm (2º blog do Edgar) e a KLE anunciar um curso de 220mm e utilizar molas com 522,5mm. Ambas as motos utilizam baínhas com 41mm. | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 3:43 pm | |
| Boas; Com a capacidade de análise que esta forma de contacto permite e com tantas diferenças entre a realidade e o manual, acabo por apenas conseguir concordar com o Webmonstro. Colocar óleo até atingir a "almofada" de ar referida no manual. A partir daí, só a utilização da moto pode dar indicações. Montar tudo, testar a suspensão até ao limite, saber se não "bate" no fundo e se a moto tem bom comportamento. As comparações com a suspensão do Edgar de nada servem com os dados disponível. É preciso saber também qual o diâmetro do varão da mola e o número de espirais... | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 5:04 pm | |
| O jonny concorda comigo !! | |
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| Assunto: Re: Diário de uma KLE | |
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| | | | Diário de uma KLE | |
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