Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Ago 25, 2014 2:23 pm
Boas,
Normalmente tudo o que eu preciso para a moto compro online, e por uma questão pratica a morada que dou é da minha antiga firma, ora hoje de manhã telefonaram-me a dizer que tinha chegado uma encomenda e eu feito adivinho imaginei ser o kit de reparação que encomendei para os carburadores e torneira de gasolina e como não tinha nada para fazer vai de começar a desmanchar tudo antes da encomenda me chegar as mãos...
... só que afinal o que veio foi uns goggles e umas luvas que encomendei à China, como o serviço agora de lá parece ser expresso, chegou antes da encomenda que fiz à Polonia!
Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Ago 25, 2014 2:38 pm
Este homem não pára, já desmonta a Kawasa de olhos fechados ....
pedrof
Moto : Transalp 600
Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Ago 25, 2014 2:44 pm
Para ajudar à festa e te sentires melhor...
À uns anos também desmanchei o carburador da Sachs, pois não pegava e pensei que estava entupido...
Só quando montei tudo novamente e abri a torneira da gasolina é que se me bateu uma coisa na tóla e se fez luz... "Então estou a abrir uma torneira que não tinha fechado?"
Pois o problema era não ter aberto a torneira e sem gota não pegava...
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Ago 25, 2014 3:00 pm
podíamos abrir um tópico só com estas cenas tristes
Na véspera de um passeio à pouco tempo, estive a montar os punhos aquecidos, desmanchei depósito e banco etc, depois de tudo pronto a a funcionar , entretanto já era de noite e quis ir testar a mota. Abri a porta da garagem, coloquei a mota cá fora , capacete , ligo a chave , abro a gasolina , puxo o choke e dou ao start
uma , duas 3 vezes , 4 , 5 e nada , nem um sinal de "querer" pegar , entretanto sinto um forte cheiro a gasolina e pensei, deve ter desligado um fio qualquer e agora está encharcado , como estava escuro, tiro a chave e volto para a garagem para abrir a porta e ligar a luz de fora para ver o que se passa.
Mal acendi a luz de fora vi o problema ...... gasolina a jorrar para o chão !!!
Tinha-me esquecido de ligar novamente o tubo de gasolina no carburador !!!!1
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Ago 25, 2014 3:29 pm
webmonstro escreveu:
podíamos abrir um tópico só com estas cenas tristes
Na véspera de um passeio à pouco tempo, estive a montar os punhos aquecidos, desmanchei depósito e banco etc, depois de tudo pronto a a funcionar , entretanto já era de noite e quis ir testar a mota. Abri a porta da garagem, coloquei a mota cá fora , capacete , ligo a chave , abro a gasolina , puxo o choke e dou ao start
uma , duas 3 vezes , 4 , 5 e nada , nem um sinal de "querer" pegar , entretanto sinto um forte cheiro a gasolina e pensei, deve ter desligado um fio qualquer e agora está encharcado , como estava escuro, tiro a chave e volto para a garagem para abrir a porta e ligar a luz de fora para ver o que se passa.
Mal acendi a luz de fora vi o problema ...... gasolina a jorrar para o chão !!!
Tinha-me esquecido de ligar novamente o tubo de gasolina no carburador !!!!1
Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Ago 25, 2014 4:06 pm
Fazemos cada uma...
É por essa e por outras que eu de vez em quando oiço a dizer; se me dedicasses metade do tempo eu era a mulher mais feliz ao cimo da terra!
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Ago 25, 2014 6:11 pm
Os novos goggles são mesmo à maneira!
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Set 07, 2014 11:03 am
As vezes há males vem vêm por bem, e se eu tivesse podido ir ao Travel tinha ficado pelo caminho de certeza!?
Há já algum tempo que eu de vez em quando sentia um cheiro a "radiador", a água do depósito de expansão ia baixando mas pensava ser por o ter colocado numa posição mais baixa, mas afinal não.
Ontem, enquanto dava por aqui umas voltas por perto, reparei a dada altura que estava a sair entre o guiador e os manómetros um vapor, mas foi só quando parei em frente ao portão da garagem é que me apercebi porquê, algum tubo devia estar roto e estava a pingar para cima do motor, e ao desmanchar a moto lá encontrei o culpado...
... um dos tubos estava-se a soltar do bocal do termostato devido à corrosão causada pela água, se tivesse anti congelante se calhar nada disto acontecia?
Resultado; por não ter anti congelante que custa 2,50€ cinco litros, agora vou ter uma despesa de uns 40€, por isso se é agua têm no circuito da vossa moto já sabem o que devem fazer!
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Set 07, 2014 11:28 am
Boas
pois... mas @Jorge talvez nem todos os anti-congelantes previnem esse problema (estou a falar pelo que ouvi dizer)
Agora essa cena é daquelas coisas que de tempos em tempos se fosse trocada ou inspeccionada evitava que acontece-se
a minha "Menina" não tem nada dessas coisas
ABR
jsantosvco
Moto : super tenere 750 xtz
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Set 07, 2014 12:29 pm
Boas Jorge., eu ontem a caminho do travel tambem me começou a cheirar a queimado, mas o problema era outro........o meu companheiro de viagem estava a ficar um bocadinho torricado...
...um pardal que se encaixou junto ao radiador...
espero que consigas resolver esse problema rápido e barato..
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Set 07, 2014 12:40 pm
Boas; Infelizmente esse é um problema comum nos veículos daqueles que pensam que por viver num local sem temperaturas negativas não precisam de anti-congelante.
Esse termostato está todo ph#dido!! Como é possível ficar nesse estado?? Infelizmente o problema não deve ser exclusivo do termostato... Contudo, não vale a pena entrar já em preocupações desnecessária, convém apenas estar atento e numa intervenção futura dar uma vista de olhos à bomba de água.
Anti-congelante de 2.50€ não serve para nada, apenas para enganar os outros. O Edgar tem alguma razão, nem todos servem. E um dos pontos em que esses anti-congelantes baratos falham é na protecção das borrachas e alumínios. Outro problema muito comum na zona onde vives é resultante do pessoal que atesta o circuito com água da torneira com elevado teor de calcário. Em caso de usar água, nem que seja para misturar no anti-congelante, usar só água destilada!!
Moutinho
Moto : BWS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Set 07, 2014 1:47 pm
Jorge escreveu:
As vezes há males vem vêm por bem, e se eu tivesse podido ir ao Travel tinha ficado pelo caminho de certeza!?
Há já algum tempo que eu de vez em quando sentia um cheiro a "radiador", a água do depósito de expansão ia baixando mas pensava ser por o ter colocado numa posição mais baixa, mas afinal não.
Ontem, enquanto dava por aqui umas voltas por perto, reparei a dada altura que estava a sair entre o guiador e os manómetros um vapor, mas foi só quando parei em frente ao portão da garagem é que me apercebi porquê, algum tubo devia estar roto e estava a pingar para cima do motor, e ao desmanchar a moto lá encontrei o culpado...
... um dos tubos estava-se a soltar do bocal do termostato devido à corrosão causada pela água, se tivesse anti congelante se calhar nada disto acontecia?
Resultado; por não ter anti congelante que custa 2,50€ cinco litros, agora vou ter uma despesa de uns 40€, por isso se é agua têm no circuito da vossa moto já sabem o que devem fazer!
Essa avaria foi exactamente a que eu tive no meu clio à uns tempos atrás...
online photo sharing
A diferença só está na peça, mas a causa foi a mesma.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Set 07, 2014 7:35 pm
Edgar escreveu:
Boas
pois... mas @Jorge talvez nem todos os anti-congelantes previnem esse problema (estou a falar pelo que ouvi dizer)
Agora essa cena é daquelas coisas que de tempos em tempos se fosse trocada ou inspeccionada evitava que acontece-se
a minha "Menina" não tem nada dessas coisas
ABR
Pois, a XT não leva destas coisas...
Tens razão, já devia ter visto aquilo ao tempo, um gajo vai adiando, adiando e ás vezes já é tarde demais, como foi o caso.
Quanto ao anti congelante estive mesmo para trazer um outro que custava o dobro do preço, mas...
jsantosvco escreveu:
Boas Jorge., eu ontem a caminho do travel tambem me começou a cheirar a queimado, mas o problema era outro........o meu companheiro de viagem estava a ficar um bocadinho torricado...
...um pardal que se encaixou junto ao radiador...
espero que consigas resolver esse problema rápido e barato..
Para já está desenrascado enquanto não chega o outro...
... agora tu querias fazer um churrasco em andamento ou quê?
Johnny_1056 escreveu:
Boas; Infelizmente esse é um problema comum nos veículos daqueles que pensam que por viver num local sem temperaturas negativas não precisam de anti-congelante.
Esse termostato está todo ph#dido!! Como é possível ficar nesse estado?? Infelizmente o problema não deve ser exclusivo do termostato... Contudo, não vale a pena entrar já em preocupações desnecessária, convém apenas estar atento e numa intervenção futura dar uma vista de olhos à bomba de água.
Anti-congelante de 2.50€ não serve para nada, apenas para enganar os outros. O Edgar tem alguma razão, nem todos servem. E um dos pontos em que esses anti-congelantes baratos falham é na protecção das borrachas e alumínios. Outro problema muito comum na zona onde vives é resultante do pessoal que atesta o circuito com água da torneira com elevado teor de calcário. Em caso de usar água, nem que seja para misturar no anti-congelante, usar só água destilada!!
Já vi que devia ter comprado antes ou outro mais caro... mas quando vier o outro termostato, aproveito a tua dica e vejo como está a bomba de agua e troco todo o liquido anti congelante...
Moutinho escreveu:
Essa avaria foi exactamente a que eu tive no meu clio à uns tempos atrás...
online photo sharing
A diferença só está na peça, mas a causa foi a mesma.
Esse teu foi ainda pior...
Bom, mas consegui desenrascar a coisa até chegar o "novo", e aproveitando o facto da moto estar desmanchada aproveitei também para a vestir com as cores outono/inverno...
... e também para finalmente aplicar a instrumentação que já andava prali há que tempos!
Parece um cockpit!!!
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Set 07, 2014 8:20 pm
Boas; Jorge, se conseguiste montar tudo, fizeste bem em aproveitar o anti-congelante que compraste. E mesmo à falta deste, podes usar água destilada até montares o termostato novo, pelo menos limpa o circuito enquanto continuas a poder dar umas voltas com ela.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Set 07, 2014 8:57 pm
Boas Johnny,
Consegui voltar a utilizá-lo graças a umas pequenas abas que com uma lima desgastei e assim consegui que o tubo entrasse mais um pouco e desse para apertar abraçadeira...
... mas como a corrosão já é muita nem pude apertar muito porque as paredes já estão de tal forma "fina" que partem facilmente.
De qualquer maneira agora sinto-me mais seguro com aplicação do termómetro porque posso ir avaliando se algo esta errado, graças a ele também pude confirmar que o termostato "abre" aos 84º e fecha" aos 80º
Obrigado pela dica da agua destilada que desconhecia que se podia utilizar, e numa emergência sempre desenrasca!