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| Diário de uma KLE | |
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Autor | Mensagem |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 5:14 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- O jonny concorda comigo !!
Boas; Como podes ver, ando mesmo em baixo de forma... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 5:26 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- ... ...
As comparações com a suspensão do Edgar de nada servem com os dados disponível. É preciso saber também qual o diâmetro do varão da mola e o número de espirais... Aqueles valores eram para a XT600E O diâmetro está lá, naqueles valores e o numero de espirais é possível contar através da foto... MAS penso que de pouca coisa nos vale e fiz tudo segundo as indicações do fabricante das molas Pus a viscosidade de oleo que recomendaram e meti a quantidade de oleo que diziam e ficou com a almofada de ar que diziam ser a recomendada tudo do principio ao fim "by the book" fiz tal como já tinhas escrito uns post´s antes | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 5:58 pm | |
| Boas; Edgar, sim. Efectivamente tens uma caracterização bastante completa das molas que usaste, mas penso que o Jorge não o fez... O que logo à partida pode dar azo a diversas hipóteses. E também não será apenas por isso, todos os componentes da suspensão, incluindo os hidráulicos, acabam por influenciar nas diferenças encontradas. E sem dúvida que a forma correcta de fazer as coisas, de modo a chegar a conclusões dignas desse nome é fazer as coisas "by the book". Os gajos que desenvolveram o material já moeram a cabecinha o suficiente para apresentar a melhor solução de compromisso. Obviamente, que como o produto é desenvolvido de forma generalista, cada um pode dar o seu "toque pessoal" de modo a que melhor se adapte ao uso que lhe pretende dar. Mas tem sempre que se partir dum ponto conhecido para posteriormente evoluir. Eu admito que sou um gajo esquisito como o caraças com suspensões, travões, pneus e afins. Mas só no fim de ter chegado ao limite, tentado extrair tudo o que posso do material original é que vou à procura de soluções mais de acordo com o que pretendo. Da mesma forma que já andei a embirrar com as suspensões quando o problema era afinal da geometria dos pneus que estava a usar. De que interessa investir num Ohlins ou similar feito por medida para depois usar pneus marca "corneta"?? | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 6:49 pm | |
| Isto vai praqui uma algarviada que as vezes já nem sei se estamos a falar do mesmo. Em relação à suspensão da XT apenas achei curioso as diferenças entre elas, não foi para servir de bitola, achei curioso e postei para dar a conhecer aqueles que como eu não conheciam essas mesmas. Eu considero-me um gajo certinho e não gosto muito de saltar pro desconhecido mas essas historia do by the book é muito giro mas se ninguém se tivesse lembrado de alterar algumas coisinhas seria mais by the stone... E depois eu sou cão que reconhece o dono mais ai dele que tente por uma trela... não me tente limitar com essas tretas. | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 7:04 pm | |
| Boas; Pois Jorge... É tudo muito bonito, mas se não sabes como as coisas ficam quando feitas "by the book", dificilmente as consegues melhorar ou perceber como as podes melhorar. À partida, umas molas progressivas têm vantagens evidentes, mas só por si podem não significar nada se o restante não for bem feito. De que servem as molas se o hidráulico estiver a funcionar mal?? Monta tudo certinho, testa e logo vês o que podes alterar. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 7:19 pm | |
| Pois, pois, o problema é que vai uma grande diferença entre a teoria e a realidade, e volto a referir, o manual diz que se colocarmos 530ml ficamos com um espaço de ar de 194mm. Como só disponho de um litro coloquei 500ml em cada e fiquei com um espaço de 184mm. Vocês dizem para seguir as instruções e deixar de ar o recomendado, mas se o fizer ainda vou ficar com menos óleo apesar de já ter colocado menos do que o recomendado... e é ai que eu não quero agir enquanto não encontrar (ou alguém) o porque de isto estar acontecer, senão é by the book numa coisa e na outra é by da quê. Algo está ali ou foi mal feito e tem de ser descoberto, se a diferença fosse pouca era tolerável mas não é isso que eu estou a ver acontecer. De qualquer maneira obrigado pela vossa ajuda... | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 7:48 pm | |
| Boas; Jorge, como deves compreender, em relação ao procedimento de desmontagem e montagem, não posso opinar sequer. Muito menos garantir que fizeste tudo bem ou mal. Se não cabe lá a quantidade de óleo descrita no manual, acredito que alguma coisa se possa ter passado, os gajos não costumam enganar-se. Mas isso se calhar sou eu que tenho a mania de confiar nos manuais. No mínimo respeitava a medida da "almofada" de ar, para não correr o risco de limitar o curso da suspensão e rebentar com os vedantes. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 8:03 pm | |
| Um já rola | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 8:36 pm | |
| Boas Se entramos no campo dos "talvezes" - normalmente a almofada é medida sem as molas nos casos com a bainha recolhida e noutros com a bainha esticada - mas em todas as ocasiões, recomenda-se que se exerce a forquilha para baixo e para cima varias vezes (lentamente) para preencher todos os espaços em baixo se algo falhou, encontramos a explicação para a almofada maior com uma quantidade de oleo menor ou os gajos das molas enganaram-se Por exemplo: o "by the book" que usei nas molas da XT600E do Jarod um dia destes vai ser alterado... pois estamos a pensar em aumentar a almofada de ar em 1 ou 2 cms para procurar um ligeiro conforto... ABR | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 9:40 pm | |
| A solução foi encontrada no site da Wilbers... Assim a já se aproxima da realidade, indicam 1lt a dividir pelas 2 jarras, ou seja 500ml e um espaço de ar de 180cm, ora se eu tenho 184mm é por não coloquei exatamente 500ml, coloquei um nadinha menos, ok! agora os outros valores eram de deixar um gajo lélé. Johnny, desculpa discordar mas eu sou um gajo que enquanto não encontrar um porquê não gosto de seguir adiante, porque partindo do prossuposto que tudo tem uma explicação há que a encontrar, quanto ao procedimento de montagem posso dizer que não tem grande ciência basta seguir o processo de forma inversa, para ferrar o conjunto sim não conhecia o procedimento e fiquei a saber pelo manual e acho que fiz tudo direitinho. De qualquer maneira nunca foi minha intenção criar este tópico como um tutorial porque acho que não se adequa a este fórum, apenas gostava de ir trocando a minha experiencia com este modelo e talvez existam coisas semelhantes que possam ser usadas na Yamaha, poderia fazer o que a maioria dos companheiros que trocaram de marca fizeram mas é aqui que me sinto bem e é aqui que estão os meus amigos. Desculpa se estou a ser chato mas gostava que de uma vez por todas entende-se a minha postura no que publico que nunca foi de querer ensinar nada a ninguém, apenas pretendo partilhar glorias e frustrações neste meio que é as motos, se daí alguém tirar algum proveito, ótimo. Oba, oba... Edgar, não quero discordar mas até agora só encontrei indicações para se medir com a baínha totalmente recolhida na jarra e sem mola, não quer dizer que não haja mas os valores iriam ser muito diferentes com 200 ou mais milímetros em cima... Abrs | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Jan 09, 2014 11:54 pm | |
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Jan 10, 2014 9:58 am | |
| - Jorge escreveu:
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Johnny, desculpa discordar mas eu sou um gajo que enquanto não encontrar um porquê não gosto de seguir adiante, porque partindo do prossuposto que tudo tem uma explicação há que a encontrar, quanto ao procedimento de montagem posso dizer que não tem grande ciência basta seguir o processo de forma inversa, para ferrar o conjunto sim não conhecia o procedimento e fiquei a saber pelo manual e acho que fiz tudo direitinho.
...
Boas; Jorge, onde é que te mandei seguir adiante sem "passar cartucho" às diferenças encontradas?? Só escrevi que devias respeitar a "almofada de ar" de modo a não rebentar os vedantes e ensaiar. Não escrevi para amontares tudo e dirigires-te à pista de motocross mais próxima fazer saltos a fundo!! | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Jan 10, 2014 10:30 am | |
| Johnny, amigo, da mesma forma que na escola nos ensinam que não devemos passar a matéria seguinte sem termos entendido a que se está a dar, da mesma forma eu nunca me limitaria a seguir os manuais ou outra coisa qualquer sem entender o porquê. Tudo o que tem ação causa uma reação (um pouco como esta discussão) e é esse mecanismo que mentalmente tem de funcionar BEM na minha cabeça, entendes? Já por aqui passaram muitos projetos meus, não sou de forma alguma entendido na matéria mas por funcionar desta forma tenho conseguido alcançar o pretendido e acho que o tenho feito bem. Por natureza dificilmente peço ajuda e se quando isso acontece reparo que afinal de ajuda pouco ou nada tem porque a pessoa em questão não se debruçou verdadeiramente no assunto, então agradeço e continuo da mesma forma como até aqui sempre me desenrasquei... sozinho! Hoje em dia quem precisa de saber alguma coisa tem na Internet tudo o que precisa, basta perder tempo a procurar, mas se essa informação for passada por uma amigo/companheiro é quanto a mim muito mais valiosa pois vai funcionar como o exemplo que eu já dei antes em relação ao ferros feitos pelo Leitão ou agora com os nylons feitos pelo Nuno, e assim temos um pouco de cada amigo ali presente... eu sou assim! | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Jan 10, 2014 11:23 am | |
| Boas; Jorge, de uma vez por todas, nunca foi minha intenção tecer críticas ou quaisquer juízos de valor em relação à tua pessoa. E este nunca será o meio ideal a utilizar para o fazer. Os poucos que possa, eventualmente, já ter feito até terão sido a elogiar a tua dedicação às máquinas que vais apresentando, mesmo aquelas pelas quais não tenho qualquer admiração.
Em relação a este assunto, só tentei alertar para procedimentos que podem pôr em causa o correcto funcionamento do material. Daí que tenha sugerido que continuasses à procura de informação nos manuais. Respeitando a "almofada de ar", sei que não vais ter problemas em rebentar os vedantes e com a quantidade de óleo que já tinhas metido nunca correrias o risco de estragar a suspensão. É preferível fazer isso do que respeitar a quantidade de óleo, minimizar a "almofada de ar" e rebentar os vedantes.
Se tenho participado em tópicos teus, isso deve-se a ter alguma consideração pelo modo como levas as coisas. Há por aí imensos trabalhos que nem sequer me dou ao trabalho de ler, quanto mais de responder ou sugerir algo. E também tenho a noção que cada um faz o que lhe apetece, nem que isso signifique deitar o fogo à moto ou atirá-la dum barranco abaixo. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Jan 10, 2014 1:24 pm | |
| Johnny não precisas de estar a desculpar por eu minimamente já te conheço e o meu respeito por ti mante-se, o que não invalidada de não gostar da forma como tu as vezes tratas certos assunto e pessoas que dás a entender que te reges por uma bitola e vai tu a eito sem distinguires com quem estas a falar e o que já conheces dessa pessoa. Eu sou um gajo teimoso, reconheço-me como tal, sei que foi graças a ser assim que consegui fazer muitas coisas na vida, mas há uma coisa muito importante que eu respeito, ensinei aos meus filhos e agora espero conseguir também com o meu neto que já vai entendo algumas coisas, que é nunca termos vergonha de dizer que não sabemos ou que não percebemos, que devemos de perguntar se isso acontecer porque não somos nem devemos ser máquinas (digo eu), como tal fazer sem perceber o que estamos a fazer só porque fulano tal diz para o fazermos, NÃO! Acho que é aí que tu falhas no entender da situação, entenderes que eu não estou a perceber porque não está a resultar e se consegues ou não ajudar-me nesse sentido. Mas pronto, o assunto está mais que debatido, vocês sabem o quanto detesto falar de coisas serias que um gajo anda CÁ é para se tentar divertir e conviver... | |
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| Assunto: Re: Diário de uma KLE | |
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