Assunto: Diário de uma KLE II Qui Abr 16, 2015 6:50 pm
Este tópico vem em continuação deste que já estava atingir o limite de participações
Hoje montei os carburadores originais, mas continuo com o relantim e levar algum tempo a cair. Por isso lembrei-me de fazer um vacuómetro caseiro que tinha visto num site brasileiro, mas como só tinha mangueira de aquário aquilo não resultou, mal a moto pega a gasolina dentro da mangueira some-se de imediato.
O gingarelho:
Se não conseguir fazer tenho de a levar à oficina do Deitado para calibrar e espero que seja a última vez
Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Qui Abr 16, 2015 8:02 pm
Heheh Bonito "gingarelho". Podias logo ali a seguir á tampa do frasco juntar os tubos lado a lado para melhor visualização. Lá dentro funciona com um pouco de óleo colocas-te gasolina... as pontas para cada lado após a tampa deverão ter o mesmo tamanho. @Jorge "gasolina dentro da mangueira some-se de imediato" Para que lado foi a gasolina? foi para um de certeza, e foi rápido porque a gasolina não tem viscosidade e corre rápido não te dando tempo para sincronizar .
Experimenta com óleo. quanto mais espesso mais lento ele se move no tubo.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Qui Abr 16, 2015 9:28 pm
Estava confiante que o gingarelho funciona-se mas fez o que tu disseste, chupou a gasolina num ápice por um lado.
No site indicava utilizar gasolina ou diesel, mas já encontrei quem tivesse utilizado óleo 2T. Pensei que aquilo tivesse acontecido por ter utilizado uma mangueira muito fina quando o que aconselham é utilizar uma do mesmo diâmetro da do vácuo.
Amanhã ja experimento como dizes!
Obr
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Sex Abr 17, 2015 10:07 am
Jorge não te consigo ajudar em relação aos problemas mecânicos mas espero que os resolvas entretanto. Por outro lado se quiseres desanuviar um bocado da mecânica tens aqui um exemplo do que se pode fazer na frente da KLE http://www.trailaventura.pt/viewtopic.php?f=83&t=21382
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Sex Abr 17, 2015 3:45 pm
Obrigado por me dares a conhecer esse trabalho fantástico Bruno.
Por acaso já cheguei a ponderar alterar a frente da minha mas depois de reflectir cheguei à conclusão que não iria ter aplicação porque isso só se justifica para quem pretende montar um road book e outros aparelhos que eu sem óculos não os consigo ver, e como a falta de vista é apenas ao perto teria de usar uns bifocais ou na ponta do nariz... tás a ver bem a cena
Vou aguardar pelo trabalho final do Cristo para ver como vai ficar
Gil
Moto : XTZ 660 Ténéré
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Sex Abr 17, 2015 5:00 pm
Jorge este diário (e o outro que tens) não devia estar na BRICOLAGE
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Sex Abr 17, 2015 5:46 pm
Se calhar devia Gil, e se a administração achar por bem move-lo para lá, por mim
Os outros já são mais difíceis pelo seu "tamanho, e à excepção da Navarra, da Rosinha e da XeiLa, todos os outros foram criados no tópico errado
A Navarra está no tópico "Bricolage"
A Bugatti está no tópico "As nossa Fotos"
A Pantera está no tópico "As nossa Fotos"
A Shrimp está no tópico "As nossa Fotos"
A Rosinha está no tópico "Bricolage"
A XeiLa está no tópico "Problemas e Avarias"
A Kleo está no tópico "As nossa Fotos"
E a Bessie está no tópico "As nossa Fotos"
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Sáb Abr 18, 2015 5:52 pm
Eu sei que afinar e calibrar os carburadores é por tentativa e erro, mas caramba
Não consigo de maneira nenhuma que fiquem calibrados em todas as faixas de aceleração. Se afino no relantim ao acelerar faz o que se vê no video.
O companheiro @ggtuga enviou-me um link a explicar como detectar onde está o problema num carburador e como o corrigir, tudo indica ser problema na "baixa", voltei a tirar as cubas e encontrei uma ligeira diferença entre níveis das bóias, corrigi mas o problema persisti!
Quero aproveitar para agradecer ao @ggtuga e ao @ PedroF que em off me têm tentado ajudar
Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Abr 19, 2015 1:16 am
Xiiiii .... que treta essa... está por ai algo muito estranho... assim a primeira vista parece que tem as agulhas com o clipe diferente nos carburadores o cilindro esquerdo está com mais power que o direito (a agulha do esquerdo está mais alta que a do direito?) A geringonça para o sincronismo está excelente é isso mesmo basta! tens que rever isso tudo de novo, tudo quanto é orifícios nos carburadores bem limpo. Outra coisa que pode influenciar é a ausência do filtro de ar. seria bom ligar o filtro tem influencia no vacuo nos carburadores, que por sua vez faz abrir as guilhotinas.
Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Abr 19, 2015 2:06 am
@Jorge Lembrei-me também que seria interessante trocares as guilhotinas e verificar se o Power passa para o cilindro direito, e a engenhoca passar a mostrar o inverso. Aqui nesta imagem da pagina 85 do manual também tem algo interessante: verifica também não vá... estar o furo tapado. (é por esse furo que passa o vácuo e actua sobre o diafragma que por sua vez faz subir a guilhotina.)
"Slip the jet needle through the hole in the center of the vacuum piston, and put the spring seat [A] on the top of the needle. Turn the seat so that it does not block the hole [B] at the bottom of the vacuum piston."
Que aqui há gato há mas onde está ele é que falta saber...
Miauuuu...
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Abr 19, 2015 9:18 am
Aquilo não é um gato, é uma pantera... no mínimo
Pois é amigo, aqueles carburadores estão a dar comigo em doido. O gingarelho funcionou muito bem com o óleo 2T o que veio facilitar imenso o trabalho, senão a cada teste teria de me deslocar até à oficina e do Deitado e ele apesar de ser um bom amigo também já me tinha certamente mandado à fava com tanto teste
Os carburadores, giglers e orificios estão mais que limpos, isso é garantido. As agulhas são fixas e não levam clips. A base das molas que mantém as agulhas no lugar estão bem colocadas e não tapam o buraco das guilhotinas, mas até isso não iria criar grandes problemas porque ela só encaixam perfeitamente se estiverem no lugar certo senão ficam encavalitadas e não apoiam totalmente na base da guilhotina o que deixa na mesma passar o "ar", a agulha é que passa a ficar solta. Isso já me aconteceu a quando da 1ª vez que abrir aquela "zona" para ver como estava tudo e ao montar uma das bases das molas ficou mal colocada e os únicos sintomas que notei na moto era um ligeiro poço no arranque, andei com a moto assim uns 2 meses até ter descoberto o que estava a causar isso.
Ontem tentei de tudo, troquei agulhas e guilhotinas usando as da Kle e da Gpz mas nada se altera. os giglers montados são os originais #112 em vez dos #130 da Gpz.
O que me faz mais espécie é ser o cilindro com menos 30% de compressão a ter mais "power"
Esta semana deve chegar o compressometro que encomendei para tirar a prova dos 9!
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Abr 19, 2015 4:47 pm
Jorge escreveu:
O que me faz mais espécie é ser o cilindro com menos 30% de compressão a ter mais "power"
Esta semana deve chegar o compressometro que encomendei para tirar a prova dos 9!
Se calhar SE CALHAR o cilindro que mediu menos 30% pode estar correcto e o outro que apresentava valores mais altos estar errado basta o piston ter mais carvão que a cilindrada baixa nesse cilindro e aumenta a taxa de compressão percebes o ponto de vista??
acho que isso pode acontecer (salvo erro)
Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Abr 19, 2015 7:05 pm
Boas Presumo que já o tenhas feito, mas cá vai mais um bita to..
Começava por tentar sincronizar em 3 estágios de rpms. Tipo: 1/4 rpm depois 1/2 rpm e 3/4 rpm tentava apanhar a média destes, sendo que a 1/4 pode ser o direito que suba mais e a 3/4 o esquerdo etc,etc. Depois deixava cair no relantim e ai tentar com os parafusos da mínima regular o mesmo. tornava a repetir o processo 4 ou 5 vezes até apanhar a melhor media em todos os estágios.
Será que resulta? deveria resultar sim! Sac@na do gato que nem o rabo mostra...
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Abr 19, 2015 8:43 pm
Edgar escreveu:
Jorge escreveu:
O que me faz mais espécie é ser o cilindro com menos 30% de compressão a ter mais "power"
Esta semana deve chegar o compressometro que encomendei para tirar a prova dos 9!
Se calhar SE CALHAR o cilindro que mediu menos 30% pode estar correcto e o outro que apresentava valores mais altos estar errado basta o piston ter mais carvão que a cilindrada baixa nesse cilindro e aumenta a taxa de compressão percebes o ponto de vista??
acho que isso pode acontecer (salvo erro)
O que por vezes acontece é que ao passar oleo por desgaste dos segmentos, a compressão até aumenta pois o oleo ajuda a vedar depois de aumentar o desgaste ainda mais a compressão volta a descer Se tudo falhar ao nível de despista no lado dos carburadores poderemos estar diante de uma situação de uma cabeça rachada a deixar entra uma fuga de ar
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Abr 19, 2015 11:05 pm
sim... sim... essa também é outra cena a ter em conta