Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
| | TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti | |
|
+7Xarepe Edgar Johnny_1056 mariomcarvalho NJ rui braz lmpl 11 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
inception
Moto : XTractor
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 8:57 pm | |
| - lmpl escreveu:
- Já aumentei o ralenti, agora está (depois de quente) +- às 1400rpm, o que me parece muito, não resolveu o problema totalmente, mas está melhor.
- Johnny_1056 escreveu:
- Uma bateria em mau estado pode provocar mais problemas, principalmente a nível de regulador de tensão (os da 1ª série são bastante melindrosos) e em última instância no CDI.
com maior rotaçao do alternador, é debitada mais corrente/tensao... será que diminuiria o problema de falta de ignição? e o Johnny_1056 diz haver uma relaçao entre bateria em mau estado e a regulação da tensao... poderá a bateria esta a 'sugar' a corrente ?? de todo o circuito, incluindo a igniçao... acho que as baterias em curto-circuito interno fazem algo deste género. ou ate pode nao ter nada a haver com isto. Cumprimentos! | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qua Abr 06, 2011 9:36 pm | |
| Boas... Desculpem estar a insistir, mas este parece ser o melhor e único caminho... (em citação) depois de algumas respostas sobre as manutenção que a mota tem recebido, é mais fácil escolher um caminho... Esqueçam a Bateria e o que está a volta da bateria... O problema só acontece quando a mota está fria e puxamos o ar... quando aquece dá 200 km/h e quando aquece tem um relantin bom... - Edgar escreveu:
- Boas...
O que o Johnny disse, faz todo o sentido
Podes dizer qual é a media de consumo de gasolina que tens feito aos 100 ??? E quantos quilómetros tem a TDM ??? Já trocaram as agulhas e os tubos alguma vez nos carburadores???
Para compreenderes o porquê de falarmos das agulhas, vê este video... Video sobre o funcionamento do carburador
Sobre a bateria, já é outra situação...
Já agora... Tens o filtro de ar em bom estado ?? e as velas ??
| |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qui Abr 07, 2011 9:36 am | |
| Boas; Por favor, esqueçam a parte eléctrica! Estamos perante um problema de carburação. E quase que aposto que o problema se deve ao desgaste das agulhas. Já vou na segunda TDM e felizmente ou infelizmente estou familiarizado com os seus problemas. Há algum tempo atrás houve um membro que que desmontou meia XT à procura dum problema eléctrico para depois chegar à conclusão que tinha uma bateria marada. Pode haver uma data de condicionantes, mas devemos sempre ter uma ordem lógica na abordagem ao problema. | |
| | | Nuno.Cruz
Moto : Super Ténéré 750
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qui Abr 07, 2011 11:07 am | |
| eu aposto nos carburadores, uma boa limpeza e uma boa afinação por alguem que perçeba, vai ficar como nova. | |
| | | lmpl
| Assunto: Obrigado Qui Abr 07, 2011 5:27 pm | |
| Bem, isto de ontem para hoje "mexeu bem"...
A mota tem 95.000km (reais?? não sei...). Mas aparte desta situação, está excelente. Não sei se já levou agulhas dos carburadores ou não. Uma coisa que um amigo me alertou, é a possibilidade de ela não ter velas adequadas, pode ter velas para tempo mais quente, o que quando a mota está fria provoca dificuldade em pegar. Hoje de manhã aconteceu o mesmo de sempre, mas à hora de almoço (a mota ficou na rua, com tempo quente), após 4 horas parada, (motor ficou frio) ela pegou bem.
Vou mudar as velas no fim de semana. Se não resolver, lá terá de ir à oficina ver e afinar carburadores.
Obrigado a todos | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Qui Abr 07, 2011 6:13 pm | |
| Amigo isto de usar a net para dar dicas é lixado... mas há coisas que devem ser sempre feitas quando recebemos uma mota em 2ª mão (que parece ser o teu caso) - Mudar as velas - Limpar/trocar filtro de ar - todos os óleos (motor e travões) e filtro de óleo... - Liquido de refrigeração Isto é o ABC para se começar a andar com a mota... (há quem esteja barimbando para estes aspectos... ou porque não sabe ou não quer saber...) Se eu estivesse com esse teu problema... Trocava as velas e via os filtros de ar... ( e sabia que a partir dos 95Mil tinha as velas adequadas e o filtro em bom estado) Se o problema continuar... Fazia uma media do consumo aos 100 kms... e se o valor for entre 8 a 10 Litros por cada 100 kms andados em ritmos normais... Tens um problema nas agulhas e no tubos... Se vais meter a mota a afinar carburadores e limpezas e coisas desse género e fora da Yamaha... o mais certo é pagares gato por lebre... E fica tudo na mesma ou atamancado Isso é de certeza algo relacionado com o consumo de gasolina, e as agulhas tem uma duração de +/-40Mil kms Ela tem 95mil e deve estar a precisar do 2º conjunto de agulhas faz a media do consumo aos 100 e tens quase o diagnostico do problema Se a TDM sempre fez isso desde o 1º dia na tua mão, pode ter sido o antigo dono que tenha subido a agulha para outra posição, mas não creio muito nesta possibilidade... faz a media do consumo aos 100 e tens quase o diagnostico do problema | |
| | | lmpl
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Sex Abr 08, 2011 12:49 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Amigo
isto de usar a net para dar dicas é lixado...
mas há coisas que devem ser sempre feitas quando recebemos uma mota em 2ª mão (que parece ser o teu caso)
- Mudar as velas - Limpar/trocar filtro de ar - todos os óleos (motor e travões) e filtro de óleo... - Liquido de refrigeração
Isto é o ABC para se começar a andar com a mota... (há quem esteja barimbando para estes aspectos... ou porque não sabe ou não quer saber...)
Se eu estivesse com esse teu problema...
Trocava as velas e via os filtros de ar... ( e sabia que a partir dos 95Mil tinha as velas adequadas e o filtro em bom estado)
Se o problema continuar... Fazia uma media do consumo aos 100 kms... e se o valor for entre 8 a 10 Litros por cada 100 kms andados em ritmos normais... Tens um problema nas agulhas e no tubos...
Se vais meter a mota a afinar carburadores e limpezas e coisas desse género e fora da Yamaha... o mais certo é pagares gato por lebre... E fica tudo na mesma ou atamancado
Isso é de certeza algo relacionado com o consumo de gasolina, e as agulhas tem uma duração de +/-40Mil kms Ela tem 95mil e deve estar a precisar do 2º conjunto de agulhas
faz a media do consumo aos 100 e tens quase o diagnostico do problema
Se a TDM sempre fez isso desde o 1º dia na tua mão, pode ter sido o antigo dono que tenha subido a agulha para outra posição, mas não creio muito nesta possibilidade...
faz a media do consumo aos 100 e tens quase o diagnostico do problema
Amigo Edgar, Filtros, oleos e liquido de refrigeração, tudo isso foi mudado. Apenas as velas não mudei. Estou agora a fazer a 2ª média. A primeira deu 7.6, mas teve uns precalços pelo meio, pelo que não é muito fiável. Esta segunda será feita de forma correcta e depois farei uma 3ª para confirmar. Limpeza de carburadores e mudar agulhas, na Yamaha, é coisa para custar mais ou menos quantos €€? Obrigado | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Sex Abr 08, 2011 2:12 pm | |
| Boas; 95 000km já é uma quilometragem considerável!!! A primeira que esteve em casa, perdi-lhe o conto após os 100 000km, até porque levou outro conta-km's. Acho estranho terem mudado o essencial numa revisão e nem sequer terem olhado para as velas, de qualquer forma por via das dúvidas, compra umas e substitui-as. A TDM de origem gasta entre 5.5l/100km (andamento muito regrado) e os 10l/100km. Essa média de 7.6l/100km em uso urbano não me parece demasiado exagerada. Quanto à limpeza de carburadores, eventual substituição de agulhas e afinação pode depender do sítio onde o faças e de quem o faça. Já vi fazerem esse trabalho em menos de duas horas e já vi gente à cabeçada um dia inteiro para conseguir fazer alguma coisa... Já agora deixo mais uma pergunta: Que escapes tens na moto? Os originais ou outro? | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Sex Abr 08, 2011 2:26 pm | |
| - lmpl escreveu:
- ... ...
Limpeza de carburadores e mudar agulhas, na Yamaha, é coisa para custar mais ou menos quantos €€?
O preço das agulhas e dos tubos na Yamaha eu não sei... mas não deve ser barato Segundo este site na Yamaha custa cada agulha 54€ e o tubo 40€ (um total de 200€ sem mâo de obra ) Peça Nº35 & Nº 28 No site da http://www.kedo.com/ é possível comprar tudo por uns 70€ já com os portes incluídos... Segundo parece são 4 peças (2 agulhas e 2 tubos) que custa 12,5€ cada uma mais 20€ de portes... Entregar a mota numa oficina da Yamaha normalmente sai mais barato que numa oficina multimarca ou doutra marca... Por exemplo: a mão de obra na Riquexo do Montijo é de 25€ ou 30€ e têm formação e manuais para mexer na tua mota... Numa oficina multimarca levam o mesmo preço e não têm a preparação que uma oficina da Yamaha tem... Agora tudo vai da forma como falamos na yamaha... se eles dizerem que têm que trocar as agulhas, basta perguntar o preço e que alternativas há ?? se eles não deram um bom preço nós temos que fazer parte do trabalho e vamos comprar as peças para eles montarem... Se na Yamaha fizerem um mau trabalho, põem em causa o bom nome da Yamaha... e podes queixar-te na Yamaha Portugal Se numa oficina multimaraca levarem-te o dinheiro e mota ficar na mesma, ficamos agarrados com um monte de desculpas... Vendo as coisas desta maneira, sai mais barato ir sempre à Yamaha... Mas vê isto como uma informação porque não há maneira de sabermos se é as agulhas ou não ABR | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Sex Abr 08, 2011 2:56 pm | |
| Boas; Por muito que me custe e lamento que tal possa ser ponto de discórdia, actualmente não tenho grande confiança numa casa só porque é agente oficial duma marca. Já lá vai o tempo em que só pessoas com créditos firmados na área é que conseguiam atingir o "estatuto" de agente oficial. Acima de tudo confio ou não na pessoa responsável pela casa e que efectivamente mexe na moto. Andam por aí muitos que se dizem mecânicos, mas que pura e simplesmente não tocam num parafuso de qualquer moto minha. Alguns até são agentes oficiais... A Yamaha foi, é e muito possivelmente continuará a ser a minha marca do coração, mas já tive alguns dissabores. Conheço bons profissionais que se estão a borrifar para serem agentes oficiais, alguns até desistiram de o ser porque não estão para aturar palhaçadas impostas por alguns importadores. São gente séria, conhecedora e que acima de tudo defendem a sua casa e o relacionamento com o cliente, porque é disso que vivem. Numa oficina Yamaha, por norma só podem usar material original e logo aí pode haver uma grande diferença de valor, noutra oficina pode-se tentar resolver o problema com material "daconcorrência" e baixar substancialmente a factura final. Acima de tudo, convem lidar com uma oficina séria, seja "agente oficial" ou não. | |
| | | lmpl
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Sex Abr 08, 2011 3:00 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
95 000km já é uma quilometragem considerável!!! A primeira que esteve em casa, perdi-lhe o conto após os 100 000km, até porque levou outro conta-km's. Acho estranho terem mudado o essencial numa revisão e nem sequer terem olhado para as velas, de qualquer forma por via das dúvidas, compra umas e substitui-as. A TDM de origem gasta entre 5.5l/100km (andamento muito regrado) e os 10l/100km. Essa média de 7.6l/100km em uso urbano não me parece demasiado exagerada. Quanto à limpeza de carburadores, eventual substituição de agulhas e afinação pode depender do sítio onde o faças e de quem o faça. Já vi fazerem esse trabalho em menos de duas horas e já vi gente à cabeçada um dia inteiro para conseguir fazer alguma coisa... Já agora deixo mais uma pergunta: Que escapes tens na moto? Os originais ou outro? Tenho 2 escapes réplica dos originais (provavelmente são os originais, reconstruidos). Ainda tem a panela de escape intermédia, aquela que fica por baixo da mota. Faz pouco barulho, pelo que me parece que os escapes estão bons e sem fugas. Quanto à "revisão", fui eu que a fiz. Realmente não olhei para as velas... my bad... | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Sex Abr 08, 2011 3:15 pm | |
| Boas; Conheço perfeitamente os escapes originais, e infelizmente são feitos duma lata reles como o caraças. É quase impossível ver uma TDM com os escapes de origem, até porque são caríssimos para aquilo que valem. De qualquer forma se tens os originais reconstruídos e fazem pouco barulho, de certeza que não lhes alteraram o "miolo" e é menos um parâmetro com que temos de nos preocupar. Assim é mais fácil chegar a um correcto funcionamento com os parâmetros definidos por fábrica. Não sei se estás familiarizado com a TDM, de qualquer forma deixo o alerta para a forma como é verificado o nível do óleo. A TDM tem lubrificação por carter seco e o nível deve ser verificado a quente e logo a seguir a ter desligado o motor. O ideal é ir dar uma volta ao quarteirão e ver o nível. | |
| | | lmpl
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Sex Abr 08, 2011 3:30 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Não sei se estás familiarizado com a TDM, de qualquer forma deixo o alerta para a forma como é verificado o nível do óleo. A TDM tem lubrificação por carter seco e o nível deve ser verificado a quente e logo a seguir a ter desligado o motor. O ideal é ir dar uma volta ao quarteirão e ver o nível. Correcto, é exactamente dessa forma que vejo o nivel do oleo. Tenho o manual tecnico (para a TDM, TRX e Super Teneré, da Haynes) , que ajuda e muito. | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Sex Abr 08, 2011 4:50 pm | |
| Boas; A nível de literatura estás bem servido. Por vezes até é preferível usar os manuais da Haynes do que os de serviço da própria Yamaha porque os da Haynes são escritos para que se consiga fazer a manutenção usando o máximo de ferramentas generalistas enquanto os de fábrica remetem muitas vezes para ferramentas específicas e que a maioria de nós não possui em casa. | |
| | | Speedpoint
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Seg Abr 11, 2011 5:40 pm | |
| Pelos sintomas parece-me falta de folga nas valvulas.... Dá trabalho mas não custa nada verificar..
Abraço e boa sorte | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti | |
| |
| | | | TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|