Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti

Ir para baixo 
+7
Xarepe
Edgar
Johnny_1056
mariomcarvalho
NJ
rui braz
lmpl
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
inception
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
inception


Moto : XTractor

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 8:57 pm

lmpl escreveu:
Já aumentei o ralenti, agora está (depois de quente) +- às 1400rpm, o que me parece muito, não resolveu o problema totalmente, mas está melhor.

Johnny_1056 escreveu:
Uma bateria em mau estado pode provocar mais problemas, principalmente a nível de regulador de tensão (os da 1ª série são bastante melindrosos) e em última instância no CDI.

com maior rotaçao do alternador, é debitada mais corrente/tensao... será que diminuiria o problema de falta de ignição?

e o Johnny_1056 diz haver uma relaçao entre bateria em mau estado e a regulação da tensao... poderá a bateria esta a 'sugar' a corrente ?? de todo o circuito, incluindo a igniçao... acho que as baterias em curto-circuito interno fazem algo deste género.

ou ate pode nao ter nada a haver com isto.

Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 9:36 pm

Boas...

Desculpem estar a insistir, mas este parece ser o melhor e único caminho... (em citação)
depois de algumas respostas sobre as manutenção que a mota tem recebido, é mais fácil escolher um caminho...

Esqueçam a Bateria e o que está a volta da bateria...
O problema só acontece quando a mota está fria e puxamos o ar...
quando aquece dá 200 km/h TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 695684
e quando aquece tem um relantin bom...





Edgar escreveu:
Boas...

O que o Johnny disse, faz todo o sentido TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 964551

Podes dizer qual é a media de consumo de gasolina que tens feito aos 100 ???
E quantos quilómetros tem a TDM ???
Já trocaram as agulhas e os tubos alguma vez nos carburadores???
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 001139


Para compreenderes o porquê de falarmos das agulhas, vê este video...
Video sobre o funcionamento do carburador TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 37087

Sobre a bateria, já é outra situação...


Já agora...
Tens o filtro de ar em bom estado ?? e as velas ??

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 07, 2011 9:36 am

Boas;
Por favor, esqueçam a parte eléctrica!
Estamos perante um problema de carburação. E quase que aposto que o problema se deve ao desgaste das agulhas.
Já vou na segunda TDM e felizmente ou infelizmente estou familiarizado com os seus problemas.
Há algum tempo atrás houve um membro que que desmontou meia XT à procura dum problema eléctrico para depois chegar à conclusão que tinha uma bateria marada.
Pode haver uma data de condicionantes, mas devemos sempre ter uma ordem lógica na abordagem ao problema.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.Cruz
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Nuno.Cruz


Moto : Super Ténéré 750

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 07, 2011 11:07 am

eu aposto nos carburadores, uma boa limpeza e uma boa afinação por alguem que perçeba, vai ficar como nova.
Ir para o topo Ir para baixo
lmpl
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310




TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Obrigado   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 07, 2011 5:27 pm

Bem, isto de ontem para hoje "mexeu bem"...

A mota tem 95.000km (reais?? não sei...). Mas aparte desta situação, está excelente.
Não sei se já levou agulhas dos carburadores ou não.
Uma coisa que um amigo me alertou, é a possibilidade de ela não ter velas adequadas, pode ter velas para tempo mais quente, o que quando a mota está fria provoca dificuldade em pegar.
Hoje de manhã aconteceu o mesmo de sempre, mas à hora de almoço (a mota ficou na rua, com tempo quente), após 4 horas parada, (motor ficou frio) ela pegou bem.

Vou mudar as velas no fim de semana. Se não resolver, lá terá de ir à oficina ver e afinar carburadores.


Obrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 07, 2011 6:13 pm

Amigo
isto de usar a net para dar dicas é lixado...

mas há coisas que devem ser sempre feitas quando recebemos uma mota em 2ª mão (que parece ser o teu caso)

- Mudar as velas
- Limpar/trocar filtro de ar
- todos os óleos (motor e travões) e filtro de óleo...
- Liquido de refrigeração

Isto é o ABC para se começar a andar com a mota...
(há quem esteja barimbando para estes aspectos... ou porque não sabe ou não quer saber...)


Se eu estivesse com esse teu problema...

Trocava as velas e via os filtros de ar... ( e sabia que a partir dos 95Mil tinha as velas adequadas e o filtro em bom estado)

Se o problema continuar... Fazia uma media do consumo aos 100 kms... e se o valor for entre 8 a 10 Litros por cada 100 kms andados em ritmos normais... Tens um problema nas agulhas e no tubos...


Se vais meter a mota a afinar carburadores e limpezas e coisas desse género e fora da Yamaha...
o mais certo é pagares gato por lebre... E fica tudo na mesma ou atamancado TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 72632


Isso é de certeza algo relacionado com o consumo de gasolina, e as agulhas tem uma duração de +/-40Mil kms
Ela tem 95mil e deve estar a precisar do 2º conjunto de agulhas TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 353512


faz a media do consumo aos 100 e tens quase o diagnostico do problema


Se a TDM sempre fez isso desde o 1º dia na tua mão, pode ter sido o antigo dono que tenha subido a agulha para outra posição, mas não creio muito nesta possibilidade...


faz a media do consumo aos 100 e tens quase o diagnostico do problema


TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
lmpl
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310




TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 12:49 pm

Edgar escreveu:
Amigo
isto de usar a net para dar dicas é lixado...

mas há coisas que devem ser sempre feitas quando recebemos uma mota em 2ª mão (que parece ser o teu caso)

- Mudar as velas
- Limpar/trocar filtro de ar
- todos os óleos (motor e travões) e filtro de óleo...
- Liquido de refrigeração

Isto é o ABC para se começar a andar com a mota...
(há quem esteja barimbando para estes aspectos... ou porque não sabe ou não quer saber...)


Se eu estivesse com esse teu problema...

Trocava as velas e via os filtros de ar... ( e sabia que a partir dos 95Mil tinha as velas adequadas e o filtro em bom estado)

Se o problema continuar... Fazia uma media do consumo aos 100 kms... e se o valor for entre 8 a 10 Litros por cada 100 kms andados em ritmos normais... Tens um problema nas agulhas e no tubos...


Se vais meter a mota a afinar carburadores e limpezas e coisas desse género e fora da Yamaha...
o mais certo é pagares gato por lebre... E fica tudo na mesma ou atamancado TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 72632


Isso é de certeza algo relacionado com o consumo de gasolina, e as agulhas tem uma duração de +/-40Mil kms
Ela tem 95mil e deve estar a precisar do 2º conjunto de agulhas TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 353512


faz a media do consumo aos 100 e tens quase o diagnostico do problema


Se a TDM sempre fez isso desde o 1º dia na tua mão, pode ter sido o antigo dono que tenha subido a agulha para outra posição, mas não creio muito nesta possibilidade...


faz a media do consumo aos 100 e tens quase o diagnostico do problema


TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 919911

Amigo Edgar,

Filtros, oleos e liquido de refrigeração, tudo isso foi mudado. Apenas as velas não mudei.

Estou agora a fazer a 2ª média. A primeira deu 7.6, mas teve uns precalços pelo meio, pelo que não é muito fiável.
Esta segunda será feita de forma correcta e depois farei uma 3ª para confirmar.

Limpeza de carburadores e mudar agulhas, na Yamaha, é coisa para custar mais ou menos quantos €€?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 2:12 pm

Boas;
95 000km já é uma quilometragem considerável!!!
A primeira que esteve em casa, perdi-lhe o conto após os 100 000km, até porque levou outro conta-km's.
Acho estranho terem mudado o essencial numa revisão e nem sequer terem olhado para as velas, de qualquer forma por via das dúvidas, compra umas e substitui-as.
A TDM de origem gasta entre 5.5l/100km (andamento muito regrado) e os 10l/100km. Essa média de 7.6l/100km em uso urbano não me parece demasiado exagerada.
Quanto à limpeza de carburadores, eventual substituição de agulhas e afinação pode depender do sítio onde o faças e de quem o faça. Já vi fazerem esse trabalho em menos de duas horas e já vi gente à cabeçada um dia inteiro para conseguir fazer alguma coisa...
Já agora deixo mais uma pergunta:
Que escapes tens na moto? Os originais ou outro?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 2:26 pm

lmpl escreveu:
... ...
Limpeza de carburadores e mudar agulhas, na Yamaha, é coisa para custar mais ou menos quantos €€?

O preço das agulhas e dos tubos na Yamaha eu não sei... mas não deve ser barato Suspect
Segundo este site na Yamaha custa cada agulha 54€ e o tubo 40€ (um total de 200€ sem mâo de obra TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 572882858 ) Peça Nº35 & Nº 28 TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 37087


No site da http://www.kedo.com/ é possível comprar tudo por uns 70€ já com os portes incluídos...
Segundo parece são 4 peças (2 agulhas e 2 tubos) que custa 12,5€ cada uma mais 20€ de portes...


Entregar a mota numa oficina da Yamaha normalmente sai mais barato que numa oficina multimarca ou doutra marca...

Por exemplo: a mão de obra na Riquexo do Montijo é de 25€ ou 30€ e têm formação e manuais para mexer na tua mota...
Numa oficina multimarca levam o mesmo preço e não têm a preparação que uma oficina da Yamaha tem...

Agora tudo vai da forma como falamos na yamaha... se eles dizerem que têm que trocar as agulhas, basta perguntar o preço e que alternativas há ??
se eles não deram um bom preço nós temos que fazer parte do trabalho e vamos comprar as peças para eles montarem...

Se na Yamaha fizerem um mau trabalho, põem em causa o bom nome da Yamaha... e podes queixar-te na Yamaha Portugal
Se numa oficina multimaraca levarem-te o dinheiro e mota ficar na mesma, ficamos agarrados com um monte de desculpas...

Vendo as coisas desta maneira, sai mais barato ir sempre à Yamaha... TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 964551


Mas vê isto como uma informação TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 374590
porque não há maneira de sabermos se é as agulhas ou não TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 72632



ABR TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 2:56 pm

Boas;
Por muito que me custe e lamento que tal possa ser ponto de discórdia, actualmente não tenho grande confiança numa casa só porque é agente oficial duma marca. Já lá vai o tempo em que só pessoas com créditos firmados na área é que conseguiam atingir o "estatuto" de agente oficial. Acima de tudo confio ou não na pessoa responsável pela casa e que efectivamente mexe na moto. Andam por aí muitos que se dizem mecânicos, mas que pura e simplesmente não tocam num parafuso de qualquer moto minha. Alguns até são agentes oficiais...
A Yamaha foi, é e muito possivelmente continuará a ser a minha marca do coração, mas já tive alguns dissabores.
Conheço bons profissionais que se estão a borrifar para serem agentes oficiais, alguns até desistiram de o ser porque não estão para aturar palhaçadas impostas por alguns importadores. São gente séria, conhecedora e que acima de tudo defendem a sua casa e o relacionamento com o cliente, porque é disso que vivem.
Numa oficina Yamaha, por norma só podem usar material original e logo aí pode haver uma grande diferença de valor, noutra oficina pode-se tentar resolver o problema com material "daconcorrência" e baixar substancialmente a factura final.
Acima de tudo, convem lidar com uma oficina séria, seja "agente oficial" ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
lmpl
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310




TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 3:00 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
95 000km já é uma quilometragem considerável!!!
A primeira que esteve em casa, perdi-lhe o conto após os 100 000km, até porque levou outro conta-km's.
Acho estranho terem mudado o essencial numa revisão e nem sequer terem olhado para as velas, de qualquer forma por via das dúvidas, compra umas e substitui-as.
A TDM de origem gasta entre 5.5l/100km (andamento muito regrado) e os 10l/100km. Essa média de 7.6l/100km em uso urbano não me parece demasiado exagerada.
Quanto à limpeza de carburadores, eventual substituição de agulhas e afinação pode depender do sítio onde o faças e de quem o faça. Já vi fazerem esse trabalho em menos de duas horas e já vi gente à cabeçada um dia inteiro para conseguir fazer alguma coisa...
Já agora deixo mais uma pergunta:
Que escapes tens na moto? Os originais ou outro?

Tenho 2 escapes réplica dos originais (provavelmente são os originais, reconstruidos). Ainda tem a panela de escape intermédia, aquela que fica por baixo da mota. Faz pouco barulho, pelo que me parece que os escapes estão bons e sem fugas.
Quanto à "revisão", fui eu que a fiz. Realmente não olhei para as velas... my bad...
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 3:15 pm

Boas;
Conheço perfeitamente os escapes originais, e infelizmente são feitos duma lata reles como o caraças. É quase impossível ver uma TDM com os escapes de origem, até porque são caríssimos para aquilo que valem.
De qualquer forma se tens os originais reconstruídos e fazem pouco barulho, de certeza que não lhes alteraram o "miolo" e é menos um parâmetro com que temos de nos preocupar. Assim é mais fácil chegar a um correcto funcionamento com os parâmetros definidos por fábrica.
Não sei se estás familiarizado com a TDM, de qualquer forma deixo o alerta para a forma como é verificado o nível do óleo. A TDM tem lubrificação por carter seco e o nível deve ser verificado a quente e logo a seguir a ter desligado o motor. O ideal é ir dar uma volta ao quarteirão e ver o nível.
Ir para o topo Ir para baixo
lmpl
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310




TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 3:30 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Não sei se estás familiarizado com a TDM, de qualquer forma deixo o alerta para a forma como é verificado o nível do óleo. A TDM tem lubrificação por carter seco e o nível deve ser verificado a quente e logo a seguir a ter desligado o motor. O ideal é ir dar uma volta ao quarteirão e ver o nível.

Correcto, é exactamente dessa forma que vejo o nivel do oleo.
Tenho o manual tecnico (para a TDM, TRX e Super Teneré, da Haynes) , que ajuda e muito.

Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 4:50 pm

Boas;
A nível de literatura estás bem servido. Por vezes até é preferível usar os manuais da Haynes do que os de serviço da própria Yamaha porque os da Haynes são escritos para que se consiga fazer a manutenção usando o máximo de ferramentas generalistas enquanto os de fábrica remetem muitas vezes para ferramentas específicas e que a maioria de nós não possui em casa.
Ir para o topo Ir para baixo
Speedpoint
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Star310
Speedpoint



TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 11, 2011 5:40 pm

Pelos sintomas parece-me falta de folga nas valvulas....
Dá trabalho mas não custa nada verificar..

Abraço e boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Avaria ralenti
» Dificuldade em ver posts
» XT660Z com dificuldade em acordar
» Dificuldade pegar após paragem
» Dificuldade em meter ponto morto (Não é Yamaha)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: