Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti

Ir para baixo 
+7
Xarepe
Edgar
Johnny_1056
mariomcarvalho
NJ
rui braz
lmpl
11 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
lmpl
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310




TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 11:51 am

Amigos,

Peço ajuda para ver se me conseguem identificar onde estará o problema.
Todas as manhãs e finais de tarde (após algumas horas com o motor desligado), quando vou ligar a mota, uso sempre o ar para ela pegar. Pega sempre bem, o ralenti sobe até +- às 2000rpm, e passado poucos segundos vai subindo até às +- 3000rpm.
Quando isso acontece, e já com o ruido bastante alto, fecho um pouco o ar, mas ela vai perdendo rotação lentamente até acabar pro desligar.
Já tive várias motas, em que fazia exactamente este procedimento e ela ficava a trabalhar normalmente, um pouco aceleradas, que passava depois de arrancar e fechar totalmente o ar.
Já me aconteceu 3 ou 4 vezes que após ela desligar, dou 2 ou 3 vezes ao motor de arranque e fico sem bateria (já deve estar a precisar de substituição).
Já tentei, depois de ligar a mota arrancar imediatamente, mas neste caso acho que ainda é pior porque como fecho o ar em andamento, ela desliga-se em andamento.
Já aumentei o ralenti, agora está (depois de quente) +- às 1400rpm, o que me parece muito, não resolveu o problema totalmente, mas está melhor.

Alguem já teve um problema igual ou parecido? Como resolveram?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 12:01 pm

Boas Luis

Parece-me que o problema será mesmo a bateria ... TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 546328

Antes de tentar qualquer outra coisa tenta que te emprestem uma bateria e experimenta ...

ou então com um Voltimetro vê a carga dela (bateria) tem de ter mais de 12 ( não sei a medida TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 909462 ) Vlts..

Edgar............????


TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 919911


Edit : Volts .... o Mario ajudou TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 353512






Última edição por rui braz em Ter maio 10, 2011 9:17 pm, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
NJ
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
NJ


Moto : XT600 hibrid a 3tb de 96

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 12:12 pm

boas luis


nao me vou pronunciar sobre as provaveis causas de tais problemas...

mas certamente alguem o fará...

OFF TOPIC
ja agora so uma perguntinha ...por acaso a tua TDM nao faz nenhum barulhinho esquizito
¿¿¿ TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 353512

cumps
NJ



Última edição por NJ em Qua Abr 06, 2011 12:13 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 12:13 pm

correcto tem de ter sempre mais de 12 senao a bateria nao carrega. penso que seja entre os 13 e os 15vlts
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 12:32 pm

Boas;
Também sou possuidor duma TDM 850 da 1ª série, já é a segunda que passa por casa.
De acordo com o problema que descreves, parece-me que está com tendência para encharcar.
Tenta nao ter o botão do ar tanto tempo puxado e numa primeira fase após ter pegado vai empurrando gradualmente o botão para dentro.
De qualquer forma deves verificar os carburadores, os sintomas que descreves são geralmente resultantes de desgaste nas agulhas dos carburadores, a moto fica com um trabalhar incerto a baixas rotações.
Limpando os carburadores, colocando umas agulhas novas e afinando, deves resolver o problema.
Quanto à bateria, pensa em substituí-la, de preferência por uma bateria boa. Eu aconselho YUASA, marca com que tenho tido sempre bons resultados.
Uma bateria em mau estado pode provocar mais problemas, principalmente a nível de regulador de tensão (os da 1ª série são bastante melindrosos) e em última instância no CDI.
Boa sorte na resolução do problema.
Ir para o topo Ir para baixo
lmpl
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310




TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 12:36 pm

NJ escreveu:
boas luis


OFF TOPIC
ja agora so uma perguntinha ...por acaso a tua TDM nao faz nenhum barulhinho esquizito
¿¿¿ TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 353512

cumps
NJ


Olá NJ,

Barulhinho esquisito?? Como assim?
Ir para o topo Ir para baixo
lmpl
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310




TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 12:44 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Também sou possuidor duma TDM 850 da 1ª série, já é a segunda que passa por casa.
De acordo com o problema que descreves, parece-me que está com tendência para encharcar.
Tenta nao ter o botão do ar tanto tempo puxado e numa primeira fase após ter pegado vai empurrando gradualmente o botão para dentro.
De qualquer forma deves verificar os carburadores, os sintomas que descreves são geralmente resultantes de desgaste nas agulhas dos carburadores, a moto fica com um trabalhar incerto a baixas rotações.
Limpando os carburadores, colocando umas agulhas novas e afinando, deves resolver o problema.
Quanto à bateria, pensa em substituí-la, de preferência por uma bateria boa. Eu aconselho YUASA, marca com que tenho tido sempre bons resultados.
Uma bateria em mau estado pode provocar mais problemas, principalmente a nível de regulador de tensão (os da 1ª série são bastante melindrosos) e em última instância no CDI.
Boa sorte na resolução do problema.

Obrigado pela ajuda Johnny_1056.
O ar está aberto, no maximo uns 20 segundos, penso que não o tenho tempo demais aberto, até acho que vedia ter mais tempo, mas aquilo é tipo on-off, parece que não há meia posição, quando tento fechar um pouco o ar é quando ela começa a perder rotação até delsigar.
Tenho de ver os carburtadores e a bateria.
Ir para o topo Ir para baixo
NJ
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
NJ


Moto : XT600 hibrid a 3tb de 96

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 1:16 pm

Caro luis

eu estou muito longe de ser um expert em mecânica...

Por favor nao ligues a esse OFF-TOPIC
Isso dos barulhos esquizitos sao coisas da minha XT, da minha cabeça, e de gente que como eu leva a vida com um sorriso nos labios...TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 353512, e nunca se nega a uma gargalhada...

...Como disse o Yeti...

Uma mota sem barulhos é como um jardim sem flores ... TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 353512


Mas atençao que Hà aqui muita gente que sabe bem do que fala...

E certamente tudo faram para te ajudar a perceber o que se passa com a tua TDM.

Cumps
NJ
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 3:59 pm

Boas...

O que o Johnny disse, faz todo o sentido TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 964551

Podes dizer qual é a media de consumo de gasolina que tens feito aos 100 ???
E quantos quilómetros tem a TDM ???
Já trocaram as agulhas e os tubos alguma vez nos carburadores???
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 001139


Para compreenderes o porquê de falarmos das agulhas, vê este video...
Video sobre o funcionamento do carburador TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 37087

Sobre a bateria, já é outra situação...


Já agora...
Tens o filtro de ar em bom estado ?? e as velas ??

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 4:15 pm

Boas;
20 seg, parece-me pouco tempo, deixa-a estar com o botão do ar puxado mais algum tempo e depois tenta gradualmente empurrá-lo para dentro mesmo que tenhas que o segurar e estar com a outra mão no acelerador para ajustar a rotação.
Uma das coisas que acontece quando a caburação está com problemas é o isolamento das velas e na TDM são um bocado lixadas de tirar, principalmente a do lado direito. Já desisti de encontrar uma chave de velas que permita realizar esta operação com maior facilidade, mas até à data ainda não consegui nenhuma melhor do que a que vem no jogo de ferramentas original da moto...

Quantos km's tem a tua? Se já tiver muitos quase de certeza que está a precisar de agulhas.
Se esteve muito tempo parada, também pode ter algum diafragma de carburador lixado. Mas por enquanto vamos manter esse cenário afastado, pois são caros.
Dá uma volta pela carburação e vais ver que ficas com a moto a trabalher certinha.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 4:22 pm

Johnny_1056 escreveu:
...
Se esteve muito tempo parada, também pode ter algum diafragma de carburador lixado. Mas por enquanto vamos manter esse cenário afastado, pois são caros.
...

Na Yamaha custam 350€ mas na Kedo custa 44€ os dois TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 353512

Podem ver aqui uma compra dos diafragmas para uma XT750Z
https://clubextportugal.forumeiros.com/t224-procuro-diafragma-do-carburador-xtz-750-st TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 37087
para a TDM é o mesmo preço mas com códigos diferentes (acho eu) TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 546328



TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Xarepe
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310




TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 4:34 pm

Boas,

Acho que já foi tudo dito mas testa 1º a bateria tenho uma Thundercat e à +/- 2 anos começou a ter um comportamento semelhante até ao dia em que começou a ficar completamente maluca conseguia por a trabalhar mas ficava com o relanti doido TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 268840 e nem conseguia andar porque era impossivel controlar.

1º teste foi o da bateria estava nas lonas, troquei e ficou um mimo até à data.

abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 5:00 pm

Boas;
Edgar, consultei agora o catálogo da Kedo e os diafragmas da Super Ténéré são exactamente os mesmos da TDM. E os preços são muito mais simpáticos.
O Ricasbeiro já tem montados na Super Ténéré os que vieram da KEDO, e pelos vistos funcionam bem. Só não sei se são mesmo da Mikuni ou de outra marca qualquer.

Xarepe, o problema não tem nada a ver com a bateria, pois a moto pega com a bateria que tem, só quando insiste é que a bateria se queixa, talvez já esteja a acusar algum "cansaço" e logo após 2 ou 3 insistências vá abaixo.
No que toca a TDM, podes pô-la a pegar de empurrão sem qualquer carga na bateria que ela funciona normalmente, o único problema que acontece frequentemente é que "frita" o regulador de tensão.
A minha ainda no ano passado ficou sem carga nenhuma na bateria, e após pegar de empurrão funcionava normalmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 5:11 pm

Pois é...
@Xarepe
Há motas que não funcionam sem a bateria...
a XJ600 por exemplo... acho que tem a bomba de gasolina eléctrica, ou não sei mais o quê TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 680704
O que sei, é que uma fez tentei andar com uma XJ600 que tinha a bateria nas couves,
e assim que tirava os cabos da minha XT, ía logo a baixo...

Mas segundo parece no caso da TDM não precisa de bateria para rolar TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 546328

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
inception
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Star310
inception


Moto : XTractor

TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 8:46 pm

mariomcarvalho escreveu:
correcto tem de ter sempre mais de 12 senao a bateria nao carrega. penso que seja entre os 13 e os 15vlts

Johnny_1056 escreveu:
...o problema não tem nada a ver com a bateria, pois a moto pega com a bateria que tem, só quando insiste é que a bateria se queixa, talvez já esteja a acusar algum "cansaço" e logo após 2 ou 3 insistências vá abaixo.

e o alternador/ circuitos de carga da bateria /regulador de tensao nao poderão estar danificados... ?

com a bateria cansada e circuito de carga em mau funcionamento nao teria estes sintomas?

ja viste quantos volts debita o alternador? normalmente é acima dos 14V para carregar convenientemente e alimentar os restantes circuitos...

e mais nao sei TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 546328 ... ainda TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti 296550
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Empty
MensagemAssunto: Re: TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti   TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
TDM - Dificuldade em estabilizar ralenti
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Avaria ralenti
» Dificuldade em ver posts
» XT660Z com dificuldade em acordar
» Dificuldade pegar após paragem
» Dificuldade em meter ponto morto (Não é Yamaha)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: