| Revisão geral e profunda de XTZ 660 | |
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+15fmdamiao ACordeiro knight250 Johnny_1056 M4rco destroyer_diaz Edgar tintas72 ET600 webmonstro Flat_Out Moutinho Jorge Pmvpires javleitao 19 participantes |
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Autor | Mensagem |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 11:06 pm | |
| Presumo que não tenhas visto o ponto da arvore de cames ANTES de tirar a corrente antiga ?
para o alongamento fazer algum efeito tem de haver diferença de para aí meio dente , ou seja é impossível colocares o ponto mesmo certo , num dente está muito adiantado e na seguinte está muito recuado.
Mas quando montares tudo logo vês como fica, mas se for o caso o tensor deve ser visto pois a corrente sofre muito mais com o tensor com pouca força na mola, vê se tem desgaste nos dentes
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 11:44 pm | |
| - javleitao escreveu:
- Guia da corrente:
- Spoiler:
Parece que a corrente já andou fora do sítio Boas apenas li as coisas na diagonal e gostava de poder ajudar com certezas... mas não sei Estas peças de origem custam as duas por volta dos 100€ Uma coisa posso afirmar... o tensor é eterno e só a mola interna é que pode ser alvo de necessitar de ser trocada MAS nem sei se a mola se vende em separado... Eu tenho controlado a mola da minha XT600E e desde que ande por volta dos 85 mm está boa, ou o tensor está bom. MAS ISTO É VALORES PARA A 600cc de 4 valvulas | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Qua Fev 26, 2014 12:47 am | |
| - webmonstro escreveu:
- javleitao escreveu:
- @Webmonstro: Lembras-te da conversa que tivemos no almoço de natal? Não estará isto relacionado?
Épa isto do PDI não me deixa lembrar o que comi ontem ....
Salvo erro queixavas-te de uns ratés ? Não, falámos sobre ela de vez em quando ao relantie apagar-se, como se falhasse a compressão e tendo uma vez ou outra feito um barulho estranho quando se apagava. Eu até lhe subi um pouco o relantie por causa disso. @Johnny: Quando decidi definitivamente abrir o motor (andava a pensar nisso já há 10mil km's) sabia que tinha despesas certas e outras que eventualmente fossem necessárias. Não estava à espera de ver uma guia que andava "torcida" mas sabia que poderiam aparecer surpresas. Por acaso até tinha em observação umas guias para esta mota que estavam em leilão e que me poderiam ser necessárias, mas como achei que não deveriam ser necessárias deixei-as escapar. Não pretendo fazer uma revisão "a rigor", pois se o pretendesse tinha feito uma rectificação do cilindro, mandar a colaça também para a rectificadora, abrir o motor completamente etc etc. Quero apenas fazer mais uns bons km's! | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Qua Fev 26, 2014 9:35 am | |
| - javleitao escreveu:
- webmonstro escreveu:
- javleitao escreveu:
- @Webmonstro: Lembras-te da conversa que tivemos no almoço de natal? Não estará isto relacionado?
Épa isto do PDI não me deixa lembrar o que comi ontem ....
Salvo erro queixavas-te de uns ratés ? Não, falámos sobre ela de vez em quando ao relantie apagar-se, como se falhasse a compressão e tendo uma vez ou outra feito um barulho estranho quando se apagava. Eu até lhe subi um pouco o relantie por causa disso.
É bem capaz de ter origem nisto, tu mediste a corrente e em 30 elos mediste 3mm a mais ora a corrente tem quantos elos se der mais 3 mm de um dos lados(quando instalado) será certamente suficiente para provocar uma alteração do timming e pode provocar isso Ainda assim verifica bem o tensor pois pode o barulho ser da corrente a saltar por pouca tensão | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Qua Fev 26, 2014 9:42 am | |
| Boas; Webmonstro, há muitos casos em que podes "brincar" com o ponto do motor.
Edgar, só conheço casos em que os tensores se vendem completos... Não conheço nenhum caso em que vendam só a mola...
Javleitão, se o "baixo motor" está em condições, não vejo nenhuma razão para abrir cárteres... Rectificar o cilindro? Depende da ovalização do mesmo. Rectificar a culassa? Como? Para quê? Tinha empeno?
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Qua Fev 26, 2014 1:22 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- ...
Javleitão, se o "baixo motor" está em condições, não vejo nenhuma razão para abrir cárteres... Rectificar o cilindro? Depende da ovalização do mesmo. Rectificar a culassa? Como? Para quê? Tinha empeno?
O "baixo motor" aparenta estar em condições, mas quem me garante que não haja lá surpresas? Já tive essa surpresa numa 50cc em que reparei em cima mas pouco depois "rebentou" em baixo. Se fosse para ficar "como novo" a minha opinião é que teria de o abrir. Referia-me à colaça pela zona de vedação das válvulas, os ângulos não devem estar todos a 100% e para ficar como novo... Cilindro/pistão idem, não estão novos... | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Qua Fev 26, 2014 2:30 pm | |
| Boas; Javleitão, no estado em que tens o motor actualmente, só apanhas surpresas se quiseres... Ainda para mais sendo tu o utilizador regular da moto... Desde que não tenhas folgas exageradas no conjunto cambota/biela e não se tenha passado nada de extraordinário na caixa de velocidades, não vejo motivo para grandes preocupações. Mas isso só tu sabes o que andaste a fazer, cada um sabe das suas. Nas minhas sei bem os tratos que lhes inflijo e como tenho que lidar com elas para as manter a funcionar.
No caso da 50cm³ então nem vale a pena andar com filmes... É tudo tão simples... Tenho em casa uma DT50Lc com o piston de origem e já conta com 40 000km!! Sei bem que o motor já teve melhores dias, achas que quando o abrir me vou cingir a enfiar-lhe um piston novo de rectificação e deixar tudo o resto?? | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Qua Fev 26, 2014 9:15 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Javleitão, no estado em que tens o motor actualmente, só apanhas surpresas se quiseres... Ainda para mais sendo tu o utilizador regular da moto... Desde que não tenhas folgas exageradas no conjunto cambota/biela e não se tenha passado nada de extraordinário na caixa de velocidades, não vejo motivo para grandes preocupações. Mas isso só tu sabes o que andaste a fazer, cada um sabe das suas. Nas minhas sei bem os tratos que lhes inflijo e como tenho que lidar com elas para as manter a funcionar.
No caso da 50cm³ então nem vale a pena andar com filmes... É tudo tão simples... Tenho em casa uma DT50Lc com o piston de origem e já conta com 40 000km!! Sei bem que o motor já teve melhores dias, achas que quando o abrir me vou cingir a enfiar-lhe um piston novo de rectificação e deixar tudo o resto?? Não creio que o "baixo motor" tenha problemas, pelo menos não tenho motivos para isso. Mas essa 50cc que falei também não tinha! | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Dom Mar 02, 2014 12:19 pm | |
| Ontem foi dia de fechar o motor A guia da corrente foi substituída por outra em melhor estado e com a marca do tensor mais superficial e "certa". Ainda voltei a montar a corrente velha para ver o ponto do motor e não dava ponto Ficava assim: Mudei um dente e fica assim: Acertando em cima, não bate certo em baixo: Fui para montar a corrente nova mas ela não entrava porque eu não separei a engrenagem da arvore de cames. A corrente velha entrava e saía bem, mas a nova não. Voltei a montar a corrente velha para desapertar os parafusos que separam a engrenagem e depois já consegui colocar a corrente nova. E com a corrente nova o motor já dava o ponto certo: Com a corrente velha acabada de montar o tensor ficava com 3 posições até ao fim. Com a nova ficou na 4ª posição a contar do ínicio. Com a corrente nova nota-se a olho nú que a distribuição ficou mais justa e possivelmente com melhores condições de trabalho! Entretanto já ajustei a folgas das válvulas e tive de desapertar os pernos das válvulas todas porque estavam todos a fazer força nas válvulas. É sinal que as válvulas acentaram todas alguma coisa Estou curioso para dar ao start Mas ainda quero fazer algumas coisas na moto antes de montar os carburadores, escape, radiador, etc | |
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ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Dom Mar 02, 2014 3:38 pm | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Dom Mar 02, 2014 3:46 pm | |
| Já falta pouco... Que tal a guia? | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Dom Mar 02, 2014 7:48 pm | |
| - ET600 escreveu:
- Que tal a guia?
Melhor que a que lá estava! Tinha muito melhores condições para ser empurrada direita pelo tensor | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Dom Mar 02, 2014 8:25 pm | |
| Quase de certeza que vai desaparecer o problema do relantim | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Seg Mar 03, 2014 11:02 am | |
| Valeu a pena o trabalho que deu estares a colocar a velha para vermos a diferença... Vai ficar como novo... | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Seg Mar 03, 2014 10:16 pm | |
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