| Revisão geral e profunda de XTZ 660 | |
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+15fmdamiao ACordeiro knight250 Johnny_1056 M4rco destroyer_diaz Edgar tintas72 ET600 webmonstro Flat_Out Moutinho Jorge Pmvpires javleitao 19 participantes |
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Autor | Mensagem |
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destroyer_diaz
Moto : YAMAHA XT 600 E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 11:29 am | |
| Ao substituir a corrente deves tambem substituir as guias, principalmente quando estas apresentam desgaste/danos => Substitua. Fora de especificação => Trocar. • Engrenagem de comando Desgaste/danos => Substitua a corrente e a engrenagem de comando como um conjunto (guias incluidas) . | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 11:45 am | |
| Boas fora essas marcas estranhas, não me parece que haja muito desgaste nesse esticador, não faço ideia se é usual o tensor estar a actuar fora do centro , vê como está o tensor e a gastar dinheiro preferia gastá-lo no tensor do que nas guias, se o tensor está cansado a corrente pode saltar fora da guia numa desaceleração brusca ou redução, nota que a guia está suportada apenas na ponta o que a deixa andar lateralmente de forma fácil, o que a segura no sítio é a própria corrente, por isso a guia tem esses "perfis" de lado a corrente apenas anda no centro e nessa zona não parece haver desgaste nenhum.
Os carretos muito menos desgaste devem ter.
pega na ponta da corrente e levanta-a lateralmente e vais ver que ela fará uma curva sobe o seu próprio peso, se fizeres o mesmo com a nova vais ver de certeza menos curvatura | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 1:23 pm | |
| O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia... | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 1:47 pm | |
| - Jorge escreveu:
O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...
não me parece já que sendo maior estará na mesma esticada enquanto houver amplitude para tal no esticador , pode é andar um pouco mais no movimento lateral devido ao desgaste , mas tambem nao se vê muita marca no centro nem para o outro lado. Dá ideia que terá andado sempre na mesma posição ? | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 2:19 pm | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 3:30 pm | |
| Boas; Quando se abre um motor, porque é que não se deixa tudo como deve ser?? Uma vez que o motor estava a funcionar, se não for para fazer isso, mais valia deixá-lo andar até partir... Num motor meu, esses guias e tensor não ficavam lá. Mesmo que fosse um motor igual a esse, pelo qual não nutro nenhuma admiração. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 4:35 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Quando se abre um motor, porque é que não se deixa tudo como deve ser?? Uma vez que o motor estava a funcionar, se não for para fazer isso, mais valia deixá-lo andar até partir...
Num motor meu, esses guias e tensor não ficavam lá. Mesmo que fosse um motor igual a esse, pelo qual não nutro nenhuma admiração. e porque não comprar uma mota nova ? ou mandar compor numa oficina em vez de fazer em casa ? Se fosse eu, por aquilo que se vê, e pelo preço das peças não trocava tudo apenas o que é necessário, e neste caso não penso que seja | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 5:01 pm | |
| Boas; Webmonstro, acho que o tópico não trata da aquisição duma moto nova... Não trata da reparação dum motor?? Estarei equivocado?? Não me lembro de ter feito qualquer consideração sobre o trabalho ser feito em casa ou numa oficina... Posso ter uma opinião diferente da tua?? Posso achar que o material em questão deve ser substituído?? Não afirmei que o motor não voltaria a funcionar se fosse novamente montado o material original. Mas uma vez que está todo desmontado, apenas sou da opinião que se deve montar material novo e ficar descansado... | |
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knight250
Moto : Hyosung Aquila 650 efi
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 6:50 pm | |
| Viva ! Isto cada um é que sabe de si, mas depois de tanto trabalho, com um motor aberto e com material a apresentar desgaste, acho que era boa ideia substituir tudo o que apresente desgaste. Ao fim ao cabo quando de abre um motor com alguns km em cima , nao esperamos voltar a mexer-lhe tao depressa, eu trocava essa guia e o tensor tambem. | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 9:26 pm | |
| A guia tem desgaste no perfil de um lado, na parte de cima e de baixo. Vendo a marca que o tensor fez na guia tem lógica que a guia esteja "torcida". Ao colocar outra corrente ou outro tensor, como a guia tem a cama feita no local onde o tensor faz força, a guia continuará torcida O tensor aparentemente está em boas condições e sem folgas. O que poderá ter perdido eficácia é a mola que não cheguei a medir, mas também se troca a qualquer altura sem grande trabalho. Pelo sim e pelo não a guia vai ser substituída por outra usada em melhores condições. A outra guia está em boas condições, sem marcas de desgaste nos perfis e vai voltar a ser montada. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 9:35 pm | |
| Boas Johnny , o que eu quis dizer é que se dinheiro não fosse problema trocava-se tudo, mas, mas penso que não seja intenção do André gastar assim tanto.
Tens a tua opinião mas na minha não acho que se deva trocar só por trocar nem só porque está aberto.
Isto é uma máquina com peças móveis e por isso terá desgaste e esse desgaste terá que ser analisado peça a peça
não vejo razão para trocar os dois patins, apenas o que tem desgaste "torto" convem sim analisar o tensor esse sim pode ser responsável por a corrente ter saltado fora e andado a gastar fora do sítio certo
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ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 9:38 pm | |
| Grande trabalho. Não percebo nada disso, mas estou com os que acham que se deve substituir tudo por novo. Claro que cada um é que sabe o tamanho da sua carteira. P.S. Mas com uma grande mota branca na garagem eu ponha tudo velho. | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 9:47 pm | |
| @Webmonstro: Lembras-te da conversa que tivemos no almoço de natal? Não estará isto relacionado? | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 9:49 pm | |
| - javleitao escreveu:
- @Webmonstro: Lembras-te da conversa que tivemos no almoço de natal? Não estará isto relacionado?
Épa isto do PDI não me deixa lembrar o que comi ontem .... Salvo erro queixavas-te de uns ratés ? | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 Ter Fev 25, 2014 10:51 pm | |
| Boas; Webmonstro, não fiz qualquer referência a questões monetárias ou de custos de material porque acho que isso não me diz respeito. O que não quer dizer que estas não devam ser consideradas por cada um quando se predispõe a fazer certas coisas. Parto do princípio básico que ninguém gosta de atirar dinheiro à rua e tenta tomar as decisões mais sensatas possíveis. Quando se abre um motor, espera-se o melhor, mas deve-se estar preparado para o pior. Acredito que o Javleitão não estivesse propriamente à espera disso. Ou se calhar até estava... Tendo em conta os motivos que o levaram a tomar a decisão de abrir o motor. De acordo com as fotos, essa distribuição já andou a chocalhar e a corrente a chicotear, o que me leva também a acreditar que o tensor já tenha visto melhores dias. Esse guia deixou de assentar correctamente e está irremediavelmente estragado. Se for montado, mais cedo ou mais tarde vai dar m#rda. O tensor ainda pode ter curso disponível, mas não acredito que a mola ainda mantenha a sua melhor forma. Tendo em conta o investimento já executado e o tempo já gasto, não vejo motivo para ser um tensor e guia a hipotecarem a saúde do motor que tudo leva a crer que fique pronto para mais uns tempos valentes. É normal que apareçam uns ratéres, o motor começa a deixar de estar a ponto, o excessivo alongamento da corrente provoca desfase na distribuição. | |
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| Assunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660 | |
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