Assunto: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sex Dez 16, 2011 5:10 am
Boas...
Estou a fazer uma revisão geral (geral como quem diz) é uma revisão ao que a mota precisa na realidade...
Alem da troca dos óleos e essas coisas anuais ou de desgaste... temos uma pequena avaria para detectar e vamos começar pelo inicio... e vou tentar postar todos os passos desta revisão
Problema:
A XT600E trabalha bem... anda bem... faz tudo bem...
mas quando está fria ou morna (parada a pelo menos duas horas) tem dificuldade em manter-se a relantim
Temos que voltar a puxar o ar e dar umas gazadas para ela se manter a trabalhar...
Depois de quente ou quentinha normaliza e fica porreira...
- Troquei a vela - troquei o filtro de ar - e ajustei o parafuso piloto do relantim - aproveitei para verificar os carburadores
Algumas fotos dos carburadores:
Antes da limpeza
Depois de limpo ou quase isso
Comecei por separar os dois carburadores e abrir a cuba do principal retirei a bóia da cuba para poder verificar o filtro do carburador Imagem da bóia e da válvula + o filtro
Uma foto da bóia
O filtro estava limpo
Retirei o gigler de alta (limpo)
O conjunto do gigler de alta tudo OK
(continua)
Nuno.Cruz
Moto : Super Ténéré 750
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sex Dez 16, 2011 1:44 pm
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sex Dez 16, 2011 5:27 pm
Boas
continuando com o report da coisa...
Todas estas fotos não são mais do que alguma coisa que no futuro possa servir de ajuda visual para alguém...
Por isso vou postar o resto das fotos mesmo sem legendes e sem grande sentido para a revisão em si
Ainda sobre o carburador principal... verifiquei o diafragma do enriquecedor da mistura... e estava tudo bem...
Não estava a encontrar nada que me levasse ao problema do relantim
Saltei para o carburador auxiliar... bela mola
Uma foto da mola e com o seu tamanho em repouso
Diafragma em bom estado
Pistolete (ou lá como se chama ) em bom estado agulha e gigler limpinho tudo fixe e o pistolete sem qualquer prisão em todo o curso disponível
Comecei por sacar a agulha... para ver em que posição estava
posição do meio... excelente no meio é que está a virtude
A borboleta da coisa
A borboleta a 150 km/h
Estava tudo limpinho com os seus 10 anos e 25 mil kms andados
A higiene sempre presente
Made in Japão
Resumindo e concluindo tanta treta e o problema continua na mesma...
Foi tudo trabalho para o boneco e para a fotografia
(continua)
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sex Dez 16, 2011 6:21 pm
Era altura de por o carburador no sitio
mas antes dei uma vista de olhos no parafuso piloto
Estava OK e limpinho
Eu desconfiava que o problema era originado por o ajuste deste parafuso simplesmente algo me dizia que o problema era resolvido neste ajuste...
O ajuste é muito fácil de se fazer basta seguir este procedimento do manual de serviço não tem nada que enganar...
Ajustei com uma volta e meia
Testei a mota depois de tudo montado...
e estava tudo na mesma
dei mais meia volta... e era igual
dei menos meia volta e nada
Daqui não era...
Fui fazer uns quilómetros com ela... e depois de quentinha trabalha mesmo bem...
mas até aquecer era uma treta... começava a querer soluçar e ia-se a baixo duas ou 3 vezes...
Que grande vergonha eu com uma XT (ainda por cima azul) em frente ao MotoClube da minha zona e com a mota a falhar
Estava triste e desesperado já andava nisto à um dia e não encontrava o problema...
Até o tampão do deposito desmanchei mas foi mais para perceber como fazia o respiro
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sex Dez 16, 2011 6:26 pm
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sex Dez 16, 2011 6:31 pm
Mas ao 2º dia encontrei o problema
foi uma jogada de sorte... mas levei a agua ao meu moinho...
simplesmente ficou boa com 2 minutos de trabalho
Estava na conversa com um Amigo que tem uma XT600 Ténéré 3AJ e estava a contar-lhe o meu desespero com a XT que custava a pegar a frio...
e ele disse-me que o ajuste do parafuso piloto era de 1 a 2 voltas mas que na XT dele teve que dar 4 voltas para ficar boa...
Eu fui a correr para a garagem dei-lhe mais uma volta (ficou com 2 voltas e meia) e ficou boa
Última edição por Edgar em Sáb Dez 17, 2011 2:30 am, editado 2 vez(es)
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sex Dez 16, 2011 6:39 pm
Agora falta o resto...
ou seja apenas revisão geral...
- Troca de todos os óleos - troca das molas das suspensão da frente (vamos por uma coisa mais off road) - verificação das válvulas - corrente de distribuição e esticador (verificar apenas) - limpeza de todo o circuito eléctrico (com spray e inspecção visual) - e outras coisas banais e que vêm mencionadas no manual de manutenção...
Depois fazemos um lista baseada no manual
entretanto vou actualizando o tópico conforme houver novidades
ABR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sáb Dez 17, 2011 2:40 am
Entretanto encontrei um apoio do banco todo torto
o apoio de encaixe do banco no deposito
Como foi possível isto acontecer
com algum jeitinho e muita calma lá foi ao sitio novamente porque se isto partisse era uma chatice... pois não é qualquer um que solda num deposito de gasolina
Agora como aconteceu isto entortar-se... é que me deixa a pensar
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Sáb Dez 17, 2011 2:49 am
Troca do Óleo da Suspensão e das Molas
Comecei por comprar um cavalete como deve ser para estes trabalhos
Optei por comprar um cavalete da Montejunto
e depois de ter a XT no ar tirei a roda e a suspensão...
antes de tirar as bainhas desapertei a bujão com uma chave 22mm pois é mais fácil de o fazer no sitio enquanto está ainda fixo
Retirei o óleo para dentro dum recipiente vazio para poder medir a quantidade que tirei de óleo e saiu pouco mais de 0,5L supostamente devia sair 0,533L
medi as molas para fazer um registo... Bateu tudo certo com o que vem no manual
Uma foto do calço...
Amanha devo fazer mais qualquer coisa nisto entretanto deixei uma forquilha a escorrer o óleo...
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Dom Dez 18, 2011 1:06 am
Já contactei o vendedor das molas, a ver se o gajo sabe...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E) Dom Dez 18, 2011 10:35 am
Jarod escreveu:
Já contactei o vendedor das molas, a ver se o gajo sabe...
Isso é que era fixe...
Embora digam o que disserem, vai ter que ser visto ou confirmado por nós... porque estou a estudar um processo para determinar as quantidades
Podes postar o Link do vendedor das molas e alguns dados sobre elas ??
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Pedi ajuda alem fronteiras e essa ajuda já chegou
............ escreveu:
Citação :
the manual comes with a washer on the end of the spring (No. 4) and another washer (No. 2) at the end of the spacer (3)
Don't worry, item No. 2 is the o'ring seal for the large top nut.
The oil level is critical for only one reason. So that you never completely fill the tube and have a "hydraulic lock situation" which will force out the oil seals.
Step 1 : This will be MESSY, but fill the tube to the 145mm level and then immerse the OLD spring and measure the oil level. (80mm??) Step 2 : Now remove the OLD spring, reset the level to 145mm (oil loss, drips etc.). step 3 : Now immerse the NEW spring and check the oil level. It will be higher.(50mm??) Step 4 : Now remove oil to obtain the same level as in step 1.
Note how much oil you have to remove and write in the service manual and post here so we can all learn.
Estamos no bom caminho... para fazer uma trabalhinho bem feito
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Assunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)