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| Diário de uma KLE | |
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Autor | Mensagem |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Mar 13, 2014 9:43 pm | |
| - samurai19 escreveu:
- Jorge escreveu:
- webmonstro escreveu:
- já agora qual o tablet e que software vais usar ?
e alimentação ? isso com gps e luz no máximo a bateria vai embora rapido Não devo levar o tablet montado porque já vai um montado numa Té azul...
... mas este é um Denver TAD70102G, com GPS e A-GPS, Dual sim, 3G... e tenho instalado o Orux, Navigon e o Maps, falta aí um outro que o Hugo me falou mas que eu ainda não instalei !
Edit: De autonomias ainda não posso dar feedback, e ainda não arranjei lugar para colocar a tomada 12v O que falta é o OsmAnd, que até foi o webmonstro que me falou dele que eu nem conhecia, mas que dá muito jeito, porque pode-se importar tracks, o que o Navigon não permite, por exemplo.
Em relação aos consumos, não sei ao certo, mas por exemplo, relativamente aos meus iPads, posso-te dizer que o de 10" (Retina) tem um consumo mto superior ao de 7" (mini), até o próprio carregador USB é diferente. Por isso, o de 7" costumo ligar ao isqueiro sem problemas, e o de 10" nem sequer arrisco
Como o teu é de 7" penso que não deves ter problemas, mas é como te digo, não sei qual é o consumo Para se ter a certeza tínhamos de fazer contas (V=R.I) Não deve haver problema em carregar pela ficha de isqueiro, desde que o carregador seja próprio para o aparelho, e não te preocupes que não vai descarregar a bateria da mota, desde que o motor esteja a trabalhar as baterías de litio são carregadas com carga rápida até a bateria atingir 80% depois é mantida uma carga lenta até chegar aos 100% Podem no entanto sobreaquecer se estiverem dentro de uma bolsa com o sol a incidir e com Os aparelhos ipad parecem ser mais sensíveis a isto do que os tablets Android, se sobreaquecer desligam-se e têm de esperar que arrefeçam para voltar a ser usado no caso dos Androids se forem carregados com carregador próprio (original ou daqueles que têm o cabo embutido) são os melhores pois carregam com mais corrente, se for ligado a um carregador com saída USB e ligado com um cabo USB normal, o aparelho pensa que está ligado a um computador e apenas vai "puxar" 200ma, para fazer com que puxe mais do carregador têm de modificar o cabo e juntar os fios de dados D+ e D- para que o aparelho entre em modo de carga rápida e puxe tanta corrente quanto o carregador seja capaz de debitar Outro truque é carregar o aparelho em casa na noite anterior, assim apenas têm de fornecer energia suficiente para compensar o consumo (ecrã , GPS, processador, etc) e assim pouca corrente é usada , ou então em zona que não precisam do gps (tipo zona de autoestrada por exemplo ) , colocá-lo em standby, que vai diminuir o consumo drasticamente recuperando rapidamente a bateria do aparelho a maiorparte dos carregadores USB não passam de 1,2 ou 1,5 amperes mas há no mercado carregadores de 2,1 A próprios para mota , o original da apple acho que manda 3A ! Eu tenho feito vários teste e mediçoes com alguns carregadores e vejo que muita vez não corresponde o diz que debitam com o que realmente sai | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Mar 14, 2014 7:06 am | |
| Desconhecia que havia diferença entre estar a carregar através do PC e com o carregador... Sempre aprender... | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Mar 14, 2014 8:55 am | |
| - webmonstro escreveu:
- no caso dos Androids se forem carregados com carregador próprio (original ou daqueles que têm o cabo embutido) são os melhores pois carregam com mais corrente, se for ligado a um carregador com saída USB e ligado com um cabo USB normal, o aparelho pensa que está ligado a um computador e apenas vai "puxar" 200ma, para fazer com que puxe mais do carregador têm de modificar o cabo e juntar os fios de dados D+ e D- para que o aparelho entre em modo de carga rápida e puxe tanta corrente quanto o carregador seja capaz de debitar
Outro truque é carregar o aparelho em casa na noite anterior, assim apenas têm de fornecer energia suficiente para compensar o consumo (ecrã , GPS, processador, etc) e assim pouca corrente é usada , ou então em zona que não precisam do gps (tipo zona de autoestrada por exemplo ) , colocá-lo em standby, que vai diminuir o consumo drasticamente recuperando rapidamente a bateria do aparelho
a maiorparte dos carregadores USB não passam de 1,2 ou 1,5 amperes mas há no mercado carregadores de 2,1 A próprios para mota , o original da apple acho que manda 3A !
Eu tenho feito vários teste e mediçoes com alguns carregadores e vejo que muita vez não corresponde o diz que debitam com o que realmente sai Estava a pensar comprar este de 3,4 A, para poder carregar o iPad Retina 10" e o iPhone no Jeep, não na mota: http://www.fnac.pt/Kensington-Carregador-Viatura-PowerBolt-3-4-Dual-Cabo-Lightning-Bolt-USB-Acessorio-Informatica-e-Tel-Acessorios-Tablet/a661156 Com um carregador normal (Desses que falas que não passam dos 1,2 A ou 1,5 A) nem sequer carregam o iPad de 10" apenas o de 7". Mas apesar de eles dizerem que funciona, estou com algum receio, uma vez que os carregadores de corrente para o iPad mini são de 5W e os para o iPad de 10" são de 12W: (Vou rever as leis de Ohm: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm) Carregador iPad 7": http://store.apple.com/pt/product/MD813ZM/A/adaptador-de-corrente-usb-de-5-w-da-apple Carregador iPad 10": http://store.apple.com/pt/product/MD836ZM/A/adaptador-de-corrente-usb-de-12-w-da-apple Já agora, outra dúvida, pelo que percebi, usando o cabo USB original da Apple mesmo que o consiga carregar com esse carregador da Kensington, apenas vou conseguir carregar em carga lenta, para o carregar à velocidade que carrego em casa, ligado à corrente, teria de modificar um cabo USB, é isso ? - Jorge escreveu:
Desconhecia que havia diferença entre estar a carregar através do PC e com o carregador...
Sempre aprender...
Yep, no caso do iPad de 10", se o carregar ligado à corrente demora umas 2h desde os 10% aos 100% e se for ligado a um PC ou a um carregador dos isqueiro, em 4h fica a menos de 50%, por isso deve demorar à vontade umas 8h. O que acho perfeitamente aceitável, pois a bateria dura umas 10h (Se não usares o GPS) Mas é como o Nuno diz, se o carregares em casa, depois praticamente só precisas de o ligar ao isqueiro para manter a carga, por isso desde que o leves carregado de casa e o mantenhas ligado ao isqueiro durante todo o percurso, chegas ao destino com carga a 100% ou mto perto disso | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Mar 14, 2014 9:32 am | |
| - samurai19 escreveu:
Já agora, outra dúvida, pelo que percebi, usando o cabo USB original da Apple mesmo que o consiga carregar com esse carregador da Kensington, apenas vou conseguir carregar em carga lenta, para o carregar à velocidade que carrego em casa, ligado à corrente, teria de modificar um cabo USB, é isso ?
No caso da Apple não sei, já que o cabo nunca é um cabo usb standard , já que terá na outra ponta uma ficha 30pinos ou lightning, por isso não sei como se comportam, mas se dizes que os teus carregam lento ligado ao PC então é provável que aconteça o mesmo No caso dos androids, como o que é usado é um cabo usb standard com fichas usb A e microusb na outra ponta é necessário esta alteração, eu já alterei o meu carregador e chantei os contactos lá dentro assim posso usar um cabo normal. nota que isto é específico de cada aparelho e não é uma "norma" mas é quase universal alguns tablets não carregam por usb por esta razão e usam uma ficha redonda mas tambem é fácil alterar o cabo : https://www.youtube.com/watch?v=-9-rfImR86g ou então comprar um já feito indicados como "charge only" ou "power only" http://www.amazon.com/PortaPow-Micro-USB-Cable-Charging/dp/B0088HTYUE Se usares estes cabos ligados a um pc em teoria eles vão carregar a 0.5 A em portas USB 1, USB 1,1 e USB 2 e com portas USB 3 com 1 A correcção: Debito da norma USB em modo dados USB 1.0 150 mA 5 V 0.75 W USB 2.0 500 mA 5 V 2.5 W USB 3.0 900 mA 5 V 4.5 W (isto ligado a um PC com cabo "power only" ligado a um carregador o aparelho recebe toda a a corrente que o carregador fornecer)
Última edição por webmonstro em Sex Mar 14, 2014 9:46 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcção de factos (PDI)) | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Mar 14, 2014 10:09 am | |
| - webmonstro escreveu:
- No caso dos androids, como o que é usado é um cabo usb standard com fichas usb A e microusb na outra ponta é necessário esta alteração, eu já alterei o meu carregador e chantei os contactos lá dentro assim posso usar um cabo normal.
Excelente ideia a de fazer a alteração directamente no carregador. No caso do Jorge que tem Tablet e SmartPhone Android, pode usar ambos com os cabos originais - webmonstro escreveu:
- ...
USB 2.0 500 mA 5 V 2.5 W USB 3.0 900 mA 5 V 4.5 W
(isto ligado a um PC com cabo "power only" ligado a um carregador o aparelho recebe toda a a corrente que o carregador fornecer) Vou experimentar medir no Quechua, com esta App para Android (E tentar arranjar uma parecida para IOS): https://play.google.com/store/apps/details?id=ccc71.bmw | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Mar 14, 2014 5:34 pm | |
| Já fiz essa treta de cortar os fios de dados (VD e BR) e a única coisa que alterou foi que deixou de dar o aviso de entrada de dados, porque quanto ao carregamento segundo o programa que o Samurai19 postou é exatamente o mesmo valor... | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Mar 14, 2014 7:44 pm | |
| E cruzaste os do lado da ficha do tablet? ? O aparelho tem de ver os contactos D+ e D- juntos | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Mar 14, 2014 7:59 pm | |
| Sim, fiz exatamente como se vê no video, chantei do lado da mini usb e o valor que obtenho é exatamente igual ao que consigo com um cabo normal, 4 mil e poucos milivoltes... Edit; Já vi que estava a ler no sitio errado, mas mesmo nos valores mA não tenho uma leitura muito diferente talvez por estar quase carregada até são bastante baixos. Tenho de confirmar amanhã. | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Mar 15, 2014 12:36 am | |
| A ideia da App era para experimentares com o cabo ligado ao carregador de origem e veres quantos mA é que ele estava a puxar, e depois fazer o mesmo com o cabo ligado ao carregador do isqueiro e só depois é que vias se era preciso alterar o cabo ou não :( Em relação ao Valor dos mV é constante, os mA é que mudam conforme o cabo/carregador que estas a usar e só carrega com a velocidade max até aos 80%, depois carrega lentamente e mto perto dos 100% mto lentamente. Para mostrar mA em vez de %/h tens de alterar no menu: Conteúdo do Widget > Informação Superior do Widget > Uso (mA) E depois de ligares o cabo, tens de esperar algum tempo com o telefone em standby até o valor actualizar ... EDIT: Experimenta esta que tem botão de update e já vem configurada para mA por default: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.manor.currentwidget | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Mar 15, 2014 8:54 am | |
| Alguns aparelhos não informam o software da capacidade de carga. Por exemplo o meu telefone samsung com o ccurrent wisget nunca diz | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Mar 15, 2014 9:14 am | |
| Se calhar com root dá para desbloquear isso... Não tens o teu rooted ? Mas não sei, pode ser mesmo incompatibilidade entre o software e hardware | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Mar 15, 2014 9:17 am | |
| Tenho root sim, e CyanogenMod, por aquilo que li é mesmo dependente do hptdware | |
| | | krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Mar 15, 2014 12:07 pm | |
| Este tópico está a ficar green imagur | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Mar 17, 2014 9:34 am | |
| Pois nem sei muito bem o que diga... tou desiludido!!! Ou fiz algo errado ou não há diferença alguma em anular os fios de dados (D+, D-), seja ligado ao transformador, seja ao PC ou no isqueiro do carro os valores são idênticos e nada como se vê no vídeo a dar o dobro... Inicialmente instalei o Baterry Monitor e depois instalei o CurrentWidget mas este no meu tablet não funciona e voltei ao Battery Monitor que está a funcionar bem... até bem demais porque passei a saber que o gajo consome uns 500 mA em uso! É mais um gadget para andar na moto... | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Diário de uma KLE Seg Mar 17, 2014 9:53 am | |
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| Assunto: Re: Diário de uma KLE | |
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| | | | Diário de uma KLE | |
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