Boas...
Hoje deu-se um passo para a frente
e já está tudo no lugar e a funcionar
Havia a duvida de qual seria a quantidade de óleo a usar com a novas molas...
visto que as molas novas tinham mais volume que as antigas... teríamos que fazer diferente do manual da Yamaha...
mas a realidade não foi bem assim... e depois de algumas duvidas e procura de respostas para essas duvidas... a solução apareceu...
Pedi ajuda ao Pessoal do Trail Aventura e a dica que precisava de ouvir apareceu
Pessoal 5 estrelas
A resposta que originou o "fumo branco" foi:
- Citação :
- No caso das suspensões a quantidade não é muito relevante, não tens de ter 0,533L a quantidade muda o setting da suspensão mas o setting vais afinando à tua maneira com mais ou menos quantidade e viscosidade.
Preocupa-te é em teres um oleo de boa quanlidade e a viscosidade certa, para reduzires o atrito, o desgaste e melhorares a performance, um oleo mau depois de quente fica água e a suspensão muda drásticamente!
Ou seja...
vai haver sempre ar dentro da suspensão mesmo no final do seu curso... (e esse "ar" vai estar mais ou menos comprimido)
Por exemplo:
ao pormos 533cl temos um setting
e se pusermos 500cl temos outro setting
mas vai trabalhar com ambos porque será um amortecimento dividido por "mola" "óleo" e "ar"
(por ultimo o "ar" é comprimido e faz o mesmo trabalho que o gás no amortecedor traseiro)
O fabricante das molas diz para por um óleo de 10W com 538cl
http://www.wirth-federn.de/products/de/Gabelfedern/Yamaha/Yamaha-XT-600-E-K-3TB-DJ02-96-.html
e que deve ficar com uma altura de 155mm do topo sem mola com a bainha totalmente recolhida...
Tudo parece bater certo...
Outro dado importante
O manual de serviço da XT600E que há traduzido em Português, é brasileiro e tem uns valores diferentes do manual Alemão...
não me perguntem porquê!!
O Alemão diz que a suspensão leva em cada lado 538cl e o Brasileiro 533cl
a altura da almofada de ar na Alemanha é de 155mm e no Brasil de 145mm
não faz sentido e não percebo porquê estes valores
e para criar mais confusão medi o quantidade de óleo que estava montado e nem era uma coisa nem outra
era de 170mm
ainda fiquei mais confuso...
Mas isto não é problema e no meio está a virtude
e então ficou com uma almofada de ar de 160mm
Parece ser o melhor compromisso...
podendo a qualquer momento abrir somente a tampa e por os 5mm que falta
Antes de por o óleo tirei uma peligrafia das coisas...
1 - forquilha
2 - tampa roscada com oring
3 - anilha que vem entre o espaçador e a mola
4 - mola original
5 - espaçador
6 - nova mola (progressiva)
7 - aspirador de óleo inteligente
8 - óleo 10W de suspensão
O processo de montagem é simples e fácil
e toca a montar tudo antes que o cavalete da MonteJunto dei-a o badagáio
O óleo que saiu era cor de vinho... mais parecido com um vinho rozé ou uma bela Agua-pé
E esse óleo usado ficou guardadinho para ser entregue na AMARSUL http://www.amarsul.pt/localizacoes.php
Falta rolar com a maquina...
mas só depois de ver a folga das válvulas e mais uma coisinha ou outra...