Assunto: Re: Muito fumo quando pega Qui Abr 12, 2012 9:08 pm
Jomatos escreveu:
Boas,
Hoje andei a organizar algumas coisas no PC e encontrei o video que me inspirou a "reparar" o motor da XL.
E esta foto mostra o possível responsável pela "batida"...
...e que foi substituido por um outro que se calhar não era o mais apropriado??
Embora não conheço o motor em causa mas esse parafuso muito provavelmente terá uma parte lisa e apenas a ponta terá rosca A ideia será que a parte lisa possa servir de eixo para o patin Se o parafuso que usaste tem rosca "a mais" não vai apertar e fica com folga se tem pouca rosca é demasiado curta fica o patim preso e não vai recuar correctamente
Se achas que pode ser o teu problema possivelmente o prafuso na honda não deve custar mais de um ou dois euros (digo eu) e pode resolver .... ou não
tens ideia de como é o parafuso original ? ainda o tens ? Nuno
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Qui Abr 12, 2012 9:26 pm
Aqui tens um diagrama : http://www.cmsnl.com/honda-xl600r-1985-usa_model7699/partslist/E++04.htmlhttp://www.cmsnl.com/honda-xl600r-1985-usa_model7699/partslist/E++04.html
Afinal deve ter um casquilho: peça 6 O parafuso será a Peça nº 7 colocaste a anilha peça 12 ? Nuno
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Qui Abr 12, 2012 9:31 pm
webmonstro escreveu:
... tens ideia de como é o parafuso original ? ainda o tens ? Nuno
Boas Nuno, Não, já não o tenho, mas como tenho o manual em PDF e a micro ficha, não será um problema comprar um igual...mas agora deixaste-me a pensar se eu cometi o erro de ter colocado um sem o batente...espero bem que não (já não me lembro), porque obriga-me a tirar a tampa da embraiagem novamente...pois...isso já explicava a tal batida.
Tá visto que vou ter de meter mãos á obra.
Última edição por Jomatos em Qui Abr 12, 2012 9:57 pm, editado 1 vez(es)
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Qui Abr 12, 2012 9:35 pm
webmonstro escreveu:
Aqui tens um diagrama : http://www.cmsnl.com/honda-xl600r-1985-usa_model7699/partslist/E++04.htmlhttp://www.cmsnl.com/honda-xl600r-1985-usa_model7699/partslist/E++04.html
Afinal deve ter um casquilho: peça 6 O parafuso será a Peça nº 7 colocaste a anilha peça 12 ? Nuno
Atenção que há diferenças entre esse e o meu. Apercebi-me disso a 1ª vez que afinei valvulas com o manual prá R e aquilo ficou muito apertado, e depois de voltar a pesquisar, encontrei o manual correcto que me dava uma folga muito diferente pró meu modelo...mas em principio neste caso não deve haver diferenças. Quanto a essa anilha...epá já se me vareu da memoria. O melhor vai mesmo ser abir e confirmar tudo.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sex Abr 13, 2012 1:49 pm
Boas Nuno,
Desculpa se as vezes pareço meio , mas é o que acontece quando tentamos estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
Não me canso de agradecer a dedicação que tens dado a este meu problema, pois graças a ti (e tambem ao Johnny), finalmente já vejo "a luz ao fundo do tunel". É verdade que fiscamente não tenho feito muito na XL, mas mentalmente acho que já queimei alguns fusíveis para tentar decifrar qual a causa. Depois de vos "ouvir", chego á conclusão que o problema está na distribuição...agora onde??...provavelmente será no guia. Infelizmente vou ter de intervir.
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sex Abr 13, 2012 2:30 pm
èpa não tens nada que agradecer. Isto é daquelas coisas que se fosse comigo não descansava enquanto não resolvesse. Umas das Leis de Murphy: "Normalmente se parece que é .... então é porque é mesmo !"
Podes sempre tentar confirmar usando um "estetoscópio de mecânico " ou seja uma chave de fendas encostado ao motor e o cabo no ouvido para tentar perceber de onde vem o ruído. Vou te contar uma que me aconteceu quando reconstruir o motor da minha xt 350 : Ficou tudo ao ponto com pistom e segmentos novos e vedantes e juntas etc no final pegava e trabalhava bem mas quando ao relantim quente aguentava-se dutrante alguns segundos e depois "pow " um raté e calava-se até via que os carburadores andavam quando isso acontecia (raté na admissão) Voltei a verificar a distribuição e estava tudo no ponto. Pensei pensei pensei e só me ocorria que se a combustão voltava para os carburadores então as válvulas estava abertas cedo demais, mas estava tudo no ponto certo não fazia sentido. Até que resolvi "saltar" um dente na corrente e atrasar as cames . Nunca mais fez e tem trabalhado impecável desde então A explicação: a corrente um pouco esticada altera o "timing " ao saltar um dente corrigiu Se fosse um motor mais moderno possivelmente nem pegava
O que quero dizer é que este tipo de motor é muito "tolerante" e portanto quando as coisas não estão a 100% muitas vezes apenas aparecem sinais como ruidos e comportamentos estranhos mas é diíficil "matá-los"
Boa sorte
Nuno
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sex Abr 13, 2012 2:43 pm
Boas; Jomatos, como já referi anteriormente, acho que podes continuar a andar com a moto, desde que não queiras dum momento para o outro andar como se estivesses num evento desportivo. No entanto, convem começar a pensar em corrigir esse problema. E quando o fizeres, fá-lo de modo a deixar o motor na melhor condição possível. Ficas com uma moto com mais de 20 anos a rolar em perfeitas condições e sem qualquer receio de a usar. É que já começa a ser rao ter possibilidade de ver uma moto dessas a rolar em perfeitas condições.
Webmonstro, afinal o que é que se passa com a distribuição da tua XT?? Um motor ou está comandado ou descomandado, não está meio-comandado ou meio-descomandado... Corrigir o comando, saltando um dente, significa que ou tens uma distribuição gasta a precisar de substituição ou quando o montaste, ficou descomandado...
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sex Abr 13, 2012 3:49 pm
Johnny_1056 escreveu:
Boas; Jomatos, como já referi anteriormente, acho que podes continuar a andar com a moto, desde que não queiras dum momento para o outro andar como se estivesses num evento desportivo. No entanto, convem começar a pensar em corrigir esse problema. E quando o fizeres, fá-lo de modo a deixar o motor na melhor condição possível. Ficas com uma moto com mais de 20 anos a rolar em perfeitas condições e sem qualquer receio de a usar. É que já começa a ser rao ter possibilidade de ver uma moto dessas a rolar em perfeitas condições.
Webmonstro, afinal o que é que se passa com a distribuição da tua XT?? Um motor ou está comandado ou descomandado, não está meio-comandado ou meio-descomandado... Corrigir o comando, saltando um dente, significa que ou tens uma distribuição gasta a precisar de substituição ou quando o montaste, ficou descomandado...
O que deve ser é a corrente tenha esticado levando a um ligiero descommando (talvez de meio dente do ponto ideal) ao saltar um dente ficou um pouco mais perto. Quando o comprei tinha a bomba de oleo parada devido ao carreto partido e mesmo assim funcionava ! Apenas aquecia um pouco ! coloquei o carreto e depois mais tarde partiu um segmento (possivelmente devido a fuga de ar nas falanges de admissão e algum tempo nas mãos do antigo dono - não sei quanto tempo andou sem bomba de oleo ) e mesmo com um martelar do pedaço de segmento na coroa do pistão e cabeça ainda me trouce de volta a casa ! Não tinha um único risco na camisa e ainda estava bem dentro da medida do pistão "standard" !!!! levou pistão segmentos, juntas, e tá a rolar!
Por isso para este motor um dente a frente ou a trás é um promenor!
nuno
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sex Abr 13, 2012 5:21 pm
@ Johnny_1056 @ Webmonstro
É sempre um prazer "ouvir-vos" falar...vocês transbordam conhecimento mecânico de tal forma que um comum mortal como eu se sente pequenino. Li atentamente, tanto o que um, como tambem o outro disse e a minha opção vai para não andar mais com a moto até o problema estar resolvido...é que eu tenho estado a esquecer-me da dificuldade em arranjar peças caso algo se danifique e como colocar outro motor vai contra a originalidade da moto, só há uma solução...reparar.
A titulo de curiosidade, pela referencia, a arvore de cammes para esta moto foi descontinuada e a que veio substitui-la está em rotura de stock (para não dizer que não há).
PS; Nuno, pensava que já existia algo para substituir esse tipo de estetoscópio...
Pessoal...
Última edição por Jomatos em Sex Abr 13, 2012 9:05 pm, editado 1 vez(es)
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sex Abr 13, 2012 7:38 pm
Boas; Webmonstro, como já havia escrito, se a distribuição tem uma folga tão grande, é porque já há componentes a precisar de substituição, quer sejam os carretos ou a corrente...
Jomatos, acho que fazes muito bem em reparar esse motor e deixá-lo no melhor estado possível. Só opinei que podias continuar a andar com a moto, porque não acho que vá "partir" dum momento para o outro. Desde que o faças com alguma calma sem exigir muito dele, quer seja em rotações mais baixas ou em reduções mais bruscas. Quanto à arvore de cames, verifica quas as diferenças para as da XR e as da Domintor 600. Força, mantem essa trail vintage em forma.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sex Abr 13, 2012 9:22 pm
Johnny_1056 escreveu:
... Quanto à arvore de cames, verifica quas as diferenças para as da XR e as da Domintor 600. Força, mantem essa trail vintage em forma.
Johnny, sei que as da XR não dão de certeza porque são mais "robustas" no veio do carreto (termos técnicos não é comigo)...a Dominó não sei. Lembro-me que quando andava a procura, só encontrei compactibilidade com a XL600R e a XL600LM e mais nenhuma.
Quanto á VIntage, se depender de mim, não pretendo nunca separar-me dela...adoro-a.
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sáb Abr 14, 2012 1:43 pm
Jomatos escreveu:
@ Johnny_1056 @ Webmonstro
É sempre um prazer "ouvir-vos" falar...vocês transbordam conhecimento mecânico de tal forma que um comum mortal como eu se sente pequenino. Li atentamente, tanto o que um, como tambem o outro disse e a minha opção vai para não andar mais com a moto até o problema estar resolvido...é que eu tenho estado a esquecer-me da dificuldade em arranjar peças caso algo se danifique e como colocar outro motor vai contra a originalidade da moto, só há uma solução...reparar.
A titulo de curiosidade, pela referencia, a arvore de cammes para esta moto foi descontinuada e a que veio substitui-la está em rotura de stock (para não dizer que não há).
PS; Nuno, pensava que já existia algo para substituir esse tipo de estetoscópio...
Pessoal...
Não há nada mais hi-tec que uma chave de fendas !!!!
Por aquilo que percebi substituiste a arvore de cames correcto ? e isso incluí um carreto novo ?
é que pode haver algum "descasama entre um carreto novo e uma corrente usada
MAs acho que vais ter que abrir isso para ver pois se há algum contacto entre peças a bater e a fazer o ruido quese de certeza que vês algum sinal
Boa sorte
Nuno
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Sáb Abr 14, 2012 5:49 pm
webmonstro escreveu:
... Por aquilo que percebi substituiste a arvore de cames correcto ? e isso incluí um carreto novo ?
é que pode haver algum "descasama entre um carreto novo e uma corrente usada
Para teres uma ideia do que fiz (mudei);
1- Arvore de cammes = usada + ou - 12.000km 2- Rolamentos da A. cammes 4- Martelos 1- Parafuso + porca de martelo 1- Mola do tensor 1- Óringue do veio do tensor 1- Corrente de distribuição 4- Molas de embraiagem 1- Junta da tampa da embraiagem
E foi só isto que troquei. Agora fiquei a pensar se é obrigatório trocar-se o carreto quando se troca a corrente.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Ter Jul 24, 2012 9:46 pm
Boas ,
Já há algum tempo que andado á procura de uma capa para o banco da minha XL... o que tenho aplicado na moto não tem a sigla Honda gravado... e lembrei-me de recorrer á vossa ajuda, principalmente aqueles que habitualmente navegam por sites tipo Ebay, e quem sabe, tenham mais sorte do que eu...
A moto é uma Honda XL 600 RM de 1987, e normalmente só se encontra para a Honda XL 600 R
Fica um exemplo do que pretendo...
Se encontrarem digam qualquer coisa...
Obrigado
Edit; XL em falta
Última edição por Jomatos em Qua Jul 25, 2012 1:35 pm, editado 1 vez(es)
Nuno_Dias
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Qua Jul 25, 2012 9:41 am
Jomatos, Porque não contactas a JNSeatCovers? Enviando essa foto e o banco original eles devem fazer-te isso com alguma facilidade...