Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Muito fumo quando pega

Ir para baixo 
+21
Ricardo Nogueira
krieg
Nélio
Ricardo Cardim
tintas72
zxr750
ACordeiro
RuiF
angelo_lopes
Moutinho
bmbelo
paulo
samurai19
ET600
Nuno_Dias
Pmvpires
Johnny_1056
Edgar
webmonstro
ricasbeiro
Jorge
25 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4 ... 12 ... 21  Seguinte
AutorMensagem
webmonstro
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 9:08 pm

Jomatos escreveu:
Boas,

Hoje andei a organizar algumas coisas no PC e encontrei o video que me inspirou a "reparar" o motor da XL.


E esta foto mostra o possível responsável pela "batida"...
Muito fumo quando pega - Página 3 Parafuso01
...e que foi substituido por um outro que se calhar não era o mais apropriado??

Muito fumo quando pega - Página 3 919911
Embora não conheço o motor em causa mas
esse parafuso muito provavelmente terá uma parte lisa e apenas a ponta terá rosca
A ideia será que a parte lisa possa servir de eixo para o patin
Se o parafuso que usaste tem rosca "a mais" não vai apertar e fica com folga
se tem pouca rosca é demasiado curta fica o patim preso e não vai recuar correctamente

Se achas que pode ser o teu problema possivelmente o prafuso na honda não deve custar mais de um
ou dois euros (digo eu) e pode resolver .... ou não

tens ideia de como é o parafuso original ? ainda o tens ?
Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 9:26 pm


Aqui tens um diagrama :
http://www.cmsnl.com/honda-xl600r-1985-usa_model7699/partslist/E++04.htmlhttp://www.cmsnl.com/honda-xl600r-1985-usa_model7699/partslist/E++04.html



Afinal deve ter um casquilho: peça 6
O parafuso será a Peça nº 7
colocaste a anilha peça 12 ?
Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 9:31 pm

webmonstro escreveu:

...
tens ideia de como é o parafuso original ? ainda o tens ?
Nuno

Boas Nuno,
Não, já não o tenho, mas como tenho o manual em PDF e a micro ficha, não será um problema comprar um igual...mas agora deixaste-me a pensar se eu cometi o erro de ter colocado um sem o batente...espero bem que não (já não me lembro), porque obriga-me a tirar a tampa da embraiagem novamente...pois...isso já explicava a tal batida.

Tá visto que vou ter de meter mãos á obra.


Muito fumo quando pega - Página 3 919911


Última edição por Jomatos em Qui Abr 12, 2012 9:57 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 9:35 pm

webmonstro escreveu:

Aqui tens um diagrama :
http://www.cmsnl.com/honda-xl600r-1985-usa_model7699/partslist/E++04.htmlhttp://www.cmsnl.com/honda-xl600r-1985-usa_model7699/partslist/E++04.html



Afinal deve ter um casquilho: peça 6
O parafuso será a Peça nº 7
colocaste a anilha peça 12 ?
Nuno

Atenção que há diferenças entre esse e o meu. Apercebi-me disso a 1ª vez que afinei valvulas com o manual prá R e aquilo ficou muito apertado, e depois de voltar a pesquisar, encontrei o manual correcto que me dava uma folga muito diferente pró meu modelo...mas em principio neste caso não deve haver diferenças.
Quanto a essa anilha...epá já se me vareu da memoria. O melhor vai mesmo ser abir e confirmar tudo.

Muito fumo quando pega - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 1:49 pm

Boas Nuno,

Desculpa se as vezes pareço meio Muito fumo quando pega - Página 3 43588 , mas é o que acontece quando tentamos estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Muito fumo quando pega - Página 3 796959

Não me canso de agradecer a dedicação que tens dado a este meu problema, pois graças a ti (e tambem ao Johnny), finalmente já vejo "a luz ao fundo do tunel". É verdade que fiscamente não tenho feito muito na XL, mas mentalmente acho que já queimei alguns fusíveis para tentar decifrar qual a causa.
Depois de vos "ouvir", chego á conclusão que o problema está na distribuição...agora onde??...provavelmente será no guia. Infelizmente vou ter de intervir.

Muito fumo quando pega - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 2:30 pm

èpa não tens nada que agradecer.
Isto é daquelas coisas que se fosse comigo não descansava enquanto não resolvesse.
Umas das Leis de Murphy:
"Normalmente se parece que é .... então é porque é mesmo !"

Podes sempre tentar confirmar usando um "estetoscópio de mecânico " ou seja uma chave de fendas encostado ao
motor e o cabo no ouvido para tentar perceber de onde vem o ruído.
Vou te contar uma que me aconteceu quando reconstruir o motor da minha xt 350 :
Ficou tudo ao ponto com pistom e segmentos novos e vedantes e juntas etc
no final pegava e trabalhava bem mas quando ao relantim quente aguentava-se dutrante alguns segundos e depois
"pow " um raté e calava-se até via que os carburadores andavam quando isso acontecia (raté na admissão)
Voltei a verificar a distribuição e estava tudo no ponto.
Pensei pensei pensei e só me ocorria que se a combustão voltava para os carburadores então as válvulas estava abertas cedo demais, mas estava tudo no ponto certo não fazia sentido.
Até que resolvi "saltar" um dente na corrente e atrasar as cames .
Nunca mais fez e tem trabalhado impecável desde então
A explicação:
a corrente um pouco esticada altera o "timing " ao saltar um dente corrigiu
Se fosse um motor mais moderno possivelmente nem pegava

O que quero dizer é que este tipo de motor é muito "tolerante" e portanto quando as coisas não estão a 100% muitas vezes apenas aparecem sinais como ruidos e comportamentos estranhos mas é diíficil "matá-los"


Boa sorte

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 2:43 pm

Boas;
Jomatos, como já referi anteriormente, acho que podes continuar a andar com a moto, desde que não queiras dum momento para o outro andar como se estivesses num evento desportivo.
No entanto, convem começar a pensar em corrigir esse problema. E quando o fizeres, fá-lo de modo a deixar o motor na melhor condição possível. Ficas com uma moto com mais de 20 anos a rolar em perfeitas condições e sem qualquer receio de a usar.
É que já começa a ser rao ter possibilidade de ver uma moto dessas a rolar em perfeitas condições.

Webmonstro, afinal o que é que se passa com a distribuição da tua XT??
Um motor ou está comandado ou descomandado, não está meio-comandado ou meio-descomandado...
Corrigir o comando, saltando um dente, significa que ou tens uma distribuição gasta a precisar de substituição ou quando o montaste, ficou descomandado...
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 3:49 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Jomatos, como já referi anteriormente, acho que podes continuar a andar com a moto, desde que não queiras dum momento para o outro andar como se estivesses num evento desportivo.
No entanto, convem começar a pensar em corrigir esse problema. E quando o fizeres, fá-lo de modo a deixar o motor na melhor condição possível. Ficas com uma moto com mais de 20 anos a rolar em perfeitas condições e sem qualquer receio de a usar.
É que já começa a ser rao ter possibilidade de ver uma moto dessas a rolar em perfeitas condições.

Webmonstro, afinal o que é que se passa com a distribuição da tua XT??
Um motor ou está comandado ou descomandado, não está meio-comandado ou meio-descomandado...
Corrigir o comando, saltando um dente, significa que ou tens uma distribuição gasta a precisar de substituição ou quando o montaste, ficou descomandado...
O que deve ser é a corrente tenha esticado levando a um ligiero descommando (talvez de meio dente do ponto ideal) ao saltar um dente ficou um pouco mais perto.
Quando o comprei tinha a bomba de oleo parada devido ao carreto partido e mesmo assim funcionava !
Apenas aquecia um pouco !
coloquei o carreto e depois mais tarde partiu um segmento (possivelmente devido a fuga de ar nas falanges de admissão e algum tempo nas mãos do antigo dono - não sei quanto tempo andou sem bomba de oleo )
e mesmo com um martelar do pedaço de segmento na coroa do pistão e cabeça ainda me trouce de volta a casa !
Não tinha um único risco na camisa e ainda estava bem dentro da medida do pistão "standard" !!!!
levou pistão segmentos, juntas, e tá a rolar!


Por isso para este motor um dente a frente ou a trás é um promenor!

nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 5:21 pm

@ Johnny_1056
@ Webmonstro

É sempre um prazer "ouvir-vos" falar...vocês transbordam conhecimento mecânico de tal forma que um comum mortal como eu se sente pequenino. Muito fumo quando pega - Página 3 796959
Li atentamente, tanto o que um, como tambem o outro disse e a minha opção vai para não andar mais com a moto até o problema estar resolvido...é que eu tenho estado a esquecer-me da dificuldade em arranjar peças caso algo se danifique e como colocar outro motor vai contra a originalidade da moto, só há uma solução...reparar.

A titulo de curiosidade, pela referencia, a arvore de cammes para esta moto foi descontinuada e a que veio substitui-la está em rotura de stock (para não dizer que não há). Muito fumo quando pega - Página 3 37087

PS; Nuno, pensava que já existia algo para substituir esse tipo de estetoscópio... Muito fumo quando pega - Página 3 796959

Pessoal... Muito fumo quando pega - Página 3 314851


Última edição por Jomatos em Sex Abr 13, 2012 9:05 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 7:38 pm

Boas;
Webmonstro, como já havia escrito, se a distribuição tem uma folga tão grande, é porque já há componentes a precisar de substituição, quer sejam os carretos ou a corrente...

Jomatos, acho que fazes muito bem em reparar esse motor e deixá-lo no melhor estado possível. Só opinei que podias continuar a andar com a moto, porque não acho que vá "partir" dum momento para o outro. Desde que o faças com alguma calma sem exigir muito dele, quer seja em rotações mais baixas ou em reduções mais bruscas.
Quanto à arvore de cames, verifica quas as diferenças para as da XR e as da Domintor 600.
Força, mantem essa trail vintage em forma.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 9:22 pm

Johnny_1056 escreveu:

...
Quanto à arvore de cames, verifica quas as diferenças para as da XR e as da Domintor 600.
Força, mantem essa trail vintage em forma.

Johnny, sei que as da XR não dão de certeza porque são mais "robustas" no veio do carreto (termos técnicos não é comigo)...a Dominó não sei. Lembro-me que quando andava a procura, só encontrei compactibilidade com a XL600R e a XL600LM e mais nenhuma.

Quanto á VIntage, se depender de mim, não pretendo nunca separar-me dela...adoro-a.

Muito fumo quando pega - Página 3 353512
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSáb Abr 14, 2012 1:43 pm

Jomatos escreveu:
@ Johnny_1056
@ Webmonstro

É sempre um prazer "ouvir-vos" falar...vocês transbordam conhecimento mecânico de tal forma que um comum mortal como eu se sente pequenino. Muito fumo quando pega - Página 3 796959
Li atentamente, tanto o que um, como tambem o outro disse e a minha opção vai para não andar mais com a moto até o problema estar resolvido...é que eu tenho estado a esquecer-me da dificuldade em arranjar peças caso algo se danifique e como colocar outro motor vai contra a originalidade da moto, só há uma solução...reparar.

A titulo de curiosidade, pela referencia, a arvore de cammes para esta moto foi descontinuada e a que veio substitui-la está em rotura de stock (para não dizer que não há). Muito fumo quando pega - Página 3 37087

PS; Nuno, pensava que já existia algo para substituir esse tipo de estetoscópio... Muito fumo quando pega - Página 3 796959

Pessoal... Muito fumo quando pega - Página 3 314851

Não há nada mais hi-tec que uma chave de fendas !!!!

Por aquilo que percebi substituiste a arvore de cames correcto ? e isso incluí um carreto novo ?

é que pode haver algum "descasama entre um carreto novo e uma corrente usada

MAs acho que vais ter que abrir isso para ver pois se há algum contacto entre peças a bater e a fazer o ruido quese de certeza que vês algum sinal

Boa sorte

Nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeSáb Abr 14, 2012 5:49 pm

webmonstro escreveu:

...
Por aquilo que percebi substituiste a arvore de cames correcto ? e isso incluí um carreto novo ?

é que pode haver algum "descasama entre um carreto novo e uma corrente usada


Para teres uma ideia do que fiz (mudei);

1- Arvore de cammes = usada + ou - 12.000km
2- Rolamentos da A. cammes
4- Martelos
1- Parafuso + porca de martelo
1- Mola do tensor
1- Óringue do veio do tensor
1- Corrente de distribuição
4- Molas de embraiagem
1- Junta da tampa da embraiagem

E foi só isto que troquei. Agora fiquei a pensar se é obrigatório trocar-se o carreto quando se troca a corrente. Muito fumo quando pega - Página 3 546328

Muito fumo quando pega - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeTer Jul 24, 2012 9:46 pm

Boas Muito fumo quando pega - Página 3 975372 ,

Já há algum tempo que andado á procura de uma capa para o banco da minha XL... o que tenho aplicado na moto não tem a sigla Honda gravado... e lembrei-me de recorrer á vossa ajuda, principalmente aqueles que habitualmente navegam por sites tipo Ebay, e quem sabe, tenham mais sorte do que eu... Muito fumo quando pega - Página 3 796959

A moto é uma Honda XL 600 RM de 1987, e normalmente só se encontra para a Honda XL 600 R

Fica um exemplo do que pretendo...
Muito fumo quando pega - Página 3 Xl01banco

Se encontrarem digam qualquer coisa... Muito fumo quando pega - Página 3 122298

Obrigado Muito fumo quando pega - Página 3 919911

Edit; XL em falta


Última edição por Jomatos em Qua Jul 25, 2012 1:35 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
Muito fumo quando pega - Página 3 Star310
Nuno_Dias



Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 25, 2012 9:41 am

Jomatos,
Porque não contactas a JNSeatCovers? Enviando essa foto e o banco original eles devem fazer-te isso com alguma facilidade...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Muito fumo quando pega - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Muito fumo quando pega   Muito fumo quando pega - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Muito fumo quando pega
Ir para o topo 
Página 3 de 21Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4 ... 12 ... 21  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» XT 600 faz Fumo Branco
» XT 350 de 87 - Deita fumo em quente
» Fumo pelo escape
» Mota a ir abaixo e fazer fumo
» Fumo pelo escape XT600

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: