Assunto: Muito fumo quando pega Seg Mar 12, 2012 8:53 pm
Boas...
Ontem fui pôr a minha XL a trabalhar e quando pegou, fez uma fumarada desgraçada, entretanto fui dar uma volta e andei + ou - uns 5 Km e quando cheguei a casa, ela já não fazia.
Eu quando a restaurei, desmachei-a totalmente mas ao motor só tirei a tampa das valvulas para substituir a arvore de cammes, os martelos e a corrente de distribuição (para alem da tampa de embraiagem e respectivos elementos).
Ainda pensei em tirar a cabeça, rodar valvulas, mudar vedantes, etc, mas como os meus conhecimentos são reduzidos, aos olhar para aquele monte de peças, comecei a imaginar que no fim iam sobrar umas quantas, e optei por não ir mais alem.
Resultado...eu penso que possa ser dos vedantes estarem já ressequidos, pois a moto esteve uns anos inativa, mas gostaria de ter uma opnião de quem entende destas coisas, e por isso peço ajuda.
Já agora pergunto; é grave andar com a moto assim...ou só faz gastar oleo quando está fria?
Última edição por Jomatos em Seg Mar 12, 2012 9:15 pm, editado 2 vez(es)
ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Seg Mar 12, 2012 9:00 pm
Boas
Eu dantes tinha um mini que acontecia o mesmo.
os vedantes das vavulas ja nao estavao grande coisa e ao desligar o motor deixavam passar um pouco de oleo. Depois quando ponha a trabalhar o motor enquanto nao queima-se aquele oleo nao parava de deitar fumo
para resolver o problema troquei de mini
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Seg Mar 12, 2012 9:02 pm
Olá Ricardo,
E achas que se pode andar assim...pelo menos por enquanto, ou é melhor não...porque trocar a minha paixão está fora de questão.
ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Seg Mar 12, 2012 9:07 pm
Trocar de mini foi uma forma engracada de acabar
Troquei de mini nao por esse motivo mas para comecar outro projecto de novo
Em relação ao teu problema se for esse nao vejo razao para parar nem motivos para dar cabo de algo se for esse o problema mas mais opinioes iras ter
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Seg Mar 12, 2012 9:11 pm
OK,
Vou esperar por outras opniões.
Obrigado pela tua ajuda.
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Seg Mar 12, 2012 10:02 pm
Como já foi dito são os vedantes das válvulas estão a deixar passar oleo Isso é barato e é fácil de trocar foi +pena não teres trocado quando do restauro Normalmente é mais o aspecto do que outra coisa se passar muito pode acabar por acumular carvão na câmara e isolar a vela mas fora isso se pega bem podes deixar andar. PAra tocar é necessário tirar as molas das válvulas, nesses motores salvo erro os martelos estão na própria tampa e poderá ser possível de tirar as molas sem tirar a cabeça mas não é fácil de colocar novamente sem tirar a cabeça o que implica uma junta nova
Nuno
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Seg Mar 12, 2012 11:04 pm
webmonstro escreveu:
Como já foi dito são os vedantes das válvulas estão a deixar passar oleo Isso é barato e é fácil de trocar foi +pena não teres trocado quando do restauro Normalmente é mais o aspecto do que outra coisa se passar muito pode acabar por acumular carvão na câmara e isolar a vela mas fora isso se pega bem podes deixar andar. PAra tocar é necessário tirar as molas das válvulas, nesses motores salvo erro os martelos estão na própria tampa e poderá ser possível de tirar as molas sem tirar a cabeça mas não é fácil de colocar novamente sem tirar a cabeça o que implica uma junta nova
Nuno
Sim, hoje reconheço que o devia ter feito...tirar é facil, uma pancadinha e as 1/2 luas saltam fora, colocar é que implicava arranjar emprestado a alguem o alicate para pressionar as molas...mas detesto pedir seja o que for emprestado, comprar estava fora de questão...mas o principal foi mesmo eu olhar para aquele monte de coisas por ali espalhadas e duvidar das minhas capacidades para voltar a montar tudo de novo.
Pura burrice
Nuno, obrigado pela a tua ajuda.
Quando tiver coragem, vou dar a volta ao assunto. Espero é conseguir fazer todo o trabalho sem tirar o motor do sítio, porque para o colocar foi uma carga dos trabalhos. Aquilo entra no quadro ao milimetro...só de pensar no pincel que foi
PS: Sim, os martelos e os sub-martelos estão presos à tampa.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Ter Mar 13, 2012 1:13 am
Boas...
há um pequeno teste que se pode fazer...
verificar a compressão do cilindro... e no final do teste ficamos a saber se é segmentos ou cilindro riscado... ou os vedantes das válvulas
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Ter Mar 13, 2012 10:11 am
Edgar escreveu:
Boas...
há um pequeno teste que se pode fazer...
verificar a compressão do cilindro... e no final do teste ficamos a saber se é segmentos ou cilindro riscado... ou os vedantes das válvulas
Olá Edgar,
Pelo que entendi, fazendo esse teste fica-se sem saber qual dos 3 pode ser...se for esse o caso, então tenho mesmo de abrir o motor...
Obrigado
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Ter Mar 13, 2012 10:55 am
É mais ou menos assim...
isto para a XT600E... mas também se descobre como é para a XL
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Ter Mar 13, 2012 10:59 am
Boas; Começo por dizer que a Honda XL 600 é uma grande moto. Lembro-me delas quando sairem e ficar especado a olhar para elas. É normal que um motor destes gaste algum óleo, principalmente ao fim de algum uso (não sei quantos km tem, mas com os anos que tem já deve ter algum) e ainda mais se teve muito tempo parado (pelos motivos já aqui apresentados, nomeadamente os vedantes de válvulas). Uma vez que já houve uma intervenção nesse motor, isso devia ter sido logo visto. uma vez tal não aconteceu, ou se volta a fazer tudo de novo e deste modo fica-se com um motor em perfeitas condições ou então deixa-se andar e mantem-se a preocupação de ver o nível de óleo mais amiúde. Desde que esteja a funcionar correctamente e a puxar bem, eu não me preocupava demasiado com esse consumo de óleo.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Ter Mar 13, 2012 11:02 am
Edgar escreveu:
É mais ou menos assim...
isto para a XT600E... mas também se descobre como é para a XL
Acho que tenho algo do genero lá para casa, mas em Ingles.
Logo vou procurar...
Obrigado
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Ter Mar 13, 2012 11:07 am
Johnny_1056 escreveu:
... ... ou então deixa-se andar e mantem-se a preocupação de ver o nível de óleo mais amiúde. Desde que esteja a funcionar correctamente e a puxar bem, eu não me preocupava demasiado com esse consumo de óleo.
era o que eu fazia... acho eu
desfrutava da mota... e depois logo via...
ABR
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Ter Mar 13, 2012 11:13 am
Edgar escreveu:
era o que eu fazia... acho eu
desfrutava da mota... e depois logo via...
ABR
Sim, é o que eu pretendo fazer...então agora que a montei toda para fazer uns passeios aqui com a malta, não me apetece estar a desmonta-la de novo...pelo menos por agora.
Mas vou tentar fazer o teste que indicas-te por descargo de consciência.
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Muito fumo quando pega Dom Abr 08, 2012 6:39 pm
Boas, Hoje voltei a coloca-la a funcionar...pegou logo á 1º FIz este video para voces poderem ouvir a tal batida quando se desacelera e que ainda não detectei a causa...pensei que fica-se audível no video, mas mal se ouve...