Boas
O Amigo Pires já deu um bom exemplo de como limpar a caixa do filtro e do tubo da purga...
Para tirares o óleo em excesso, podes fazê-lo de 3 maneiras
1- Pelo bujon do motor (chave 17mm)
2- Pelo Bujon do quadro (chave 12mm)
3- Pela entrada do deposito (aspirando com um tubinho)
Eu Normalmente nunca tenho a minha XT600E com o nível de óleo no máximo,
Está sempre a meio da vareta,
ou seja: Embora nas trocas de óleo se deva meter 2,8L,
eu para manter o nível a meio, meto só 2,6L
Por isso, se puseram 3L, e se andas-te poucos Kms... tirava-lhe 0,4L em vez de 0,2L
O óleo que vais tirar não é propriamente lixo, e se o tirares para um recipiente limpo, podes voltar a usa-lo...
Então pode ser feito sem grandes stress, em caso de tirares a mais...
Das 3 maneiras de retirar óleo,
escolhia a 3ª se tivesse com paciência e tempo
ou então a 2ª...
se escolheres a 2ª, tens que ter muito cuidado, por assim que tiras o bujon, o oleo saí com alguma pressão...
e em poucos segundos pode sair quase todo
e deves fazer isso com o óleo frio
deves deixar sempre o bujon a tapar a saída do oleo, e poderes dosear a quantidade que saí... e também fechar (tapar,enroscar) muito rapidamente a coisa
O bujon é este:
Para percebermos como o óleo vai para o Filtro de Ar, temos aqui uma foto parecida com a do Pires, mas com legendas.
Isto é a caixa do filtro de ar aberta...
e deves encontrar a tua com óleo nas paredes e no fundo da caixa
Assinalado na foto a verde liga um tubo que vem directamente do motor, e serve para o motor respirar,
se tivermos demasiado óleo, ou o nível no máximo, quando o motor aquece esse tubo manda óleo para a caixa,
em poucas quantidades... quantidades muito pequenas, mas que vai acumulando-se até encher um tubo que está assinalado a vermelho...
Esse tubo assinalado na foto a vermelho é a
purga do filtro de ar, (nas novas XTs esse tubo é transparente
)
e no final tem uma rolha, e basta tirares a rolha para tirar o óleo em excesso...
para teres acesso a rolha e a ponta do tubo, podes procurar ao lado do pinhão de ataque