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| | XT660Z com dificuldade em acordar | |
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+9Marco constantino Marco F. NunoGavazzi vitorcosta luis xt350 Jarod Edgar rui braz António Martins 13 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Seg Jan 09, 2012 6:57 pm | |
| Boas;
Na minha opinião, deves manter a bomba de gasolina. E se já viste que está a funcionar, porquê tirá-la??? O estado das flanges, é algo que se vê bem. Ou estão gretadas ou estão boas?Só tens que garantir que estão boas.
de acordo com o que descreves, acho que deves dedicar especial atenção ao carburador e garantir que tudo está em bom estado e correctamente afinado. | |
| | | mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Ter Jan 10, 2012 8:31 pm | |
| olha perguntei por acaso hoje ao meu mecanico o que poderia ser isso...alem dos varios pontos que já foram aqui focados referiu tambem as valvulas que poderão ter que ser rodadas e que o melhor a fazer era levar a moto a algum sitio onde pudessem ver a compressão do motor. acho que é melhor levares a tua moto a um mecanico para ver isso do que andar a adivinhar coisas e a perder tempo desnecessário. | |
| | | António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qua Jan 11, 2012 8:40 am | |
| - mariomcarvalho escreveu:
- olha perguntei por acaso hoje ao meu mecanico o que poderia ser isso...alem dos varios pontos que já foram aqui focados referiu tambem as valvulas que poderão ter que ser rodadas e que o melhor a fazer era levar a moto a algum sitio onde pudessem ver a compressão do motor. acho que é melhor levares a tua moto a um mecanico para ver isso do que andar a adivinhar coisas e a perder tempo desnecessário.
Boas, Já me lembei de retirar a cabeça e rodar as válvulas, aproveitava e substituia também os vedantes... Vamos ver... ontem a noite pegou muito bem não se percebe Entanto quando chegarem as falanges logo vejo como ela se anda a comportar, se andar com a mesma manha, vai levar uma revisão geral desde carburador, falanges até as válvulas. Cumps | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qua Jan 11, 2012 9:55 am | |
| Boas; Sinceramente não compreendo... Após tanto tempo e dinheiro gastos é que caso continue a funcionar mal, vais decidir fazer uma revisão geral??? Uma revisão faz-se antes de começar a andar com qualquer veículo e os problemas resolvem-se de forma criteriosa. As máquinas podem ter problemas, mas estes resolvem-se de forma racional. Para resolver de forma empírica, mais vale entrar em contacto com a Maya. | |
| | | António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qua Jan 11, 2012 10:56 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Sinceramente não compreendo... Após tanto tempo e dinheiro gastos é que caso continue a funcionar mal, vais decidir fazer uma revisão geral??? Uma revisão faz-se antes de começar a andar com qualquer veículo e os problemas resolvem-se de forma criteriosa. As máquinas podem ter problemas, mas estes resolvem-se de forma racional. Para resolver de forma empírica, mais vale entrar em contacto com a Maya. Boas, Se reparaste nos post's anteriores a moto esteve na oficina, afinou válvulas, levou uma limpeza ao carburador, levou vela... Posteriormente mudei o óleo, filtro...etc. Não sei exactamente o queres dizer em relação ao entrar em contacto com a Maya, mas vou-te esclarecer uma coisa, de facto este assunto tem-me deixado perplexo, por isso já estou por tudo. Não sou mecânico de motos nem de carros mas trabalhei 5 anos numa oficina de mecânica auto, camiões e máquinas e digo-te que deu para aprender algumas coisas. Tenho diversas máquinas agricolas, 2 camiões, 1 pick-up além dos carros de passageiros, sou eu que faço as manutenções a todos os meus equipamentos, reparo grande parte das avarias que surgem, e as que não reparo é não só por não ter conhecimentos como também por não ter tempo e todas as ferramentas. Agradeço a todos as ideias que me dão e experiências por que passaram para eu poder de alguma forma avaliar o que se está a passar com a mota. Não vou de forma alguma se alguém me disser que é da buzina correr comprar umas buzinas a ar para resolver a coisa, faço uma avaliação calma e ponderada. Cumprimentos, | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qua Jan 11, 2012 12:14 pm | |
| Boas... ai... pegou bem... Será que a bóia fica presa e não enche a cuba do carburador... Outra coisa... e quando dás ao start, deita ar pelo escape não vá a engrenagem do motor de arranque que vai para a cambota ter dado o berro e estar a rodar em falso... Ou então será o que estava acontecer com a do Jarod vê este post... e depois salta para o inicio (pagina 1) onde tudo começa até à solução... http://www.clubextportugal.com/t3000p45-revisao-geral-dos-25000-kms-xt600e#46543 Eu não desistia já nem fazia nada por agora apenas recolhia toda a informação para planear um caminho pela lógica das coisas Isto é muito fácil... e chove sugestões de todos os lados... cabe-nos a nós, com calma, ver a lógica das coisas | |
| | | António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qua Jan 11, 2012 3:05 pm | |
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qua Jan 11, 2012 3:51 pm | |
| Boas; António, não questiono nem contesto os teus conhecimento de mecânica. Mas há alguns pormenores que me deixam perplexo... - António Martins escreveu:
... Olá Rui,
O meu filtro está limpo, de resto importa referir de depois de pegar a mota puxa bem, aguenta-se ao relanti, enfim tem um funcionamento normalissimo, e esta situação de parar aconteceu só uma vez.
A nível de carburação não sei se terá alguma influência, mas a mota tem um filtro de ar K&N e uma ponteira Pulsar.
Cumps. Não achas que estas intervenções são mais que suficientes para necessitar de um ajuste na carburação? - António Martins escreveu:
Ainda não tinha pensado nisso, mas faz sentido... antes de mais vou carregar a bateria, e depois ensaio, ou então dou encosto com as de 180Ah que tenho cá dos camiões ...
Obrigado pela ajuda Um "encosto de bateria" destes pode ser o suficiente para "fritar" o circuito eléctrico todo. No mínimo o regulador de tensão leva logo uma valente tareia - António Martins escreveu:
- Boas,
A minha depois de inúmeras tentativas, limpeza do carburador, mudança de vela e afinação das válvulas ficou melhor, mas o ideal para pegar bem ao fim de vários dias parada é tombá-la para o lado esquerdo até entornar um pouco de gasolina pelo carburador. Já a DTR tinha a mesma manha.
É remédio santo
Abr Referes que a moto fez uma visita à oficina. Porque é que não veio de lá a funcionar correctamente?? - António Martins escreveu:
- Boas,
então é assim, a Té não sei se é do frio tem andado novamente bastante constipada ou seja custa a pegar para caraças.
Ontem inutilizei a bomba deitei-a para o lado, entornou gasolina, e custou bastante a pegar... de referir que tenho o depósito quase cheio, portanto não se põe o problema de falta de gasolina no carburador
fui dar uma volta, puxa o normal, ou seja, muito bem, não soluça, não falha, aguenta-se ao relanti certinha, tudo normal, fiz uns 10 ou 15 quilómtetros ainda estiquei um bocado entretanto parei... 3 minutos... a seguir custou outra vez bastante a pegar.
Já não sei o que pensar disto, mas da bomba não é quase de certeza, a bateria tem carga que chega, aliás se lhe der encosto com outra não noto o motor de arranque a rodar mais depressa..
Não me parece que seja falta de gasolina até porque ela puxa muito bem...
Li que a XT do Jarod custava a pegar e era das falanges, já tou tentado a exprimentar...
A vela ainda não tem um ano
Preciso de ajuda.... Pelos vistos aqui tinhas a certeza que a bomba estava a funcionar correctamente. O que te fez mudar posteriormente de opinião? - António Martins escreveu:
- Edgar escreveu:
Mas se puxares o ar ela pega imediatamente ou não ???
A quente? demora um pouco mas pega, parece que arrefece naquele pequeno periodo...
Curiosamente agora a hora de almoço cheguei junto dela, puxei o ar, não acelarei, não a deitei, dei ao start e ficou a trabalhar certinha... hoje ainda não tinha andado
Vá lá perceber isto
Curiosamente as vezes quase em desespero e pensando que a gasolina não chega ao carburador enrolo o punho 3 ou 4 vezes e depois quando pega cheira um bocado a gasolina e parece que (e se calhar tá) afogada
Mas hoje nem toquei no acelerador
Só sei dizer que não existe um padrão que eu possa seguir para descobrir a avaria.
Isto é estranho Já havia dito que esse hábito de "enrolar o punho" antes de a pôr a trabalhar é um mau hábito. - António Martins escreveu:
...
Boas,
Já me lembei de retirar a cabeça e rodar as válvulas, aproveitava e substituia também os vedantes...
Vamos ver... ontem a noite pegou muito bem não se percebe
Entanto quando chegarem as falanges logo vejo como ela se anda a comportar, se andar com a mesma manha, vai levar uma revisão geral desde carburador, falanges até as válvulas.
Cumps Com tanto monta e desmonta, ainda não mediram a compressão do motor porquê?? Um manómetro desses é uma ferramenta que se encontra em qualquer oficina minimamente decente... Só após se fazer isso é que se deve pensar em abrir o motor. | |
| | | António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qua Jan 11, 2012 6:26 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
António, não questiono nem contesto os teus conhecimento de mecânica. Mas há alguns pormenores que me deixam perplexo...
- António Martins escreveu:
... Olá Rui,
O meu filtro está limpo, de resto importa referir de depois de pegar a mota puxa bem, aguenta-se ao relanti, enfim tem um funcionamento normalissimo, e esta situação de parar aconteceu só uma vez.
A nível de carburação não sei se terá alguma influência, mas a mota tem um filtro de ar K&N e uma ponteira Pulsar.
Cumps. Não achas que estas intervenções são mais que suficientes para necessitar de um ajuste na carburação?
- António Martins escreveu:
Ainda não tinha pensado nisso, mas faz sentido... antes de mais vou carregar a bateria, e depois ensaio, ou então dou encosto com as de 180Ah que tenho cá dos camiões ...
Obrigado pela ajuda Um "encosto de bateria" destes pode ser o suficiente para "fritar" o circuito eléctrico todo. No mínimo o regulador de tensão leva logo uma valente tareia
- António Martins escreveu:
- Boas,
A minha depois de inúmeras tentativas, limpeza do carburador, mudança de vela e afinação das válvulas ficou melhor, mas o ideal para pegar bem ao fim de vários dias parada é tombá-la para o lado esquerdo até entornar um pouco de gasolina pelo carburador. Já a DTR tinha a mesma manha.
É remédio santo
Abr Referes que a moto fez uma visita à oficina. Porque é que não veio de lá a funcionar correctamente??
- António Martins escreveu:
- Boas,
então é assim, a Té não sei se é do frio tem andado novamente bastante constipada ou seja custa a pegar para caraças.
Ontem inutilizei a bomba deitei-a para o lado, entornou gasolina, e custou bastante a pegar... de referir que tenho o depósito quase cheio, portanto não se põe o problema de falta de gasolina no carburador
fui dar uma volta, puxa o normal, ou seja, muito bem, não soluça, não falha, aguenta-se ao relanti certinha, tudo normal, fiz uns 10 ou 15 quilómtetros ainda estiquei um bocado entretanto parei... 3 minutos... a seguir custou outra vez bastante a pegar.
Já não sei o que pensar disto, mas da bomba não é quase de certeza, a bateria tem carga que chega, aliás se lhe der encosto com outra não noto o motor de arranque a rodar mais depressa..
Não me parece que seja falta de gasolina até porque ela puxa muito bem...
Li que a XT do Jarod custava a pegar e era das falanges, já tou tentado a exprimentar...
A vela ainda não tem um ano
Preciso de ajuda....
Pelos vistos aqui tinhas a certeza que a bomba estava a funcionar correctamente. O que te fez mudar posteriormente de opinião?
- António Martins escreveu:
- Edgar escreveu:
Mas se puxares o ar ela pega imediatamente ou não ???
A quente? demora um pouco mas pega, parece que arrefece naquele pequeno periodo...
Curiosamente agora a hora de almoço cheguei junto dela, puxei o ar, não acelarei, não a deitei, dei ao start e ficou a trabalhar certinha... hoje ainda não tinha andado
Vá lá perceber isto
Curiosamente as vezes quase em desespero e pensando que a gasolina não chega ao carburador enrolo o punho 3 ou 4 vezes e depois quando pega cheira um bocado a gasolina e parece que (e se calhar tá) afogada
Mas hoje nem toquei no acelerador
Só sei dizer que não existe um padrão que eu possa seguir para descobrir a avaria.
Isto é estranho Já havia dito que esse hábito de "enrolar o punho" antes de a pôr a trabalhar é um mau hábito.
- António Martins escreveu:
...
Boas,
Já me lembei de retirar a cabeça e rodar as válvulas, aproveitava e substituia também os vedantes...
Vamos ver... ontem a noite pegou muito bem não se percebe
Entanto quando chegarem as falanges logo vejo como ela se anda a comportar, se andar com a mesma manha, vai levar uma revisão geral desde carburador, falanges até as válvulas.
Cumps Com tanto monta e desmonta, ainda não mediram a compressão do motor porquê?? Um manómetro desses é uma ferramenta que se encontra em qualquer oficina minimamente decente... Só após se fazer isso é que se deve pensar em abrir o motor. Ok, uma coisa de cada vez então Quando comprei a moto ela já vinha com o filtro e com o escape, tudo isto foi montado num concessionário Yamaha, onde ela foi sempre assistida, penso portanto que os devidos ajustes devem ter sido feitos. O dar encosto com uma bateria mais forte é verdade já dei, mas com uma bateria de 70 Ah, porque não tenho nada com nenhuma bateria + pequena, mas por enquanto o circuito eléctrico tá a trabalhar bem. Relativamente a oficina tens razão, devia ter lá ido mais tarde queixar-me porque paguei cento e qualquer coisa euros e fiquei quase na mesma, mas curiosamente quando de lá saíu vinha bem e depois passado uns dias voltou ao mesmo. Repara que estas situações tem um espaço temporal superior a um ano, desde a primeira vez que ela começou a custar a pegar até agora e com a bomba de gasolina passou-se isso mesmo, tenho que começar por algum lado e como o problema não é objectivo qualquer pequena coisa pode fazer a diferença, e como tal estou a começar pelo mais fácil. Dizes e bem que não se deve enrolar o punho para meter a trabalhar, eu normalmente não o faço, só que com todos estes problemas dou-lhe 2 ou 3 gazadas na esperança de chegar alguma gasolina à vela, tentando não a afogar obviamente. Eu não falei em abrir o motor, falei sim caso necessário rodar as válvulas e substituir os vedantes, relativamente a medir a compressão não me parece que seja necessário, não existe um consumo de óleo exagerado nem tão pouco a moto puxa mal, por outro lado não sei se existe um valor padronizado que sirva de referência, porque quando estamos a falar de motores multicilidros aí sim por comparação dá para ver se um cilindro tem mais ou menos compressão do que os restantes. Vou dando noticias, Um abraço | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qua Jan 11, 2012 6:51 pm | |
| Boas; Continuo a achar que o que se passa é um problema de carburação. Ao teres um filtro de ar e um escape mais aberos, ficas com a carburação mais "melindrosa" e mais difícil de apurar. o que não quer dizer que seja impossível pôr a moto a funcionar correctamente com os elementos que tem montados. Já passei por experiências semelhantes numa TDM 850. Actualmente tenho uma em estado muito próximo do original e que se tem revelado um verdadeiro descanso. Não tem a performance da anterior, mas funciona muito melhor. - Se a membrana da bomba estiver boa e esta estiver sem qualquer fuga e funcionar, podes eliminar logo à partida essa perocupação. - As flanges também são elementos fáceis de confirmar o seu estado. - O carburador pode ser desmontado e ver o estado dos seus componentes tais como a agulha e gicleurs. - Suponho que a moto tenha uma vela adequada e sobre isso não vale a pena pensar mais nesse elemento. - Para medir a taxa de compressão, basta usar o mesmo procedimento que se usa em qualquer motor. na fixha técnica da moto está definido um valor para esse parâmetro.
Após verificar o que acima referi, deve estar a funcionar correctamente.
Os diagnósticos por este meio são sempre limitados e pouco rigorosos. Mas é sempre possível elaborar um plano para se resolver o problema. Os problemas resolvem-se de forma criteriosa.
Espero que em breve voltes a ter a tua moto em grande forma. | |
| | | António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qui Jan 12, 2012 8:41 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Continuo a achar que o que se passa é um problema de carburação. Ao teres um filtro de ar e um escape mais aberos, ficas com a carburação mais "melindrosa" e mais difícil de apurar. o que não quer dizer que seja impossível pôr a moto a funcionar correctamente com os elementos que tem montados. Já passei por experiências semelhantes numa TDM 850. Actualmente tenho uma em estado muito próximo do original e que se tem revelado um verdadeiro descanso. Não tem a performance da anterior, mas funciona muito melhor. - Se a membrana da bomba estiver boa e esta estiver sem qualquer fuga e funcionar, podes eliminar logo à partida essa perocupação. - As flanges também são elementos fáceis de confirmar o seu estado. - O carburador pode ser desmontado e ver o estado dos seus componentes tais como a agulha e gicleurs. - Suponho que a moto tenha uma vela adequada e sobre isso não vale a pena pensar mais nesse elemento. - Para medir a taxa de compressão, basta usar o mesmo procedimento que se usa em qualquer motor. na fixha técnica da moto está definido um valor para esse parâmetro.
Após verificar o que acima referi, deve estar a funcionar correctamente.
Os diagnósticos por este meio são sempre limitados e pouco rigorosos. Mas é sempre possível elaborar um plano para se resolver o problema. Os problemas resolvem-se de forma criteriosa.
Espero que em breve voltes a ter a tua moto em grande forma. Ontem à semelhança do dia anterior puchei o choke e foi a primeira, demorou para ai uns cinco segundos a pegar, ao fim de 20 segundos fecho o ar e tá a bombar. Agora vou ver se todos os dias continua a pegar assim, depois monto a bomba de gasolina e vou verificar dia a dia. Mas custe o que custar há-de ficar boa. Abr | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Qui Jan 19, 2012 9:49 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- António Martins escreveu:
Ainda não tinha pensado nisso, mas faz sentido... antes de mais vou carregar a bateria, e depois ensaio, ou então dou encosto com as de 180Ah que tenho cá dos camiões ...
Obrigado pela ajuda Um "encosto de bateria" destes pode ser o suficiente para "fritar" o circuito eléctrico todo. No mínimo o regulador de tensão leva logo uma valente tareia
Boas já agora um off-topic podes encostar com 180 200 300 500 ou 10000Ah , que não vais ter problema absolutamente nenhum desde que seja 12v ! O motor de arranque apenas tira da bateria aquilo que precisa nem mais um amper! Aliás quanto mais carga tem a bateria menos tem o gerador e regulador que trabalhar para compensar a descarga ! Por isso uma bateria velha esforça o regulador ! Agora se encostas 24v ou mais é outro assunto ou ligado com cabos a um carro a trabalhar por exemplo pode ser prejudicial Nuno | |
| | | António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Sex Jan 20, 2012 8:54 am | |
| - webmonstro escreveu:
- Johnny_1056 escreveu:
- António Martins escreveu:
Ainda não tinha pensado nisso, mas faz sentido... antes de mais vou carregar a bateria, e depois ensaio, ou então dou encosto com as de 180Ah que tenho cá dos camiões ...
Obrigado pela ajuda Um "encosto de bateria" destes pode ser o suficiente para "fritar" o circuito eléctrico todo. No mínimo o regulador de tensão leva logo uma valente tareia
Boas já agora um off-topic podes encostar com 180 200 300 500 ou 10000Ah , que não vais ter problema absolutamente nenhum desde que seja 12v !
O motor de arranque apenas tira da bateria aquilo que precisa nem mais um amper!
Aliás quanto mais carga tem a bateria menos tem o gerador e regulador que trabalhar para compensar a descarga ! Por isso uma bateria velha esforça o regulador !
Agora se encostas 24v ou mais é outro assunto ou ligado com cabos a um carro a trabalhar por exemplo pode ser prejudicial
Nuno
Boas Nuno, Eu também tinha essa ideia, mas como não tinha a certeza... calei-me, aliás eu já dei dezenas de encostos de bateria nas máquinas e camiões e nunca tive problemas com alternadores ou o que fosse, mas na mota não conheço tão bem o funcionamento e existe sempre algum receio. Claro que se deres encosto de uma máquina ou camião com duas baterias ligadas em paralelo que te debita 24V à saída dos bornes a um equipamento que trabalhe a 12V, fritas logo qualquer coisa. Abr | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Sex Jan 20, 2012 9:39 am | |
| - webmonstro escreveu:
Boas já agora um off-topic podes encostar com 180 200 300 500 ou 10000Ah , que não vais ter problema absolutamente nenhum desde que seja 12v !
O motor de arranque apenas tira da bateria aquilo que precisa nem mais um amper!
Aliás quanto mais carga tem a bateria menos tem o gerador e regulador que trabalhar para compensar a descarga ! Por isso uma bateria velha esforça o regulador !
Agora se encostas 24v ou mais é outro assunto ou ligado com cabos a um carro a trabalhar por exemplo pode ser prejudicial
Nuno
Boas; Se acham que não faz mal nenhum, continuem... Algum dia têm um resultado engraçado. Mas então porque é que referes que pode haver problemas se estiver ligado com um carro a trabalhar??? A grande maioria dos carros funciona com 12V, tal como a maioria das motos... | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar Sex Jan 20, 2012 10:53 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- webmonstro escreveu:
Boas já agora um off-topic podes encostar com 180 200 300 500 ou 10000Ah , que não vais ter problema absolutamente nenhum desde que seja 12v !
O motor de arranque apenas tira da bateria aquilo que precisa nem mais um amper!
Aliás quanto mais carga tem a bateria menos tem o gerador e regulador que trabalhar para compensar a descarga ! Por isso uma bateria velha esforça o regulador !
Agora se encostas 24v ou mais é outro assunto ou ligado com cabos a um carro a trabalhar por exemplo pode ser prejudicial
Nuno
Boas;
Se acham que não faz mal nenhum, continuem... Algum dia têm um resultado engraçado. Mas então porque é que referes que pode haver problemas se estiver ligado com um carro a trabalhar??? A grande maioria dos carros funciona com 12V, tal como a maioria das motos... É simples as baterias são depósitos de energia (imagina como um depósito de agua por exemplo) alternadores, geradores, dinamos , criam energia (na verdade transformam energia cinética em energia eléctrica) Se colocares uma lâmpada de 5w ligada a bateria de 10Amperes ele dura algumas horas até descarregar a bateria mas se colocares a mesma lâmpada ligada a uma bateria de 500A ele dá a mesma luz apenas dura mais tempo antes de descarregar,mas não vai queimar ! Se ligares uma lampada de 12v a uma bateria de 24v ..... queima logo !! Dito em termos leigos , amperes representam a quantidade de energia disponível Os voltes representam a potencia ou força dessa energia ! No caso de dar um encosto com um carro a trabalhar é que pode haver problema porque os reguladores tentam regular um pouco acima de 12v (tipicamente 13 -14v) mas pode haver alguma diferença de aparelho para aparelho de marca para marca O alternador do carro pode regular a 14.2-14.4V e da mota pode estar a tentar regular a 13.8 e depois o regulador da mota vai tentar compensar essa voltagem e vai estar em esforço acabando por queimar Agora uma bateria de 12v é sempre 12v (quanto muito pode ter descarregado e ter menos mas nunca vai ter mais) Nuno | |
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| Assunto: Re: XT660Z com dificuldade em acordar | |
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| | | | XT660Z com dificuldade em acordar | |
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