Assunto: Re: Diário de uma KLE II Qui Abr 30, 2015 12:57 pm
Johnny_1056 escreveu:
ET600 escreveu:
@Jorge,
Para rodar as valvulas podias ter usado um berbequim elétrico com um bocado de tubo de gasolina...
Fácil, barato e bem feito...
Boas; Cuidado com essas soluções expeditas!! Dessa forma arriscas-te a desbastar mais do que realmente é necessário e mandar o material todo para o lixo.
Já a solução do Jorge me deixa de pé atrás, as válvulas devem ser rodadas na vertical com a ventosa colada na base de modo a que o desbaste seja maioritariamente causado pelo atrito resultante do peso próprio do conjunto sem necessidade de fazer força. O motivo é exactamente promover o desbaste lento até à correcta vedação da válvula. Por tudo isto, uma culassa de 16 válvulas bem rodadas pode significar um dia de trabalho.
Viva @Johnny_1056,
Calma... Falo por experiência... Com um berbequim de bateria regulado para o mínimo e cerca de 10cm de tubo de gasolina na ponta... Não estragas mesmo nada, porque o tubo é flexível e está sempre a sair dos agarres do berbequim... Ou seja a pressão é sempre a mesma, a velocidade tambeme funciona como fusível casa estejas a exagerar... Tudo feito com conta peso e medida...
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Qui Abr 30, 2015 2:38 pm
Boas; ET600, fico sempre de pé atrás em relação a esses procedimentos... Não se trata de ser possível ou não, de ficar bem ou mal feito; apenas potencia a probabilidade de fazer asneira... Um bocado como as chaves pneumáticas, são boas, ajudam imenso principalmente na desmontagem; mas podem causar muita m#rda quando mal manuseadas ou manuseadas por alguém com pouca sensibilidade. Sei que é um exemplo um bocado mais "grosseiro", mas é semelhante no efeito.
Pela parte que me toca, continuo a ser um fiel defensor das coisas à "velha maneira", os resultados são sempre satisfatórios. Apesar de dares cabo das "unhas".
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Sex maio 01, 2015 9:47 am
Boas,
Realmente a posição não é a melhor e obrigou-me a fazer de Van Damme
Mas não invalidou de ficarem bem rodadas porque enquanto "esfregava" as mãos, em simultâneo puxava para mim. Ainda pensei em utilizar um berbequim, mas não quis arriscar em virtude de o único que tenho a funcionar não ter regulação de velocidade nem inversão.
Demorei em cada válvula sensivelmente 20min, onde fui alterando a posição inicial e coloquei massa por 3 vezes e rodando até deixar de ouvir aquele ruído característico tipo "areia"
Quando tiver os vedantes logo testo a vedação delas e caso haja alguma que não vede leva outra dose
Obr
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Sex maio 08, 2015 12:51 pm
Felizmente os segmentos encostam perfeitamente, os cilindros já foram despolidos e falta-me agora "facea-los" sobre uma folha de lixa fina sobre um vidro
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Jun 14, 2015 1:37 pm
Habemus Kawa
Paulo Neto
Moto : KLE 500
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Jun 14, 2015 1:39 pm
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Jun 14, 2015 7:13 pm
Obrigado Paulo
E a tua como é que está??
Na minha tudo aconteceu por eu ter tirado o tensor para ver como estava. Apesar de ter seguido à risca o que vem indicado no manual que diz para se colocar o volante do motor em "C", o certo é que nessa posição os martelos de admissão do 2º cilindro ficam a pressionar ligeiramente e foi o suficiente para ter passado dentes ao colocar novamente o tensor e o motor ter ficado descomandado.
Marquei um ponto no volante numa posição onde todos os excêntricos ficam voltados para cima.
Por isso aconselho a tirarem a tampa das válvulas e a verem como ficam os excêntricos antes de tirarem o tensor fora, e já agora marquem com um punção o local no volante do motor para futuras intervenções.
Paulo Neto
Moto : KLE 500
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Jun 14, 2015 8:41 pm
a minha está top...
depois de levar o cdi, bateria e regulador, ficou impecavel...ainda vai ter de levar um conta rotações que tambem deu o peido...não passa das 3000. as 1500 equivale as 5000. deve ter desmagnetizado qualquer coisa lá dentro. quando tiver mais folgado mando vir um painel completo do ebay...50€. tambem não é que faça muita falta, mas gosto de ver aquilo a trabalhar. a lição saiu me cara. por isso já sabem...bateria inchada é sinonimo de que esta a levar corrente a mais... o regulador estava a debitar 18v. a minha sorte é que vou a casa do Leitão e ensaio lá tudo.
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Dom Jun 14, 2015 11:21 pm
Ainda bem que KLE regressou à boa forma
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Seg Jun 15, 2015 8:13 am
Já temos KLE
belo trabalho
partner
Moto : Aquela máquina XT 660 2005
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Seg Jun 15, 2015 9:03 am
Paulo Neto escreveu:
a minha está top...
depois de levar o cdi, bateria e regulador, ficou impecavel...ainda vai ter de levar um conta rotações que tambem deu o peido...não passa das 3000. as 1500 equivale as 5000. deve ter desmagnetizado qualquer coisa lá dentro. quando tiver mais folgado mando vir um painel completo do ebay...50€. tambem não é que faça muita falta, mas gosto de ver aquilo a trabalhar. a lição saiu me cara. por isso já sabem...bateria inchada é sinonimo de que esta a levar corrente a mais... o regulador estava a debitar 18v. a minha sorte é que vou a casa do Leitão e ensaio lá tudo.
" />
boas posso estar enganado mas parece que esta mota não me é estranha,compraste aqui em aveiro usada?
Paulo Neto
Moto : KLE 500
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Seg Jun 15, 2015 11:25 am
comprei-a em faro, mas sou de aveiro. costumas passar em mataduços???
partner
Moto : Aquela máquina XT 660 2005
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Seg Jun 15, 2015 12:09 pm
Paulo Neto escreveu:
comprei-a em faro, mas sou de aveiro. costumas passar em mataduços???
sim vivo em mataduços,quanto á mota então é outra tinha um amigo que tinha uma igual na altura ofereci 1500€ não aceitou passado uns meses vendeu por esse preço,mas gosto mais das teneres.
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Seg Jun 15, 2015 8:24 pm
Notas apontes, para desmontar o tensor, tira-se primeiro a tampa das válvulas para poder verificar concretamente o ponto morto da distribuição
Eu na minha não o tirei porque não encontrei motivos para desconfiar dos km'se e guiei-me pelos itens da revisão dos 24000km e não achei necessidade de o retirar. (Também é verdade que tinha receio de vir a precisar de junta nova e esperar uma eternidade )
Agora é a sete e meio que encosta às boxes para receber mimos
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE II Ter Jun 16, 2015 7:22 pm
Paulo Neto escreveu:
a minha está top...
depois de levar o cdi, bateria e regulador, ficou impecavel...ainda vai ter de levar um conta rotações que tambem deu o peido...não passa das 3000. as 1500 equivale as 5000. deve ter desmagnetizado qualquer coisa lá dentro. quando tiver mais folgado mando vir um painel completo do ebay...50€. tambem não é que faça muita falta, mas gosto de ver aquilo a trabalhar. a lição saiu me cara. por isso já sabem...bateria inchada é sinonimo de que esta a levar corrente a mais... o regulador estava a debitar 18v. a minha sorte é que vou a casa do Leitão e ensaio lá tudo.
Essa motinha está um Must
Já ficou mais que comprovado que um voltímetro é importante ter na moto. sem ele um gajo arrisca a passar pelo que te aconteceu e gastar uma pipa de massa
Pmvpires escreveu:
Ainda bem que KLE regressou à boa forma
Parece que sim, ainda pouco tempo tive para a experimentar, mas da volta que dei acho que ficou em forma
Edgar escreveu:
Já temos KLE
belo trabalho
Obrigado
O ultimo passeio CXTP que deu foi neste organizado por ti que curiosamente a moto ficou pronta quando voltas-te anunciar a 2ª edição no "caras"
javleitao escreveu:
Notas apontes, para desmontar o tensor, tira-se primeiro a tampa das válvulas para poder verificar concretamente o ponto morto da distribuição
Eu na minha não o tirei porque não encontrei motivos para desconfiar dos km'se e guiei-me pelos itens da revisão dos 24000km e não achei necessidade de o retirar. (Também é verdade que tinha receio de vir a precisar de junta nova e esperar uma eternidade )
Agora é a sete e meio que encosta às boxes para receber mimos
Com o ponto que marquei já não há "enganos". Só estranho é ser possível acontecer uma coisa destas seguindo o manual, mas enfim
A junta até com um bocado de cartolina fazes, caso não arranjes papel para o efeito.