Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Abr 09, 2015 10:33 pm
Grande galo
Ler um relato de um problema destes num universo de 4 ou 5 motas deste modelo deixa-me apreensivo Mas olha que eu em 1000 km's não precisei de atestar óleo, coisa que eu não soube o que era na XT, XTZ e TT
Com calma consegues meter isso em boas condições. Por cá pode não haver praticamente nada para estas motas, mas por exemplo na Alemanha arranja-se muita coisa
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Diário de uma KLE Qui Abr 09, 2015 11:00 pm
Boas; Jorge, mais uma vez te digo para teres calma. Mesmo as correntes de distribuição e primária mudam-se de houver motivos para isso, se não houver não se mudam, pode não ser preciso. Não podes começar a pensar assim porque senão começas por mudar isto, mais aquilo, mais a outra coisa e já agora também isto e garanto-te que consegues derreter mais dinheiro do que vale a moto no seu conjunto total. Calma homem!!
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Abr 10, 2015 2:45 am
Leitão, também temos de ver que são dois cilindros, e com menos de metade do diâmetro, talvez por isso seja mais difícil consumir óleo
O que me esta acontecer é de certeza um caso pontual, este motor é conhecido pela fiabilidade e resistência, não e a toa que é utilizado em tantos modelos da marca. Mas coincidência ou não, o cilindro "doente" é o que tem o coletor mais extenso, coisa que não acontece em mais nenhum modelo.
Johnny, pelo menos a corrente do primário devia de ser trocada que já faz zuada, mas de qualquer maneira estou só a fazer contas de cabeça, certezas só depois de abrir.
Mas eu estou calmo, fod1#0, mas calmo!
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Diário de uma KLE Sex Abr 10, 2015 9:25 am
Boas; Jorge, esquece essa teoria do cilindro com o colector maior, não vás por aí. Quanto à corrente, tens mesmo a certeza que a zoada vem daí? Não te esqueças que esses motores sempre foram ruidosos de funcionamento. Calma, ph#didos todos nós ficamos quando nos acontece uma coisa semelhante. O valor está na capacidade de resolver o problema e seguir em frente.
Lisboeta
Moto : TTR 250 RAID
Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Abr 11, 2015 9:20 am
Quanto mais não seja, é uma boa oportunidade para tratar dela de maneira a que fique porreira por muitos mais kms, quando se tem um problema destes numa mota tão fiável, sabemos que quando estiver resolvido não volta a acontecer :).
Às vezes parece pior do que é, força nisso Jorge, não tarda nada tá a Kleo pronta pas voltinhas mais saudável que nunca
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Abr 11, 2015 9:52 am
Boas Johnny,
Esta teoria é resultado de uma busca desesperada pelo o que poderá ter acontecido. Continua a fazer-me confusão como é que de um momento o para outro tenho uma moto funcional, coloco um kit novo de reparação nos carburadores, as velas queimam, a moto deixa de ser a mesma falhando constantemente, e ainda venho a saber que um dos cilindros tem agora menor s 2,3 kg.
Quanto a corrente do primário, quando comprei a moto já se ouvia qualquer coisa vindo do lado da embraiagem e habituado à XTZ 660 imaginei que fosse do carreto da bomba de óleo e só vim a saber o que causava aquele ruído quando abri a tampa e descubro que a corrente é daquele lado quando eu pensava ser do lado oposto, que a bomba de óleo é no cárter e não ali, e que afinal quem faz aquele ruído é a corrente por já ter uma folga considerável como se pode ver no video que já tinha postado
Agora se pode andar assim ou se é preferível trocar é que já não sei
Mas com calma as coisa vão se resolver
Tens razão Lisboeta, às vezes as coisas são mais simples do que imaginamos... eu estou a contar que seja esse o caso. Mas se não for é para a pôr a funcionar como deve de ser.
Paulo Neto
Moto : KLE 500
Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Abr 11, 2015 12:57 pm
Na minha opinião isso é pouca folga... não és gajo de andar a dar gazadas e arranques a fanjo, por isso não justifica tar a mexer...só se tiveres que mexer em alguma coisa que implique tirar a correia fora. Quanto ao desacerto do motor não acho que tenha haver com a compressão. A minha xt350 mamava 1L por cada 300km e trabalhava certinha, até puxava bem. Ve mas é a afinação dos carburadores. Já tive um problema parecido na Té e era o diafragma trilhado e deixava passar ar. Nao quer dizer nada... mas continuo a dizer que acho muita quincidencia a mota ter ficado assim depois de teres reparado o carburador.
Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Abr 11, 2015 4:27 pm
Boas Aqui vai a minha modesta opinião sendo que se destina exclusivamente para ajudar ao esclarecimento da anomalia da cleo. Anomalia nos carburadores? posta de parte porque utilizas-te outro conjunto de carburadores (gpz) Afinação dos mesmos?? também posta de parte. alem de tu o fazeres corretamente ainda assim levaste-a ao "Deitado" e... afinação, sincronismo etc, etc tirado a limpo. Então dizes tu:
@jorge "Continua a fazer-me confusão como é que de um momento o para outro tenho uma moto funcional, coloco um kit novo de reparação nos carburadores, as velas queimam, a moto deixa de ser a mesma falhando constantemente"
Ora aqui entro eu e digo: "Lixo" Algum lixo, objeto estranho, limalha, coisa do género durante a intervenção nos carburadores. Quando colocas o motor a trabalhar este (lixo) é martelado por uma válvula ou mais e provoca mau assentamento da ou das mesmas. Resultado: falta de compressão, relantim irregular ou até inexistente.
Nota que isto é apenas uma suposição que apenas deverá ser levada como tál.
A limpo mesmo só com a colaça cá fora e invertida na horizontal, retiradas as cames mas com as válvulas/molas e velas ainda no lugar. Coloca-se agua na zona das válvulas (cheio) depois dá-se umas gatilhadelas com a pistola de sopro para dentro da admissão e no escape. Se tiver mau assentamento vai borbulhar na agua e esta feita a prova das 9
Resultado: trabalho em desmontar e montar, rodar válvulas. Custo: mão de obra 1 junta de cabeça e liquido de radiador.
Vamos ver quando passa este filme no youtube.
Abraço
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Sáb Abr 11, 2015 5:14 pm
@Paulo Neto
Realmente não sou gajo para gazadas, não sei se o anterior dono o foi mas o certo é que a corrente está com folga aos 30.000km. Não sei avaliara se a folga é ou não grande, ainda não encontrei referencia a isso no manual mas depois de ver o que é necessário fazer para a trocar ficou completamente fora do meu pelouro fazer tal coisa, porque implica desmanchar praticamente o motor todo como se vê na foto...
Quanto à compressão, pelo que li não devemos ter nenhum cilindro com mais de 15% de quebra de pressão e ele está com 30%, também não deve existir entre cilindros uma diferença maior que 10% e eu tenho 17%.
Nos carburadores posso afirmar que não há problemas, foi tudo revisto, assoprado e desentupido, os oringues estão bons, a vedação também e a única coisa que tinham era um desequilibro entre eles que já foi corrigido no Deitado. A propósito disso, quero fazer um calibrador caseiro que vi na net utilizando uma mangueira transparente para não ter que andar com a moto meia desmanchada sempre que necessito de calibrar os carburadores.
@ggtuga
Depois de ler o teu post deu-me cá uma vontade de ir desmontar tudo...
Mas não posso, tenho que estar em repouso por causa da cirurgia de ontem, e estou em vias de comprar um compressometro para realizar todos aqueles teste que vi no link que tu me mandas-te, e que fala que sem desmontar um motor se consegue saber se a fuga de compressão é pelos segmentos ou pelas válvulas. Só depois disso meto mãos à obra.
Obr
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Abr 12, 2015 1:20 am
Jorge escreveu:
... ...
Com o cilindro esquerdo com menos 2,3 e o direito com menos 1,3 quilos não há volta a dar.
... ...
Jorge escreveu:
... ...
A folga das válvulas já eu vi como referi na pag. anterior e corrigi 3 delas, acho que o fiz corretamente ... ...
ggtuga escreveu:
... ...
Ora aqui entro eu e digo: "Lixo" Algum lixo, objeto estranho, limalha, coisa do género durante a intervenção nos carburadores. Quando colocas o motor a trabalhar este (lixo) é martelado por uma válvula ou mais e provoca mau assentamento da ou das mesmas. Resultado: falta de compressão, relantim irregular ou até inexistente.
... ...
Tenho estado a ler os posts anteriores e foi logo o que pensei também
mas tinha pensado em ser as valvulas de escape devido a carvão e quando elas rodam podem ocasionalmente vedar e depois no segundo a seguir deixar de vedar
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: com duas velas novas deves conseguir perceber qual Dom Abr 12, 2015 9:43 am
Com duas velas novas devedor conseguir perceber qual cilindro esta a afalhar Já agora experimenta o seguinte, troca as bobines e c da esquerda para a direita
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Abr 12, 2015 11:25 am
@Edgar A ser "lixo" acho que só pode ser carvão mesmo porque se entrou alguma coisa enquanto andei no monta desmonta, só pequenos pedaços da mangueira que me chegaram a entupir a agulha de nível, mas esses acho que só causariam problemas se conseguissem meter-se entre os segmentos e o cilindro
@webmonstro Não percebi a tua ideia Nuno. A moto não está a falhar, não se consegue é ter relantim, tanto fica acelerada como a seguir vai abaixo. Com o vácuometro ligado no cilindro esquerdo, este dá uma leitura "oxilante", foi isso que nos levou a medirmos a taxa de compressão.
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Abr 12, 2015 11:58 am
Isso parece mesmo fuga de ar nesse lado, falange ou diafragma
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Abr 12, 2015 1:49 pm
Já troquei as falanges esquerda pela direita, já utilizei os diafragmas da Kle e da Gpz, mas nada
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Diário de uma KLE Dom Abr 12, 2015 2:29 pm
É caso para dizer; nem 8 nem 80
Em vez do tradicional depósito de 16 LT este camarada comprou este depósito de 39 lt todo em alumínio feito à mão pelo Bernd Nutowt que utilizou no Paris Dakar de 1994 onde participou com uma Kle 500 mas que problemas de saúde não foi alem do 4 estágio.