Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Diário de uma KLE

Ir para baixo 
+46
Nuno_Dias
Vq73
Jacc
Luis Carrasco
BMLG
knight250
jagyver
Gil
Lisboeta
pedrof
Nelson.alex
AndreM
Nuno Machado
miguelsantos
zxr750
hugobruno
Paulo Neto
jsantosvco
neves
M4rco
D_Zaster
paulo
frdsilva
rickyFMX
Bruno Mourato
Duncan
mont3z
BC
Migpedro
Nuno.Cruz
samurai19
krieg
rix
Flat_Out
ET600
Ricardo Nogueira
Ricardo Cardim
Pmvpires
Edgar
javleitao
ACordeiro
Lupan
RuiF
Moutinho
Johnny_1056
webmonstro
50 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 35 ... 67  Seguinte
AutorMensagem
Ricardo Cardim
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Ricardo Cardim


Moto : Xt 600 E 2002

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeQua Dez 04, 2013 10:18 pm

Acima de tudo faz o que te apetecer para que sintas bem( o maior Diário de uma KLE - Página 4 928393 ) nela.
Essencialmente é para nós donos gostar-mos.
Com isto não quero dizer que metas fitinhas cor de rosa na mota Diário de uma KLE - Página 4 356776 
Quanto á cor...Epá tambem acho que não seja a tua cara Diário de uma KLE - Página 4 1520770646 
Não é horrível mas...
Resumindo. Mete lá isso à tua maneira e faz ai um relato digno pa depois ver as imbejosas Diário de uma KLE - Página 4 796959 
Diário de uma KLE - Página 4 919911 Diário de uma KLE - Página 4 919911 Diário de uma KLE - Página 4 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Nuno_Dias



Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeQui Dez 05, 2013 9:09 am

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Jorge, deixa-te de cenas!!!
O que é que vais ganhar em tirar as tampas?? Deixa estar as tampas em paz!!! Até entendo que queiras arranjar umas mais velhas para andar com elas em todo-terreno para poupar as que tens, agora tirá-las para quê???

Se alterares a posição do vaso de expansão, corres esse risco...Diário de uma KLE - Página 4 37087 

Pensa antes em arranjar uns bons poisa-pés, molas progressivas (como já referes9, um guiador que se adapte melhor à tua posição, pneus, etc. Enfim, coisas que realmente melhoram a moto.
X2!!!!
Ao invés de tirares as tampas, corta mas é uma cadeira de escritório e faz uns suporte de malas e assim as tampas já não riscam ou partem!
Relativamente á pintura, vou dar uma sugestão: Porque não colocas Vinil? É barato, fazes tu, mudas sempre que quiseres, não estragas a pintura original etc...Se quiseres dou uma ajuda a colocar!
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeQui Dez 05, 2013 12:55 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Jorge, deixa-te de cenas!!!
O que é que vais ganhar em tirar as tampas?? Deixa estar as tampas em paz!!! Até entendo que queiras arranjar umas mais velhas para andar com elas em todo-terreno para poupar as que tens, agora tirá-las para quê???

Se alterares a posição do vaso de expansão, corres esse risco...Diário de uma KLE - Página 4 37087 

Pensa antes em arranjar uns bons poisa-pés, molas progressivas (como já referes9, um guiador que se adapte melhor à tua posição, pneus, etc. Enfim, coisas que realmente melhoram a moto.
Quando optei por comprar esta moto já sabia que nunca mais iria reaver a dinheiro investido nela, o mesmo ia acontecer na Té mas achei que não era aquela a tal para isso. Esta moto é para ser alterada a gosto, não gosto de estragar nada e normalmente todas as alterações que faço são reversivas, mas nesta moto se for preciso cortar e alterar vai acontecer, porque não estou para gastar dinheiro a comprar outras peças para o efeito e manter estas de lado a pensar numa futura venda, até porque em motos destes valores o tar de origem ou não representa uma diferença de uns 200 euros, e no meu caso que tenho usufruído de tantas elas e o único prejuízo que tenho tido é o pôr em meu nome já vai sendo altura de pagar o uso que lhes dou.

Agradeço-te o alerta em relação ao vaso, mas acho que mesmo assim vou experimentar, até porque a logica diz-me que se não temos problemas em planos inclinados a partida não deve ser grave e se fôr venho depois dar a mão à palmatória.

Sugeriste umas coisas que vou pensar em colocar assim que possa, as molas já estavam na lista mas agora o guiador e as peseiras também vão.


krieg escreveu:
Boa sorte com a máquina Jorge.

A Kawasaki tem um cantar diferente das outras motos. Tem outra mística.

Aguardo a próxima troca.  Diário de uma KLE - Página 4 796959 Diário de uma KLE - Página 4 796959 

Obrigado amigo, 2 cilindros é outro som e aquele tem em cantar porreiro.

Quanto à próxima espero que seja daqui a muito tempo...



samurai19 escreveu:
Parabéns pela menina, gosto bastante do modelo, qdo comprei a minha, a Versys tb era uma das hipóteses, mas na altura não havia a amarela para entrega, que era a que eu queria Diário de uma KLE - Página 4 945103 

Grande aventura essa viagem de regresso Diário de uma KLE - Página 4 307869 
Tenho pena que a altura tenha sido tão má para mim devido a problemas familiares, senão tinha ido contigo buscá-la Diário de uma KLE - Página 4 17768 Diário de uma KLE - Página 4 631474 

Boa sorte com ela, tenho de te ir fazer uma visitinha para a ir ver ao vivo :)

Quanto à cor, concordo contigo, esses bordeuxs combinam é com gajos engravatados, lol

Esse verde que mostras é brutal, mas se fosse eu, tb a deixava de origem e não fazia alterações estéticas na coisa, porque as linhas dela já são bem bonitas de origem, mas tu é que sabes... Se na Navarra querias que ficasse um pouco vadia, essa já não lhe fica tão bem Diário de uma KLE - Página 4 72632
Obrigado amigo, se tivesses vindo comigo ia ser muito bom para mim mas muito mau para ti que estava em gelo de rachar. Por acaso não vou muito à bola com esse modelo de Kawa que me parece muito estranho e em amarelo então é que não ia mesmo, mas sei que tu gostas dos veículos nessa côr eheh.

Quanto as alterações tudo ainda está em aberto e quando quiseres aparece por cá para dares uma opinião e outras coisas tais...

webmonstro escreveu:
Boas jorge
fazes o seguinte pegas num marcador e fazes um risco no vaso onde ele está com o motor frio, depois metes o motor a trabalhar até aquecer completamente (até disparar a ventoínha), e ves o nível nessa altura, esse será a tua tolerância  e depois imagina o vaso 2 cm mais abaixo e vês se dá sem que passe o nível máximo, eventualmente poderás colocar um pouco meno de líquido , há motores que fazem mais variação que outros só vendo, o pior será mesmo a falta de um ponteiro de temperatura , isso só tem uma luz aviso não é ?
webmonstro escreveu:
já agora em alternativa a retirar as tampas , e se fossem pintadas de preto ? junto com uns foles pretos ou meias , em a parte de cima da carenagem  (por cima do farol) pintada de preto com um ecrã escuro era capa
Essa trazeira tb precisa de um "lifting"
Obrigado pela ideia que vou experimentar, quanto às ideias só te posso dizer que és cá dos meus porque já tinha pensado nessa opção de pintar as tampas, os foles vou ser pretos que aqueles deus me livre... há, e nada de meias eheh.

Gosto de as ver com a viseira, ficam bem melhores mas dar alguns 90€ tá me a custar e gostava de conseguir fazer uma para não estar a pensar que se cair lá vão os aerios.

A traseira já está em estudo;
Diário de uma KLE - Página 4 DSC02924


Ricardo Cardim escreveu:
Acima de tudo faz o que te apetecer para que sintas bem( o maior Diário de uma KLE - Página 4 928393 ) nela.
Essencialmente é para nós donos gostar-mos.
Com isto não quero dizer que metas fitinhas cor de rosa na mota Diário de uma KLE - Página 4 356776 
Quanto á cor...Epá tambem acho que não seja a tua cara Diário de uma KLE - Página 4 1520770646 
Não é horrível mas...
Resumindo. Mete lá isso à tua maneira e faz ai um relato digno pa depois ver as imbejosas Diário de uma KLE - Página 4 796959 
Diário de uma KLE - Página 4 919911 Diário de uma KLE - Página 4 919911 Diário de uma KLE - Página 4 919911
Obrigado amigo, só não gostei foi de andares aqui a revelar as minhas tendências ehehe


Nuno_Dias escreveu:
Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Jorge, deixa-te de cenas!!!
O que é que vais ganhar em tirar as tampas?? Deixa estar as tampas em paz!!! Até entendo que queiras arranjar umas mais velhas para andar com elas em todo-terreno para poupar as que tens, agora tirá-las para quê???

Se alterares a posição do vaso de expansão, corres esse risco...Diário de uma KLE - Página 4 37087 

Pensa antes em arranjar uns bons poisa-pés, molas progressivas (como já referes9, um guiador que se adapte melhor à tua posição, pneus, etc. Enfim, coisas que realmente melhoram a moto.
X2!!!!
Ao invés de tirares as tampas, corta mas é uma cadeira de escritório e faz uns suporte de malas e assim as tampas já não riscam ou partem!
Relativamente á pintura, vou dar uma sugestão: Porque não colocas Vinil? É barato, fazes tu, mudas sempre que quiseres, não estragas a pintura original etc...Se quiseres dou uma ajuda a colocar!
O problema não se prende apenas com a proteção das tampas, quero fazer-lhe uns suportes para malas com tinha na Té porque fazem falta para transportar e também são muito uteis em proteger a moto em caso de queda, mas eu gosto mais da estética da moto sem elas... talvez pintadas de preto com sugeriu o webmonstro dissimulasse a coisa, mas nada ainda está decidido, quanto a usar autocolante (vinil) já tinha comentado com o ET600 vir a utilizar um a imitar o carbono em algumas peças para reduzir todo aquele bordeaux e claro que com ajuda de quem sabe isso era muito melhor e se optar por esse caminho e se tiveres disponibilidade eu agradeço.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 9:39 am

Diário de uma KLE - Página 4 Kle500_supermoto1_2043817808298454930

Não tá nada mal... Diário de uma KLE - Página 4 84716 

Ir para o topo Ir para baixo
samurai19
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
samurai19


Moto : XT600E XER

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 11:32 am

Jorge. escreveu:
Não tá nada mal... Diário de uma KLE - Página 4 84716 
Não gosto Diário de uma KLE - Página 4 141344 Diário de uma KLE - Página 4 130953 Diário de uma KLE - Página 4 327701 
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lefthandpath.eu
RuiF
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
RuiF


Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 11:43 am

samurai19 escreveu:
Jorge. escreveu:
Não tá nada mal... Diário de uma KLE - Página 4 84716 
Não gosto  Diário de uma KLE - Página 4 141344 Diário de uma KLE - Página 4 130953 Diário de uma KLE - Página 4 327701 
Gosto Diário de uma KLE - Página 4 964551 Diário de uma KLE - Página 4 964551 

Mas eu cá deixava como está de origem Diário de uma KLE - Página 4 296550 

Diário de uma KLE - Página 4 919911
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 11:47 am

tb acho horrivel

parece isto :
Diário de uma KLE - Página 4 Fantasia-disneyscreencaps_com-8275
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 11:52 am

Boas;
Olha uma supermotard grávida!!!!Diário de uma KLE - Página 4 945103 
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Nuno_Dias



Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 12:32 pm

Diário de uma KLE - Página 4 300942 Diário de uma KLE - Página 4 300942 

Medooooooo.....
Em tres palavras:

HO-RRI-VEL.....
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 1:23 pm


Eu tava a falar da côr... Diário de uma KLE - Página 4 945103 

Mentira, mas acho que no estilo SM está porreirinha... Diário de uma KLE - Página 4 353512 



Disse que não gastava €€€ em material suplente para estragar mas encontrei este a um preço porreiro e fui buscar hoje de manhã... Diário de uma KLE - Página 4 122298 

Diário de uma KLE - Página 4 435410190_2x

Agora já posso dar largas à imaginação... Diário de uma KLE - Página 4 294891

Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 2:26 pm

Jorge. escreveu:
Diário de uma KLE - Página 4 Kle500_supermoto1_2043817808298454930

Não tá nada mal... Diário de uma KLE - Página 4 84716 

Eu gosto do escape... Diário de uma KLE - Página 4 964551 
Mas apenas o escape, nada mais... Diário de uma KLE - Página 4 294891 

@Jorge,
Fico admirado com a tua dedicação!! É pá ok, eu sei, eu também o faço, tanto ou mais que tu (toda a gente aqui sabe disso!) mas tu consegues-te dedicar a uma mota como se essa mesma fosse o único modelo que tiveste durante toda a vida, reparas tudo o que seja necessário para pelos menos ficar com funcionamento QB, e dedicas-te a personalização como se fosse um modelo que tens à anos.
Essa tua vontade de a mota chegar a casa e mete-la em peças eu entendo-te Diário de uma KLE - Página 4 294891 , é como se fosse necessário conhecer o que temos, perceber um pouco do histórico dela e "assumir" os "podres" como nossos, e a partir dai fazer um levantamento de necessidades de manutenção, e imaginar a personalização de modo a ficar a nosso jeito, e sentir a mota nossa.

Eu assim o fiz com as poucas motas que tive, a GS500 que teve na minha mão 6 anos, que só foi trocada porque encontrei a mota que à muito admirava e achei a minha cara, e assim tem sido à quase 2 anos com a conhecida Vermelha Ferrari. A BWS foi algo que admirava desde puto, e lembrou-me!! E fiz tudo o que conheces.

Agora se falares em vender as motas que tenho!!!! Diário de uma KLE - Página 4 141344  É pá um dia isso se calhar vai acontecer, mas tenho que perder amizade e andar muito tempo sem ter mais "projectos", que foi isso que aconteceu à GS500, achei que a "paixão" morreu e virei-me para outro.

Agora tu consegues estar a fazer bricolage e personalizações com uma dedicação que parece que vais manter a mota durante anos, fazes planos e comentas com o pessoal, e depois quando damos a tua mota está no "OLX" e na semana a seguir tens outra de uma marca ou estilo bem diferente!!!!! Diário de uma KLE - Página 4 1130193320 

Lembro-me de no vinhateiro comentares que a té estava a bater valvulas, e que gostavas que a mota tivesse as cores "XPTO" e ponderavas até um dia pinta-la. Afinal a pintura já vai para outra mota!!! Diário de uma KLE - Página 4 1130193320 

Não estou a criticar-te, estou apenas na "conversa" contigo, alias já iniciamos esta conversa no Vinhateiro, mas sinceramente não consigo entender-te, mas de qualquer forma admiro. Diário de uma KLE - Página 4 353512 

Quanto ao Kawalinho é pá não sei se gosto se desgosto (também sou suspeito, este clube deixou-me demasiado Yamista) mas parece ser equilibrada, tem 500cc divididos por 2 cilindros, o peso é QB, e nesse caso especial apesar da idade está toda original, isso talvez me deixe mais reticente a pensar em alterações, mas sou da opinião que as faças (ou não adora-se eu as bricolas).
Adianto para dizer que esse modelo continua a ter uma o mesmo defeito da Té, o farol da frente horroroso. Rolling Eyes 

Quanto a cores nesse caso existem apenas 3, a original (deixa estar como está que depois de mexer nunca mais volta a estar como está, e se for para voltar a vender, vai perder valor), ou trocar para o Verde "Alface" conhecido da Kawa, ficava uma mota velha com uma pintura jovem e com algumas personalizações disfarçava ainda mais a idade, a outra cor eu não preciso de dizer. Diário de uma KLE - Página 4 796959 

Mas depois de a meteres toda pipi e a teu gosto não me digas que a vais vender em meia duzia de meses!!!! Diário de uma KLE - Página 4 415376 Diário de uma KLE - Página 4 415376 Diário de uma KLE - Página 4 735173 Diário de uma KLE - Página 4 735173 Diário de uma KLE - Página 4 735173 Diário de uma KLE - Página 4 735173 Diário de uma KLE - Página 4 735173 Diário de uma KLE - Página 4 11244 Diário de uma KLE - Página 4 11244 Diário de uma KLE - Página 4 11244 

Desculpa lá o longo texto, mas o tempo tem sido pouco (as minhas andanças tem sido outras estes últimos dias Diário de uma KLE - Página 4 296550) e basicamente tudo o que aqui está escrito era o que deveria ter aparecido ao longo de várias mensagens.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 5:56 pm

Boas Moutinho,

Não precisas de pedir desculpas que já sei das novas ocupações... Diário de uma KLE - Página 4 353512 

Olha, eu antes também era assim e não sei se foi por causa de ter sido obrigado a vender a Félix se apenas coincidência hoje em dia a partir do momento que me consciencializo que tenho de vender por este ou aquele motivo não me custa assim tanto. Já há uns tempos o Ricardo Cardim me questionou precisamente com isso e eu respondi que não me custa nada... talvez seja da idade onde nos vamos apercebendo que há outras coisas mais importantes como por exemplo tentarmos ser felizes enquanto estamos vivos, talvez seja uma fase... sei lá! Diário de uma KLE - Página 4 546328 

Sei que a única coisa que me fez trocar a té foi o querer ter novamente 2 cilindros e pouco peso para vos poder acompanhar nalgumas macacadas... Diário de uma KLE - Página 4 775265 

Por falar em vender motos, a Té foi embora á pouco e o Hugo e o Ricardo testemunharam a despedida... Diário de uma KLE - Página 4 681760

Ir para o topo Ir para baixo
samurai19
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
samurai19


Moto : XT600E XER

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 9:52 pm

Não tarda nada está assim: Diário de uma KLE - Página 4 546328 

Diário de uma KLE - Página 4 Icon-1000-triumph-tiger-800xc-4

Medo ! Diário de uma KLE - Página 4 572882858 
Diário de uma KLE - Página 4 945103 Diário de uma KLE - Página 4 24863 Diário de uma KLE - Página 4 945103
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lefthandpath.eu
Flat_Out
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Flat_Out


Moto : Yamaha XT660Z

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 10:06 pm

samurai19 escreveu:
Não tarda nada está assim: Diário de uma KLE - Página 4 546328 

Diário de uma KLE - Página 4 Icon-1000-triumph-tiger-800xc-4

Medo ! Diário de uma KLE - Página 4 572882858 
Diário de uma KLE - Página 4 945103 Diário de uma KLE - Página 4 24863 Diário de uma KLE - Página 4 945103

É pá olha que este estilo robocop até fica giro Diário de uma KLE - Página 4 964551 
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Cardim
Diário de uma KLE - Página 4 Star310
Ricardo Cardim


Moto : Xt 600 E 2002

Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 06, 2013 10:40 pm

Eu sinceramente não mexia na traseira.
O stop por cima dá-lhe um ar "agréssive"
Com um cardádo a condizer fica top Diário de uma KLE - Página 4 928393 
Só lhe mexia na frente. Mais alta talvez.
E a cor... Diário de uma KLE - Página 4 964551 
Vê la se pá próxima tens a mota mais apresentável para vê-la Diário de uma KLE - Página 4 909462 
Isto de a apresentares despida não dá com nada Diário de uma KLE - Página 4 225406 

Diário de uma KLE - Página 4 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Diário de uma KLE - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Diário de uma KLE
Ir para o topo 
Página 4 de 67Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 35 ... 67  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Diário de uma XTZ 750
» Diário de uma KLE II
» Diário de Bordo (XTZ660)
» Diário da minha XT600 المغربي
» E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: