Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Porto - DAKAR - Porto

Ir para baixo 
+32
Tukamen
fzsfalcon
Joel82
Nuno.Cruz
Ricardo Cardim
paulo
ET600
Rui Ludovico
ACordeiro
rui braz
Flat_Out
Migpedro
Guerra
RuiF
migueltenere
Pmvpires
Jarod
Duncan
Moutinho
krieg
Lupan
javier.dercole
Johnny_1056
Ricardo Nogueira
AvisRarum
xltuga
Jacc
Marco constantino
hugobruno
VitorF
Edgar
gabe_twin
36 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
gabe_twin
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
gabe_twin


Moto : XRV Africa Twin 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeSeg Jan 27, 2014 10:41 am

Jacc escreveu:
Grande volta! Tens ideia de quanto custa uma brincadeira destas sem apoios? desde que sais de casa até que chegas?

Sim claro, aliás aqui o Javier tb te pode ajudar a "comparar" custos.

A coisa foi tão intensa que acabei por não manter um registo da gasolina, mas creio que andou à volta dos 800 euros ida e volta, mais coisa menos coisa.

A inscrição anda à volta de 500 euros com direito a algumas noites de hotel, e a assistencia mecanica e médica assim como os tracks e afins.

Portanto sobra um investimento de mais cerca de 200 euros para 10 noites de estadia em hoteis, cerca de 225 euros em "formalidades aduaneiras" (a.k.a. subornos nas fronteiras lol...) e as comidas... sendo que levei mta daqui para almoçar sempre enlatados e jantar por vezes comida feita por mim por vezes jantares como deve ser por lá.

A juntar também um seguro pessoal obrigatório, que por parte da organização andava à volta de 60 euros julgo eu. Paguei um pouco mais porque decidi tratar eu pessoalmente dessa questão.

No meu caso também tive mais um gasto de cerca de 200 euros para que a organização me transportasse diariamente na carrinha de apoio o meu material: uma caixa de 65 litros com peças e comidas e afins, assim como tenda, saco-cama, 2 pneus e jerrycan de 20L de água e outro de gasolina.

Depois tens sempre os gastos que não estás a contar, portagens aqui e acolá e afins.

Acho que não me estou a esquecer de nada... a preparação prévia da moto é com cada um, graças aos apoios que tive acabei por me esticar bastante lol mas que resultou numa viagem sem um único problema para uma senhora com 18 anos de idade e 100 mil kms feitos lá por baixo =)

Fazendo as contas, para uma viagem inesquecível de 21 dias, 11 mil kms, 7 países, e muitas pistas fabulosas é um valor bastante em conta! No meu caso andou à volta de 2000 euros, tirando a preparação da moto...
Ir para o topo Ir para baixo
Jacc
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeSeg Jan 27, 2014 5:58 pm

AInda é um pouco dispendioso, mas sinceramente penso que 2000 euros não devem ser nada em comparação com o que se vê e vive por lá... É daquelas coisas que muito provavelmente só se farão uma vez, mas que na vida de uma pessoa valem muito mais que os 2000 euros gastos. Com os meus 23 anos, e ainda solteiro a viver em casa dos papas, se calhar, quem sabe não me meto numa coisa destas..
Ir para o topo Ir para baixo
gabe_twin
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
gabe_twin


Moto : XRV Africa Twin 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeTer Jan 28, 2014 10:37 am

Jacc escreveu:
AInda é um pouco dispendioso, mas sinceramente penso que 2000 euros não devem ser nada em comparação com o que se vê e vive por lá... É daquelas coisas que muito provavelmente só se farão uma vez, mas que na vida de uma pessoa valem muito mais que os 2000 euros gastos. Com os meus 23 anos, e ainda solteiro a viver em casa dos papas, se calhar, quem sabe não me meto numa coisa destas..

Sim sem dúvida, 2000 euros para mim tb é muito dinheiro, mas para o que proporciona parece-me um valor muito em conta.

Mas percebo o que queres dizer: tenho 28 anos, vivo a dois anos com a minha namorada e sem dúvida que era capaz de ser o mais novo por lá. É preciso ter alguma estabilidade financeira para isto, mas ainda assim há muito boa gente que gasta mais do que 2000 euros numas qq férias na neve ou por aí... ainda assim, deixo um conselho. No meu caso, que tb nao tinha dinheiro no bolso para alinhar na aventura, fui atrás de apoios e patrocinios aos amigos familiares e lojas e afins, e acabei por ficar positivamente surpreendido com o feedback positivo de quase toda a gente com quem falei, fazendo com que grande parte da viagem fosse paga e muito pouco dinheiro do meu bolso acabasse por fazer parte do budget total. Entre material e dinheiro tive mais de uma dúzia de marcas/lojas/pessoas envolvidas, como podes ver na tshirt que fiz para a viagem:

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 1479489_587620004650097_1565029526_n

Basicamente o que aprendi foi a não ter receio de tentar falar com as pessoas, porque no máximo o que poderia ouvir seria um "não", coisa que raramente aconteceu e fez com que se tornasse possível alinhar na aventura!
Ir para o topo Ir para baixo
Jacc
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeTer Jan 28, 2014 9:39 pm

Sim, foste inteligente e arriscas-te! Quando puderes coloca mais fotos!
Ir para o topo Ir para baixo
gabe_twin
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
gabe_twin


Moto : XRV Africa Twin 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 10:22 am

Jacc escreveu:
Sim, foste inteligente e arriscas-te! Quando puderes coloca mais fotos!

Sim estou a tratar do report completo, fotos, e vídeo =)

...mas 21 dias é bastante informação para juntar  Porto - DAKAR - Porto - Página 8 17768 
Ir para o topo Ir para baixo
gabe_twin
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
gabe_twin


Moto : XRV Africa Twin 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeSex Jan 31, 2014 1:56 am

...mais algumas fotos!


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 8nct


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Zuh2


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Q4es


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Xaze


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 U2jz


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 3yf2
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.Cruz
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
Nuno.Cruz


Moto : Super Ténéré 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 12:19 am

parabéns pela magnifica viagem e muito obrigado pela partilha  Porto - DAKAR - Porto - Página 8 12626 Porto - DAKAR - Porto - Página 8 919911
Ir para o topo Ir para baixo
gabe_twin
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
gabe_twin


Moto : XRV Africa Twin 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 8:59 pm

Mais algumas fotos, desta vez com especial destaque para a concorrência, que tão bem se portou sem dar um único problema  Porto - DAKAR - Porto - Página 8 17768 


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 4d59


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Lvj7


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 97lx


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Neq9


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Bihh


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 N2vj
Ir para o topo Ir para baixo
Joel82
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
Joel82


Moto : Yamaha XT 600 E

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Alguns conselhos?!   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeDom Fev 02, 2014 9:37 pm

Boas, parabéns pela viagem e obrigado pelas excelentes fotografias  Porto - DAKAR - Porto - Página 8 12626 Eu para o ano queria ir dar uma volta por Marrocos, mas depois queria ir a Dakar. Também acompanhei pelo Facebook essa viagem e apesar de a ideia de participar num evento destes por diversos motivos vou fazer antes a sólo ou com alguém que também se queira juntar até lá pois este tipo de eventos já está organizado e tudo programado e acho (posso estar enganado) que isso retira um pouco o factor aventura e desconhecido à coisa que é um dos principais factores que acho que leva alguém a fazer uma viagem destas, não deixando este tipo de evento ainda assim de ser uma viagem incrível. O que gostaria de saber é se houve algo que aconteceu de que não estivesses á espera e conselhos a quem pretenda fazer algo assim. Obrigado e boas curvas!!
Ir para o topo Ir para baixo
gabe_twin
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
gabe_twin


Moto : XRV Africa Twin 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeSeg Fev 03, 2014 12:36 am

Joel82 escreveu:
Boas, parabéns pela viagem e obrigado pelas excelentes fotografias  Porto - DAKAR - Porto - Página 8 12626 Eu para o ano queria ir dar uma volta por Marrocos, mas depois queria ir a Dakar. Também acompanhei pelo Facebook essa viagem e apesar de a ideia de participar num evento destes por diversos motivos vou fazer antes a sólo ou com alguém que também se queira juntar até lá pois este tipo de eventos já está organizado e tudo programado e acho (posso estar enganado) que isso retira um pouco o factor aventura e desconhecido à coisa que é um dos principais factores que acho que leva alguém a fazer uma viagem destas, não deixando este tipo de evento ainda assim de ser uma viagem incrível. O que gostaria de saber é se houve algo que aconteceu de que não estivesses á espera e conselhos a quem pretenda fazer algo assim. Obrigado e boas curvas!!

Obrigado  Porto - DAKAR - Porto - Página 8 919911 

Sim, sem dúvida, em parte tens razão. Do meu ponto de vista, como ainda não tinha passado "para o lado de lá" e visitado Marrocos e afins, pareceu-me ser uma boa escolha aproveitar esta viagem organizada para isso, conseguindo assim ter uma primeira análise das coisas lá por baixo com a ajuda de quem já tem a experiência nisso. Além disso, sem dúvida que para ir tão longe não o faria de outra forma. Se fosse só em Marrocos, não digo sozinho mas sim, aventurava-me com um par de amigos. Tudo é bastante simples em Marrocos, é um país bastante extenso e não tens grandes problemas com o teu dia-a-dia, até passar o Atlas tudo te parece ainda um pouco familiar e de fácil acesso.

Digo é que até tão longe não o faria de outra forma, por uma simples razão: a "facilidade" que tens tanto nas fronteiras, como no dia-a-dia com a polícia. Durante os 21 dias de viagem, incluindo dois no regresso onde fiz 800 + 1000 kms sempre sozinho, não tive um único problema com nada nem ninguém. Mas notei que isso só se deveu ao facto da organização ter feito um excelente trabalho de casa prévio, fazendo com que tudo ficasse mais simples. Isto porque de 50 em 50 kms, 200 em 200, 500 em 500 dependendo dos sítios, tens "operações stop"/paragens aduaneiras feitas pela polícia para verificação de documentos. E tanto em Marrocos, como na Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau, todas as autoridadesem todo o lado sabiam quem nós eramos, e que faziamos parte de um suposto "rally" como eles chamavam, apenas apontavam o número da moto, davamos 2 dedos de conversa e seguíamos viagem.

Ou seja, fiquei com a impressão de que se seguisse sozinho, ou com mais dois amigos, cada paragem ia-se tranformar em 10 minutos perdidos, onde ia ter que estar sempre a explicar o que estava lá a fazer, porque, desde quando até quando, de onde e para onde... etc.

Outra questão muito importante: andar assim com uma comitiva de 70 veículos, com os quais lá nos íamos cruzando aqui e ali durante as etapas, tem o lado negativo de teres que fazer muitos kms diários para os acompanhar e chegar ao final do dia onde é suposto chegares (a verdadeira dificuldade da viagem, dado o número de kms diários), contudo também tem o lado positivo de poderes fazer 6.000 kms bastante leve, apenas com a meia dúzia de ferramentas e afins que precisas caso tenhas algum problema/furo. E isso ajuda bastante a que diariamente o gozo de condução fosse 10 vezes maior do que se andasse carregado... sendo uma viagem tão longa, a carrinha da organização levava-me a tenda, saco cama, colchão, jerrycan de 20 litros de gasolina para os dias de 500 e 600 kms sem abastecimento, jerrycan de 20 litros de agua, 2 pneus, um saco de 50 litros, e uma caixa de 65 litros com comida que levei e peças extra e afins...uma grande ajuda.

Apesar disso, concordo contigo que acaba por tirar um nadinha do factor aventura, contudo eu fui com o objectivo de me divertir que nem um maluco a fazer pistas sem fim, com uma moto pouco carregada, a caminho de Dakar, sonho antigo. Agora sim, mais para a frente, assimilo esse factor aventura de não ter as coisas organizadas por outros, mas só em Marrocos hehe...

..ainda assim, o meu factor aventura residia no facto de ter experimentado no ano passado uma prova de navegação por road book, e me ter claramente apercebido que é o que mais quero fazer em cima da moto, e mesmo apesar desta viagem não ter um roadbook como o que eu esperava, para mim foi delicioso seguir o track dado pela organização, coisa que ainda nao tinha feito.

De resto, problemas não tive absolutamente nenhum, contudo acho mesmo que as coisas estavam facilitadas por tudo que já expliquei. Outra coisa que achei fundamental, e fez com que aguentasse a pancada diária e o acumular de kms, assim como as tiradas de 1000 kms do regresso, foi ter feito muito ginásio nos 8 meses que antecederam a viagem. A meu ver, é fulcral o corpo estar preparado, porque era nos dias que estava mais cansado que as cagadas começavam a acontecer...

Se realmente um dia decidires ir para a frente com a tua ideia, acho que fazes muito bem porque se eu tivesse oportunidade, apesar de tudo que te descrevi, também o faria. Mas por mil razões não podia/posso, aliás, duas razões: a mãe e a namorada (noiva) não iam gostar muito da ideia... agora daqui a uns anos quando me aventurar novamente mas só até Marrocos, poderei dizer "já vi, já estive lá, já sei como é, é mesmo aqui ao lado" lol

Outro conselho importante, e que foi o que me possibilitou alinhar na viagem: apresenta a tua viagem às pessoas, e não tenhas receio de falar com elas e pedir apoio. O máximo que pode acontecer é ouvires um "não". Falei com amigos, familiares, lojas e afins, e fiquei positivamente abismado com o feedback positivo que recebi, e 50 euros aqui, 100 acolá, 150 além, fizeram toda a diferença!
Ir para o topo Ir para baixo
gabe_twin
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
gabe_twin


Moto : XRV Africa Twin 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeDom Fev 09, 2014 11:48 pm

...afinal a Terra é mesmo redonda!


Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Gh6r
Ir para o topo Ir para baixo
fzsfalcon
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
fzsfalcon


Moto : FZS600 --- XT 1200Z

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeSáb Fev 15, 2014 9:28 pm

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 444520 Porto - DAKAR - Porto - Página 8 444520 Porto - DAKAR - Porto - Página 8 444520 Porto - DAKAR - Porto - Página 8 831860 Porto - DAKAR - Porto - Página 8 831860 
Ir para o topo Ir para baixo
gabe_twin
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
gabe_twin


Moto : XRV Africa Twin 750

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 10:28 am

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 1891338_799214230092915_658426620_o

Finalmente, 37 páginas depois, as histórias estão todas escritas. Espero que tenham tempo e paciência =)

"Quando nos propomos a atingir um objectivo, um sonho até, seja ele qual for e da maneira que for, e conseguimos chegar lá, não há sensação melhor. E neste caso, falando de uma viagem, e de moto, tudo ganha outro sentido. Estamos sempre “sozinhos”, acompanhados mas sozinhos. Sempre em meditação dentro do capacete, kilómetro após kilómetro, hora após hora. Falamos com nós próprios em muitas ocasiões, motivamo-nos, pensamos no futuro, no passado, nos outros, e passamos a nos conhecer melhor. E ficamos profundamente marcados pelas pessoas que vemos, que conhecemos, com quem conversamos e trocamos histórias e brincadeiras. Foi desta forma que esta aventura mais me marcou, uma viagem de introspecção, onde tentamos absorver tudo que nos rodeia da melhor forma, da forma mais intensa pois é assim que as coisas devem ser vividas, a 100%. Onde aprendemos a lidar melhor conosco, nas mais diversas situações, tão diferentes das que nos rodeiam habitualmente, novos desafios e novos obstáculos. De facto, a vida começa no fim da nossa zona de conforto. Confirma-se."

Mais um par de dias e está online em www.emazimute.com
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 11:14 am

Boas;
Raramente me imaginei a fazer expedições deste tipo; não sei se por falta de dinheiro, de tempo, de ambos ou de outra coisa qualquer que sirva de desculpa. As desculpas são, porventura, as grandes responsáveis para justificar a minha falta de "queda" para tal.
No entanto, não deixo de sentir admiração por quem se propõe a fazê-lo.
Foi de certeza uma aventura do catano, extremamente enriquecedora. O facto de poder contar com uma estrutura organizativa de suporte só facilita que se possa viver mais intensamente a experiência.
Lidar com determinado tipo de burocracias, ainda mais em países tão particulares, é algo que considero profundamente desnecessário à aventura. prefiro concentrar-me nas condução pura e nas paisagens que se cruzam.
Ir para o topo Ir para baixo
Flat_Out
Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Star310
Flat_Out


Moto : Yamaha XT660Z

Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitimeQui Fev 20, 2014 7:58 am

Johnny_1056 escreveu:
O facto de poder contar com uma estrutura organizativa de suporte só facilita que se possa viver mais intensamente a experiência.
Lidar com determinado tipo de burocracias, ainda mais em países tão particulares, é algo que considero profundamente desnecessário à aventura. prefiro concentrar-me nas condução pura e nas paisagens que se cruzam.


De facto percebo o teu ponto de vista, sem as preocupações a cabeça fica mais disponível para o que se vê, mas também se perde a outra parte que pode ser interessante. As duas hipóteses são boas, ou se vive mais a parte da pilotagem e paisagem ou se vivem mais as experiências socias e burocráticas. De qualquer forma estou como tu, desde novo me imaginei a fazer estas viagens mas a vida foi-me fintando e acabei por adquiri a minha 1ª mota já tarde, mas ainda a tempo! Vamos ver o que o futuro me reserva  Porto - DAKAR - Porto - Página 8 353512 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Porto - DAKAR - Porto   Porto - DAKAR - Porto - Página 8 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Porto - DAKAR - Porto
Ir para o topo 
Página 8 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Porto - Gibraltar - Porto (Ruta de la Plata) Setembro de 2015
» Dakar Day - Dakar Desert chalenge + TrailOut
» Porto Covo Paradise
» Porto - Geres
» encontros no porto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: Foto - Reportagens-
Ir para: