Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Ter Jul 17, 2012 11:49 pm
O estágio vai ser bonito vai... :))))
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 9:59 am
angelo_lopes escreveu:
...O PedroF disse-me que apesar de ter metido um pinhão com mais 2 dentes e uma cremalheira com menos não-sei-quantos na ST, a Moto continuou com força a mais ...
Angelo, o Pedro F é aquele rapaz de barbas que tem uma XTZ660 com uns piscas minuscúlos...
Deves estar a referir-te ao Tiago JS...
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 11:16 am
javleitao escreveu:
Spoiler:
angelo_lopes escreveu:
Eu acho que em 2ª não baterá, e baixo a cabeça a quem consegue arrancar na areia em 1ª e fazer aqueles quilómetros todos a baixa velocidade. Eu passaria a vida a enterrar-me pela certa. É preciso saber andar muito bem de Moto para andar naquela areia, e andar muito bem de Moto não quer dizer andar muito depressa.
Sim em 2ª não bate mas é preciso ter uma rotação jeitosa. E depois ou anda ou enterra mesmo. Dá pouco tempo para pensar.
Eu comecei a andar em areia numa CRM50 e só podia andar em primeira, a 2ª morria. E mesmo a primeira tinha de levar tareia da embraiagem algumas vezes. Mas essa sim tinha os pneus ideais.
angelo_lopes escreveu:
Temos de lá voltar que o pessoal está é com falta de treino a começar por mim
Já ontem era tarde
webmonstro escreveu:
Boas Eu nunca tinha andado em areia e não me enterrei nenhuma vez O pneus fazem toda a diferença basta ver a dificuldade que o tintas72 teve com uma mota exactamente igual à minha (excepto a dele tinha pneus de estrada e eu os tkc 80 ) A grande aprendizagem para mim foi ter de acelerar quando a frente se enterra em vez de abrandar como costume quando se sente a mota a cair
mas impressionadte foi ver o javleitão a abrir como se fosse alcatrão !!!
Nuno
Acho que o factor cagaço faz mais diferença que os pneus Mas também nunca tive uns pneus bons para areia nem na XT600 nem na 660. Por agora encaro os pneus como um comodismo, mas quando experimentar posso mudar de ideias
Quanto ao abrir...? Sinceramente é como me sinto a andar melhor. É uma maneira de contornar o peso excessivo da tenere na frente. Andar a contornar os pinheiros mete mais medo, é preciso andar a sofrer à luta com a roda da frente e se correr mal, pimba num pinheiro
Agradeci ao Paulo Neto e Antonio Garrido por nos terem proporcionado o Passeio e esqueci-me que o reconhecimento da mata das gafanhas foi feito também por ti, Leitão. Desculpa. Obrigadão, Amigo
Quando falo na areia falo com a minha experiência. Não sou mestre, nem professor, nem sabichão, nem profissional. Se calhar devia estar calado, mas somos todos Amigos e conversamos aqui porque moramos longe uns dos outros...
O devia estar calado é porque eu nunca guiei uma XTZ660, e XTZ750 dei duas voltas na minha rua numa ainda usava fralda... E em todas as Trail que tive e tenho sempre tive pneus de taco. A Strom não é Trail, é Big Trail. Mas já fui buscar algumas Motos à areia e tirei-as de lá, e não tinham pneus de taco...
Só falei porque sempre me dei bem a andar na areia, com pneus de taco porque já a minha DT125MX tinha pneus caramelo tipo Moto de trial, e a única coisa que fazia era descer a pressão para as 12 Libras (ou PSI, = 0,84 kg/cm²). Para a minha XT a Yamaha recomenda 21 PSI, e 14 PSI (1 kg/cm²) em off-road.
Portanto falei sem conhecimento "das outras causas". Há factores importantes como meter o peso mais atrás, etc, mas enquanto não nos ensinam, andamos como a nossa sensibilidade manda, e isto de nos dizerem "faz assim porque é assim que se faz" é muito fácil de dizer mas complicado de fazer. Uma coisa é saber como se faz e outra é conseguir fazê-lo e o coeficiente de cagaço varia de pessoa para pessoa claro.
E também acho que ontem já era tarde para darmos outra voltinha
Jomatos escreveu:
angelo_lopes escreveu:
...O PedroF disse-me que apesar de ter metido um pinhão com mais 2 dentes e uma cremalheira com menos não-sei-quantos na ST, a Moto continuou com força a mais ...
Angelo, o Pedro F é aquele rapaz de barbas que tem uma XTZ660 com uns piscas minuscúlos...
Deves estar a referir-te ao Tiago JS...
Era da Lousã e tem uma KTM 150. Para caras e nomes eu sou o desastre absoluto. Ainda mais do que para as outras coisas.
inception
Moto : XTractor
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 12:20 pm
Jarod escreveu:
Com pinheiros à volta é pior, o truque é não olhar para eles... Uma vez estava um pinheiro no meio dum estradão de areia, vinha largado e olhei para ele e pimbas, fui logo lá direito... Tive que "desolhar" rapidamente e safei-me por pouco! Passado uns segundos, o inception lambeu o pinheiro todo e deu uma cambalhota com a mota...
Conclusão: Areia + pinheiros não é uma boa combinação!
A mota andava pra la a varejar no meio da areia e decidi ir mais para a berma para tentar circular em 'chao' com mais ervas etc para maior aderencia mas estava perto de uma arvore, o "pinheiro" tinha um ramo 'saido' para cima do caminho, so me lembro de me baixar a cabeça para tentar passar a folhagem mas ficar com alguma coisa presa no ombro, ficar para tras no ar e de costas no chao a olhar para o céu.
ja nao me lembro bem mas acho que ia em pé na mota...
aqui ja no 'debriefing':
aquele 'pinheiro' nunca mais se vai esquecer!
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 12:59 pm
O gajo ficou bem marcado! hehehe
Comigo marquei-o com o cheiro a medo e tu lambeste-lhe uns ramos valentes!
De pinheiro realmente tem pouco.
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 1:33 pm
Spoiler:
angelo_lopes escreveu:
javleitao escreveu:
Spoiler:
angelo_lopes escreveu:
Eu acho que em 2ª não baterá, e baixo a cabeça a quem consegue arrancar na areia em 1ª e fazer aqueles quilómetros todos a baixa velocidade. Eu passaria a vida a enterrar-me pela certa. É preciso saber andar muito bem de Moto para andar naquela areia, e andar muito bem de Moto não quer dizer andar muito depressa.
Sim em 2ª não bate mas é preciso ter uma rotação jeitosa. E depois ou anda ou enterra mesmo. Dá pouco tempo para pensar.
Eu comecei a andar em areia numa CRM50 e só podia andar em primeira, a 2ª morria. E mesmo a primeira tinha de levar tareia da embraiagem algumas vezes. Mas essa sim tinha os pneus ideais.
angelo_lopes escreveu:
Temos de lá voltar que o pessoal está é com falta de treino a começar por mim
Já ontem era tarde
webmonstro escreveu:
Boas Eu nunca tinha andado em areia e não me enterrei nenhuma vez O pneus fazem toda a diferença basta ver a dificuldade que o tintas72 teve com uma mota exactamente igual à minha (excepto a dele tinha pneus de estrada e eu os tkc 80 ) A grande aprendizagem para mim foi ter de acelerar quando a frente se enterra em vez de abrandar como costume quando se sente a mota a cair
mas impressionadte foi ver o javleitão a abrir como se fosse alcatrão !!!
Nuno
Acho que o factor cagaço faz mais diferença que os pneus Mas também nunca tive uns pneus bons para areia nem na XT600 nem na 660. Por agora encaro os pneus como um comodismo, mas quando experimentar posso mudar de ideias
Quanto ao abrir...? Sinceramente é como me sinto a andar melhor. É uma maneira de contornar o peso excessivo da tenere na frente. Andar a contornar os pinheiros mete mais medo, é preciso andar a sofrer à luta com a roda da frente e se correr mal, pimba num pinheiro
Agradeci ao Paulo Neto e Antonio Garrido por nos terem proporcionado o Passeio e esqueci-me que o reconhecimento da mata das gafanhas foi feito também por ti, Leitão. Desculpa. Obrigadão, Amigo
Quando falo na areia falo com a minha experiência. Não sou mestre, nem professor, nem sabichão, nem profissional. Se calhar devia estar calado, mas somos todos Amigos e conversamos aqui porque moramos longe uns dos outros...
O devia estar calado é porque eu nunca guiei uma XTZ660, e XTZ750 dei duas voltas na minha rua numa ainda usava fralda... E em todas as Trail que tive e tenho sempre tive pneus de taco. A Strom não é Trail, é Big Trail. Mas já fui buscar algumas Motos à areia e tirei-as de lá, e não tinham pneus de taco...
Só falei porque sempre me dei bem a andar na areia, com pneus de taco porque já a minha DT125MX tinha pneus caramelo tipo Moto de trial, e a única coisa que fazia era descer a pressão para as 12 Libras (ou PSI, = 0,84 kg/cm²). Para a minha XT a Yamaha recomenda 21 PSI, e 14 PSI (1 kg/cm²) em off-road.
Portanto falei sem conhecimento "das outras causas". Há factores importantes como meter o peso mais atrás, etc, mas enquanto não nos ensinam, andamos como a nossa sensibilidade manda, e isto de nos dizerem "faz assim porque é assim que se faz" é muito fácil de dizer mas complicado de fazer. Uma coisa é saber como se faz e outra é conseguir fazê-lo e o coeficiente de cagaço varia de pessoa para pessoa claro.
E também acho que ontem já era tarde para darmos outra voltinha
Jomatos escreveu:
angelo_lopes escreveu:
...O PedroF disse-me que apesar de ter metido um pinhão com mais 2 dentes e uma cremalheira com menos não-sei-quantos na ST, a Moto continuou com força a mais ...
Angelo, o Pedro F é aquele rapaz de barbas que tem uma XTZ660 com uns piscas minuscúlos...
Deves estar a referir-te ao Tiago JS...
Era da Lousã e tem uma KTM 150. Para caras e nomes eu sou o desastre absoluto. Ainda mais do que para as outras coisas.
Eu só fui acompanhar o Paulo Neto. Ele é que fez o reconhecimento. Fui todo contente rolar em areia
Isto de andar na areia (e outros tipos de piso) pode ser encarado de muitas maneiras. Cada um usa as tecnicas que quer, conhece ou se sente melhor adaptando-as também à mota, pneus, condições fisicas etc.
Mas a falar também se aprende muito. Já li aqui umas dicas que experimentei e realmente considero que melhoraram o meu nivel de condução. Mas também já li outras que depois fui experimentar e não lhes achei jeito.
Por exemplo a minha condução fora de estrada atualmente é diferente de quando eu tinha a xt600. Talvez pela mudança de moto ou simplesmente por ter evoluido. Isto para dizer que eu arranco em 1ª porque me sinto melhor e não meto mais que 2ª porque não me sinto confiante. Mas amanha já posso arrancar em 2ª e dizer que afinal é o melhor.
pedrof
Moto : Transalp 600
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 9:37 pm
angelo_lopes escreveu:
javleitao escreveu:
Spoiler:
angelo_lopes escreveu:
Eu acho que em 2ª não baterá, e baixo a cabeça a quem consegue arrancar na areia em 1ª e fazer aqueles quilómetros todos a baixa velocidade. Eu passaria a vida a enterrar-me pela certa. É preciso saber andar muito bem de Moto para andar naquela areia, e andar muito bem de Moto não quer dizer andar muito depressa.
Sim em 2ª não bate mas é preciso ter uma rotação jeitosa. E depois ou anda ou enterra mesmo. Dá pouco tempo para pensar.
Eu comecei a andar em areia numa CRM50 e só podia andar em primeira, a 2ª morria. E mesmo a primeira tinha de levar tareia da embraiagem algumas vezes. Mas essa sim tinha os pneus ideais.
angelo_lopes escreveu:
Temos de lá voltar que o pessoal está é com falta de treino a começar por mim
Já ontem era tarde
webmonstro escreveu:
Boas Eu nunca tinha andado em areia e não me enterrei nenhuma vez O pneus fazem toda a diferença basta ver a dificuldade que o tintas72 teve com uma mota exactamente igual à minha (excepto a dele tinha pneus de estrada e eu os tkc 80 ) A grande aprendizagem para mim foi ter de acelerar quando a frente se enterra em vez de abrandar como costume quando se sente a mota a cair
mas impressionadte foi ver o javleitão a abrir como se fosse alcatrão !!!
Nuno
Acho que o factor cagaço faz mais diferença que os pneus Mas também nunca tive uns pneus bons para areia nem na XT600 nem na 660. Por agora encaro os pneus como um comodismo, mas quando experimentar posso mudar de ideias
Quanto ao abrir...? Sinceramente é como me sinto a andar melhor. É uma maneira de contornar o peso excessivo da tenere na frente. Andar a contornar os pinheiros mete mais medo, é preciso andar a sofrer à luta com a roda da frente e se correr mal, pimba num pinheiro
Agradeci ao Paulo Neto e Antonio Garrido por nos terem proporcionado o Passeio e esqueci-me que o reconhecimento da mata das gafanhas foi feito também por ti, Leitão. Desculpa. Obrigadão, Amigo
Quando falo na areia falo com a minha experiência. Não sou mestre, nem professor, nem sabichão, nem profissional. Se calhar devia estar calado, mas somos todos Amigos e conversamos aqui porque moramos longe uns dos outros...
O devia estar calado é porque eu nunca guiei uma XTZ660, e XTZ750 dei duas voltas na minha rua numa ainda usava fralda... E em todas as Trail que tive e tenho sempre tive pneus de taco. A Strom não é Trail, é Big Trail. Mas já fui buscar algumas Motos à areia e tirei-as de lá, e não tinham pneus de taco...
Só falei porque sempre me dei bem a andar na areia, com pneus de taco porque já a minha DT125MX tinha pneus caramelo tipo Moto de trial, e a única coisa que fazia era descer a pressão para as 12 Libras (ou PSI, = 0,84 kg/cm²). Para a minha XT a Yamaha recomenda 21 PSI, e 14 PSI (1 kg/cm²) em off-road.
Portanto falei sem conhecimento "das outras causas". Há factores importantes como meter o peso mais atrás, etc, mas enquanto não nos ensinam, andamos como a nossa sensibilidade manda, e isto de nos dizerem "faz assim porque é assim que se faz" é muito fácil de dizer mas complicado de fazer. Uma coisa é saber como se faz e outra é conseguir fazê-lo e o coeficiente de cagaço varia de pessoa para pessoa claro.
E também acho que ontem já era tarde para darmos outra voltinha
Jomatos escreveu:
angelo_lopes escreveu:
...O PedroF disse-me que apesar de ter metido um pinhão com mais 2 dentes e uma cremalheira com menos não-sei-quantos na ST, a Moto continuou com força a mais ...
Angelo, o Pedro F é aquele rapaz de barbas que tem uma XTZ660 com uns piscas minuscúlos...
Deves estar a referir-te ao Tiago JS...
Era da Lousã e tem uma KTM 150. Para caras e nomes eu sou o desastre absoluto. Ainda mais do que para as outras coisas.
Angelo, o Jomatos tem razão, confundiste-em com alguém. De qualquer forma eu sou da Lousã. Mas porreiro.. assim deste a deixa ao Jomatos para me picar com os piscas...
De certeza que falaste com o Tiago JS, mas como ele tem no perfil que é de Coimbra...
Última edição por pedrof em Qua Jul 18, 2012 11:54 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Neto
Moto : KLE 500
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 10:10 pm
Angelo...
Vintage é a mota e o equipamento, já todos sabemos a criança que há em ti!!!!
Queres vir outra vez à areia????
epa... um mestre disse-me que as nossas motas são motas para estimar e não para andar a fazer aquelas avarias. e tenho de concordar.
agora só vou para a areia quando tiver a minha XT350 montada e preparada para isso, com pneus como manda a lei!!!
MauricioQuaresma
Moto : XT 350z -Mini Ténéré
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 10:51 pm
Podiamos combinar aqui no centro um dia para dedicar à aprendizagem e evolução a andar na reia .
Temos os trilhos entre nazaré e leiria . Mais de 30 km desde o rei cortiço até ao baleal de areia solta, e dunas tipo MARROCOS. Temos ainda o pinhal de ferrel, que é absurdo !
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qua Jul 18, 2012 11:15 pm
MauricioQuaresma escreveu:
Podiamos combinar aqui no centro um dia para dedicar à aprendizagem e evolução a andar na reia .
Temos os trilhos entre nazaré e leiria . Mais de 30 km desde o rei cortiço até ao baleal de areia solta, e dunas tipo MARROCOS. Temos ainda o pinhal de ferrel, que é absurdo !
Ñ é rei cortiço, é Rio cortiço........ Trilhos entre Nazare e Leiria temos bastantes posso-te os apresentar mas ñ é para estas motas, a ñ ser k as queiras matar a elas e a ti, mta areia mesmo..... Dunas tipo Marrocos brincalhão, então devias de a ter conhecido a 10anos atrás, isso sim era Marrocos....
Olha arranja é lá um tempo para ires andar de mota k eu vou meter pneus novos na minha e tenho de os ir experiementar..... pelos maus caminhos......
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qui Jul 19, 2012 9:27 am
Paulo Neto escreveu:
Angelo...
Vintage é a mota e o equipamento, já todos sabemos a criança que há em ti!!!!
Faço um esforço enorme para passar uma imagem de imaturidade aos "senhores grandes"
Paulo Neto escreveu:
Queres vir outra vez à areia????
Vou falar ao Pedro Bianchi. Ele costumava ir treinar para os pinhais da zona da Torreira com o meu filho, mas em estradões de areia não tão solta para tentar saber onde entravam e por onde andavam. É possível que ele tenha tracks.
Depois eu viro à direita em Ovar e tu
Se estiveres a fim de pagar 5€ e não te quiseres levantar mais cedo
Paulo Neto escreveu:
epa... um mestre disse-me que as nossas motas são motas para estimar e não para andar a fazer aquelas avarias. e tenho de concordar.
Não sei quem fui, mas o gajo tem razão
Paulo Neto escreveu:
agora só vou para a areia quando tiver a minha XT350 montada e preparada para isso, com pneus como manda a lei!!!
E eu vou na 200 para poupar a paixão
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Qui Jul 19, 2012 1:02 pm
pedrof escreveu:
... assim deste a deixa ao Jomatos para me picar com os piscas... ...
... piscas minúsculos, mas bem giros...
Pedro, és um porreiraço...
Grande abraço
-SICKs-
Moto : XT600SM_______ Luís Martins
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Sex Jul 20, 2012 4:24 pm
Poix o problema dos Super é que nao podemos anda nesses trilhos. Depois deste azar que tive com a mota vou tentar investir numas jantes para offroad hehehehe
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012 Dom Jul 22, 2012 1:52 pm
O vídeo dos jipes é interessante... leva a pensar: grandes para quê?
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Assunto: Re: Trail Tour Praias zona Centro em 14 Julho 2012