| Manutenção da Embraiagem | |
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+10Moutinho webmonstro Paulo Neto Jorge mariomcarvalho ET600 frdsilva rui braz Fortuna Edgar 14 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Manutenção da Embraiagem Dom Jan 23, 2011 1:28 am | |
| Boas Criei este tópico para podermos falar e discutir assuntos sobre a embraiagem das XTs Basicamente este tópico pode ser útil para todas as motas sejam qual forem as XTs porque o principio de ajuste é "igual" em todas as motas Vou começar por falar da XT600E que parece ser um bom principio, pois a diferença ou evolução da XT600E 4PT passando pela XT660Z Ténéré, e a XT660R/X e acabando na XT660Z de 2010, mudou pouco ou nada... A XT600E 3TB e a TT600 estão no mesmo grupo da XT 750 Z Super Ténéré A diferença dum grupo para o outro é mínima, e exteriormente a única diferença que vemos é que o cabo da embraiagem actua dum lado numas e do outra lado nas outras... No caso da ST só partilha o mecanismo interno igual ao da XT600E 3TB e exteriormente igual ao da XT600E 4PT... ou seja: O sistema de embraiagem antigo é actuado por uma vareta que o empurra, e no novo sistema é puxada por sistema de cremalheira. Mas tudo isto é palha e o importante é isto: Devemos ter sempre uma folga na manete, como indica na imagem, Nesta foto é possível ver a folga necessária A Embraiagem deve estar sempre alinhada quando está em repouso Numa XT660Z Ténéré de 2008 Na XT600Z, XT600E 3TB e na TT600E Todas têm o mesmo tipo de embraiagem, e não é possível visualizar ou fotografar está zona porque encontra-se debaixo do motor de arranque... Em circunstancias normais a folga tem tendência em aumentar, e devemos ir ajustando para que ela se mantenha como indica nas imagens anteriores... O procedimento para ajustar a folga é este: (retirado do manual do proprietário da XT600E 4PT) A lubrificação deste cabo não é fácil... mas pode ser feita, com muita paciência e com óleo fino... A gravidade faz o resto... Na zona da manete devemos por spray da corrente, ou como indica o manual, óleo do motor...
Última edição por Edgar em Sex Out 12, 2012 11:28 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : fotos maradas :() | |
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Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Seg Jan 24, 2011 1:32 pm | |
| Oleo de lubrificar as máquinas de costura parece-te fino o suficiente sem estragar nada? Só uma ideia... Este tópico não ficaria completo sem falar da XT12. Assim, e tirado do manual: - Citação :
Alavanca da embraiagem Uma vez que este modelo está equipado com uma embraiagem hidráulica, não é necessário ajustar a folga da alavanca da embraiagem. Contudo, é necessário verificar se o sistema hidráulico apresenta fugas antes de cada utilização do veículo. Se a folga da alavanca da embraiagem se tornar excessiva e a mudança de velocidades se tornar mais dura ou a embraiagem patinar, provocando uma má aceleração, poderá existir ar no sistema da embraiagem. Se houver ar no sistema hidráulico, solicite a um concessionário Yamaha que sangre o sistema antes de utilizar o motociclo. Mais à frente no manual: - Citação :
Mudança dos líquidos dos travões e da embraiagem Solicite a um concessionário Yamaha que substitua os líquidos dos travões e da embraiagem nos intervalos especificados na NOTA a seguir à tabela de lubrificação e manutenção periódica. Para além disso, mande substituir os vedantes de óleo dos cilindros mestre dos travões e da embraiagem e das pinças, assim como os tubos dos travões e da embraiagem, nos intervalos especificados a seguir ou sempre que apresentem danos ou fugas. Vedantes de óleo: Substitua de dois em dois anos. Tubos dos travões e da embraiagem: Substitua de quatro em quatro anos. PAU23101 Verificação e lubrificação dos cabos Antes de cada viagem, deverá verificar o funcionamento e o estado de todos os cabos de controlo e, se necessário, deverá lubrificar os cabos e as respectivas extremidades. Se um cabo estiver danificado ou não se deslocar suavemente, solicite a um concessionário Yamaha que o verifique ou substitua. AVISO! Os danos no revestimento exterior podem interferir com o funcionamento adequado do cabo e provocarão o aparecimento de ferrugem no cabo interior. Substitua qualquer cabo danificado assim que possível para evitar situações de insegurança. [PWA10721]
Lubrificante recomendado: Óleo do motor | |
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rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Seg Jan 24, 2011 2:24 pm | |
| A ultima foto é de uma Tenere de 2009 E sempre folgadinha... faço a lubrificação com WD40. | |
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frdsilva
Moto : XT 600E 2001 Azul!
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Seg Jan 24, 2011 9:21 pm | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Seg Jan 24, 2011 11:03 pm | |
| - Fortuna escreveu:
- Oleo de lubrificar as máquinas de costura parece-te fino o suficiente sem estragar nada? Só uma ideia...
Este tópico não ficaria completo sem falar da XT12. Assim, e tirado do manual:
- Spoiler:
- Citação :
Alavanca da embraiagem Uma vez que este modelo está equipado com uma embraiagem hidráulica, não é necessário ajustar a folga da alavanca da embraiagem. Contudo, é necessário verificar se o sistema hidráulico apresenta fugas antes de cada utilização do veículo. Se a folga da alavanca da embraiagem se tornar excessiva e a mudança de velocidades se tornar mais dura ou a embraiagem patinar, provocando uma má aceleração, poderá existir ar no sistema da embraiagem. Se houver ar no sistema hidráulico, solicite a um concessionário Yamaha que sangre o sistema antes de utilizar o motociclo. Mais à frente no manual: - Citação :
Mudança dos líquidos dos travões e da embraiagem Solicite a um concessionário Yamaha que substitua os líquidos dos travões e da embraiagem nos intervalos especificados na NOTA a seguir à tabela de lubrificação e manutenção periódica. Para além disso, mande substituir os vedantes de óleo dos cilindros mestre dos travões e da embraiagem e das pinças, assim como os tubos dos travões e da embraiagem, nos intervalos especificados a seguir ou sempre que apresentem danos ou fugas. Vedantes de óleo: Substitua de dois em dois anos. Tubos dos travões e da embraiagem: Substitua de quatro em quatro anos. PAU23101 Verificação e lubrificação dos cabos Antes de cada viagem, deverá verificar o funcionamento e o estado de todos os cabos de controlo e, se necessário, deverá lubrificar os cabos e as respectivas extremidades. Se um cabo estiver danificado ou não se deslocar suavemente, solicite a um concessionário Yamaha que o verifique ou substitua. AVISO! Os danos no revestimento exterior podem interferir com o funcionamento adequado do cabo e provocarão o aparecimento de ferrugem no cabo interior. Substitua qualquer cabo danificado assim que possível para evitar situações de insegurança. [PWA10721]
Lubrificante recomendado: Óleo do motor
Boas vamos tentar fazer um brevemente, o mais completo possível para a ST12 com umas fotos e imagens... ABR | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Sex Out 12, 2012 8:44 pm | |
| Boas, Alguém me sabe dizer como me guio para fazer o alinhamento (em repouso) numa XT 600E? Estive a ver no manual e não fala... estive a ver se encontrava alguma marca como na XTZ 660 e só encontro a da tampa, falta a outra.... se poderem tirar uma foto agradeço. Abraço | |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Sex Out 12, 2012 10:31 pm | |
| e eu ja agora tambem tenho uma questão. eu tenho uma folga na manete das mudancas mas é na vertical, ou seja, ela anda de cima pra baixo. penso que isso seja derivado á idade da moto e constante uso que aquilo acaba por alargar. á forma de corrigir isso? | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Sex Out 12, 2012 11:15 pm | |
| - mariomcarvalho escreveu:
- ...
á forma de corrigir isso? Acho que basta apertares a porca um pouco mais... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Sex Out 12, 2012 11:27 pm | |
| - ET600 escreveu:
- Boas,
Alguém me sabe dizer como me guio para fazer o alinhamento (em repouso) numa XT 600E? Estive a ver no manual e não fala... estive a ver se encontrava alguma marca como na XTZ 660 e só encontro a da tampa, falta a outra.... se poderem tirar uma foto agradeço.
Abraço
Normalmente a referencia ou alinhamento de baixo serve para quando trocamos os discos... ou simplesmente quando desmontamos esta parte da Mota... Depois de tudo montado... ou no dia a dia... apenas necessitamos de verificar a folga em cima na manete... porque se a folga da manete estiver boa... o alinhamento em baixo está de certeza correcto... mas de qualquer das formas basta ver pela referncia a vermelho e imaginar uma linha que passe pelo centro do conjunto, como nas setas amarelas - Jomatos escreveu:
- mariomcarvalho escreveu:
- ...
á forma de corrigir isso? Acho que basta apertares a porca um pouco mais...
Eu arrisco dizer que está tudo bem... a minha por vezes a folga é tal que vibra e faz uma barulheira miudinha do caraças... a do travão tem pouca folga... mas a da embraiagem tem uns 3 cm de folga na vertical | |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Sáb Out 13, 2012 1:34 am | |
| ok. relativamente a por oleo nos cabos para lubrificar ja me aconselharam a usar uma seringa e empurrar assim o oleo. nunca o fiz mas parece-me logico | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Sáb Out 13, 2012 10:06 am | |
| Obrigado Edgar, fiquei esclarecido,,, Abraço | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Dom Out 14, 2012 8:24 pm | |
| - mariomcarvalho escreveu:
- ok. relativamente a por oleo nos cabos para lubrificar ja me aconselharam a usar uma seringa e empurrar assim o oleo. nunca o fiz mas parece-me logico
se o óleo passar pela agulha será que passa?? se não passar pela agulha... não será possível usar uma seringa porque nem a palhinha do WD40 entra no espaço disponível entre o cabo e a bicha | |
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Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Qua Nov 21, 2012 5:29 pm | |
| boas pessoal, vou aproveitar este tópico para tirar uma duvida, acho que não preciso de abrir outro...
a minha embreagem de vez em quando patina e a manete fica sem folga, mas quando aquece mais vai ficando com folga ao ponto de as mudanças não entrarem... por exemplo se tiver algum obstaculo que me obrigue a estar a fazer ponto de embreagem, ela estando para aquece mais e vai ganhando folga ao ponto de ter de afinar a dita folga para conseguir meter as mudanças.
será que tenho os discos nas lonas?? | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Qua Nov 21, 2012 5:41 pm | |
| é provável mas por vezes é o cesto onde os discos assentam que ganha calo e depois os discos prendem e não se separam o suficiente levando a não desembaiar e tornando-se difícil de meter mudanças
De qualquer maneira não devias ter de aumentar a folga para não patinar
que oleo estás a usar no motor?
nuno
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem Qua Nov 21, 2012 5:50 pm | |
| - Paulo Neto escreveu:
- boas pessoal, vou aproveitar este tópico para tirar uma duvida, acho que não preciso de abrir outro...
a minha embreagem de vez em quando patina e a manete fica sem folga, mas quando aquece mais vai ficando com folga ao ponto de as mudanças não entrarem... por exemplo se tiver algum obstaculo que me obrigue a estar a fazer ponto de embreagem, ela estando para aquece mais e vai ganhando folga ao ponto de ter de afinar a dita folga para conseguir meter as mudanças.
será que tenho os discos nas lonas?? Será que os discos de ferro estão a dilatar e empenar com o calor ?? A embraiagem tem uns 10 ou 11 discos tem uns de ferodo e outros de aço e os discos de aço tem uma tolerância no empeno... "se" essa tolerancia foi ao "ar" com os anos e com o calor vai piorar o empeno acho que faz todo o sentido Mexer na embraiagem é um trabalho muito acessível... e há boa informação sobre isso... trocar os discos é relativamente acessível ABR | |
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| Assunto: Re: Manutenção da Embraiagem | |
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