ola a todos.tenho uma xt600e de 98 a cerca de 1ano.ando pouco com ela mas recentemente fiquei sem carro,e agora uso mais a xt.ja tinha ouvido um tic tic que vinha do motor e sempre pensei que seria as valvulas a precisarem de afinacao,tambem associava as valvulas a ela custar a pegar apos muito tempo parada ,ate que descrubi que se a inclinasse para a esquerda ligava em dois starts em vez de 8. mas como nao havia mais sintomas percas de potencia,etc..deixei sempre para amanha..
agora por andar mais com a xt decidi com algum suporte e pesquisa aqui do forum por maos a obra.nunca tinha afinado valvulas numa xt mas o processo nao me era de todo desconhecido.
tirei a tampa das valvulas e tanto escape como admissao nao estavam com a medida certa,no escape tinha uma das valvulas a 0.5 em vez de 0.15,e na admissao nos 0.10 os 0.15 entravam,li com atencao tudo aqui no forum e pus as valvulas dentro da tolerancia.
Agora o tic tic desapareceu e em 2starts ligo a mota,de potencia tudo normal com antes,o problema é que agora as vezes quando a ligo a frio,nao é sempre,,a mota fuma branco 20segundos e depois para e esta tudo normal,em 1ano nunca a tinha visto fumar,podera ter sido a minha intervencao nas valvulas?tambem notei que o relantim que antes estava nas 1500rpm agora esta nas 1900rpm.tudo apos afinar as valvulas.
neste espaco de tempo em que afinei as valvulas as unicas intervencoes que lhe fiz foi limpar o deposito da gasolina,limpar a torneira da gasolina com wd40 e por o filtro do on no sitio pois andava solto dentro do deposito.e pus um amortecedor traseiro,o que me levantou mais a mota e no descanso fica mais inclinada,ja me questionei se sera esta inclinacao a alterar o nivel do oleo e a fazer fumar este branco.?
agradecia se alguem poder dar uma dica ou outra.
cumprimentos a todos e boas voltas