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 Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré

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António Martins
Edgar
marco melim
7 participantes
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marco melim
Curioso <br



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MensagemAssunto: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeDom Out 10, 2010 5:05 pm

Boas não sei bem se devo postar nesta secção a minha dúvida, de qq forma aqui vai...

Tenho um xtz 750 em que sinto alguns problemas....

Vim do algarve com a mota no verão sempre numa boa e nas portagens de palmela caput... fiquei sem bateria, adeus starter etc...

Resumindo estive a ver e a ficha do alternador que liga ao rectificador e estava queimada...
Resolvi verficar a corrente de saida no rectificador para a bateria cabo vermelho e nada...
Bem cortei a ficha e soldei os 3 fios brancos do alternador directos... fui medir e nada no rectificador e era uma vez um rectificador.
comprei um novo e subtitui e agora chegam la 12V mas a minha questão é a seguinte:

dizem que ás 5.000 rpm deveria chegar à bateria entre 13,8 a 14 v mas na verdade simplesmente sobe para umas decias... do tipo 12,60 a 12,80 V

Terei a bateria avariada ou o meu alternador foi á vida também.

Um obrigado a todos...

Abraços

Marco
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Edgar
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Edgar


Moto : XT 600 Edventure

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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:19 pm

Boas


Eu tenho alguma documentação sobre isso e depois (amanha) posto aqui...


Se utilizares o Voltímetro (multímetro) na escala maior, o erro de leitura pode dar menos 1 ou 2 V...

Deves utilizar a escala até 20 V DC...

Se tiveres duvidas em relação ao Multímetro... se tem erro de leitura ou não...

podes medir os 220V AC numa tomada em casa e ele deve dar perto de 230V (225V no mínimo)
Se ele só der 220 ou menos, esse aparelho tem erro de leitura... e quando fores verificar o rectificador vai dar-te erro também...


Para verificares o rectificador deves ter as luzes todas apagadas...

ABR Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré 919911
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António Martins
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Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995

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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:25 pm

Edgar escreveu:
Boas


Eu tenho alguma documentação sobre isso e depois (amanha) posto aqui...


Se utilizares o Voltímetro (multímetro) na escala maior, o erro de leitura pode dar menos 1 ou 2 V...

Deves utilizar a escala até 20 V DC...

Se tiveres duvidas em relação ao Multímetro... se tem erro de leitura ou não...

podes medir os 220V AC numa tomada em casa e ele deve dar perto de 230V (225V no mínimo)
Se ele só der 220 ou menos, esse aparelho tem erro de leitura... e quando fores verificar o rectificador vai dar-te erro também...


Para verificares o rectificador deves ter as luzes todas apagadas...

ABR Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré 919911

Não te esqueças que o erro de leitura não é transversal a todas as escalas... o meu trabalho é analisar certificados de calibração de equipamentos e por vezes os multímetros tem valores dentro das tolerâncias em DC e completamente fora em AC, ou vice versa. O ideal é comparar com 2 multímetros diferentes.
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Fortuna
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Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:27 pm

O facto de dizer 225V pelo menos, não é necessariamente um erro. Já vi problemas do tipo um berbequim não arrancar porque a corrente só dava 180v na tomada quando pensavamos que era o berbequim avariado.

A questão é que essas coisas funcionam a pilhas (normalmente 1 de 9v - quadrada). Certifica-te que tá boa.
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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:51 pm

Fortuna escreveu:
O facto de dizer 225V pelo menos, não é necessariamente um erro. Já vi problemas do tipo um berbequim não arrancar porque a corrente só dava 180v na tomada quando pensavamos que era o berbequim avariado.

A questão é que essas coisas funcionam a pilhas (normalmente 1 de 9v - quadrada). Certifica-te que tá boa.

Boas
Quando a pilha fica fraco normalmente os multimetros leêm menos do que o real
Intressa mais a diferença em relação à voltagem da bateria
Quanto mede com o motor desligado?

Nuno
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javleitao
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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeDom Out 10, 2010 11:18 pm

Boas

Citação :
dizem que ás 5.000 rpm deveria chegar à bateria entre 13,8 a 14 v mas na verdade simplesmente sobe para umas decias... do tipo 12,60 a 12,80 V
E estás a realizar a medição com a bateria ligada?
É que se assim for essa diferença pode ser porque a bateria está a consumir corrente (normal), fazendo baixar a tensão no circuito. Só com a bateria desligada do circuito é que consegues medir ao certo a tensão que lá chega.

Cumps
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webmonstro
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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeSeg Out 11, 2010 9:46 am

javleitao escreveu:
Boas

Citação :
dizem que ás 5.000 rpm deveria chegar à bateria entre 13,8 a 14 v mas na verdade simplesmente sobe para umas decias... do tipo 12,60 a 12,80 V
E estás a realizar a medição com a bateria ligada?
É que se assim for essa diferença pode ser porque a bateria está a consumir corrente (normal), fazendo baixar a tensão no circuito. Só com a bateria desligada do circuito é que consegues medir ao certo a tensão que lá chega.

Cumps
Deve-se medir com a bateria ligada
Faz o seguinte :
Mede com o motor desligado
Mede com o motor a trabalhar ao relantim
Mede com o motor a trabalhar ao relantim e luzes ligados

Desde que dê mais 1-2 volt do que com o motor desligado tá optimo

Nuno
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javleitao
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javleitao


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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeSeg Out 11, 2010 8:02 pm

Mas se a intenção é medir a tensão que chega à bateria, se ela tiverer ligada, estás a medir a tensão existente naqueles fios e não a que chega á bateria. As tensões existentes na bateria e no alternador são (ou deveriam ser) diferentes. Como tal ao realizares a medição com a bateria ligada estás a medir a tensão final dos dois componentes (arternador e bateria) e não a que chega à bateria concretamente.
Assim com a bateria ligada ao estares a medir a tensão, se a bateria estiver a consumir muita corrente (porque está nas couves ou descarregada) a tendencia é para que a leitura seja inferior do que se a bateria estivesse nova (e carregada).
Um exemplo: se realizares a medição com as luzes ligadas a tensão deverá ser ligeiramente inferior, isto porque existe algo que está a consumir. Com a bateria passa-se a mesma coisa, se ela está a consumir, faz com que a tensão seja inferior.
Por vezes pode não ser muita a diferença dependendo do estado da bateria.

Desculpem se está confuso

Cumps
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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeSeg Out 11, 2010 9:51 pm

Boas!

Mede a continuidade dos fios brancos do alternador e a resistencia do alternador,q deve ser de 0.2 a 0.3ohms,medes uns entre os outros,se assim tiver do alternador tas safo.
Vê tambem os fios vermelho e castanho que saem do rectificador isto é se a tua mota for de metade de 91 para a frente,se for mais antiga vê so o vermelho, passam pelo canhão de ignição vê se as fichas tiverem salitradas é meio caminho andado.
Em carga a voltagem pelas 4/5MRPM tem de andar entre os 13,5v e os 14,5v.
Carrega bem a bateria...



Abraço
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Edgar
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Edgar


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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitimeTer Out 12, 2010 10:54 am

Boas

Então já temos para aqui coisas que nunca mais acaba... Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré 122298 mas todas boas Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré 449138

Então fiz um "resumo" disto tudo para ver no que dá...

  • Se tiveres duvidas em relação ao aparelho que estás a usar para ver a Voltagem, deves utilizar outro para confirmares a se está a ler bem ou não...


  • e o Speedpoint disse o resto que faltava Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré 37087



Basicamente deve ser isto o mais importante para chegares a "Bom porto"... (na minha opinião)
Atenção que a bateria deve estar ligada e com boa carga, porque se não vai dar erro de leitura...
embora a teoria do Javleitao de desligar a bateria, possa fazer sentido, mas não pode ser feito assim, segundo o manual da Yamaha...

Manual da Super Ténéré 750 sobre a analise do rectificador:
(clica para aumentar)

Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Retifst1.th Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Retifst2.th Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Retifst3.th


______________________

Depois de tudo o que li aqui, deves ter a bateria com pouca carga...

De qualquer das formas Se está a baixo dos 13V DC não vais por a instalação em risco...
apenas arriscas-te, é a ter a bateria na sucata... Rolling Eyes
ou de ela não conseguir recuperar, porque tens um mau contacto nalguma fixa como o Speedpoint alertou...

______________________


Para completar mais a informação para quem vier a ler isto no futuro:

A XT750Z de 1989 até 1993 (desta ultima data não tenho a certeza)
vinha equipada com este rectificador que dava muitos problemas (PRE-94):

Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Reguladortv2

Devem ser trocados pelo modelo utilizado depois de 1994
(clicar para aumentar)
Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Thump_3052914regulador

_______________________

Uma Pergunta: A tua XT750Z é de 1989 e qual era o rectificador que tinha quando deu o berro Question Question Question

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MensagemAssunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré   Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Icon_minitime

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