Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Relação de transmissão

Ir para baixo 
+19
Jarod
samurai19
ET600
NJ
Rikardo
motopi22
sergio_XT24
rui durao
lennoxlewis
Ningush
Nuno Silva
Speedpoint
RataCups
DDiniz
odamA
odracir
Edgar
Marco F.
NunoGavazzi
23 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
NunoGavazzi
Relação de transmissão Star310
NunoGavazzi


Moto : Vespa 50s, Honda deauville 650, Honda CB 450

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 2:53 pm

Olá Pessoal. Relação de transmissão 294891

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre uma duvida que me surgiu, e que se trata do seguinte:
todos nós, que nas nossas motas, possuimos todos o mesmo motor da yamaha, já se aperceberam que, num uso mais citadino, as nossas máquinas e julgo que outras com as mesmas caracteristicas que as nossas, sofrem do mesmo mal, necessitam que se recorra constantemente, á caixa de velocidades, para evitar que se sinta aquela batida de motor, muito desagradável e que nos faz doer tudo, só por imaginar que possa estar a estragar o coração das nossas meninas.
Acham que se alterar-mos o numero de dentes da cremalheira, com mais um ou dois dentes, a mota recupera melhor o andamento em altas sem se sentir a batida do motor.

È tudo

Forte Abraço

NUNO GAVAZI
SETUBAL- ( CAPITAL DO CRIME )
Relação de transmissão 1520770646 Tambem moro numa capital Relação de transmissão 1520770646
XT 600 Z TENERE
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Relação de transmissão Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 5:52 pm

Boas Nuno

Ora bem eu apesar de estar a pouco tempo no mundo das motas e ainda estar em fase de ''treino'' antes disso pertencia ao mundo das bicicletas sejam de estrada ou montanha e ai tudo gira a volta das mundanças engrenadas e a sua relaçao performance/esforço .
Pois bem ao aumentares o numero de dentes na cremalheira vias estar a encurtar todas as relaçoes da tua caixa , como resultado vais ter maior força aplicada no chao , menor esforço efectuado pelo motor (logo nao deve de bater ) e o motor vai parecer mais solto e com maior capacidade de subir de regime . Por outro lado vais ter k fazer mais rotaçao pra alcançares a velocidade k estas acostumado , vais ter menor velocidade de ponta , vais aumentar os consumos (isto se andares muito acima dos 100km)
Este tipo de modificaçao so axo proveitoso se andares muito em zonas reviradas e k necessites de recorrer muito a caixa pois vais notar k ja nao vai ser tao necessario como antes , tb se andares com passageiro ou levares carga extra . Se fazes muito kms sempre em 5ª desaconcelho pois vais ter consumos relativamente elevados em comparaçao com outras xt's e ficas com menos ponta , por outro lado as recuperaçoes vao melhorar e nos arranques estas em vantagem , enfim , tens de pensar bem no que queres fazer com a mota e por onde vais andar e assim fazer a escolha mais acertada
Espero ter ajudado

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Relação de transmissão Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 6:13 pm

Bom... eu não sou a melhor pessoa para falar sobre esse assunto...
porque a XT para mim é uma "vaca sagrada"...
a XT é perfeita, e o "Elo" mais fraco sou sempre eu...

Embora seja um pouco complicado a velocidades muito baixas andar em 2ª, e ter que recorrer muitas vezes a 1ª,
(e por vezes isto acontece, a mudança ideal nem é a 1ª nem 2ª Rolling Eyes )
mas a 40Km/h a 4ª é fixe; e a 60 ou mais com uma 5ª até parece uma scoter Relação de transmissão 294891

Ouvi dizer que por mais dois dentes para andar na areia solta faz toda a diferença... que fica muito mais fácil de conduzir em dunas e na praia...
Também ouvi dizer que tirar dois dentes (por a transmissão da XTZ660 Tenere de 1995) a XT fica a dar quase 180Km/h sem perder força...

Mas isto é a tal coisa... ouvi dizer... Suspect Suspect

Encontrei no outro dia esta tabela para a XT600 Z K E
Relação de transmissão Fotos0170

Encontrei no outro dia esta tabela para a XT600 Z K E
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Relação de transmissão Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 6:41 pm

É tal como dizes edgar , ela ja vem perfeita , vem com o melhor das duas opçoes , sem comprometer tanto uma como outra , capaz de se adaptar tanto a utilizaçao em AE ou no mato , claro k nem vai ser 1 ''tiro'' nem 1 ''cabra'' , mas dentro das possibilidades ira oferecer o melhor desempenho possivel . Mas claro se a economia ou simplesmente gostas de andar com ela a velocidades ''proibitivas'' aconcelho cremalheira menor k a de origem , se por contrario preferes ter 1 ''scooter''aos 40km em 5ª ou queres melhores arranques ou eliminar ao maximo o ''bater'' do motor entao mete cremalheira maior ... mas antes de mexer em alguma coisa pensa sempre nos pros e contras , so pra evitar amargos de boca 8)

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Relação de transmissão Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 6:56 pm

O que fazia falta para a discussão era alguém que já tivesse experimentado, outra relação...
Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Relação de transmissão Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 7:12 pm

Bem nao conheço ninguem k o tenha feito , mas basta ires experimentar 1 bicicleta , ai tens esse tipo de relaçoes exploradas ao maximo , carretos grandes e pequenos , cremalheiras grandes e pequenas (emboras nas bicicletas o k esta na roda traseira sao os carretos e no centro sejam as cremalheiras , mas o principio é o mesmo :P ) . Se quiseres emprestote a de estrada em k tens 30 combinaçoes possiveis Relação de transmissão 1130193320
Agora ha k recordar 1 coisa no caso dos afoitos da velocidade , lembrem-se do modelo a k nos estamos a referir e ao tipo de motor e suas prestaçoes , com o aumento da velocidade vamos ter maior pressao sobre nos e mota , logo a potencia absorvida sera superior e como consequencia a potencia do mono pode nao ser suficiente pra alcançar os tais 180 ou entao mantelos assim k leva com 1 subida ou vento frontal . Outro dado importante a reter sobre isto é k temos de ter tb em consideraçao as curvas de potencia e binario do motor pois isso tem influencia no resultado final obtido . Assim deixo aki o meu concelho , se nao tens certeza do k realmente queres tirar da mota ou alternas muito o tipo de estradas k usas deixa estar como esta e adapta sim o teu tipo de utlilizaçao a mota (recentemente tive essa percepçao atraves do convite do edgar em experimentar 1 mono a ''serio'' Relação de transmissão 294891 , a primeira coisa com k me deparei foi k as 3 1ªs mudanças sao muito mais longas k as da tengai , na tengai assim k arrancas trocas imediatamente de mudança e na xt convem adiares essa passagem pra 2ª pois senao arriscaste a meter a pobrezinha a bater , k rectifiquei prontamente com 1 valente golpe de embraiagem , don't worry edgar :face: )

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Relação de transmissão Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 7:29 pm

O principio a gente sabe...
mais o principio pode não resultar...

Por exemplo: eu na minha DT125AC pus uma cremalheira com mais dois dentes...
fiquei com mais força... mas na pratica não se notava diferença na força que ganhou... porque ela já tinha força...
mas ficou pior, perdeu 5 km/h... passou de 130 para 125Km/h...
Na pratica não ganhei nada, só perdi... (a força que ganhei não se notava)

Eu posso tirar 10 dentes na cremalheira da XT, e não vou ganhar velocidade de ponta, porque a rotação não vai conseguir subir...
Se tirar esses 10 dentes perco força e velocidade de ponta...

Relação de transmissão 294891
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Relação de transmissão Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 8:01 pm

Nesse caso so ganhas em consumos e agradabilidade de conduçao aos 100/120 pois a rotaçao é mais baixa e a 5ª ''dura'' mais tempo Relação de transmissão 353512
Quanto as recuperaçoes e atendendo ao tipo de motor e entrega do mesmo axo k a xt ganha mais neste capitulo se tiver 1 relaçao mais longa 1 vez k o motor tem tanto binario e é ''algo'' preguisoço a subir de regime k no caso de ter mudanças curtas nao se vai notar assim tanto ... quanto ao facto da tua 125 perder ponta é fruto da ma escolha da relaçao regime de potencia e binario/velocidade ...

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Relação de transmissão Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 8:17 pm

Marco F. escreveu:
Nesse caso so ganhas em consumos e agradabilidade de conduçao aos 100/120 pois a rotaçao é mais baixa e a 5ª ''dura'' mais tempo Relação de transmissão 353512
Cumps
Pois é :lol:

Caganda confusão :lol: LOL
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Relação de transmissão Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 8:20 pm

LOL

o amigo dps explica melhor quando formos beber 1 cafe Relação de transmissão 353512

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
NunoGavazzi
Relação de transmissão Star310
NunoGavazzi


Moto : Vespa 50s, Honda deauville 650, Honda CB 450

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 10:40 pm

Pois eu, na minha tenere, nem por sombras consigo andar como o Edgar fala ( a mais de 60km/H em 5ª, tipo scooter).
Circular dentro da cidade, por norma é 2ªs e 3ªs e se me descuido já está a bater o motor, contudo, sem ter ainda certezas , tenho que ir averiguar isso,e contar dentes para confirmar, a minha tenere deve ter a relação 15/40, e uma XT 600 E, penso que tem 15/45, daí esta diferença de comportamento na subida de regime, a Xt 600 Z talvez por ser carenada tenha uma relação mais estradista, uma coisa é certa já dei com ela 160KM/H, e ainda dava mais um bocadinho, no entanto preferia ter mais força, para o tipo de utilização que lhe dou. voçês em estrada atingem que velocidade máxima????????????

NUNOGAVAZI
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Relação de transmissão Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 11:11 pm

eu tenho 15 / 45

peso quase 100kg com botas, blusão, etc etc ...
e com o peito cheio sem me proteger dá 140km/h...
Se o motor tiver bem quente e rodado... basta ir a Lisboa, e quando volto ela já dá 150Km/h
Já deu 160Km/h o perto disso 155... mas é muito raro... e não é quando eu quero, mas quando ela quer...

eu tenho o conjunto antigo 15/45 + a corrente que tem uns 30Mil kms feitos...
ainda está num estado razoavelmente bom, porque eu nunca levo as coisas até ao fim...
ficas com ele e experimentas a ver se é um bom compromisso...
Se precisares de ferramenta também te posso ajudar...
Só falta o elo de ligação na corrente...

fazes o teste sem gastar guito... Relação de transmissão 294891
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
NunoGavazzi
Relação de transmissão Star310
NunoGavazzi


Moto : Vespa 50s, Honda deauville 650, Honda CB 450

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 11:32 pm

MUITO OBRIGADO EDGAR, Isso era óptimo, um dia deste, quando o tempo estiver mais estável, combinamos um encontro entre o pessoal, num domigo de manhã no Cabo Espichel para nos conhecermos pessoalmente, depois acertamos isso da transmissão.

OK :cheers:

NUNO GAVAZI
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Relação de transmissão Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 11:41 pm

Boas

Ora aki fica o resultado da contagem da tua cremalheira sem sujares as maos :P
Relação de transmissão Relaao3aj

tambem podes ter acesso ao manual completo aki (pag.99) :
http://www.xtgirls.co.uk/XT600_3AJ.pdf

tb tens aki alguma info relevante
http://www.motorcyclespecs.co.za/model/yamaha/yamaha_xt600z_te%2089.htm

Com a cremalheira de 45 vais ter 1 mota nova , pra andares na cidade vais poupar bastante a embraiagem (e as maos claro Relação de transmissão 294891 ) e o motor vai parecer ter ''crescido''

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
odracir
Relação de transmissão Star310
odracir


Moto : xt 600e super abelha

Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitimeSex Abr 16, 2010 12:10 am

NunoGavazi escreveu:
Pois eu, na minha tenere, nem por sombras consigo andar como o Edgar fala ( a mais de 60km/H em 5ª, tipo scooter).
Circular dentro da cidade, por norma é 2ªs e 3ªs e se me descuido já está a bater o motor, contudo, sem ter ainda certezas , tenho que ir averiguar isso,e contar dentes para confirmar, a minha tenere deve ter a relação 15/40, e uma XT 600 E, penso que tem 15/45, daí esta diferença de comportamento na subida de regime, a Xt 600 Z talvez por ser carenada tenha uma relação mais estradista, uma coisa é certa já dei com ela 160KM/H, e ainda dava mais um bocadinho, no entanto preferia ter mais força, para o tipo de utilização que lhe dou. voçês em estrada atingem que velocidade máxima????????????

NUNOGAVAZI

segundo o meu sogro, que vinha atras de mim na vasco da gama, a minha deu quase 170km/h Relação de transmissão 268840 , mas, tremia por todo lado e soltou-se os plasticos laterais do deposito, um dos quais partiu o apoio. Relação de transmissão 572882858
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Relação de transmissão Empty
MensagemAssunto: Re: Relação de transmissão   Relação de transmissão Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Relação de transmissão
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» relação de transmissão xt600e
» [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)
» Relação de transmissão - Pinhão de ataque/cremalheira
» [Transmissão] - Troca de transmissão
» Kit Transmissão St

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: