Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Revisão geral e profunda de XTZ 660

Ir para baixo 
+15
fmdamiao
ACordeiro
knight250
Johnny_1056
M4rco
destroyer_diaz
Edgar
tintas72
ET600
webmonstro
Flat_Out
Moutinho
Jorge
Pmvpires
javleitao
19 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
destroyer_diaz
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
destroyer_diaz


Moto : YAMAHA XT 600 E

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 11:29 am

Ao substituir a corrente deves tambem substituir as guias, principalmente quando estas apresentam desgaste/danos => Substitua.

Fora de especificação => Trocar.


• Engrenagem de comando
Desgaste/danos => Substitua a corrente e a engrenagem
de comando como um conjunto (guias incluidas) Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 37087 .
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 11:45 am

Boas
fora essas marcas estranhas, não me parece que haja muito desgaste nesse esticador, não faço ideia se é usual o tensor estar a actuar fora do centro , vê como está o tensor e a gastar dinheiro preferia gastá-lo no tensor do que nas guias, se o tensor está cansado a corrente pode saltar fora da guia numa desaceleração brusca ou redução, nota que a guia está suportada apenas na ponta o que a deixa andar lateralmente de forma fácil, o que a segura no sítio é a própria corrente, por isso a guia tem esses "perfis" de lado a corrente apenas anda no centro e nessa zona não parece haver desgaste nenhum.

Os carretos muito menos desgaste devem ter.

pega na ponta da corrente e levanta-a lateralmente e vais ver que ela fará uma curva sobe o seu próprio peso, se fizeres o mesmo com a nova vais ver de certeza menos curvatura
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 1:23 pm


O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...  Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 546328 

Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 1:47 pm

Jorge escreveu:

O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...  Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 546328 


não me parece já que sendo maior estará na mesma esticada enquanto houver amplitude para tal no esticador , pode é andar um pouco mais no movimento lateral devido ao desgaste , mas tambem nao se vê muita marca no centro nem para o outro lado.

Dá ideia que terá andado sempre na mesma posição ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 2:19 pm

webmonstro escreveu:
Jorge escreveu:

O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...  Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 546328 


não me parece já que sendo maior estará na mesma esticada enquanto houver amplitude para tal no esticador , pode é andar um pouco mais no movimento lateral devido ao desgaste , mas tambem nao se vê muita marca no centro nem para o outro lado.

Dá ideia que terá andado sempre na mesma posição ?

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Corrente_distribuicao_xt600_3

Tens razão, olhando para esta foto que o Edgar postou dá para ver que entre o esticador estar recolhido ou estendido a diferença de ser de cagagésimos...  Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 964551 

Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 3:30 pm

Boas;
Quando se abre um motor, porque é que não se deixa tudo como deve ser??
Uma vez que o motor estava a funcionar, se não for para fazer isso, mais valia deixá-lo andar até partir... Rolling Eyes 

Num motor meu, esses guias e tensor não ficavam lá. Mesmo que fosse um motor igual a esse, pelo qual não nutro nenhuma admiração.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 4:35 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Quando se abre um motor, porque é que não se deixa tudo como deve ser??
Uma vez que o motor estava a funcionar, se não for para fazer isso, mais valia deixá-lo andar até partir... Rolling Eyes 

Num motor meu, esses guias e tensor não ficavam lá. Mesmo que fosse um motor igual a esse, pelo qual não nutro nenhuma admiração.

e porque não comprar uma mota nova ?

ou mandar compor numa oficina em vez de fazer em casa ?

Se fosse eu, por aquilo que se vê, e pelo preço das peças não trocava tudo apenas o que é necessário, e neste caso não penso que seja
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 5:01 pm

Boas;
Webmonstro, acho que o tópico não trata da aquisição duma moto nova... Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 546328 
Não trata da reparação dum motor?? Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 680704  Estarei equivocado?? Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 680704

Não me lembro de ter feito qualquer consideração sobre o trabalho ser feito em casa ou numa oficina...

Posso ter uma opinião diferente da tua?? Posso achar que o material em questão deve ser substituído??

Não afirmei que o motor não voltaria a funcionar se fosse novamente montado o material original. Mas uma vez que está todo desmontado, apenas sou da opinião que se deve montar material novo e ficar descansado...
Ir para o topo Ir para baixo
knight250
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
knight250


Moto : Hyosung Aquila 650 efi

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 6:50 pm

Viva !
Isto cada um é que sabe de si, mas depois de tanto trabalho, com um motor aberto e com material a apresentar desgaste, acho que era boa ideia substituir tudo o que apresente desgaste. Ao fim ao cabo quando de abre um motor com alguns km em cima , nao esperamos voltar a mexer-lhe tao depressa, eu trocava essa guia e o tensor tambem.
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 9:26 pm

A guia tem desgaste no perfil de um lado, na parte de cima e de baixo. Vendo a marca que o tensor fez na guia tem lógica que a guia esteja "torcida".

Ao colocar outra corrente ou outro tensor, como a guia tem a cama feita no local onde o tensor faz força, a guia continuará torcida  Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 546328 

O tensor aparentemente está em boas condições e sem folgas. O que poderá ter perdido eficácia é a mola que não cheguei a medir, mas também se troca a qualquer altura sem grande trabalho.

Pelo sim e pelo não a guia vai ser substituída por outra usada em melhores condições.

A outra guia está em boas condições, sem marcas de desgaste nos perfis e vai voltar a ser montada.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 9:35 pm

Boas
Johnny , o que eu quis dizer é que se dinheiro não fosse problema trocava-se tudo, mas, mas penso que não seja intenção do André gastar assim tanto.

Tens a tua opinião mas na minha não acho que se deva trocar só por trocar nem só porque está aberto.

Isto é uma máquina com peças móveis e por isso terá desgaste e esse desgaste terá que ser analisado peça a peça

não vejo razão para trocar os dois patins, apenas o que tem desgaste "torto"
convem sim analisar o tensor esse sim pode ser responsável por a corrente ter saltado fora e andado a gastar fora do sítio certo

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
ACordeiro
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
ACordeiro


Moto : Xt600e -2002

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 9:38 pm

Grande trabalho.  Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 12626 Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 12626 
Não percebo nada disso, mas estou com os que acham que se deve substituir tudo por novo. Claro que cada um é que sabe o tamanho da sua carteira. Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 909462 

P.S. Mas com uma grande mota branca na garagem eu ponha tudo velho.
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 9:47 pm

@Webmonstro: Lembras-te da conversa que tivemos no almoço de natal? Não estará isto relacionado?
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 9:49 pm

javleitao escreveu:
@Webmonstro: Lembras-te da conversa que tivemos no almoço de natal? Não estará isto relacionado?

Épa isto do PDI não me deixa lembrar o que comi ontem ....

Salvo erro queixavas-te de uns ratés ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056
Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 25, 2014 10:51 pm

Boas;
Webmonstro, não fiz qualquer referência a questões monetárias ou de custos de material porque acho que isso não me diz respeito. O que não quer dizer que estas não devam ser consideradas por cada um quando se predispõe a fazer certas coisas. Parto do princípio básico que ninguém gosta de atirar dinheiro à rua e tenta tomar as decisões mais sensatas possíveis.

Quando se abre um motor, espera-se o melhor, mas deve-se estar preparado para o pior.
Acredito que o Javleitão não estivesse propriamente à espera disso. Ou se calhar até estava... Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 546328 Tendo em conta os motivos que o levaram a tomar a decisão de abrir o motor.
De acordo com as fotos, essa distribuição já andou a chocalhar e a corrente a chicotear, o que me leva também a acreditar que o tensor já tenha visto melhores dias. Esse guia deixou de assentar correctamente e está irremediavelmente estragado. Se for montado, mais cedo ou mais tarde vai dar m#rda. O tensor ainda pode ter curso disponível, mas não acredito que a mola ainda mantenha a sua melhor forma.

Tendo em conta o investimento já executado e o tempo já gasto, não vejo motivo para ser um tensor e guia a hipotecarem a saúde do motor que tudo leva a crer que fique pronto para mais uns tempos valentes.

É normal que apareçam uns ratéres, o motor começa a deixar de estar a ponto, o excessivo alongamento da corrente provoca desfase na distribuição.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Revisão geral e profunda de XTZ 660 - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Revisão geral e profunda de XTZ 660
Ir para o topo 
Página 3 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Revisão Geral XT 750 Z
» Revisão Geral 67.000 kms (XT600E)
» Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)
» 1ª revisão geral (bem 1ª com quem diz)
» Revisão Geral (Para todas)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: