Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Revisão Anual duma XT600E

Ir para baixo 
+14
Guerra
Johnny_1056
tiagomp91
Jorge
Pedro P.
Fernando Brito
marcoantonio
ACordeiro
Pmvpires
ricardo30portela
krieg
Jarod
sergio_XT24
Edgar
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6
AutorMensagem
webmonstro
Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 3:02 pm

voltando mais ao tema

Um oleo multigraduado significa que tem comportamento equivalente a dois tipos de oleo conforme a temperatura a que ele se encontra

Ou seja por exemplo um 10W-50 comporta-se como um oleo SAE10 (fino portanto ) quando está frio
e como um oleo SAE50 quando está quente

o que isto significa na pratica ? e porque queremos nós saber ?

tomamos p.ex. o oleo 10W-50
oleo fino
quando o motor está frio um oleo fino circula mais rapidamente e rapidamente chega a todos os pontos de lubrificação especialmente as cames que no caso da XT600 trabalham em chumacheiras que se não tiverem uma camada de oleo a separá-los iriam desgastar-se rapidamente

quando está quente esse oleo seria demasiado fino pois iria ficar mais fino com o aumento de temperatura e ficaria demasiado fino para o oleo poder ser empurrado pela bomba e perdia-se pressão
ou seja queremos oleo que se mantenha mais grosso quando quente (aqui entra o 2º numero o 50)


Podemos dizer então que no caso um 10w-50
é um oleo que se comporta como um oleo 10 quando frio e que quando quente tem as características de um oleo 50

logo o óleo ideal será aquele que tem a maior amplitude térmica possível mas isso é difícil de obter e claro mais caro de fabricar

logo um 20W-50 é mais barato que um 10w50 ou um 5w40

e se olhares para motores muito sofisticado estão a pedir agora óleos com amplitudes muito elevados tais
como o 0w-40 ou mesmo 0W50 e 0W60

Para obter esses oleos multigraduados é necessário adicionar os aditivos que não sendo lubrificante mantêm estável a viscosidade do óleo ao longo de maior amplitude térmica chamados de "viscosity index improvers",

Estes aditivos têm cadeias moleculares muito compridas que têm tendência a degradarem rapidamente em
caixas de velocidade por isso é aconselhado o uso de oleos específicos para motos em motores de caixa comum como os nossos


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 7:43 pm

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 645491 

só sei que 15W50 é fixe Revisão Anual duma XT600E - Página 6 645491 

muito bom e "barato" Revisão Anual duma XT600E - Página 6 353512 

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
V Duarte
Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Star310
V Duarte


Moto : XT 600e

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Que maravilha de post   Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Icon_minitimeQui Ago 01, 2013 11:25 am

Bom dia malta!
Só tenho a dizer que este homem ( Edgar ) é uma máquina!!
Cada post que vejo estou sempre a aprender!! Revisão Anual duma XT600E - Página 6 964551  Gostaria um dia de poder estar ao pé ti e fazer uma revisão destas a minha menina.... ( e bem que deve estar a precisar) Rolling Eyes Faço cerca de 100km por dia e desde que a comprei, em abril do ano passado com 23.000 km, ja vou com 39.000km.
Muitos parabéns Edgar pelos maravilhosos post, tenho aprendido imenso e já tenho feito algumas coisitas Revisão Anual duma XT600E - Página 6 964551  
um dia destes a ver se vou dar um passeio com a malta do Clubextportugal, mas tem de ser calminha que o meu off road é muito limitado!!!  hehe

Mais uma vez parabéns e boas curvas a todos!!
Fico a espera de mais posts

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 444520 Revisão Anual duma XT600E - Página 6 444520
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Nogueira
Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Star310
Ricardo Nogueira


Moto : XT 600 Dark

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 12:07 pm

boas camarada edgar

como ja tinha dito este topico esta fantastico.
o que me leva a ganhar uma grande vontade de ser eu proprio a fazer a revisao da minha xt mas tambem me falta a coragem com medo de fazer asneira da grossa.
tambem me deparo com o seguinte problema como vivo ca no norte os mecanicos de motas sao poucos e nen todos de confiança e a gente estar a pagar por nada e f+++++.
mesmo tendo um representante yamaha a 100m de casa.
primeiro gostaria de saber como tiro o oleo sai por partes ou todo de uma vez so. quando se poe e por um sitio so ou mais.
visto que as temperaturas por aqui de manha no inverno podem chegar aos 3 negativos e tambem e a beira mar a sugestao do oleo 15w50 continua a mesma ou opto por outro tipo.
depois tem o filtro do ar e complicado comprar peças ca na zona o camarada comprou na marca isso ficou caro?
fico com um bocado de receio de fazer asneiras mas visto que tenho a mota faz hoje duas semanas estou com vontade de fazer a revisao a essas coisas importantes so pra ficar de consciencia tranquila.

obrigado

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
krieg
Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Star310
krieg


Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 4:05 pm

Ricardo,

O forum possui em cima um "botão" que diz SEARCH deves usá-lo sempre que tiveres uma duvida. Revisão Anual duma XT600E - Página 6 353512 

E olha que temos por cá quase tudo, sobre quase tudo.

Revisão Anual duma XT600E - Página 6 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 6 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Revisão Anual duma XT600E
Ir para o topo 
Página 6 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6
 Tópicos semelhantes
-
» Ajustar carburadores duma XT600E
» Revisão XT600E
» Revisão Geral 67.000 kms (XT600E)
» Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)
» Revisão de XT 600 E

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: