Pois percebo a tua ideia...
mas deixa-me por as coisas doutra forma
dizer que uma coisa para 10 graus centígrados negativos é boa para o nosso clima
e depois entrar em dialogo escrito sobre isto... acho que não vale a pena e está tudo dito...
mas vamos por as coisas doutra maneira...
os carros por norma têm
- o óleo do motor
- e a valvolina da caixa de velocidades...
e nos carros por norma a embraiagem trabalha a seco...
nas motas o óleo tem que servir para o motor / embraiagem multi-discos / e caixa de velocidades
Nos carros usamos um óleo 10W40 que serve perfeitamente para a sua função... MAS usamos um óleo 70W90 na caixa de velocidades (normalmente conhecido por valvolina)
o óleo 70W90 (valvolina) é um óleo grosso como seria de esperar, e pensar em usar um óleo fino do tipo 10W40 numa caixa de velocidades, era condena-la a uma vida de apenas meia dúzia de kms
Isto é o ABC da coisa...
Agora agarrando neste principio...
numa mota temos que usar o mesmo óleo para lubrificar o motor / embraiagem / e caixa de velocidades
o ideal seria ter um óleo fino para o motor e embraiagem
e um óleo grosso para a caixa de velocidades
mas este ideal não é possível ser posto em pratica porque o óleo tem que servir para tudo
Então procuramos um meio termo...
o óleo fino é mau para a caixa
o óleo grosso é mau para a embraiagem e cambota/válvulas/etc
e a melhor forma de encontrar esse meio termo, é ver o que o fabricante recomenda
Para alguns o seu bom-senso diz assim :
se o fabricante diz que 15W dá para 0ºc
e que 50 dá para 50ºc
então temos aqui um bom compromisso para o nosso motor...
e vamos usar o mais grosso recomendado pelo fabricante da mota...
até podia e devia usar o 20W... mas é difícil de encontrar... e quando encontramos ou é mineral ou bué da caro
para outros o seu bom-senso diz outra coisa
Mas podemos ir um pouco mais longe sobre isto...
usar um óleo que "despreza" a caixa de velocidades... numa mota de 4 cilindros não é muito preocupante, porque temos um motor linear (uma explosão por cada ciclo )
mas aqui estamos a falar de monicilindricas que são tudo menos lineares
basicamente e mecanicamente trabalham aos soluços rápidos (uma explosão por cada quatro ciclos )
se numa pessoa faltar aquele liquido entre os ossos... (não sei o nome desta doença)
então essa pessoa vai perceber o que é carretos duma caixa de velocidades lubrificados com óleo fino
ABR