Clube XT Portugal
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 Revisão Anual duma XT600E

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tiagomp91
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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:17 pm

Edgar escreveu:
15W50 Revisão Anual duma XT600E - Página 5 353512
Já agora motul 5100 também?
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Edgar
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Edgar


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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:20 pm

tiagomp91 escreveu:
Edgar escreveu:
15W50 Revisão Anual duma XT600E - Página 5 353512
Já agora motul 5100 também?

sim

há Motul 5100 10W50
e
há Motul 5100 15W50


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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:23 pm

Boas;
Edgar, um óleo 10W-40 não é assim tão mau para uma XT que rode em climas mais frios. Prefiro usar óleos com mais capacidade "a quente", até porque não costumo andar de moto com temperaturas demasiado baixas. Se vivesse num país nórdico e andasse de moto no dia-a-dia, era um óleo que usaria sem qualquer problema.
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tiagomp91
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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:27 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Edgar, um óleo 10W-40 não é assim tão mau para uma XT que rode em climas mais frios. Prefiro usar óleos com mais capacidade "a quente", até porque não costumo andar de moto com temperaturas demasiado baixas. Se vivesse num país nórdico e andasse de moto no dia-a-dia, era um óleo que usaria sem qualquer problema.
E qual o problema de andar com esse óleo com este tempo, ou até mesmo estando 40º? Dsculpem o off topic
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Johnny_1056
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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:42 pm

Boas;
Quando um óleo funciona muito perto das temperaturas limite, perde algumas das suas características e capacidades de lubrificação, só por isso. Mas num clima "nórdico" não tinha qualquer problema em usar esse óleo.
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Jorge
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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeSex Jan 25, 2013 11:22 am

Edgar escreveu:


Não é isso...

o problema é que ninguém sabe interpretar o manual Revisão Anual duma XT600E - Página 5 130953
não quero estar a passar atestados de "estupidez" Revisão Anual duma XT600E - Página 5 3438063878 não me interpretem por favor

Mas a verdade é que ninguém passa cartão ao manual, ou então não o percebe Revisão Anual duma XT600E - Página 5 645491


Um gajo tenta ajudar, mas afinal não passo de um Rookie... Revisão Anual duma XT600E - Página 5 11244


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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeSex Jan 25, 2013 7:52 pm

Jorge. escreveu:
Edgar escreveu:


Não é isso...

o problema é que ninguém sabe interpretar o manual Revisão Anual duma XT600E - Página 5 130953
não quero estar a passar atestados de "estupidez" Revisão Anual duma XT600E - Página 5 3438063878 não me interpretem por favor

Mas a verdade é que ninguém passa cartão ao manual, ou então não o percebe Revisão Anual duma XT600E - Página 5 645491


Um gajo tenta ajudar, mas afinal não passo de um Rookie... Revisão Anual duma XT600E - Página 5 11244


Revisão Anual duma XT600E - Página 5 300942

Não é isso Revisão Anual duma XT600E - Página 5 796959
talvez eu tenha querido dizer uma coisa a na volta escrevi outra Revisão Anual duma XT600E - Página 5 680704

Onde queria chegar... é que não vem escrito nos manuais para usar 10W40
vem uma tabela para através das condições climatéricas escolhermos a viscosidade correcta Revisão Anual duma XT600E - Página 5 353512

O tiagomp91 disse que não vem escrito no manual para usar 15W50

e ele tem e não tem razão... porque o que vem no manual é uma tabela para escolhermos a viscosidade correcta, e através dessa tabela devemos seleccionar o 15W50 ou 0 20W40

Era isso que eu queria dizer Revisão Anual duma XT600E - Página 5 449138


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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeSex Jan 25, 2013 9:14 pm

Acho que até deviamos seguir com esta conversa para outro tópico. Eu por exemplo não entendo se o 10w40 vai de -10º até 45º, qual efectivamente o problema de usá-lo neste tempo, e mesmo até bem próximo do verão.
Assim como na perspectiva de uma pessoa que não percebe nada disto tal como eu, vê esta tabela, em lado nenhum vem escrito 15w50, não está, e não quero ser implicativo.
Em vez de se usar o 15w50 que não vem na tabela, porque não usar o 10w50 que também não vem na tabela, que seria o que tem a maior amplitude térmica, poderia usá-lo na Serra da Estrela, como podia usá-lo em Marrocos debaixo de sol escaldante.
Efectivamente acho que deviamos seguir com esta conversa para outro lado, e sim eu já li o manual todo e lei-o sempre que necessário, secalhar a minha interpretação não está correcta mas que lá não fala em 15w50 isso é um certeza que tenho. Revisão Anual duma XT600E - Página 5 307869
No manual vem para escolhermos entre:
10w30 (-10º até 35º talvez mais indicado para países frios)
10w40 (-10º até 45º talvez sirva para o nosso clima, parece me o mais indicado)
15w40 (0º até 45º talvez sirva para o nosso clima)
20w40 (5º até 45º talvez também sirva para o nosso clima)
20w50 (5º até 50º talvez também sirva para o nosso clima)

No fundo estou a perceber o que o Edgar está a dizer, mas o que é certo é que esse óleo não vem la indicado e para mim então o melhor ainda seria o 10w50.
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Edgar
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Edgar


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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeSex Jan 25, 2013 10:34 pm

Pois percebo a tua ideia...
mas deixa-me por as coisas doutra forma

dizer que uma coisa para 10 graus centígrados negativos é boa para o nosso clima Revisão Anual duma XT600E - Página 5 546328
e depois entrar em dialogo escrito sobre isto... acho que não vale a pena e está tudo dito...


mas vamos por as coisas doutra maneira...
os carros por norma têm
- o óleo do motor
- e a valvolina da caixa de velocidades...
e nos carros por norma a embraiagem trabalha a seco...

nas motas o óleo tem que servir para o motor / embraiagem multi-discos / e caixa de velocidades

Nos carros usamos um óleo 10W40 que serve perfeitamente para a sua função... MAS usamos um óleo 70W90 na caixa de velocidades (normalmente conhecido por valvolina)
o óleo 70W90 (valvolina) é um óleo grosso como seria de esperar, e pensar em usar um óleo fino do tipo 10W40 numa caixa de velocidades, era condena-la a uma vida de apenas meia dúzia de kms

Isto é o ABC da coisa...


Agora agarrando neste principio...
numa mota temos que usar o mesmo óleo para lubrificar o motor / embraiagem / e caixa de velocidades

o ideal seria ter um óleo fino para o motor e embraiagem
e um óleo grosso para a caixa de velocidades
mas este ideal não é possível ser posto em pratica porque o óleo tem que servir para tudo

Então procuramos um meio termo...
o óleo fino é mau para a caixa
o óleo grosso é mau para a embraiagem e cambota/válvulas/etc
e a melhor forma de encontrar esse meio termo, é ver o que o fabricante recomenda


Para alguns o seu bom-senso diz assim :
se o fabricante diz que 15W dá para 0ºc
e que 50 dá para 50ºc
então temos aqui um bom compromisso para o nosso motor... Revisão Anual duma XT600E - Página 5 353512 e vamos usar o mais grosso recomendado pelo fabricante da mota...
até podia e devia usar o 20W... mas é difícil de encontrar... e quando encontramos ou é mineral ou bué da caro Neutral

para outros o seu bom-senso diz outra coisa Revisão Anual duma XT600E - Página 5 645491



Mas podemos ir um pouco mais longe sobre isto...
usar um óleo que "despreza" a caixa de velocidades... numa mota de 4 cilindros não é muito preocupante, porque temos um motor linear (uma explosão por cada ciclo )
mas aqui estamos a falar de monicilindricas que são tudo menos lineares Revisão Anual duma XT600E - Página 5 353512
basicamente e mecanicamente trabalham aos soluços rápidos (uma explosão por cada quatro ciclos )


se numa pessoa faltar aquele liquido entre os ossos... (não sei o nome desta doença)
então essa pessoa vai perceber o que é carretos duma caixa de velocidades lubrificados com óleo fino


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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeSáb Jan 26, 2013 4:14 am

Heya não tinha visto este topic ainda!

QUE SENHOR que este Edgar é...fogo!

Eu nunca vi uma pessoa assim...para além do jeito e conhecimento, é a paciência e o gosto de nos estar a fazer um manual 100 vezes melhor que o original (por ter fotos e ser muito mais "user-firendly").

Fogo...parabéns pelo trabalho e obrigado! Revisão Anual duma XT600E - Página 5 12626 Revisão Anual duma XT600E - Página 5 12626 Revisão Anual duma XT600E - Página 5 12626


Última edição por Guerra em Sáb Jan 26, 2013 1:23 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeSáb Jan 26, 2013 12:00 pm

Edgar Revisão Anual duma XT600E - Página 5 314851

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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeSáb Jan 26, 2013 1:25 pm

Um dia serás sobejamente recompensado pelo teu esforço incessante por alfabetizar mecanicamente este teu rebanho virtual Revisão Anual duma XT600E - Página 5 919911 Revisão Anual duma XT600E - Página 5 919911
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Kbludo
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Moto : xt 600e

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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 8:24 pm

Parabéns meu caro, muito bom trabalho Revisão Anual duma XT600E - Página 5 12626 !
Abraços!
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Ricardo Nogueira
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Ricardo Nogueira


Moto : XT 600 Dark

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MensagemAssunto: top   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 1:18 pm

boas

para um novato como eu este forum e do melhor que ha entao este topico esta muito top.

muito obrigada pela partilha

abraços
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webmonstro
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webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

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MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Revisão Anual duma XT600E - Página 5 Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 2:39 pm

Edgar escreveu:
Pois percebo a tua ideia...
mas deixa-me por as coisas doutra forma

dizer que uma coisa para 10 graus centígrados negativos é boa para o nosso clima  Revisão Anual duma XT600E - Página 5 546328
e depois entrar em dialogo escrito sobre isto... acho que não vale a pena e está tudo dito...


mas vamos por as coisas doutra maneira...
os carros por norma têm
- o óleo do motor
- e a valvolina da caixa de velocidades...
e nos carros por norma a embraiagem trabalha a seco...

nas motas o óleo tem que servir para o motor / embraiagem multi-discos / e caixa de velocidades

Nos carros usamos um óleo 10W40 que serve perfeitamente para a sua função... MAS usamos um óleo 70W90 na caixa de velocidades (normalmente conhecido por valvolina)
o óleo 70W90 (valvolina) é um óleo grosso como seria de esperar, e pensar em usar um óleo fino do tipo 10W40 numa caixa de velocidades, era condena-la a uma vida de apenas meia dúzia de kms

Isto é o ABC da coisa...


Agora agarrando neste principio...
numa mota temos que usar o mesmo óleo para lubrificar o motor / embraiagem / e caixa de velocidades

o ideal seria ter um óleo fino para o motor e embraiagem
e um óleo grosso para a caixa de velocidades
mas este ideal não é possível ser posto em pratica porque o óleo tem que servir para tudo

Então procuramos um meio termo...
o óleo fino é mau para a caixa
o óleo grosso é mau para a embraiagem e cambota/válvulas/etc
e a melhor forma de encontrar esse meio termo, é ver o que o fabricante recomenda


Para alguns o seu bom-senso diz assim :
se o fabricante diz que 15W dá para 0ºc
e que 50 dá para 50ºc
então temos aqui um bom compromisso para o nosso motor...  Revisão Anual duma XT600E - Página 5 353512  e vamos usar o mais grosso recomendado pelo fabricante da mota...
até podia e devia usar o 20W... mas é difícil de encontrar... e quando encontramos ou é mineral ou bué da caro  Neutral

para outros o seu bom-senso diz outra coisa  Revisão Anual duma XT600E - Página 5 645491



Mas podemos ir um pouco mais longe sobre isto...
usar um óleo que "despreza" a caixa de velocidades... numa mota de 4 cilindros não é muito preocupante, porque temos um motor linear (uma explosão por cada ciclo )
mas aqui estamos a falar de monicilindricas que são tudo menos lineares  Revisão Anual duma XT600E - Página 5 353512
basicamente e mecanicamente trabalham aos soluços rápidos (uma explosão por cada quatro ciclos )


se numa pessoa faltar aquele liquido entre os ossos... (não sei o nome desta doença)
então essa pessoa vai perceber o que é carretos duma caixa de velocidades lubrificados com óleo fino


ABR Revisão Anual duma XT600E - Página 5 919911


Edgar, estás a pensar bem mas infelizmente não é assim na realidade !!!

Porque ? não sei mas os tipos das petroliferas acharam que isso era tudo muito simples e resolveram complicar a coisa ou seja

um oleo 75W90 não é o que antigamente se chamavam de valvolina o que se chamava de valvolina era na verdade SAE80 ou SAE90

um oleo 75W90 para transmissões tem a mesma viscosidade de um 10W40 para motores !

São níveis de medição completamente diferentes assim como o oleo para suspenções não tem nada a haver com o oleo de motor (um 15W para suspenções é muito mais fino que um 15W para motores)

No caso 75W90 é para caixa de velocidades porque estes tem outros componentes por exemplo o bronze fosforoso e alguns oleos de motor pode danificar estes componentes

Nas motas com carter commum com a caixa as caixas estão desenhadas para usar oleo de motor

Oleo de transmissões, caixas e diferenciais tem uma medição própria chamada de GL
GL-0, GL-1,GL-2 etc
isto determina o tipo e nível de aditivos que estes oleos têm
Há até muitos caixa que têm carretos HYPOIDS (aqueles enclinados) que necessitam de oleo próprios para lidar com altos níveis pressão (marcados como EP)

Há inclusíve carros como alguns jipes que usam ATF na caixa pois têm uma bomba incorporada na caixa
aqui podes ver mais informação :

http://www.bobistheoilguy.com/putting-the-simple-back-into-viscosity/


podes ver nesta pagina a viscosidade medida em cST (centi- Stokes)
que é a medida que define a resistência à passagem de um fluido atravez de um determinado orificio sobre o efeito da gravidade (quato mais alto mais grosso é o liquido)

no link em cima podes ver que na 1ª tablea (oleo de motor) um oleo 10W tem Cst de 4.1 a 100ºC
equivalente na 2ª tabela (oleo de transmissões) a um oleo 70 ou 75

Aqui uma tabela que compara os diferentes tipos de oleo e as suas viscosidades


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