| Revisão Anual duma XT600E | |
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+14Guerra Johnny_1056 tiagomp91 Jorge Pedro P. Fernando Brito marcoantonio ACordeiro Pmvpires ricardo30portela krieg Jarod sergio_XT24 Edgar 18 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Qui Jan 17, 2013 9:00 pm | |
| Nº 8 Tubos de travão
(Verifique se apresentam fendas ou danos)
Tudo OK Nº 9 Rodas
(Verifique se estão empenadas, o aperto dos raios e se apresentam danos) (Aperte os raios, caso necessário)
Aqui deparamos-nos com um pequeno problema... a jante da frete tem uma moça neste local está mais baixa uns 3 mm mas não afectou o outro lado e nem os raios... (menos mal) e a reparação está ao nosso alcance mas temos que fazer um pequeno molde em madeira e retirar o pneu Vai ficar para outra altura... pois temos que fazer o tal molde De resto... não temos empenos ou outros problemas alem desta situação | |
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Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Qui Jan 17, 2013 9:02 pm | |
| Essa mossa já tinha sido detectada... Foi feita algures nas zonas de Castelo Branco... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Qui Jan 17, 2013 10:59 pm | |
| - Jarod escreveu:
- Essa mossa já tinha sido detectada... Foi feita algures nas zonas de Castelo Branco...
OK... já nem me lembrava disso... mas vamos facilmente tira-la... assim que tivermos oportunidade | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Qui Jan 17, 2013 11:24 pm | |
| Nº 10 Pneus
(Verifique a profundidade do piso e se possuem danos / Substitua, caso necessário) (Verifique a pressão do ar / corrija se necessário)
Os pneus são relativamente novos... mas o piso mínimo aconselhado pelo fabricante é de 1,6 mm A pressão correcta para as rodas varia com a utilização e com a carga que a mota leva (c/ s/ pendura, etc etc)... Normalmente a pressão da rodas devem ser vistas semanalmente... e digo isto porque com 1,5 kg de pressão, facilmente a mota vai perdendo ar... Eu uso na minha XT600E 2 kg na roda de trás... e com esta pressão posso estar 1 mês ou mais sem me preocupar... mas na roda da frente como uso 1,5 kg tenho que verificar com muita regularidade (semanalmente) | |
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Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Sex Jan 18, 2013 12:24 am | |
| Caro Edgar, no seguimento da moça da jante que vi, achas possível fazer alguma coisa aqui ?? Parece menos do que realmente é... Se a "tua" jante tem 3mm de diferença, a minha deve ter uns 12 ou 13 mm... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Sex Jan 18, 2013 5:07 pm | |
| Sim... dá para tirar... mas temos que tirar o pneu e agarrar num barrote e desbasta-lo com o raio da jante... e depois bater-lhe com um maço até ir ao sitio | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Sex Jan 18, 2013 11:18 pm | |
| Nº 11 Rolamentos das rodas
(Verifique se os rolamentos possuem folga ou danos)
Foi revisto recentemente durante a ultima troca de pneus... além de inspeccionados, levaram massa consistente junto dos retentores para ajudar na lubrificação e entrada de agua... os retentores estavam impecáveis...
Nº 12 Braço oscilante
(Verifique o funcionamento e se possui folga excessiva)
também foi revisto durante a recente troca de pneus...
Nº 13 fica para o fim
Nº 14 Rolamentos da direcção
(Verifique a folga dos rolamentos e se existe rigidez na direcção / lubrifique de 20 em 20 mil kms)
Está sem folgas... e não vale a pena complicar... e passamos à frente... em certas modelos de mota, eu levaria isto a serio... mas não é o caso da XT600E
Nº 15 fica para o fim | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Sáb Jan 19, 2013 12:30 am | |
| Nº 16 Descanso lateral
(Verifique o funcionamento e lubrifique)
Este item é deveras importante... e normalmente eu verifico sempre o descaso quando lubrifico a corrente Há situações em que o descanso se parte pela soldadura mas tudo tem uma razão de ser... e apenas acontece a algumas motas Por exemplo, na minha XT600E que normalmente anda muitas vezes carregada com malas e estacionada de maneiras bastante inclinada nunca aconteceu... O tubo do descanso tem uma parede de 2 mm que é mais do que suficiente para a sua função (aguentar com o peso da Mota e com a soldadura) Em Dezembro ultimo o descanso desta XT600E partiu-se : e foi reparado por um Amigo (não vou dizer o nome... que o gajo muito ocupado...) Ver o descanso partir-se, poderá ser catastrófico... e lixar o orçamento de qualquer... (basta imaginar ver a Mota cair num estacionamento de Motas com o efeito dominó ) Então mais vale prevenir... e com 30 segundos avaliamos o seu estado - Basta ver se ainda temos as duas molas... - se esta a recolher bem... - e se apresenta alguma fissura Por norma o descanso começa por partir-se sempre no mesmo local... começa com uma pequena estala-dela que vai crescendo, até que parte de vez.... O local onde ele começa a partir-se esta assinalado a branco nesta foto na realidade esta zona do meu descanso está pintada de branco pintar uma soldadura de branco ajuda a identificar um fissura, ou o aparecimento duma fissura... o método é simples... basta limpar o branco com um pano, e se estiver estalado vê-se uma linha preta PS: para quem nunca olhou para o descanso com atenção... é normal encontrar uma folga grande na fixação do mesmo | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Sáb Jan 19, 2013 1:10 am | |
| Nº 17 Interruptor do descanso
(Verifique o funcionamento)
Sempre que esqueço dele em baixo e engato a 1ª ... descubro que ainda funciona Nº 18 Forquilha dianteira
(Verifique o funcionamento e se existem fugas de oleo)
Basicamente comecei por levantar os foles e procurar por uma fuga de oleo... Estava tudo seco e surpreendentemente limpo de pó Estava tudo OK e sem qualquer marca ou arranham na zona que recolhe... se tivessem marcas ou riscos poderia ofender os retentores e originar uma fuga de óleo... mas não é o caso... de resto o funcionamento está normal Nº 19 Amortecedor de choques
(Verifique o funcionamento e se o amortecedor apresenta fugas de óleo)
está 100% | |
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Pedro P.
Moto : XT600e
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Sáb Jan 19, 2013 3:35 pm | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Sáb Jan 19, 2013 6:37 pm | |
| Nº 20 Braço oscilante e bielas do amortecedor
(Verifique o funcionamento) (ablicar massa de lubrificação de dissulfide molibdénio)
O funcionamento está porreiro... e sem nada que diga o contrario... quanto à lubrificação ficou por fazer... a única massa que tenho é NLGI2 e tenho que procurar por algo parecido com isto: http://wikipedia.qwika.com/en2pt/Molybdenum_disulfide ou talvez o Molykote seja igualmente bom Nº 21 Carburador
(Verifique o funcionamento do motor de arranque / afogador) (ajuste o ralenti)
Sobre o carburador não é necessário fazer nada... normalmente nunca é... Verifiquei o estado das falanges, e encontram-se como novas... Subi ligeiramente o ralenti... o método usado para ajustar o ralentim, pode ser visto aqui : http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/05/ajuste-do-relantim.html | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Sáb Jan 19, 2013 7:10 pm | |
| Nº 22 Oleo do Motor
(Substitua) Nº 23 Filtro de Oleo
(Substitua de 20 em 20 mil km)
Sobre o item 22 e 23 pode ser falado tudo junto... O óleo escolhido foi Motul 5100 15W50 Escolhemos este óleo, porque é um bom óleo, e sendo semi-sintetico danos mais garantias de fazer a sua função por mais tempo e em condições duras... A viscosidade foi escolhida tendo como base o manual da Mota... Muita gente utiliza o 10W40 pensando estar a usar um óleo porreiro (pois é o que 98% das oficinas recomendam) mas digo-vos que isso vai contra o manual do fabricante... O manual diz isto: (as cores verde e vermelho, foram acrescentadas por mim) Na realidade, a embraiagem gosta do 10W40, e a caixa de velocidades do 20W50... usar um óleo fino numa caixa de velocidades dum carro é condena-la à destruição ora bem... na XT600E "não é tanto ao mar nem tanto à terra" mas para não andarmos com com analizes... basta ler o manual do proprietário e seguir a dica que lá vem seguimos essa dica e compramos 15W50 na MotorXpro do Lança http://www.motorxpro.com/pt/produtos/motul/lubrificantes_de_motor/motor_4t/5100_4t_15w50.html 8,55€ por litro é super em conta e o atendimento da MotorXpro é 5 estrelas e sou um exigente cliente que tenho comprado lá montes de coisas, sempre satisfeito com o resultado... até pneus TW41 ou TW42 que ele não tem no catalogo on line já me arranjou a preços imbatíveis O filtro de óleo compramos na Yamaha (de origem) existem filtros da concorrência mais baratos... mas de qualidade questionável... e preferimos a qualidade dos made in Japan dos de origem (continua) | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Dom Jan 20, 2013 12:00 am | |
| Voltado ao assunto... Antes de aquecermos o motor... aliviamos todos os parafusos... para facilitar a desaperto dos mesmos depois de estar o motor quente... aquecemos o motor durante 15 minutos e tiramos o óleo... por norma eu tiro óleo do motor para um recipiente, e o óleo do quadro para outro recipiente... saio do motor 1,1L e do quadro 1,36L ou seja, a Mota tinha: 1,1 + 1,36 + 0,5(*) = 2,96L(*) 0,5L de oleo que fica sempre dentro da mota e não é possível ser trocado...Faltava 0,34L para ter o nível no máximo... como o entre o mínimo e o máximo vão cerca de 0,4L ... ela encontrava-se dentro de nível Alguns devem estar a pensar: "mas caganda confusão de contas por causa de tirar o óleo" Mas passando à frente... o manual diz que o filtro pode ser trocado de 20 em 20 mil kms mas nós resolvemos trocar o filtro com 4 mil porque somos uns mãos largas (e também porque não sou eu que pago) Fizemos uma autopsia ao filtro... e não encontramos limalhas ou qualquer outro desgosto Fizemos uma tentativa de tirar o filtro do quadro mas não passou disso... duma tentativa falhada, por falta duma chave 26 em condições Há que saber desistir na altura certa... e concentrar energias a adquirir a ferramenta certa Como tirei a pequena protecção do cárter... descobri uma bela amolgadela mas dessa amolgadela, apenas ficou esta foto... com o martelo e pedaço de madeira rapidamente anulamos a amolgadela Adicionamos 2 litros de óleo novo... demos ao starter... e depois de trabalhar uns 40 segundos, tempo necessário para purgar o circuito no pequeno parafuso da tampa do filtro de oleo... paramos o motor e adicionamos mais 0,7L Usamos 2,7L para fazer a troca... e assim garantimos que o nível vai ficar a 3/4 da vareta Para percebermos melhor como ver o nível de óleo da XT600E, podemos consultar este tópico: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/12/verificar-nivel-do-oleo.html | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Dom Jan 20, 2013 12:14 am | |
| Nº 24 Interruptores dos travões
(Verifique o funcionamento)
Estão OK Nº 25 Peças móveis e cabos
(Lubrifique)
Lubrificamos o cabo da embraiagem (pode ver num dos post anteriores) Lubrificamos o descanso, a bicha do conta rotações... Falta lubrificar os roletes guia da corrente e outras pequenas coisas como as peseiras etc... mas só vou fazer estes itens em falta depois de lavar novamente a Mota e depois de dar uma pequena volta com ela... Nº 26 Luzes, sinais e interruptores
(Verifique o funcionamento / ajuste o farol dianteiro)
esta tudo OK... e apenas falta verificar o farol dianteiro, que parece estar um pouco alto... __________________________________________ esta faltar: - verificar a corrente - procurar por algum parafuso desapertado - ver os roletes guia - e verificar se o farol esta na altura correcta... | |
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krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Dom Jan 20, 2013 9:58 am | |
| Então e a situação do filtro do quadro vai ficar por observar | |
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| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E | |
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