Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 avaria xt600z

Ir para baixo 
+21
portista
ET600
xltuga
angelo_lopes
Jorge
NEWDEX
bmbelo
tintas72
ACordeiro
Jarod
Moutinho
António Garrido
M4rco
javleitao
Fernando Brito
Pmvpires
Luis Rosado
webmonstro
Edgar
Johnny_1056
Paulo Neto
25 participantes
Ir à página : 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
Paulo Neto
avaria xt600z Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 9:55 am

boas a todos...

como alguns membros do forum sabem, a minha mota esta com um problemazito. avaria xt600z 449138

o problema é que ela tem alturas que pega bem e anda dias sem problemas, e tem outras alturas que não pega, isto acontece tanto a quente como a frio.

no sabado não queria pegar no passeio, quando parei para esperar pelo pessoal no ponto de encontro.

depois de tirar a vela e coloca-la na mota do miguel (tintas) uma XT600, reparei que na mota dele a minha vela parece um fugareiro e na minha é uma acendalha...

ou seja na mota dele a vela dá umas 5x mais corrente que na minha.
na minha é quase impossivel ver a faisca, é uma coisa mesmo muito ligeira.
a mota depois de estar a trabalhar fica normal, apesar de quando estava a chegar a casa o problema agravou se ao ponto de dar rateres...

agora tenho de ensaiar peça a peça, tipo bobine, cdi, extrator, ou apenas com mediçoes de corrente chego a alguma conclusão??

é que tomei a decisão de não pegar mais na mota até descobrir o problema, pois alem de forçar o motor de arranque e bateria, tambem andar a encostar os cabos não lhe dá saude nenhuma.

agradeço a vossa atenção
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
avaria xt600z Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 10:18 am

Boas;
Antes de desmontar a moto toda, começa pelas coisas mais simples. Mede a resistência do cachimbo e cabo da vela, bobine, regulador de tensão e "CDI".
Não sei a que te referes como extrator...
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
avaria xt600z Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 10:32 am

Estou quase 90% certo que é o prato... a peça de um só sentido entre o motor de arranque e a cambota

quase certo...

a tua a mota tem durante o arranque parece nem ter 120 rotações por minuto

e isso podes contar pelas vezes que sai ar pelo escapo durante um minuto...

e a faisca é igual... faz duas faiscas por cada vez que sai ar (pick up só detecta as vezes que a cambota da uma volta)


Essa peça já foi reparada ?? não foi ??
e agora deu o berro novamente... é o meu palpite, baseado em demasiadas coincidências


A minha quando ao starter deve ter mais de 500 rpm ou mais...
por isso veres muita faisca e quase de forma continua na XT600E


se não for isso será o motor de arranque sem escovas... e sem força para rodar a cambota...


avaria xt600z 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Paulo Neto
avaria xt600z Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 1:54 pm

esqueci me de um pormenor, ela foi-se abaixo em andamento ao ponto de parar por completo 3 vezes, 2 vezes voltou a pegar, 1 vez foi o cabo dos trabalhos na vinda da serra ate casa. gasolina não era pois tinhamos acabado de meter. pareceu me falta de corrente, e em andamento, nao era motor de arranca, pode ser que sejam problemas destintos, mas nao acredito muito.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
avaria xt600z Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 7:15 pm

Paulo Neto escreveu:
ela foi-se abaixo em andamento ao ponto de parar por completo 3 vezes,


Retiro o que disse avaria xt600z 37087
o que disse antes não faz sentido avaria xt600z 37087
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
avaria xt600z Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 7:26 pm

Uma ajuda...

a lista pode ser grande... mas há uma serie de coisas que se pode retirar
e outras que facilmente se testa avaria xt600z 964551

avaria xt600z Falhanoarranque1


avaria xt600z Falhanoarranque2
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
avaria xt600z Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 9:18 pm

Eu vi a moto depois do 1 º problema e durante o dia pegou sempre bem e a velocidade de arranque era normalissimo

duvido muito que seja problema mecânico
a tua moto é uma 3vj correcto ?
portanto segundo esta fonte:
http://www.transmic.net/en/faq.htm
a tua moto tem um sistema CDI e não TCI como na XT E

ora isto na prática significa que existe uma bobine separada para a ignição ou seja a moto pode ter corrente para as luzes e carregar a bateria e tudo funcionar bem e não dar corrente para a vela
num sistema TCI a corrente para a vela vem do sistema geral de 12v

Tens portanto no teu sistema de ignição os seguintes componentes a verificar:
-Bobine HT ( e respectivo cabo e cachimbo)

-.CDI

-Stator ou bobine de estator gerador de corrente para a ignição

-bobine(s) de pick-up

ten aqui o manual :
http://www.manualedereparatie.info/en/download/yamaha-xt-600-z-tenere-3aj-1vj-1988-1990-Service-manual.html

aqui tens o esquema :




avaria xt600z Slide62p



Pessoalmente começava pelo mais simples :

Limpar e verificar todas a ligações nomeadamente
-bobine HT
-cachimbo e cabo de vela
Vê como está o cabo de vela se necessário podes cortar uns 5mm em cada ponta e enroscar novamente
-fichas de ligação ao estator
fichas do corta-corrente e chave de ignição

Depois começava por medir a resistência da bobine HT e comparar com os valores no manual

depois medir a resistência da bobine do stator comparar com os valores no manual

se não for nada disso só pode ser CDI (pouco provável)

deves conseguir chegar a uma conclusão da origem

o meu palpite é bobine HT:
Há uma questão por vezes esquecido : a bobine HT tem oleo dentro se começar a babar e notares gorduroso por fora é sinal que está a dar as ultimas e normalmente revela-se quando quente ou quando apanha humidade (chuva ou quando a moto é lavada)


Nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
avaria xt600z Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 10:09 pm


Aqui tens os procedimentos para testar os componentes:

avaria xt600z Slide60

PAra testares tens aqui os valores:

O meu frances não é nada bom e os scans
nao estão grande coisa mas pelo que entendi
estes são os valores:

Cachimbo : 8 a 12 omms
bobine:
-primario:
onde liga o fio laranga e preto 0,23 a 0,38 omms

-secundário
entre o fio de HT e o corpo da bobine ( massa ) 3,4 a 5,2 KOmms




Bobine do estator (ficha de dois fios) :
fios vermelho e castanho

112 a 132 Omms


pick-up do estator (ficha com 3 fios):

entre os fios azul/amarelo e verde/amarelo
92 a 132 Omms

entre os fios verde/branco e verde/amarelo
92 a 132 Omms


Boa sorte

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Paulo Neto
avaria xt600z Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 10:48 pm

desde já o meu obrigado pelas dicas e a vossa disponibilidade.

a nivel de cabos e ligações está tudo revisto, inclusive terminais novos.

bem, eu de frances sou um zero... nao percebo puto.

como se chama o aparelho para medir isso??

a bobine HT é a que fica antes da vela??

o melhor é eu tirar umas fotos ao pormenor na mota e tentar indicar onde estao os componentes, pois os scans estao muito fracos.

já deu pra perceber que não me vou safar sozinho!!! avaria xt600z 546328
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
avaria xt600z Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeTer Set 25, 2012 11:23 pm

Boas
Sim a bobine HT é a que está ligado directamente À vela

precisas de um multimetro digital para medir

Atenção ás medições porque os valores são muito baixos e facilmente lês valores errados

convém ler dos componentes todos antes de ler um e decidir que o problema é aí

mas o teu grande inimigo vai ser a intermitência se houver alturas em que funciona bem e medes podes ter uma valor correcto e a seguir deixa de funcionar e claro que é nessa altura que a medição deve ser feita
Os problemas electricos tem destas coisas

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Paulo Neto
avaria xt600z Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeQua Set 26, 2012 7:51 pm

webmonstro escreveu:
Boas

mas o teu grande inimigo vai ser a intermitência se houver alturas em que funciona bem e medes podes ter uma valor correcto e a seguir deixa de funcionar e claro que é nessa altura que a medição deve ser feita
Os problemas electricos tem destas coisas

Nuno

pois Nuno, o que aconteceu hoje é que a mota pegou a primeira, desde sabado que nao a metia a trabalhar...desliguei e voltei a dar ao star umas 10 vezes e ela pegou sempre. avaria xt600z 141344

o teste do cachimbo e da bobine HT é feito a dar ao start???

outra pergunta, a minha mota tem descompressor ou é só a 2TY???
avaria xt600z Descompressor


é que tem lá um cabo nessa zona mas nao tem afinação???

o que descobri hoje quando a meti a trabalhar foi que tinha um coletor de escape desapertado, com fuga... mas isso não tem interferencia no arranque...penso eu!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Rosado
avaria xt600z Star310
Luis Rosado


Moto : XTZ 660 TENERE

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeQua Set 26, 2012 9:10 pm

Na minha moto aconteceu um problema identico, vinha de Faro e sem avisar, numa paragem no meio do Alentejo, quando fui para a meter a trabalhar ... nada ... e eu comecei a passar-me com aquilo, andava ali nuns caminhos entre Castro Verde e Beja meio perdido ...mas sem eu fazer nada de especial a mota la pegou ... a unica coisa que fiz foi puxar a mota mais para a berma do caminho, ou seja mexi na moto (o suficiente para a fazer pegar, como vão ver mais a frente).

Assim que pegou, meti-me a caminho da nacional e foi andar sem a parar, a gasosa chegou ate Evora, como ando com a chave suplente, expliquei a senhora da bomba de gasolina que não podia parar a mota e se dava para atestar assim, ela la compreendeu e deixou atestar com a mota a trabalhar, depois so a parei na garagem avaria xt600z 294891 avaria xt600z 294891

Bem com calma analisei a coisa, andei a experimentar sempre ali a volta da garagem sem me afastar e a menina repetiu a graça ... resolvi começar de uma ponta, pois so podia ser parte eletrica, verifiquei cachimbo, cabo, e fui começando a seguir a eito, ate que cheguei a um diodo que existe na cablagem junto da bateria. Verifiquei que estava partido.

O que acontecia era que por vezes o fio do diodo encostava e fazia contacto e por isso a mota passava corrente e pegava, depois de pegar ja não é preciso a passagem de corrente e por isso não se ia abaixo, era uma questão de sorte quando pegava e é uma situação que te deixa completamente á nora pois sem razão aparente a mota não pegava e depois pegava e depois não pegava e depois pegava ... epa um gajo começa a tripar eh eh eh

Na Yamaha custou cerca de 6 euros, mandei vir, mas comprei um numa casa de eletronica por 30 centimos e foi porque não era cliente da casa porque se não o homem dava-mo.

Pode não ser este o teu problema, mas fica mais uma hipotese em que os sintomas eram em tudo identicos aos que relatas, por vezes ha coisas simples que nos lixam ... experimenta a verificar, mas tens que ver bem, porque esta dentro de umas mangas de plastico isto se for o de origem que tens ainda.

Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Neto
avaria xt600z Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeQua Set 26, 2012 9:29 pm

boas Luis, esse iodo que falas não é um fusivel em vidro, daqueles antigos?? é que tambem fui a yamaha a uns tempos para comprar um suplente, pois o suporte tem lugar para colocar um suplente, e tambem me pediram 6 euros, não comprei, fui comprar um suporte novo e 3 fusiveis, tudo por 3 euros...
http://www.clubextportugal.com/t4397p15-um-fusivel-6eur

o problema da minha mota começou assim, só custava a pegar, mas no sabado foi-se abaixo em andamento 3 vezes, parecia que era falta de gasolina ou corrente, ainda ponderei ser a gasolina a mudar para a reserva, mas hoje desmontei a mota e tirei 10 litros de gasolina do deposito, por isso nunca foi falta de gasolina, muito menos a entrar na reserva, porque a reserva são 3 litros. tenho um problema de falta de corrente, agora falta saber onde é.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
avaria xt600z Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeQua Set 26, 2012 9:35 pm

Todas as medições são feitas com o motor desligado
e tens de desligar os fios ligados ao componente a testar

O descompressor é só para o arranque a pedal (penso que a tua não tem )

No sabado a moto estava quente quando falhou
o que me leva a tender para a bobine

Por norma se for o stator as falhas normalmente são permanentes

Já que agora arranca e já sabes como deve ser a faísca,(viste a do Tintas) vê como está a faísca agora ?

dá-me ideia que a faísca está fraca e quando as condições são menos ideais a moto não pega

O ideal seria trocar a peça por outra identico de outra moto mas como a tua é diferente da XTE vai ser mais difícil de encontrares alguem disponível para isso





Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Luis Rosado
avaria xt600z Star310
Luis Rosado


Moto : XTZ 660 TENERE

avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitimeQua Set 26, 2012 10:02 pm

Paulo Neto escreveu:
boas Luis, esse iodo que falas não é um fusivel em vidro, daqueles antigos?? é que tambem fui a yamaha a uns tempos para comprar um suplente, pois o suporte tem lugar para colocar um suplente, e tambem me pediram 6 euros, não comprei, fui comprar um suporte novo e 3 fusiveis, tudo por 3 euros...
http://www.clubextportugal.com/t4397p15-um-fusivel-6eur

o problema da minha mota começou assim, só custava a pegar, mas no sabado foi-se abaixo em andamento 3 vezes, parecia que era falta de gasolina ou corrente, ainda ponderei ser a gasolina a mudar para a reserva, mas hoje desmontei a mota e tirei 10 litros de gasolina do deposito, por isso nunca foi falta de gasolina, muito menos a entrar na reserva, porque a reserva são 3 litros. tenho um problema de falta de corrente, agora falta saber onde é.

Não é um fusivel, estou a referir a um DIODO, coisa diferente, é um componente que apenas permite a passagem de corrente num sentido, mas se vai abaixo em andamento, tambem ja me aconteceu, fui e vim ate ao Montijo no dia do motociclista com a mota a falhar a partir dos 90kms hora, como sou assim pro teimoso, fui e vim sem me preocupar muito, aquilo ate rateres mandava ,,, quando cheguei a casa tirei a tampa lateral e ..... uma das fichas estava quase desligada, o que fazia quando a trepidação era mais elevada (por isso apenas fazia ao atingir uma velocidade um pouco mais alta) a ficha deixava de fazer contacto e a mota falhava.

Espero que compreendas que apenas estou a sugerir possiveis causas do problema, se for por ai tens sorte pois é facil de resolver e mais importante, muito mais economico, mas se fizeres um chek-up á instalação sempre ficas mais descansado.

Uma cadeira, um rolo de papel (limpeza), um spray de limpeza de contactos eletricos, um rolo fita adesiva preta, uma luz, e paciencia, sempre aproveitas para lubrificar contactos e verificar possiveis danos na cablagem
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





avaria xt600z Empty
MensagemAssunto: Re: avaria xt600z   avaria xt600z Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
avaria xt600z
Ir para o topo 
Página 1 de 13Ir à página : 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» porque é que a minha xtx660 não conta rpm no mostrador?
» Avaria ralenti
» Avaria eléctrica
» Avaria TENERÉ '96
» avaria por falta de uso

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: