| Falha aos 130km/h | |
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Autor | Mensagem |
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vvsferrer
Moto : XT600E
| Assunto: Falha aos 130km/h Seg maio 28, 2012 1:29 am | |
| Boas, como disse no tópico a minha xt600e de 1999 falha aos 130km/h tanto em 4º ás 6000rpm como em 5º ás 5000rpm. Se deixar de acelerar por breves segundos ela recompõem-se e é como se nada tivesse acontecido, se continuar acelerar gageja um bocadinho, manda um ou dois raters e desliga-se. Eu comprei esta moto a um mês e não posso dar muitas informações sobre a sua história, mas o vendedor diz que já não andava com ela há um ano só a deixava ligada durante uns minutos quando se lembrava. Desmontei a torneira e só tinha o filtro da reserva, para além disso acho estranho que o relanti a frio esteja entre as 1000rpm e 1100rpm e a quente entre as 1200rpm e as 1300rpm. Como não percebo praticamente nada de mecânica, para começar a testar mudei a vela que me parecia estar bem, mudei o filtro de ar que estava cheio de óleo. Só tem uma alteração, a saída de escape arrow paris dakar sem a pilinha. Se alguém me puder dar uma luzinha de qual será o possível problema, agradecia bastante.... Cumps PS:a moto apesar de ter pneus praticamente novos vibra bastante a partir dos 120, isso é normal? Pensei que isso só acontecia a partir dos 150....
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iMoto
Moto : XT600E.4PT
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Seg maio 28, 2012 7:04 am | |
| Olá. Vê se esta historia se aplica e tira as elações q achares: Há uns tempos aconteceu-me algo similar: Mota parada ha algum tempo - depósito seco. Meto gasolina e dps noto engasganço em alta >4-5000rpm. Dps de algumas tentativas de despiste, saco o deposito e verifico que 1 dos 2 filtros internos de gasolina soltou-se! Mais precisamente o da posição normal (n reserva). Colei-o de novo á valvula de gasolina e por precaução coloquei um mini-filtro de gasolina entre a mesma e o carburador. Lavei o deposito - saiu mta "limalha", monto tudo no sitio. Na mesma Carburador com lixo? Como tb n sei mto de mecanica, saquei entao o carburador e levei-o a um amigo para ver se tinha lixo dentro: Bingo - o 2º n abria na totalidade com a quantidade de lixo que veio do deposito qdo n tinha filtro. Daqui as falhas em alta, este (2º) so funciona a partir das 4000rpm +/-. Embora tenha o manual tec. da XT600E n tive coragem na altura de desmontar o carb. Mtas peças pequenas... Até agora n voltou a acontecer. Boa sorte ! | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Seg maio 28, 2012 11:22 am | |
| Boas... se ela andou sem o filtro na torneira... pode ter este filtro entupido dentro do carburador... como iMoto disse isso do relantim pode ser das falanges em mau estado... mas como tens (muito provavelmente) que tirar o carburador para o limpar... se as falanges se descolarem tropeças no problema do relantim... | |
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vvsferrer
Moto : XT600E
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Seg maio 28, 2012 11:29 pm | |
| Boas, se pudesse apostar ia para os lados do carburador(experiencia das casal 2 e zundap z3), mas depois também pesquisei pelo forum e enquadra-se na possibilidade das falanges....no entanto a situação das falhas em altas, são causa normal de problemas electrónicos!!! daí as minhas dúvidas..... se tivesse experiência já tinha desmontado o carburador e verificado as falanges ou seguido para o Sr. dotor!!!! Obrigado pela resposta Sr.Edgar e Sr. Imoto... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Ter maio 29, 2012 12:26 am | |
| Outra coisa que pode originar falhas em altas rotações é o fio assinalado na imagem este fio azul e amarelo vem do pick up e vai para o TCI (CDI para alguns) como por vezes fica assim muito esticado vai partindo os filamentos de cobre do fio... ou seja... o fio tem uns 10 fios fininhos de cobre dentro... e quando se partem uns 5 ou 7 começa a falhar... o fio parece estar inteiro e tem continuidade se for medido... Eu tive que acrescentar este fio na minha... e na XT600E dum Amigo tive que cortar um pouco da fita cola para lhe dar mais folga... esta zona vibra muito... e a fibração acaba por partir um fio que esteja esticado... no meu caso apenas falhava acima das 4.500 rpm | |
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vvsferrer
Moto : XT600E
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Ter maio 29, 2012 12:51 am | |
| ja estive a passar spray de contactos em todas as zonas com contactos electricos que encontrei na moto.... como detectaste que tinha varios partidos((partiu acima da seta vermelha, lado do CDI)? aquilo parece sempre igual(a carnagem do fio tapa uma verificação mais minuciosa)!!!! Esta pergunta pode parecer estupida, mas para que não ve nada de mecanica...e mesmo assim!!!! Já agora Imoto....a moto falhava em todas as mudanças ou so em quarta? cumps
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Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Ter maio 29, 2012 1:16 am | |
| - vvsferrer escreveu:
- Boas,
como disse no tópico a minha xt600e de 1999 falha aos 130km/h tanto em 4º ás 6000rpm como em 5º ás 5000rpm.
PS:a moto apesar de ter pneus praticamente novos vibra bastante a partir dos 120, isso é normal? Pensei que isso só acontecia a partir dos 150....
A minha pergunta poderá parecer-vos estranha...mas aqui fica... A v/ 4ª (in XT600) dá 130km/h na boa ou toda esganiçada completamente no red-line (sorry mas a minha não tem conta-rotações)... Qual a relação de transmissão que têm ? A minha vibra a partir dos 90km/h ....mas não serve de exemplo ! Próxima semana dou feedback com pneu e oleo amortecedores novos.... Abraço... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Ter maio 29, 2012 1:22 am | |
| - vvsferrer escreveu:
- ... ...
como detectaste que tinha varios partidos((partiu acima da seta vermelha, lado do CDI)? aquilo parece sempre igual(a carnagem do fio tapa uma verificação mais minuciosa)!!!! ... ...
O que dizes faz todo o sentido... mas fui electricista industrial muitos anos... e até pelo cheiro os conheço O fio vai começar-se a partir no final do seu isolamento e onde está cravado na ficha... basta puxar o fio com peso e medida para ele partir-se totalmente ou se mexer-mos nele é mais flexível que os outros (e se assim for está semi partido) se me expliquei mal... diz-me que eu tento por isto por outras palavras | |
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iMoto
Moto : XT600E.4PT
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Ter maio 29, 2012 6:34 pm | |
| - vvsferrer escreveu:
- ja estive a passar spray de contactos em todas as zonas com contactos electricos que encontrei na moto....
como detectaste que tinha varios partidos((partiu acima da seta vermelha, lado do CDI)? aquilo parece sempre igual(a carnagem do fio tapa uma verificação mais minuciosa)!!!! Esta pergunta pode parecer estupida, mas para que não ve nada de mecanica...e mesmo assim!!!! Já agora Imoto....a moto falhava em todas as mudanças ou so em quarta? cumps
Com o carb. cheio de lixo até notava em neutro. A minha, talvez como muitas (senao todas), consigo levar mto além das 7000rpm... (-5ª) @Edgar Alguma forma fácil (sem desmontar?!) de ver se o carb. tem lixo? | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Ter maio 29, 2012 7:22 pm | |
| - iMoto escreveu:
@Edgar Alguma forma fácil (sem desmontar?!) de ver se o carb. tem lixo?
que eu saiba não... porque se há lixo temos... temos que tirar a cuba / bóia / e a válvula da bóia isto tudo para chegar a pequeno filtro... é esta sequência que está na foto... já retirei 4 vezes os carburadores e dá uma trabalheira do caraças... faz-se +/- bem... mas é daquelas coisas que nunca me apetece fazer | |
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vvsferrer
Moto : XT600E
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Qua maio 30, 2012 12:35 am | |
| - Edgar escreveu:
- vvsferrer escreveu:
- ... ...
como detectaste que tinha varios partidos((partiu acima da seta vermelha, lado do CDI)? aquilo parece sempre igual(a carnagem do fio tapa uma verificação mais minuciosa)!!!! ... ...
O que dizes faz todo o sentido...
mas fui electricista industrial muitos anos... e até pelo cheiro os conheço
O fio vai começar-se a partir no final do seu isolamento e onde está cravado na ficha... basta puxar o fio com peso e medida para ele partir-se totalmente
ou se mexer-mos nele é mais flexível que os outros (e se assim for está semi partido)
se me expliquei mal... diz-me que eu tento por isto por outras palavras Compreendo o que queres dizer...assim que possa vou verificar e se puder levo ao electricista so para certificar!!! Imoto....a unica constante que encontro com falhas é os 130km/h pelo menos que eu consiga perceber....se existem mais sintomas não tenho conhecimentos nem experiencia para os identificar!!! Tenho de arranjar uma moto igual para ter comparaçao!!! | |
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Cabral
Moto : XT600E
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Qui Out 04, 2012 7:18 pm | |
| Boas pessoal!!! Andei por aqui no fórum a ler isto e a minha mota ta com os mesmos sintomas! Outro dia começou a falhar até que nao pegou mais... tinha um fio (azul e preto) que estava partido junto ao terminal naquela caixa preta (TCI ou CDI). Arranjei o fio, vi asa junções e meti wd40 em todas e a mota pegou logo á primeira!! Mas depois fui experimentar e contnua a falhar em 5ª... parece que lhe falta a gasolina! se tirar acelerador ela começa a voltar a si e lá se aguenta. Já meti falanges, abri a torneira da gasosa e os filtros tao OK, tirei os carburadores e limpei 2 parafusos que tem uns furinhos que não sei o nome, mas nao limpei aquele outro que tem um mini-filtro, será disso?? não tinha quase nada nos parafusos por isso acho estranho...tou desanimado com isto. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Qui Out 04, 2012 7:55 pm | |
| @Cabral talvez seja melhor começar pelas condições mínimas - vela OK - filtro de ar OK - kit de transmissão de origem - falanges OK- bornos da bateria e porta fusivel OK- carga da bateria OK e o escapo da full Power que tens montado?? está OK?? recentemente motei um Arrow paris Dakar sem lã de vidro e a XT660Z não passava dos 110km/h depois de levar lã nova... ficou fixe | |
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Cabral
Moto : XT600E
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Qui Out 04, 2012 8:11 pm | |
| - Edgar escreveu:
- @Cabral
talvez seja melhor começar pelas condições mínimas - vela OK - filtro de ar OK - kit de transmissão de origem - falanges OK - bornos da bateria e porta fusivel OK - carga da bateria OK
e o escapo da full Power que tens montado?? está OK?? recentemente motei um Arrow paris Dakar sem lã de vidro e a XT660Z não passava dos 110km/h depois de levar lã nova... ficou fixe Ola Edgar! a vela é nova, o filtro ta um pouco sujo, ja soprei com compressor, o fusivel é que não encontro!!! secalhar tá escondido debaixo da fita preta que isola a cablagem. axo esquisito a mota ta a trabalhar bem! so quando quero esgotar falha na 5ª. Pois o escape não sei... mandei vir esta panela para uma hornet que tive, depois com um amigo que trabalha em inox numa noite metemos na xt, a mota antes tinha uma panela da ttr 600 mas nao sei se falhava ... com esta deu me a impressao que o motor ficou mais solto e parece ter mais arranque. vou tentar descobrir onde anda o fusivel ( uma cena que parece uma lampada né??) ja vi aki no forum um problema dai.... A velocidade nao faço ideia pois nao tenho conta km nem rotaçoes.... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Falha aos 130km/h Qui Out 04, 2012 8:20 pm | |
| - Cabral escreveu:
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Pois o escape não sei... mandei vir esta panela para uma hornet que tive, depois com um amigo que trabalha em inox numa noite metemos na xt, a mota antes tinha uma panela da ttr 600 mas nao sei se falhava ... com esta deu me a impressao que o motor ficou mais solto e parece ter mais arranque. Pois... eu pedia um escapo emprestado para testar... ou se tivesse o velho testava-o O fusivel está no relé de arranque do lado esquerdo da bateria está tapado com uma borracha e é um fusivel amarelo de 20A existe um 2º fusível que é o suplente mas a tua é uma XT600E 4PT e estas não dão problemas de fusiveleu aposto no escapo... e como tens uma jante 17 na frente... não deves estar a passar dos 120km/h | |
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| Assunto: Re: Falha aos 130km/h | |
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| Falha aos 130km/h | |
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