Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Problema motor da XT600 falha muito

Ir para baixo 
+3
Jarod
Pmvpires
Tomasi
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Tomasi
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Tomasi


Moto : XT 600 E

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeQui Nov 24, 2011 11:20 pm

Boa noite a todos... apareceu-me um problema rarissimo (ou não na minha mota).

Hoje, como todos os dias de manhã, cheguei ao pé da mota, demorei os meus 2 minutos a conseguir ligar a ignição pq a chave no inverno custa a rodar (já sei que tenho de meter o WD40)... meti a mota a trabalhar e 10 segundos dps arranquei... tudo normal, tenho um semaforo mm á frente onde deixo-a ao relantim, mas dou 3 ou 4 acelaraçõezitas!! Tudo normal, como sempre...

Até que... arranco, tudo muito bem, e no semaforo seguinte (50 metros á frente) páro e nota que a mota começa a falhar, o motor a tremer, uma sensação de falhas dentro do motor... parece que ta qq coisa solta no motor (ainda pensei que a 1ª ainda tivesse meio engrenada, como já passou uma ou duas vezes).. mas não... estava bem desengatada e tava a falhar muito!!)... e qd dei 2 ou 3 gazadas, enfim... nao passa das 3000 rpm e qd dou gazada, bem ai, engasga-se toda!!!

Mais esquisito de tudo é que parei logo a mota... e incrivelmente o que aconteceu foi... tudo o que era electrico nao dava nada... ou seja... parei a mota, em seguida tentei meter a trabalhar e nada... alem disso a luz verde de desengatada apagou-se e nao acendeu mais... a luz do farol nao acendeu... nada!! Motor de arranque nada...

A mota morreu... assim me parecia!! Nao dava nada... desliguei e liguei a chave, mas tudo igaul... tudo o que era luzes nada!!

Enfim... de metro po trabalho!! E um dia inteiro a batalhar nisto... mas enfim... nao me ocorria nada!!

Saio... regresso de metro... e vou buscar a mota que tava a 100 metros de casa!!

E o incrivel.. chego la ligo a chave... tudo impecavel... tudo normal... meto a trabalhar... fico ali 2 minutos... tudo normal... dou 2, 3 gazadas, tudo normal... passa as 3000 rpm e tudo... enfim... levou-me a pensar... bem, ela de manha passou-se e agr acalmou e ta boa!!!

Trago-a para a frente da minha casa... assim que chego ao pé da porta... enfim, outra vez igual... começou a falhar bastante, toda engasgada, parece que o motor se ta a partir todo la dentro... uma enorme chocalhada... e desliguei-a!! Outra vez o mesmo... morreu... nao ha luzes de nada... nao ha motor de arranque.. nada!!!

Agora as minhas suspeitas sao... nenhumas!!! Parecia-me problema mecanico de motor inicialmente... mas dps a questao de nao dar luzes nem dar nada leva-me a pensar que poderá ser alguma coisa electrica que aquece ou assim.. causa um curto de circuito e dá cabo da instalaçao toda e leva a que o motor falhe bastante!!

Isto obviamente eu a pensar... pq nao tenho mesmo ideia!!

Pedia ajuda a alguem, se ja aconteceu isto a alguem e o que era?? Eu nunca vi uma coisa assim, nem tou a ver o que possa ser... se alguem poder ajudar...

Obrigado

Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Pmvpires
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeQui Nov 24, 2011 11:29 pm

Boas, poderá ser a bateria ou o CDI mas eu tambem não precebo nada disso....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Tomasi
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Tomasi


Moto : XT 600 E

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeQui Nov 24, 2011 11:35 pm

Pmvpires escreveu:
Boas, poderá ser a bateria ou o CDI mas eu tambem não precebo nada disso....

Obrigado Pmvpires... mas a bateria não é de certeza, porque ela pega bem, tudo ok... dps de começar a falhar... simplesmente morre pa vida... tudo o que sao luzes nao acendem... mas a bateria está ok, tenho a certeza!!

Eu li ai um topico que poderá estar relacionado... falaram em fios partidos e fusiveis... enfim... pode ser...

A minha questão é... e um problema electrico leva o motor a falar tanto dum momento po outro??? Parece que se vai partir todo dentro do motor!!! E segundos antes ta a trabalhar como um relogio!!
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeQui Nov 24, 2011 11:38 pm

Ohh para mim a dar uma que percebo alguma coisa do assunto...

Isso não terá a ver com os fiozitos do CDI? Podem tar partidos, trilhados, etc etc etc? Ou a ligação em si está com zebro e tal...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Pmvpires
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeQui Nov 24, 2011 11:40 pm

Sim acho que é o fio verde do CDI que parte ou cria verdete...
Aproveita para limpares as fichas com WD40...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Edgar
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSex Nov 25, 2011 2:47 am

Boas

Pela logica da mota falhar às 3000 rpm... a teoria do Pires e do Jarod faz todo o sentido...

MAS
Agarrando nas tuas palavras...

Tomasi escreveu:
...
demorei os meus 2 minutos a conseguir ligar a ignição pq a chave no inverno custa a rodar
...

Tomasi escreveu:
... alem disso a luz verde de desengatada apagou-se e nao acendeu mais... a luz do farol nao acendeu... nada!! Motor de arranque nada...

A mota morreu... assim me parecia!! Nao dava nada... desliguei e liguei a chave, mas tudo igaul... tudo o que era luzes nada!!


só me ocorre um ou dois problemas possíveis
a chave da ignição não está a funcionar bem...

não mexia em mais nada sem ser nisso...


Se a luz verde assim como o resto da instalação não estava a funcionar
é culpa do Fio 1 R (vermelho) e Fio 2 Br/L (castanho)

Também pode o fusível de 20 Amperes...
mas como tudo acontece logo a seguir ao problema do interruptor da chave que não queria ligar Suspect
Só pode ser a chave... ou tudo indica que é somente problema da chave...
ou seja dos contactos eléctricos que são feitos na chave...

Problema motor da XT600 falha muito Chaveigniso


Depois ela pega... mas falha...
e pode ter mau contacto nos fios L/B e o L/R que são a massa que vem do descanso interruptor de "OFF de Emergência" da mão direita...


O seja toda esta conversa e teorias... é originada por o Interruptor da chave da ignição...


Sem matar esta possível causa... é melhor não mexer em mais nada Problema motor da XT600 falha muito 546328


Boa sorte

e isso parece ser um problema fácil de resolver Problema motor da XT600 falha muito 353512

Problema motor da XT600 falha muito 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
angelo_lopes
Problema motor da XT600 falha muito Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSex Nov 25, 2011 11:26 am


Não acredito que seja o CDI a partir do momento que dizes que a luz verde do ponto morto não acende. Isso é falta de energia. O interruptor do ponto morto não faz mais do que levar massa à lâmpada, que recebe os 12V quando ligas a chave. Eventualmente esse interruptor também poderá "informar" o CDI de que está em ponto morto, mas não estou a ver que faça com que a luz verde não acenda.

Assim eu faria:

1. A bateria deve ter carga, senão não pegava de motor de arranque porque quando a bateria está fraca, mesmo que já não consiga virar o motor de arranque ainda terá corrente que chegue para acender uma lampadinha. Quando não tenho um multímetro à mão, eu testo as baterias ligando tudo ao mesmo tempo, piscas, faróis, passing para também acender os máximos, e colo o dedo na buzina. Se o som da buzina aumentar e diminuir muito com o acender dos piscas (que são 42W), é porque a bateria está fraca.

2. Fusíveis. Tirava todos os fusíveis, via se estão bons, metia-lhe massa dieléctrica ou vaselina nos contactos, e voltava a encaixá-los muito bem.

3. Desligava as fichas dos cabos que saem do canhão de ignição, limpava bem os contactos, metia-lhes a massa dieléctrica ou vaselina nos contactos, e voltava a ligá-las.

Depois de "despejar" WD-40 (ou se estiveres em Madrid, spray grafitado daqueles sprays pequeninos que aí há à venda nos supermercados para as fechaduras) para dentro do canhão se não ficar 5*, poderá ser o canhão "desengonçado".

Outro ponto que poderás rever é o volante magnético. Esses bateres e falhar de motor, já não é a primeira vez que os vejo relacionados com volantes desapertados. O volante está por dentro da tampa do motor do lado esquerdo. Mas volto a dizer que não é isto que faz com que a lâmpada do Neutral não acenda num momento e volte a acender no momento seguinte.


Abraço,
Problema motor da XT600 falha muito 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
angelo_lopes
Problema motor da XT600 falha muito Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSáb Nov 26, 2011 10:14 am

A grafite é um excelente lubrificante

Problema motor da XT600 falha muito Spray_grafite_fechaduras


Problema motor da XT600 falha muito 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Tomasi
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Tomasi


Moto : XT 600 E

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSáb Nov 26, 2011 12:05 pm

Obrigado pessoal pelas dicas.

Inicialmente pensei logo que o motor berrou... uma chocalhada e tudo mais... enfim... uma dor de cabeça!! Mas dps fui trabalhar e quando voltei tudo impecavel... a mota tava como sempre... cheguei ao pé dela, liguei a ignição e pegou logo, tudo impecavel... como um relogio... eu pensei logo... bem nao sei o que se passou de manha... a mota passou-se, mas agr ja ta normal!!

Dps, passados 3 ou 4 minutos e 200 metros a andar... voltou ao mesmo... começou a falhar, toda engasgada!! Parei-a e dps bye bye luzes e tudo mais... nao pega, nao dá luz... morreu!!!

Resumindo... presumo que de certeza não é de motor pq senao nao trabalhava bem durante 3 minutos e dps falhava!!! Ou seja, o motor falha pq algum outro motivo que o leva a falhar... e tudo me indica que é parte electrica!!

Como disse o Edgar... inicialmente apontei logo para a igniçao... apesaar de todos os dias no inverno ser o mesmo filme... custa imenso rodar a chave e tudo mais... mas dps de ligar, fica tudo ok e trabalha... mas pensei, olha agr é que a igniçao foi de vez!! Mas nao me parece... pq ja liguei a mota e desliguei 20x sem a meter a trabalhar... e dá sempre, tudo impecavel... se a meto a trabalhar, passados 3 minutos, começa a falhar e qd a desligo, dps ja nao volta a ligar...

Portanto presumo que seja algo que aqueça, fusivel ou fio... parece-me mais que seja fusiveis ou assim!!

Ha ai um topico que fala num fusivel geral que faz mal contacto.. eu nao encontro é a porra do fusivel!!
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoGP
Problema motor da XT600 falha muito Star310




Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSáb Nov 26, 2011 1:31 pm

Boas

Não sou um génio da mecânica e por norma pergunto tudo, mas pelos sintomas que descreves quase de certeza que é um problema eléctrico.
Verifica as fichas do CDI pois fusiveis não podem ser o problema, visto que a mota ficou boa passadas umas horas. Apostava mais num mau contacto na ignição (canhão) pois disses que a chave custa a rodar; ou então um mau contacto nos cabos do CDI. Verifica as ligações e quase de certeza que isso fica bom.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
Problema motor da XT600 falha muito Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSáb Nov 26, 2011 1:45 pm


O RicardoGP tem razão, fusíveis não podem ser a fonte do problema. Ou pega ou não pega, não provocam intermitências...

Quando a Moto se passa tens luz de ponto morto? Se ela trabalha durante 3 minutos e depois se cala, eu desconfiaria da bobine de alta, de onde sai o fio da vela, ou o pick-up avariado. O pick-up é o sensor magnético que informa o CDI em que posição está a cambota e consequentemente o pistão, para o CDI mandar a vela dar faísca, e fica na ponta esquerda do espigão da cambota, dentro do volante magnético de que já tinha falado. É melhor passares numa oficina. Não sei de cor os valores mas essa bobine deve fazer à volta dos 5 KOhms quando está boa.

Abraço
Problema motor da XT600 falha muito 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
javleitao
Problema motor da XT600 falha muito Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSáb Nov 26, 2011 2:29 pm

Boas
Desculpem-me discordar mas não acho que se deva excluir o fusível dos prováveis problemas.
Isto porque na minha té já aconteceu semelhante, a mota pegou e começou aos soluços e engasganços parecia que o motor estava descontrolado. Parei-a e já não voltou a pegar. Como não dava luzes nem nada fui logo direto ao fusível, e depois de lhe mexer já voltou a pegar normalmente Problema motor da XT600 falha muito 964551
Devia ser a zona dos contactos com o fusível, que com o tempo e humidade foi criando zebre ou lá o que é, fez uma barreira e não deixava passar a corrente necessária. E o fusível estava bom.

Não estou a dizer que seja a causa, mas acho que se deve começar por estas questões mais básicas Problema motor da XT600 falha muito 546328

Problema motor da XT600 falha muito 919911
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
Problema motor da XT600 falha muito Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSáb Nov 26, 2011 3:29 pm

javleitao escreveu:
Boas
Desculpem-me discordar mas não acho que se deva excluir o fusível dos prováveis problemas.
Isto porque na minha té já aconteceu semelhante, a mota pegou e começou aos soluços e engasganços parecia que o motor estava descontrolado. Parei-a e já não voltou a pegar. Como não dava luzes nem nada fui logo direto ao fusível, e depois de lhe mexer já voltou a pegar normalmente Problema motor da XT600 falha muito 964551
Devia ser a zona dos contactos com o fusível, que com o tempo e humidade foi criando zebre ou lá o que é, fez uma barreira e não deixava passar a corrente necessária. E o fusível estava bom.

Não estou a dizer que seja a causa, mas acho que se deve começar por estas questões mais básicas Problema motor da XT600 falha muito 546328

Problema motor da XT600 falha muito 919911
Não tens nada que pedir desculpa Problema motor da XT600 falha muito 296550

Eu já tinha escrito "lá em cima" 1. bateria, 2. fusíveis. O que agora vou escrevendo é depois de 1., 2., 3. já terem sido feitos...
E até pode ser um problema de gasolina. Se o filtro da torneira estiver entupido e não deixar passar gasolina suficiente, ao fim dos tais 3 ou 4 minutos a gasolina acaba na cuba e o motor cala-se.

O que eu quero é: Primeiro que a Moto fique boa. Segundo, não ter razão nos meus palpites para aprender mais qualquer coisa. A sério! Problema motor da XT600 falha muito 353512

Grande abraço,
Problema motor da XT600 falha muito 919911

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Tomasi
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Tomasi


Moto : XT 600 E

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeDom Nov 27, 2011 9:05 pm

Boas Pessoal,

PROBLEMA RESOLVIDO Problema motor da XT600 falha muito 43390

De facto, por mais que um gajo pense que percebe, tá sempre a aprender... hoje há tarde meti-me de roda da bicha... cheguei lá e a mesma coisa... trabalhou 3 minutos... dps o motor a partir-se todo, acelero e nao passava das 3000 RPM, tudo aos salavancos... e dps parei-a e morreu!!! Enfim... fui ver o que podia ser e fui ao mais fácil e obvio. FUSIVEL!!

Tirei os 2 fusiveis que estao ao lado da bateria (acho que um é suplente, mas como não tinha a certeza, tirei os 2) meti WD40 com fartura lá pa dentro e substitui os 2 fusiveis por 2 novos 20A. Dei uma limpeza la naquela instalção e tal...

E não é que a mota ta nova??? E mesmo os fusiveis velhos estao bons, nao estao queimados?? E no entanto agora ta impec...

Ou seja... realmente o que tinha lido noutro topico do forum, a mota qd começa a soluçao, o motor parece que se vai partir todo... e dps morre... FUSIVEL!!! Pode ser vários motivos... no meu caso parece-me que como fusivel tava bom, mas com verdete ou sujidade faz com que a corrente nao passe como devia e provoca um trabalhar pessimo do motor.

Enfim... resolvido Problema motor da XT600 falha muito 17768

PS: Meti WD40 no canhao de ignição ontem, e hj qd lá andei meti outra vez... espectacuo... a chave entra, sai, roda pa trás, pa frente... po lado... dá o pino... enfim... parece um canhao novinho!!! Portanto pessoal, aconselho a meter WD40 volta e meia na ignição... ajuda imenso e acaba por poupar um pouco o material de alguma brutidades nossas quando aquilo nao ta facil!!!

OBRIGADO A TODOS PELA AJUDA...

ABraço Problema motor da XT600 falha muito 730351

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Problema motor da XT600 falha muito Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitimeSeg Nov 28, 2011 8:46 am


Problema motor da XT600 falha muito 12626


Problema motor da XT600 falha muito 314851
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Problema motor da XT600 falha muito Empty
MensagemAssunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito   Problema motor da XT600 falha muito Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Problema motor da XT600 falha muito
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» mota falha quando engata ou abre o descanso (problema resolvido)
» Problema na Ignição (Chave) da XT600
» XT600 a tremer muito...
» XT600 Vibra Muito
» Problema elétrico na XT600

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: