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| | Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) | |
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+9ET600 Moutinho ACordeiro webmonstro cr80 ito frdsilva zébuscapé Edgar 13 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Ze Luis
Moto : xt600e
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Qui Dez 26, 2013 9:53 pm | |
| Pronto fiquei a saber.Gostava de arranjar um manual desses.Ja tive um mas era do brazil e os dados tecnicos variavam.
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| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Qui Dez 26, 2013 11:49 pm | |
| - Ze Luis escreveu:
- Pronto fiquei a saber.Gostava de arranjar um manual desses.Ja tive um mas era do brazil e os dados tecnicos variavam.
Boas Esta pagina que eu postei é retirada desse manual Brasileiro mas acho que os valores no que respeita as válvulas é igual para a Europa Segundo sei... na Europa só temos o manual da XT600 3TB que tem umas tolerâncias diferentes na admissão nos valores da quantidade de oleo na forquilha da frente... nenhum manual acerta ABR | |
| | | Ze Luis
Moto : xt600e
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Sáb Dez 28, 2013 6:54 am | |
| Pois esses manuais são assim com essas diferenças, mas como tenho um amigo que trabalhou numa oficina Yamaha mais de 20 anos ligo lhe e ele tira me as duvidas. Quando comprei a mota era uma complicação para verificar o nível do óleo liguei lhe logo para ele me esclarecer. | |
| | | AMB
Moto : XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Qui Jan 01, 2015 11:14 pm | |
| Boas pessoal, visto que já mostraram aqui várias maneiras de afinação de valvulas, eu vou descrever a minha, só o fiz uma vez e ainda não pus a moto a trabalhar desde então para testar como ficou Por isso não posso dar garantias que funcione:ongue3: Eu fiz como manda o manual, só que em vez de usar o PMS, para afinar as duas valvulas, rodei o motor até começarem umas abrir para afinar depois as outras, como exemplo: abrem as de admissão logo a seguir ao PMS e eu afino as de escpe, e depois é só repetir o processo com as de escape para afinar as de admissão, acho mais simples do que estar a por o motor no ponto certo do PMS para poder afinar as duas pois não corro o risco de ele não estar bem no PMS e a arvore ficar a fazer pressão em alguma valvula que acham?? E pelo pouco que entendo de motores visto que isto para mim é novo, isso de desapertarem o tensor da corrente na minha opinião é um erro visto que fica tudo sem 'pressão' o que pode afetar com alguns km pequenas folgas que já tenha o apoio das arvores de cames, etc.. e tambem vai variar a posição das arvores no PMS visto que com a corrente solta ela pode não ficar bem posicionada e ficar a fazer alguma pressão sobre as cames que duvido que faça visto que a mola das valvulas faz uma pressão enorme, mas pode variar na folga das valvulas, correto?? mas nesse caso se usarem o mesmo método que eu não deve haver tanta possibilidade dessas supostas folgas que que me refiro nas cames, etc visto que a corrente vai ficar um pouco tencionada na mesma na abertura das valvulas, mas só aqui está mais uma opinião para nos debatermos e aprendermos a melhor maneira uns com os outros | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Sex Jan 02, 2015 2:56 am | |
| - AMB escreveu:
Eu fiz como manda o manual, só que em vez de usar o PMS, para afinar as duas valvulas, rodei o motor até começarem umas abrir para afinar depois as outras, como exemplo: abrem as de admissão logo a seguir ao PMS e eu afino as de escpe, e depois é só repetir o processo com as de escape para afinar as de admissão, acho mais simples do que estar a por o motor no ponto certo do PMS para poder afinar as duas pois não corro o risco de ele não estar bem no PMS e a arvore ficar a fazer pressão em alguma valvula que acham??
Boas aquilo quando colocado no ponto não tem como falhar mas é uma maneira de levar a agua ao teu moinho... Mas o procedimento que vem no manual só falha se for nas mãos dum "batata" - AMB escreveu:
E pelo pouco que entendo de motores visto que isto para mim é novo, isso de desapertarem o tensor da corrente na minha opinião é um erro visto que fica tudo sem 'pressão' o que pode afetar com alguns km pequenas folgas que já tenha o apoio das arvores de cames, etc.. e tambem vai variar a posição das arvores no PMS visto que com a corrente solta ela pode não ficar bem posicionada e ficar a fazer alguma pressão sobre as cames que duvido que faça visto que a mola das valvulas faz uma pressão enorme, mas pode variar na folga das valvulas, correto??
mas nesse caso se usarem o mesmo método que eu não deve haver tanta possibilidade dessas supostas folgas que que me refiro nas cames, etc visto que a corrente vai ficar um pouco tencionada na mesma na abertura das valvulas, mas só aqui está mais uma opinião para nos debatermos e aprendermos a melhor maneira uns com os outros Devias ler melhor aquilo que comentasporque no procedimento de verificar a folga das válvulas não menciona termos que tirar o tensor da corrente de distribuição... ou que isso faz parte do processo o que diz é: se necessitarmos ou se quisermos tirar tal tensor, terá que ser numa altura em que tenhamos a cambota no PMS altura de compressão... e quando a folga está ajustada ou terminada, será a melhor altura... Dá uma vista de olhos com um pouco mais de atenção, e depois diz qualquer coisa ABR | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Sex Jan 02, 2015 1:09 pm | |
| Pois realmente não sei porque queres complicar aquilo que é simples
Basta tirar os dois pequenas tampas (a da porca central e a outra) para veres o "ponto" agora provavelmente encontras um local perto do PMS em que devido à compressão começa ser difícil de virar o motor, mas se tirares a vela vais ver que passa a ser fácil de rodar.
Uma vez no ponto verifica se ambos os balanceiros mexem, se sim está no PMS se não, dá mais uma volta (360º completos ) e então deve estar no PMS | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Sex Jan 02, 2015 1:35 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Pois realmente não sei porque queres complicar aquilo que é simples
Basta tirar os dois pequenas tampas (a da porca central e a outra) para veres o "ponto" agora provavelmente encontras um local perto do PMS em que devido à compressão começa ser difícil de virar o motor, mas se tirares a vela vais ver que passa a ser fácil de rodar.
Uma vez no ponto verifica se ambos os balanceiros mexem, se sim está no PMS se não, dá mais uma volta (360º completos ) e então deve estar no PMS 100% de acordo, se os estiverem soltos é a prova que está no PMS. Quanto ao tensor da corrente sou da opinião que se faça, mexe-se uma vez e ficamos com os "apontamentos" tirados. | |
| | | AMB
Moto : XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Dom Jan 04, 2015 1:34 pm | |
| Vocês entenderam mal o meu comentário acerca do tensor da corrente de distribuição, eu sou contra o ter de andar lá a mexer, para mim mexer-lhe é um erro pois penso que não deve ficar tudo tão certinho se lhe mexer-mos pois pode ficar com alguma folga em algum sitio ou assim Eu falei no tensor pois estive a ler os coments e alguem tinha dúvidas sobre o tensor, ou desapertou o tensor para proceder a afinação Em relação a afinação das valvulas eu fiz daquela maneira porque para quem não quiser estar a colocar tudo certinho ( a marca T, etc) paara por no PMS, é mais rápido como eu fiz penso eu, mas eu só quis deixar a minha opinião e a a maneira como eu fiz Uma dúvida eu tirei o manual da net, mas não sei se será o correto para a minha mota, eu tenho um XT600 E de 98, no livrete marca que a versão é uma 3TB, para folga de valvulas é isso que é preciso ou é melhor procurar por alguma referencia no motor ou assim?? Abraço a todos | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Dom Jan 04, 2015 11:54 pm | |
| Boas Existe uma diferença no ajuste da 3TB para a 4PT ou DJ02 na 3TB a folga da admissão é de 0,05 ~ 0,1 e na 4PT é de 0,07 ~ 0,12 mas embora a tua diga no quadro que é uma 3TB (se ela tiver o cabo da embraiagem do lado direito) SALVO ERRO e devido ao ano dela, recebe o ajuste da 4PT - AMB escreveu:
- Vocês entenderam mal o meu comentário acerca do tensor da corrente de distribuição, eu sou contra o ter de andar lá a mexer, para mim mexer-lhe é um erro pois penso que não deve ficar tudo tão certinho se lhe mexer-mos pois pode ficar com alguma folga em algum sitio ou assim Eu falei no tensor pois estive a ler os coments e alguem tinha dúvidas sobre o tensor, ou desapertou o tensor para proceder a afinação
... ... Não me leves a mal mas o que dizes (em citação acima) não faz qualquer sentido Com toda a certeza que não sabes o seu verdadeiro funcionamento... (e é coisa mais natural, pois todos nós temos coisas que não sabemos ou que compreendemos menos bem) O tensor ajusta-se sozinho e retira-lo e voltar a monta-lo (desde que se faça bem) é impossível que algo corra mal ou que fique diferente Noutras motas que usam tensores hidráulicos e etc a conversa é outra mas no caso da XT600E e salvo erro, também as restantes XT's, têm tensor de ajuste mecânico e automatico e retira-lo e monta-lo não alterá nada de nada... Se quiseres saber qual o desgaste da corrente de distribuição este é o caminho mais rápido, fácil e barato ABR | |
| | | AMB
Moto : XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Seg Jan 05, 2015 6:09 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Boas
Existe uma diferença no ajuste da 3TB para a 4PT ou DJ02 na 3TB a folga da admissão é de 0,05 ~ 0,1 e na 4PT é de 0,07 ~ 0,12
mas embora a tua diga no quadro que é uma 3TB (se ela tiver o cabo da embraiagem do lado direito) SALVO ERRO e devido ao ano dela, recebe o ajuste da 4PT
- AMB escreveu:
- Vocês entenderam mal o meu comentário acerca do tensor da corrente de distribuição, eu sou contra o ter de andar lá a mexer, para mim mexer-lhe é um erro pois penso que não deve ficar tudo tão certinho se lhe mexer-mos pois pode ficar com alguma folga em algum sitio ou assim Eu falei no tensor pois estive a ler os coments e alguem tinha dúvidas sobre o tensor, ou desapertou o tensor para proceder a afinação
... ... Não me leves a mal mas o que dizes (em citação acima) não faz qualquer sentido Com toda a certeza que não sabes o seu verdadeiro funcionamento... (e é coisa mais natural, pois todos nós temos coisas que não sabemos ou que compreendemos menos bem)
O tensor ajusta-se sozinho e retira-lo e voltar a monta-lo (desde que se faça bem) é impossível que algo corra mal ou que fique diferente
Noutras motas que usam tensores hidráulicos e etc a conversa é outra mas no caso da XT600E e salvo erro, também as restantes XT's, têm tensor de ajuste mecânico e automatico e retira-lo e monta-lo não alterá nada de nada...
Se quiseres saber qual o desgaste da corrente de distribuição este é o caminho mais rápido, fácil e barato
ABR Claro que não levo Eu estou aqui é para aprender Mas eu referia-me era a retirar o tensor para a afinação das proprias valvulas Não era em retirar e voltar a colocar. Isso eu sei que não tem problema nenhum a não ser que o retiremos e coloquemos de maneira errada Eu as minhas coloquei a 15 nas de escape e 08 nas de admissão, é o aconselhavel? No meu manual diz nas de admissão 07 a 12 e nas de escape 12 a 17, e sim a minha é a que a embraiagem é do lado direito amigo. A referencia do meu manual é 4MW-F8197-P0, agora que estive a reparar penso que é brasileiro | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Ter Jan 06, 2015 12:55 am | |
| - AMB escreveu:
Mas eu referia-me era a retirar o tensor para a afinação das proprias valvulas
Mas é isso que temos estado a dizer retirar o tensor não faz parte do ajuste ou da verificação das valvulas NÃO FAZ PARTE... nem ninguem disse que fazia a única pessoa que diz que alguém anda a tirar o tensor durante o ajuste das válvulas, tens sido tu existe um mau entendido na conversa e acho que compreendeste mal o que estava no tutorial - AMB escreveu:
Eu as minhas coloquei a 15 nas de escape e 08 nas de admissão, é o aconselhavel? No meu manual diz nas de admissão 07 a 12 e nas de escape 12 a 17, e sim a minha é a que a embraiagem é do lado direito amigo.
A referencia do meu manual é 4MW-F8197-P0, agora que estive a reparar penso que é brasileiro a 4MW Brasileira, é a equivalente à nossa 4PT ou DJ02 Europeia 0,08 é para a 3TB que tem o ajuste entre 0,05~0,1 AGORA (pessoalmente) não sei pois a tua identifica-se como 3TB mas é igual em tudo à 4PT (ou 4MW Brasileira) Mas não sei Outra coisa que acontece nesses motores, é que as válvulas têm sempre tendência a perder folga ENTÃO ARRISCO DIZER que se dermos mais próximo do limite máximo, maior será o tempo de intervalo até termos que reajustar MAS talvez alguém possa ajudar com certezas sobre isso | |
| | | AMB
Moto : XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Ter Jan 06, 2015 5:40 pm | |
| E tem alguma referencia no motor para saber qual a versão do mesmo ou assim?? Se sim onde se localiza?? E tal como eu disse falaram sim no tensor amigo aqui está: ''Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Qua 11 Dez 2013 - 0:15 Marcar/Desmarcar multi-citação Responder com citação Tal como o nome indica: Ponto Morto Superior, é em cima. Eu já não faço isso algum tempo, e agora tinha que rever o manual, mas existem as marcas que se vê pelo lado do motor de arranja, e tem duas marcas que são pertinha uma da outra. Não te esqueces-te de desmontar o esticador, pois não?? As valvulas ficam com um "aspecto" de livres, com os martelos sem fazer força nenhuma. atenção que é preciso paciência, isto são pelinhos de ajustes. Não esquecer que é para fazer o trabalho sempre com o motor frio, depois de experimentares o motor, dá bastante tempo para arrefecer bem. _________________ Moutinho Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa Yamaha TT 600S Branca Ferrari Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari'' Está logo no começo do tópico, eu deduzo que o ''esticador'' seja o tensor da corrente de distribuição, grande abraço | |
| | | tintas72
Moto : Dr350Se
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Ter Jan 06, 2015 6:08 pm | |
| Boas AMB, isso foi uma confusão do Moutinho, se leres a segunda pagina vês que ele assumiu o erro. | |
| | | AMB
Moto : XTZ 750 Super Ténéré
| | | | Mike MPC
Moto : Yamaha XT
| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) Sex Jan 09, 2015 3:28 pm | |
| Aproveito para fazer uma pergunta.Não é para uma XT é para um SR125 mas serve para qualquer mota.Se por alguma motivo tivermos de retirar a cabeca de motor,uma vez que as válvula para se afinarem teem que estar fechadas.Podemos afinar quando temos a cabeça fora ? | |
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| Assunto: Re: Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) | |
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| | | | Verificar a Folga das Válvulas (XT600E) | |
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