Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Problema Embraiagem XT600E

Ir para baixo 
+5
Edgar
rui braz
Fortuna
webmonstro
Jarod
9 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Jarod
Problema Embraiagem XT600E Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeDom Jan 23, 2011 11:47 pm

Como já devem ter reparado a minha XT teve uma "gripe" ontem e fiquei apeado...

Aparentemente parece ser a embraiagem pelo que me disseram, mas percebo pouco do assunto...

Basicamente parece que consigo engatar 1a e ponto morto mas largo a embraiagem e nada acontece... Isto aconteceu após andar muito na areia e depois o golpe final foi numa subida tramada com montes de areia solta e que foi feita em 2a a dar toques de embraiagem para a mota não se ir abaixo...

As dúvidas agora são muitas, mas as principais são:


- Para quem já trocou embraiagem, sabem-me dizer se são iguais entre a 3TB e 4TW? Pelo que vejo na net, parece-me que sim... Os sites vendem kit compativeis desde os anos da 3TB até à minha 4TW...


- As embraiagens e molas da Lucas ou da EBC serão melhores do que as de origem?

- Caso realmente seja só isto, é relativamente fácil de trocar?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
webmonstro
Problema Embraiagem XT600E Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 10:54 am

Boas
Quanto à qualidade só material concorrência /origem não sei dizer só quem experimentou poderá dizer. Mas não deverá ser muito diferente
E a diferencia de preço é grande ??
Para trocar:
Vais precisar de junta nova do lado da embraiagem também e oleo
Quanto a trocar implica tirar a lateral do cárter (eventualmente o poisa-pes tambem desse lado)
depois tens que tirar os parafusos (5?) que seguram a tampa e os discos com as molas

Acho que nestes motores não é necessário tirar o cesto da embraiem, (isto requer uma ferramenta especial para segurar o cesto e desapertar a porca central )

Depois é montar com a mesma sequência (disco-ferodo-disco-ferodo etc) e colocar a tampa e junta , óleo novo.

Há que ter cuidado para não perder a esfera que empurra a tampa da embraiagem e que está no centro da embraiagem.

convém depois andar um pouco (50-100km) e trocar novamente o óleo e filtro para tirar as impurezas que possam ter entrado.

Nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jarod
Problema Embraiagem XT600E Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 1:56 pm

Tem que se trocar 2 vezes o óleo? Problema Embraiagem XT600E 680704

Não se pode mudar a embraiagem com o óleo actual e depois então mudar para novo? Problema Embraiagem XT600E 546328

Isso já aumenta muito os custos... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Fortuna
Problema Embraiagem XT600E Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 2:05 pm

Não creio que possas usar o óleo que lá está porque vai ter que sair para trocares essa treta toda (se for mesmo isso).

Pergunto-me se com cárter seco seria possível trocar isso tudo sem tirar o óleo da mota Problema Embraiagem XT600E 546328

PS: troca o capacete por uns litros de óleo Problema Embraiagem XT600E 660860
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
Problema Embraiagem XT600E Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 2:31 pm

O Nuno de certeza que sabe o que está a dizer Jarod!

Na FJR a embraiagem não está em contacto (directamente) com o oleo, por isso não tive de fazer essa operação!

Não tens um oleo usado que possas por no motor e que faças 500km e ponhas o novo ?


Nuno ajuda... pode ser feito assim ???



Problema Embraiagem XT600E 919911

Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
Problema Embraiagem XT600E Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 2:39 pm

Eu não tou a dizer que ele não sabe, muito pelo contrário...

Queria era saber se se poderia fazer com o óleo usado... Rolling Eyes


@ Braz - Claro que tenho um óleo usado! Tenho que está na mota! Problema Embraiagem XT600E 660860
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
webmonstro
Problema Embraiagem XT600E Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 2:43 pm

Fortuna escreveu:
Não creio que possas usar o óleo que lá está porque vai ter que sair para trocares essa treta toda (se for mesmo isso).

Pergunto-me se com cárter seco seria possível trocar isso tudo sem tirar o óleo da mota Problema Embraiagem XT600E 546328

PS: troca o capacete por uns litros de óleo Problema Embraiagem XT600E 660860

Na verdade não é necessário se inclinares a mota para o outro lado pouco ou nada sai.
Mas convém.
Mas para além do risco de haver lixo que entre durante a operação (restos de junta que têm de ser raspados p.ex) sujidade nas mãos , ferramenta da própria mota etc podem cair lá para dentro.
Há outro facto, é que se queimaste a embraiagem, esta está em banho de oleo e portanto o que se gastou da mesma está neste momento no oleo (aposto que o oleo terá uma cor mais escura que o mnormal devido a isso)

Na primeira muda podes usar um oleo mais barato pois será para poucos kilometros

E lembra-te : Oleo é mais barato do que motores

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Problema Embraiagem XT600E Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 2:48 pm

rui braz escreveu:
O Nuno de certeza que sabe o que está a dizer Jarod!

Na FJR a embraiagem não está em contacto (directamente) com o oleo, por isso não tive de fazer essa operação!

Não tens um oleo usado que possas por no motor e que faças 500km e ponhas o novo ?


Nuno ajuda... pode ser feito assim ???



Problema Embraiagem XT600E 919911


A FJR tem embraiagem a seco ? Duvido muito .

Isso não é uma ducati ou BMW.

Nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jarod
Problema Embraiagem XT600E Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 2:50 pm

Ok, então o procedimento será...

Tirar óleo velho.
Abrir tudo
Tirar embraiagem velha
Meter nova
Fechar.
Meter oleo baratuxo
Fazer 50km nas calmas
Meter óleo bom.

Certo?


Já agora, em termos de diagnóstico... Achas que estará correcto por aquilo que referi? Será mesmo embraiagem? Ou poderá ser alguma coisa a ver com caixa de velocidades?

Obrigado Problema Embraiagem XT600E 296550
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
rui braz
Problema Embraiagem XT600E Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 2:54 pm

webmonstro escreveu:
rui braz escreveu:
O Nuno de certeza que sabe o que está a dizer Jarod!

Na FJR a embraiagem não está em contacto (directamente) com o oleo, por isso não tive de fazer essa operação!

Não tens um oleo usado que possas por no motor e que faças 500km e ponhas o novo ?


Nuno ajuda... pode ser feito assim ???



Problema Embraiagem XT600E 919911


A FJR tem embraiagem a seco ? Duvido muito .

Isso não é uma ducati ou BMW.

Nuno



Não Nuno, não é a seco " a embraiagem não está em contacto directo com o oleo do carter"

O que me apercebi é que o mecanico abriu a tampa da caixa e "quase" não caiu oleo ...


EDIT: Multidisco em banho de oleo .










Última edição por rui braz em Seg Jan 24, 2011 3:07 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Problema Embraiagem XT600E Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 3:06 pm

Fortuna escreveu:
Não creio que possas usar o óleo que lá está porque vai ter que sair para trocares essa treta toda (se for mesmo isso).

Pergunto-me se com cárter seco seria possível trocar isso tudo sem tirar o óleo da mota Problema Embraiagem XT600E 546328

PS: troca o capacete por uns litros de óleo Problema Embraiagem XT600E 660860

Não tem nada a haver com o carter seco ou molhado
aqui só se mexe na parte da embraigem e portanto só depende se é embriagem a seco ou banho de oleo.

Como disse ante é possivel de fazer sem perder quase oleo nenhum, mas eu não o fazia sem pelo menos trocar uma vez por precaução o ideal é uma 2ª vez.
Mas podes olhar para o filtro para veres o estado do oleo a nivel de sujidade

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jarod
Problema Embraiagem XT600E Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 3:09 pm

webmonstro escreveu:


Como disse ante é possivel de fazer sem perder quase oleo nenhum, mas eu não o fazia sem pelo menos trocar uma vez por precaução o ideal é uma 2ª vez.
Mas podes olhar para o filtro para veres o estado do oleo a nivel de sujidade

Nuno

O óleo tem cerca de 5000kms e tem levado acertos regulares de nivel... Deve estar em mau estado. A questão era só mesmo evitar essa muda de óleo por tão pouco tempo, mas já percebi que vale a pena fazê-la... Não é por 15€ de óleo que me arrisco a entrarem impurezas para o motor...


Se puderes responde a esta parte aqui em baixo...
Jarod escreveu:


Já agora, em termos de diagnóstico... Achas que estará correcto por aquilo que referi? Será mesmo embraiagem? Ou poderá ser alguma coisa a ver com caixa de velocidades?

Obrigado Problema Embraiagem XT600E 296550

Problema Embraiagem XT600E 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
webmonstro
Problema Embraiagem XT600E Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 3:12 pm

rui braz escreveu:
webmonstro escreveu:
rui braz escreveu:
O Nuno de certeza que sabe o que está a dizer Jarod!

Na FJR a embraiagem não está em contacto (directamente) com o oleo, por isso não tive de fazer essa operação!

Não tens um oleo usado que possas por no motor e que faças 500km e ponhas o novo ?


Nuno ajuda... pode ser feito assim ???



Problema Embraiagem XT600E 919911


A FJR tem embraiagem a seco ? Duvido muito .

Isso não é uma ducati ou BMW.

Nuno



Não Nuno, não é a seco " a embraiagem não está em contacto directo com o oleo do carter"

O que me apercebi é que o mecanico abriu a tampa da caixa e "quase" não caiu oleo ...



OK já percebi é daqueles motores que têm uma tampa independente só para a embraigem

Nas XT tem de tirar o carter todo se a mota estiver direita vai despejar grande parte do oleo

Mas é em "banho de oleo " pois apesar de em nenhum está mesmo mergulhado em oleo , apenas fica com algum oleo durante o funcionamento, mas têm algum oleo.

As embriagens a seco estão mesmo em seco (ducati as vezes até têm aberturas para arrefecer e pode-se ver a embriagem , ou nas BMW "R" e "K" que usam embriagens mono-disco como os carros, nessas se cai um pouco de oleo ficam a patinar

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Problema Embraiagem XT600E Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 3:21 pm

Jarod escreveu:
webmonstro escreveu:


Como disse ante é possivel de fazer sem perder quase oleo nenhum, mas eu não o fazia sem pelo menos trocar uma vez por precaução o ideal é uma 2ª vez.
Mas podes olhar para o filtro para veres o estado do oleo a nivel de sujidade

Nuno

O óleo tem cerca de 5000kms e tem levado acertos regulares de nivel... Deve estar em mau estado. A questão era só mesmo evitar essa muda de óleo por tão pouco tempo, mas já percebi que vale a pena fazê-la... Não é por 15€ de óleo que me arrisco a entrarem impurezas para o motor...


Se puderes responde a esta parte aqui em baixo...
Jarod escreveu:


Já agora, em termos de diagnóstico... Achas que estará correcto por aquilo que referi? Será mesmo embraiagem? Ou poderá ser alguma coisa a ver com caixa de velocidades?

Obrigado Problema Embraiagem XT600E 296550

Problema Embraiagem XT600E 353512


Pelos sintomas e pela descrição da voltinha pela area parece ser iddo

Coloca a mota numa caixa ou assim de modo a ficar com a roda de trás no ar e sem resistência
coloca o motor a funcionar e coloca em 1ª, a roda quase de certeza que vai começar a andar
se for assim e no chão não andar é porque é a embraiagem.

Nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jarod
Problema Embraiagem XT600E Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 3:39 pm

Já agora e para completar a informação... Faltou só responder a esta pergunta?

Jarod escreveu:


- Para quem já trocou embraiagem, sabem-me dizer se são iguais entre a 3TB e 4TW? Pelo que vejo na net, parece-me que sim... Os sites vendem kit compativeis desde os anos da 3TB até à minha 4TW...


Sabes?

Pode ser importante para mais algum user que também precise de trocar embraiagem... Problema Embraiagem XT600E 296550

Vou tentar fazer esse teste agora, obrigadão... Problema Embraiagem XT600E 296550
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Conteúdo patrocinado





Problema Embraiagem XT600E Empty
MensagemAssunto: Re: Problema Embraiagem XT600E   Problema Embraiagem XT600E Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Problema Embraiagem XT600E
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Problema na embraiagem???!!
» Embraiagem da XT600E
» Problema no arranque XT600e 3tb
» Embraiagem dura
» Embraiagem não funciona

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: