Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Embraiagem não funciona

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
ricardo30portela
Embraiagem não funciona Star310
ricardo30portela


Moto : XT600E 3TB

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSeg Jul 22, 2013 9:25 pm

No fim de semana passado depois de uma pequena viagem, a mota deixou de accionar a embraiagem.
Aconteceu quando circulava em 4ª, no momento em que me aproximo de uma rotunda na qual preciso de reduzir e reparo que a manete está "solta" e não acciona a embraiagem. Lá consegui reduzir e encontrar o Neutro para poder parar em segurança.

Pensei logo no cabo da embraiagem partido, mas não foi.
Calculei que pudesse ser o veio central onde se afina a embraiagem, que tivesse "passado" a rosca... mas também está tudo no sitio.
Pensei nas molas, nos discos (já gastos)... mas abri a tampa e tudo aparenta o bom aspecto. Apenas aciciono a manete e nada se move no compartimento da embraiagem Embraiagem não funciona 645491 

Tirei umas fotos a um veio que sinceramente ainda não estudei o funcionamento dele, nem por onde posso aceder para vê-lo se está em "forma"...

Embraiagem não funciona 26hj

O único palpite que tenho é daqui, visto as outras coisas aparentarem estar todas bem.

O amigo Edgar, já está a par da situação... mas se alguém quiser dar umas ideias, agradeço

Embraiagem não funciona 735173
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Embraiagem não funciona Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 3:29 pm

Boas

Já tínhamos escrito sobre isso Embraiagem não funciona 449138 

mas parece que o problema foi originado por alguem que antes mexeu no ajuste da embraiagem e deixou-a muito por ponta...

Embraiagem não funciona 546328 

ou então o veio que actua a coisa torceu (e desajustou-se) e acabou por partir (e ficou sem actuar nada)

Fonte: http://www.forumxt600.com.br/forum/sutra69829.html
Embraiagem não funciona Embreagem1

Dá uma vista de olhos neste Tutorial do Clube XT600 do Brasil Embraiagem não funciona 353512 
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2338&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
Embraiagem não funciona Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 3:57 pm

ricardo30portela escreveu:
No fim de semana passado depois de uma pequena viagem, a mota deixou de accionar a embraiagem.
Aconteceu quando circulava em 4ª, no momento em que me aproximo de uma rotunda na qual preciso de reduzir e reparo que a manete está "solta" e não acciona a embraiagem. Lá consegui reduzir e encontrar o Neutro para poder parar em segurança.

Pensei logo no cabo da embraiagem partido, mas não foi.
Calculei que pudesse ser o veio central onde se afina a embraiagem, que tivesse "passado" a rosca... mas também está tudo no sitio.
Pensei nas molas, nos discos (já gastos)... mas abri a tampa e tudo aparenta o bom aspecto. Apenas aciciono a manete e nada se move no compartimento da embraiagem Embraiagem não funciona 645491 

Tirei umas fotos a um veio que sinceramente ainda não estudei o funcionamento dele, nem por onde posso aceder para vê-lo se está em "forma"...

Embraiagem não funciona 26hj

O único palpite que tenho é daqui, visto as outras coisas aparentarem estar todas bem.

O amigo Edgar, já está a par da situação... mas se alguém quiser dar umas ideias, agradeço

Embraiagem não funciona 735173

essa peça que se vê na foto mexe quando apertas a embriagem ?
se emburrares com a mão ela anda fácil para frente e para tráz sou sente a pressão da mola ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
ricardo30portela
Embraiagem não funciona Star310
ricardo30portela


Moto : XT600E 3TB

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 8:23 pm

Também estava com a ideia desse veio.
E para o tirar? tem algum freio, sai para cima? (tenho de abrir o motor) Embraiagem não funciona 735173 ???

WEB, quando aperto a embraiagem a peça mexe. Com a mão só sinto a força da mola.

Embraiagem não funciona 3438063878 
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Embraiagem não funciona Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 12:22 am

ricardo30portela escreveu:
(tenho de abrir o motor) Embraiagem não funciona 735173 ???

acho que não... mas certezas também não tenho...
mas no manual da maquina vem lá isso tudo...

segundo sei...
a Yamaha quando fez este motor (XT600) foi a pensar no Dakar e em ser pratico o suficiente em qualquer situação
até trocar o piston sem tirar o motor do quadro...

é possível trocar o veio do pedal das mudanças sem abrir o motor
esse veio deve ser igual
mas da tampa da embraiagem não te livras

Embraiagem não funciona 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
Embraiagem não funciona Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 10:27 am

Por aquilo que percebi tudo funciona mas não desengata ? é isso?

Embraiagem não funciona Eyfx



o funcionamento é relativamente simples , o veio (nº 21)tem na ponta uma secção plana (mais fino portanto ) e quando roda há um veio (nº29) que é empurrado quando a parte redonda (mais grossa ) passa e empurra o dito veio ( como uma came numa valvula ) o veio empurra uma esfera (nº30 que tem a função de rolamento ) e a esfera empurra outro pequeno veio (nº 15 que é o parafuso central que se vê no esquema )  e este afasta a placa (nº11) com as molas deixando de fazer pressão nos discos e estes "deixam-se" escorregar quando não têm mais a pressão das molas


possíveis causas :

o veio (nº21) está partido ?
o rolamento onde o veio encaixa no fundo estará danificado ou solto ?
o 2º veio ( nº15 - o parafuso central da embriagem ) está desapertado ?
os discos estão de alguma forma a prender e a não desengatar ?

Salvo erro o veio é segure apenas pelo parafuso nº 26 que "acho" que tem acesso pelo lado contrário , pelo lado do magneto ?

Se o veio roda e não há acção da embriagem parece que vais ter mesmo que tirar a tampa para ver melhor

uma vez retirado a tampa deves ver as placas a mexer quando carregas na manete

andam só uns mm's mas é claramente visível

Pode até ser os discos que se tenham encravado de tal modo que não desengatam uns dos outros ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Embraiagem não funciona Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 11:52 am

segundo parece o veio não deve ser fixo por esse parafuso nº26 Embraiagem não funciona 546328 
esse parafuso deve ser doutra coisa Embraiagem não funciona 546328 

nesta imagem não menciona esse parafuso como parte do veio Embraiagem não funciona 546328 

Embraiagem não funciona 4tvu
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
Embraiagem não funciona Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 1:40 pm

Edgar escreveu:
segundo parece o veio não deve ser fixo por esse parafuso nº26 Embraiagem não funciona 546328 
esse parafuso deve ser doutra coisa Embraiagem não funciona 546328 

nesta imagem não menciona esse parafuso como parte do veio Embraiagem não funciona 546328 

Embraiagem não funciona 4tvu

Repara que as imagens que colocaste mostra o outro lado do motor
o lado oposto a que eu referi !
eu disse que eventualmente será do lado do magneto
e o esquema que colocaste nem tem o dito veio portanto não faria sentido ter o parafuso que segura o veio !

Estou a falar do veio vertical onde o cabo encaixa

Também não tenho certeza mas de qualquer forma não vejo outra forma de segurarem o veio no sitio ?

nem porquê de referirem o parafuso no esquema da embraiagem ?

ainda assim penso que o problema original seja ao nível dos discos e não deste veio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Embraiagem não funciona Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 2:09 pm

Estive a ver e o tal parafuso é mesmo o que segura o veio vertical do comando da embriagem :
Embraiagem não funciona Ekja

e tem acesso sem tirar mais nada, apenas a tampa do pinhão ou eventualmente o pinhão,
está  junto ao ligador do sensor de neutro
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
ET600
Embraiagem não funciona Star310
ET600


Moto : 2KF e cangalhos

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 3:03 pm

webmonstro escreveu:
Estive a ver e o tal parafuso é mesmo o que segura o veio vertical do comando da embriagem :
Embraiagem não funciona Ekja

e tem acesso sem tirar mais nada, apenas a tampa do pinhão ou eventualmente o pinhão,
está  junto ao ligador do sensor de neutro

Exatamente... esse parafuso segura o veio e fica por cima dá válvula do neutro... não necessitam de tirar a tampa, basta a proteção do pinhão e o pinhão... mas se estiver partido duvido que saia o segundo bocado...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo30portela
Embraiagem não funciona Star310
ricardo30portela


Moto : XT600E 3TB

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 8:06 pm

Muito obrigado pelas respostas Embraiagem não funciona 12626 

hoje andei a estudar o assunto, e também fui dar a esse tal parafuso perto do pinhão de ataque. O veio vai dar exactamente a esse parafuso (que deve servir de freio).
Depois penso que o veio fica solto e é só puxar para cima.

Eu tentei desapertar o parafuso mas aquilo estava tão apertado que dei cabo da cabeça, não tinha nada para me desenrascar mas amanhã quero ver se tiro o veio para fora!

o veio (nº21) está partido ? - estou mais inclinado para isto!
o rolamento onde o veio encaixa no fundo estará danificado ou solto ? - também é um bom palpite
o 2º veio ( nº15 - o parafuso central da embriagem ) está desapertado ? - Já rectifiquei e está tudo bem apertado
os discos estão de alguma forma a prender e a não desengatar ? - os discos escorregam bem no cesto Embraiagem não funciona 964551 

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Embraiagem não funciona Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 8:38 pm

Embraiagem não funciona 12626 sem segredos Embraiagem não funciona 12626 

Fixolas o acesso que as coisas têm Embraiagem não funciona 964551 
é uma Maquina de Guerra... pensada e pronta a ser rapidamente tratada
e ser rapidamente posta novamente na frente de ataque Embraiagem não funciona 796959 


Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
ricardo30portela
Embraiagem não funciona Star310
ricardo30portela


Moto : XT600E 3TB

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 9:03 pm

A minha coitadita está toda desmontada, acho que vou aproveitar e é desta que faço uma limpeza nos carbs. Embraiagem não funciona 660860 

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo30portela
Embraiagem não funciona Star310
ricardo30portela


Moto : XT600E 3TB

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSáb Jul 27, 2013 6:12 pm

Desmontei o veio, e está inteiro Embraiagem não funciona 656644 

Mas o problema tem de vir de algum lado!

Fui para o lado da embraiagem e com mais atenção, deparei-me com isto!

Embraiagem não funciona Dfv8

Embraiagem não funciona 2duy

Ou seja o parafuso de afinação quis "passar-se" e ficou preso, impedindo assim da recuperação da embraiagem.

Mas depois desta descoberta, voltei a montar e parece que algo não está bem, o veio onde liga o cabo da embraiagem tem a mola para recuperar, mas e a haste que vai á embraiagem não terá nenhuma mola para "desacoplar" o funcionamento dos discos?

Com o roscar do parafuso para encontrar a marca de afinação da embraiagem, parece-me que nada recupera. Será só a mola do veio do cabo da embraiagem? Embraiagem não funciona 645491 

Mais umas fotos que podem interessar:

Embraiagem não funciona Au0f

Embraiagem não funciona 4jzp

Embraiagem não funciona Yttn
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo30portela
Embraiagem não funciona Star310
ricardo30portela


Moto : XT600E 3TB

Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitimeSáb Jul 27, 2013 10:43 pm

Em principio já está resolvido, quando tentei a segunda vez e me pareceu que não estava bem... aconteceu exactamente a mesma coisa... a porca queria "passar-se" e ficava tudo bloqueado.
Á terceira tentativa, desmanchei tudo e apertei com mais cuidado o afinador e ficou tudo a funcionar Embraiagem não funciona 656644 

Sendo que, visto o meu prato de pressão dos discos de embraiagem já está um pouco sacrificado na zona da porca, por causa do que aconteceu, vou andar com cuidado.
Se voltar a acontecer terei de arranjar um prato de pressão.

Afinei a embraiagem como manda o manual:

Embraiagem em repouso

Embraiagem não funciona Iy5

Embraiagem accionada.

Embraiagem não funciona 7c2m


De referir que para afinar a embraiagem tem truque.
Eu fiz assim:
Meter o afinador (junto a tampa do motor de arranque) no mínimo (cabo mais solto).
Depois com uma mão no veio onde prende o cabo da embraiagem rodei até coincidir na marca de afinação...
Depois no parafuso que ajusta (o que está no centro da embraiagem) afinei até sentir que está a fazer de "batente".

Montei tudo, estiquei o cabo no tal afinador (o meu ficou a meio curso), e ajustei a folga da manete ao meu gosto.

Ainda não experimentei a mota em andamento, mas se engatar a 1ª e acionar a embraiagem a fundo sinto uma ligeira força que a embraiagem exerce. O que é normal, pois com o óleo e motor quente o material dilata e elimina esses pequenos detalhes.

Estou confiante que vai ficar tudo 5 estrelas Embraiagem não funciona 945103 

Agradeço ao EDGAR, WEBMONSTRO e ET600... pelas palavras.
Sem vocês teria sido bem mais complicado Embraiagem não funciona 919911 

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Embraiagem não funciona Empty
MensagemAssunto: Re: Embraiagem não funciona   Embraiagem não funciona Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Embraiagem não funciona
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Problema na embraiagem???!!
» [Embraiagem] Patinanço!
» Embraiagem da XT600E
» Manutenção da Embraiagem
» patina a embraiagem em 5ª

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: