Assunto: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qui Nov 04, 2010 1:04 am
Boas
Um amigo pediu-me ajuda para trocar as pastilhas na sua XT,
e eu aproveitei para tirar umas fotos e fazer um post
É algo bastante fácil e acessível de se fazer, e não requer muita ferramenta... é necessário: - uma chave sextavada interior 5 mm (podemos usar a do KIT da mota) - uma chave de luneta ou caixa 12 mm - e um martelo (nunca se sabe)
Podemos e devemos começar por aliviar os parafusos sextavados interiores que fixam as pastilhas, basta alivia-los com uma volta ou duas na rosca, e só vamos tirar-los quado todo o conjunto tiver fora do disco... se não os aliviarem, não é grave, mas vão ter falta de apoio para fazerem força...
Depois retiramos os parafuso 12 mm para soltar o conjunto todo... Por vezes o disco tem alguma cama, e é necessário abrir um pouco a pinça...
Depois de retirarmos a pinça, podemos retirar os tais sextavados interiores de 5 mm fora, a pinça tem uma mola que faz força nas pastilhas e deve-se premir as pastilhas para facilitar a saída dos parafusos... assim que os parafusos saem as pastilhas caiem e fica como na foto.
Agora vem a tarefa de recolher os pistons para termos espaço para as novas pastilhas, por vezes é fácil e devemos ter o cuidado de empurrar por igual, e não deixar que enquanto estamos a empurrar um, o outro saia se o piston saltar fora, vão ter que purgar o circuito, repor óleo etc
Eu tenho por habito usar uma chave de caixa com quase o mesmo diâmetro do piston, e facilita em muito, o fazer força por igual se andar a escarafunchar com uma chave de fendas, não é o mais indicado...
Pronta a receber as novas pastilhas...
Depois fiquei sem bateria na Maquina Fotográfica e acabou-se as fotos mas basicamente daqui para a frente, basta inverter o que foi feito Demora cerca de 30 minutos, nas calminhas a fazer-mos isto...
ATENÇÃO Com as pastilhas novas devemos nos primeiros kms e travagens, usar o travão com moderação e evitar travagens bruscas e fortes... As pastilhas devem acamar primeiro, para podermos tirar o máximo partido delas.
se alguém poder completar melhor isto a malta agradece...
rv45
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qui Nov 04, 2010 10:10 pm
Excelente, muito boa explicação, mas diz-me uma coisa: como é que tu empurras-te com a chave, foi só mesmo à mão? É que eu a ultima vez que consegui emporrar os 2 embolos, tive que abrir o parafuso da purga e depois claro, colocar óleo em falta. Não consegui empurar de maneira nenhuma.
PS: Nas do carro, abro a tampa do deposito do óleo e consigo empurrar com alguma facilidade. Não sei até que ponto se abrir a tampa do óleo terá algum efeito. Na mota nunca experimentei. Terá alguma lógica?
Abraço
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qui Nov 04, 2010 10:45 pm
Boas
Belo post .
Acho que podias ai mencionar que se deve ter um cuidado especial com aquelas chapinhas de aço que servem de mola, porque já vi muito boa gente em que essas chapinhas saltaram e depois andam as voltas a ver como é que elas se montam, acabando por montar as pastilhas sem elas .
Ah e também convém lubrificar aquelas duas guias da pinça, de modo a não calcionarem e prenderem os movimentos da pinça. Eu usei lubrificante da corrente, não sei será melhor ou não que a massa consistente
No mês passado fiz essa operação de mudança de pastilhas na minha xt. Mas para fazer recolher os pistões usei a velhinha chave de fendas entre os pistões e a pastilha velha, ainda montada. E não foi preciso fazer grande força. Às vezes nos caros, quando aquilo está mesmo calcionado, quase que é preciso ir buscar um pé de cabra .
Quanto ao abrir a tampa do reservatório do oleo não sei se terá influência uma vez que o oleo no reservatório penso que não é sujeito a pressão . Mas o Edgar já confirma .
Cumps
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qui Nov 04, 2010 11:29 pm
rv45 escreveu:
Excelente, muito boa explicação, mas diz-me uma coisa: como é que tu empurras-te com a chave, foi só mesmo à mão? É que eu a ultima vez que consegui emporrar os 2 embolos, tive que abrir o parafuso da purga e depois claro, colocar óleo em falta. Não consegui empurar de maneira nenhuma.
PS: Nas do carro, abro a tampa do deposito do óleo e consigo empurrar com alguma facilidade. Não sei até que ponto se abrir a tampa do óleo terá algum efeito. Na mota nunca experimentei. Terá alguma lógica?
Abraço
Boas
O que dizes faz sentido, e já me aconteceu na Super Ténéré do Marco, e acabamos por tirar todo o óleo... mas como íamos trocar, as pastilhas e o óleo nem ligamos a isso... Também aconteceu na XT600E do Odracir, e também optamos por trocar o óleo e limpar tudo...
Mas na minha XT600E, já troquei 3 vezes e foi só empurrar como na foto...
Eu não tenho certezas para isso mas tenho algumas teorias que me fazem sentido para causar isso...
1- Quando os pistons não recolhem pode ser sujidade nos próprios pistons
Nesta foto podes ver um piston dourado fora da pinça... (é a peça no canto da foto) Dourado é a cor natural dele, e quando não têm esta cor tem sujidade, Como o piston trabalha super justo, ele prende e não recolhe... Para limpa-los uso álcool e um esfregão da loiça, e alguma paciência.
2- Outra vezes não fazemos a força por igual, eles enjambram, e depois não querem recolher...
3- outras vezes eles não recolhem porque o óleo não sobe, e quando isso acontece entra um e sai o outro... Neste caso penso que seja sujidade na bomba, e devemos trocar o óleo, e desmanchar a bomba e soprar tudo muito bem com ar comprimido... (desta teoria não tenho certeza, mas resultou na pratica, por duas vezes)
4- também já me aconteceu eles recolherem mas os últimos milímetros, é do caraças...
Citação :
Acho que podias ai mencionar que se deve ter um cuidado especial com aquelas chapinhas de aço que servem de mola, porque já vi muito boa gente em que essas chapinhas saltaram e depois andam as voltas a ver como é que elas se montam, acabando por montar as pastilhas sem elas
Isso é lixado mas na pinça de trás, que essas molas servem para encaixar e segurar a pastilha e são duas (acho eu )
Na frente é só uma mola de chapa (é aquela peça dourada, ao lado piston, no canto da foto) e só tem uma posição lógica de se montar... é fácil e deves estar a fazer confusão com o travão de trás...
No manual da Yamaha, dizem para se trocar essas molas sempre que se troca as pastilhas... Mas na Yamaha garantiram-me que é uma gralha do manual, e não precisão de serem trocadas...
ABR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qui Nov 04, 2010 11:36 pm
javleitao escreveu:
... ...
Quanto ao abrir a tampa do reservatório do oleo não sei se terá influência uma vez que o oleo no reservatório penso que não é sujeito a pressão . Mas o Edgar já confirma .
Cumps
Normalmente há um furo para sair e entrar o ar... mas nas motas é minúsculo... Nos carros não sei... mas deve ser parecido... e também não custa desenroscar a tampa, e deixa-la a tapar o deposito...
ABR
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Sex Nov 05, 2010 9:04 am
Edgar escreveu:
Na frente é só uma mola de chapa (é aquela peça dourada, ao lado piston, no canto da foto) e só tem uma posição lógica de se montar... é fácil e deves estar a fazer confusão com o travão de trás...
Eu estava a referir esse aspecto, não especificamente na xt. Na xt600 até parece simples de lhe apanhar essa posição lógica. Para quem não conhece o funcionamento dessa mola, se ela saltar quando for a tirar as pastilhas, fica sem saber de onde saltou, qual a função, o sitio e posição de montar
Cumps
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Sex Nov 05, 2010 9:34 am
Boas
Da próxima vez eu tiro a mola e registo com uma foto... Acho que vai na XT600E do Jarod brevemente
De qualquer das formas este exemplo serve para todas as XTs com travões NISSIN As novas XT660Z Ténéré e XT660R/X têm travões Bremo, e parece ser mais fácil
ABR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Dom Nov 07, 2010 9:00 pm
Já tenho umas fotos da pinça com e sem mola
Sem a mola (a mola é aquela peça em baixo)
Com a mola no sitio correcto.
Já agora uma foto de todos os componentes que fazem parte da Pinça de travão (falta 4 vedantes que não se podem tirar e não são visíveis na foto) E esta pinça pertence a XT660Z de 1998 (igualzinha a da XT600E)
ABR
luisasp
Moto : XT 6oo E de 1999
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Sex Jan 21, 2011 4:48 pm
Boas Grande EDGAR Já agora podias me dizer qual a referencia e marca das pastilhas que devo por na minha XT 600 de 1999. Para trás e para a frente Obr. e Compr.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Sex Jan 21, 2011 5:19 pm
luisasp escreveu:
Boas Grande EDGAR Já agora podias me dizer qual a referencia e marca das pastilhas que devo por na minha XT 600 de 1999. Para trás e para a frente Obr. e Compr.
boas
As de origens são as melhores (acho eu) e custa cerca de 35€ cada conjunto... depois temos as SBS, e as carbon lorraine (ambas a custarem uns 25€) estas são as que conheço, e fazem bem o trabalho...
talvez alguém possa dar mais umas dicas sobre isto...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qui Mar 24, 2011 5:00 pm
Boas...
Para completar este post, aqui fica mais qualquer coisa...
Troquei o óleo dos travões na minha XT600E E os êmbolos não queriam recuar totalmente... basicamente recuavam até aquela marca de sujidade com relativa facilidade, mas dali para a frente não recuava mais...
Depois de limpar os êmbolos com um pouco de álcool um pano e alguma paciência, recuou com facilidade... esqueci-me de tirar uma foto depois da limpeza
Mas fica aqui um video do êmbolo a recolher...
ABR
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qui Mar 24, 2011 6:34 pm
Boas; Belo tópico. Aqui está uma operação simples e que penso que a maiorida de nós tem os meios para a realizar em casa. Quanto à limpeza dos êmbolos, esta é fundamental para uma boa travagem. Muitos preocupam-se em procurar as pastilhas que lhe permitam melhor "mordente", mas depois esquecem-se deste factor crucial. A limpeza não só permite um bom funcionamento da pinça, com também evita danos na própria pinça. Os êmbolos devem ser sempre limpos antes de efectuar o seu "recuo" para dentro da pinça. Uma escova dos dentes velha pode revelar-se uma ferramenta bastante útil.
krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qua maio 18, 2011 9:59 pm
Companheiros,
Após ler atentamente este tópico e, o livro de oficina, meti mãos á obra na substituição das pastilhas dianteiras que se apresentavam já no desgaste máximo.
Pinça fora, parafusos de fixação soltos, e pastilhas retiradas. Até aqui tudo bem, o problema foi no recuo dos pistons, nem mexeram.
Resolvi então soltar a mangueira do óleo de modo a libertar completamente a pinça e conseguir recuar os pistons e, fazer a manutenção completa ao sistema, aproveitando para mudar o óleo de travões.
Pinça separada do conjunto, vazia de óleo e limpa nem mesmo assim os pistons recuaram com o truque da chave de caixa e, bastante força fiz.
Não sei o que se passa, parece-me ver algo de borracha entre os pistons e a pinça penso ser um bocado de oring que não era suposto estar fora do sitio.
Podem dar uma dica de como retirar/recuar os ditos? , não quis usar martelo não vá danificar todo o conjunto.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Trocar pastilhas ( XT600E XT660Z Ténéré ) Qua maio 18, 2011 11:31 pm
Boas...
se já os limpaste na zona que está explicada em spoiler
Spoiler:
Edgar escreveu:
Boas...
Para completar este post, aqui fica mais qualquer coisa...
Troquei o óleo dos travões na minha XT600E E os êmbolos não queriam recuar totalmente... basicamente recuavam até aquela marca de sujidade com relativa facilidade, mas dali para a frente não recuava mais...
Depois de limpar os êmbolos com um pouco de álcool um pano e alguma paciência, recuou com facilidade... esqueci-me de tirar uma foto depois da limpeza
Mas fica aqui um video do êmbolo a recolher...
ABR
Johnny_1056 escreveu:
Boas; Belo tópico. Aqui está uma operação simples e que penso que a maiorida de nós tem os meios para a realizar em casa. Quanto à limpeza dos êmbolos, esta é fundamental para uma boa travagem. Muitos preocupam-se em procurar as pastilhas que lhe permitam melhor "mordente", mas depois esquecem-se deste factor crucial. A limpeza não só permite um bom funcionamento da pinça, com também evita danos na própria pinça. Os êmbolos devem ser sempre limpos antes de efectuar o seu "recuo" para dentro da pinça. Uma escova dos dentes velha pode revelar-se uma ferramenta bastante útil.
Então podem ter enjambrado (estão a recolher de lado)... mas fazendo força com a chave por igual no meio eles devem recolher sem problemas...
ms acredito que talvez ainda aja alguma sujidade...