Boas
A XT600E do Jarod andava com problemas em manter o relanti sempre que tinha o motor frio...
O motor estava a trabalhar na rotação certa e sempre que acelerávamos ela ia-se a baixo
Também tinha outro sintoma esquisito: quando estava fria o rotação (relanti) era sempre baixa, e depois de aquecer o motor a rotação (relanti) subia... ora isto é o inverso do que normalmente acontece em circunstancias normais
Então depois de muita conversa, com muita teoria, e muito pouca pratica...
pensamos em atacar 1 possível problema
Falanges de admissão,
e dávamos uma vista de olhos no carburador e na parte eléctrica...
O Jarod encontrou no Ebay
umas novas dentro da caixa por 36€ (já com portes) e mandamos vir isso... o preço delas em portugal passava dos 130€
Então foi assim:
- A Mota deve estar lavada na zona a trabalhar, sem areias ou outra sujidade que possa cair para dentro do motor,
- Deixamos a XT a trabalhar com a torneira fechada, até ela parar por falta de gasolina,
- Tiramos as tampas de lado,
- Banco,
- Deposito,
E tínhamos criado as condições e espaço para retirar o carburador...
- Para a tarefa de retirar o carburador, começamos por retirar os cabos de acelerador,
basta desapertar a porca de 12mm e dois pequenos parafusos estrela,
para os cabos e suporte dos cabos saírem como um conjunto,
e não termos necessidade de depois estar-mos com ajustes...
- De seguida desapertamos as 4 braçadeiras que estão nas falanges e fixação o carburador...
- E depois com jeito, paciência, uma chave de fendas, e um pontapé ou dois...
(esqueçam os pontapés)tira-se o carburador, que na realidade são os dois carburadores;
eles estão unidos e retiram-se os dois como se fosse só um.
Temos poucas fotos para este post, porque estávamos com pressa para terminarmos,
o tempo disponível era de +/- 2 horas para fazer todo o trabalho
Aqui já temos a XT sem carburador, e preparada para tirar as falanges velhas com uma chave 5mm interior,
como podem ver a falange de um dos lados descolou completamente.
Durante todo o processo devemos ter o máximo de cuidado, para não deixarmos cair para dentro do cilindro objectos estranhos...
por isso, o local das falanges foi tapado com um pano limpo.
Aproveitamos ter o carburador fora da mota para ver como estava por dentro...
A XT600E tem 8 anos e 20Mil kms e nunca tinham limpado o carburador
Abrimos a cuba do nº 1 e estava assim
Estava impecável,
e nalguns sítios tínhamos pago 100€ de mão de obra por um hipotética limpeza
Agora era vez de inverter o processo...
mas para colocar o carburador no sitio, revelou-se mais difícil que tira-lo
Para facilitar desapertamos a caixa do filtro de ar; 3 parafusos em cima, um por baixo da bateria, e uma borracha de encaixe na zona do kit de ferramentas... com isto ganhamos uns 2 cm de espaço (quase nada, mas ajudou).
E retiramos o tubo de drenar o óleo da caixa do filtro de ar...
E basicamente invertemos todo o processo acima escrito...
Aproveitamos ainda para limpar algumas coisas (filtro de ar, fichas eléctricas do CDI e Rectificador, etc etc)
ABR