Boas Pessoal
Durante o passeio de 25 Set ao Cabo Espichel, enquanto estava-mos parados para tirar umas fotos e tal...
reparei que tinha algo esquisito num fole... eu não queria acreditar... os foles estavam todos lixados...
Bom, fiquei a perguntar como é que isto era possível em 5 anos de vida da minha motinha e com apenas 50Mil kms...
Tenho uma DT125 AC de 1984 com 40 e tal mil e tem os foles de origem em bom estado...
Tive uma XT350 que fez 100 Mil em 9 anos e tinha os foles impecáveis...
Era a primeira vez que me acontecia tal coisa...
Mas pronto... deve ter sido do sol, ou do aquecimento global...
Fui ver o preço dos foles de origem e não queria acreditar... 70€ em preto, e mais de 100€ em azul...
Mas como a Polisport tem uns porreiros por 14€ , então comprei esses... e que são muito idênticos aos de origem.
Como tinha que por a XT no ar para lhe retirar a suspensão, resolvi tirar-lhe o banco, tampas laterais e o deposito...
A XT ficou mais leve, e mais facil de trabalhar nela...
(se tivesse o azar de cair do cavalete, a coisa ficava mas minimizada)
Depois veio a difícil tarefa de colocar o cavalete...
Eu estava sozinho, e acabou por ser mais difícil, do aquilo que parecia inicialmente...
Mas passado um bom bocado, lá consegui...
Pus um elástico no guiador para mante-lo sempre centrado.
E um pouco de lastro na traseira...
A ferramenta necessária para esta tarefa é mais ou menos isto:
- Chaves de caixas, luneta, ou boca de 10, 12, 12, 17 mm
- Chave estrela pequena
- Martelo
- Alicate
Deve-se desapertar os pontos em baixo assinalados:
Depois de termos tirado a Pinça e a bicha do conta kms e mais a braçadeira e a guia.
Aliviamos as 4 porcas de 10 mm que fixação o veio da roda...
por ultimo com a chave 17 mm desapertamos e retiramos o veio, e de seguida a roda...
Desapertamos a fixação das bainhas (chave 10 mm e 12 mm)
As porcas de 12 mm, devem ser desapertadas com uma chave de luneta e o martelo...
damos umas marteladas secas na chave, para não correr-mos o risco de moer o sextavado da porca.
Retira-se o fole, e aproveitamos para verificar:
como está o guarda pós,
e se há alguma fuga de óleo,
e o estado geral da bainha...
Todos os foles têm ou devem ter uns furos para não criar vácuo ou pressão de ar no fole...
esses furos devem ser montados para a parte de trás da suspensão, para minimizar a entrada de ar com pó...
Por o fole na bainha, não tem ciência nenhuma, e depois basta inverter o processo...
Mas podemos e devemos aproveitar para verificar com estão os rolamentos e os retentores da roda...
E já está...
ABR