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| Yamaha TT 600 R | |
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+17Edgar Jorge hugobruno Pmvpires portista Jacc balasteiro Moutinho Ricardo Cardim ET600 Pedro BC Johnny_1056 daniellousa webmonstro Joel82 paulo jri92 21 participantes | |
Autor | Mensagem |
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balasteiro
Moto : HONDA NC 700 XA
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Seg Jun 09, 2014 7:01 pm | |
| Grande azar amigo Jri92, mas ainda bem que foram só mazelas Ainda existe pessoal muito porreiro nas duas rodas | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Seg Jun 09, 2014 10:11 pm | |
| Desde ja as melhoras,se a entorse foi peequena nem deve precisar de fisioterapia,mas ve bem isso para de futuro nao ficarem mazelas
Isto das rotundas está uma confusao ainda maior com as novas regras,nao que nao esteja bem em termos de regra,as pessoas é que teimam em nao as fazer coomo diz o codigo,em usam o bom senso.pelo que percebi fizeste asneira,se estavas na da esquerda e querias sair,com antecedencia á tua saida,devias ter mudado para a faxa mais á direita,sem esquecer do pisca, e ai sim escolher a faixa que mais te convinha da tua saida,visto haver duas. Se por acaso nao se conseguias mudar de faixa com antecedencia por alguma razao,davas mais uma volta á rotunda
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| | | ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Seg Jun 09, 2014 10:57 pm | |
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| | | jri92
Moto : Yamaha tt 600 R
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 3:09 am | |
| Antes de mais obrigado pelas mensagens de apoio. Em princípio 5 dias e posso voltar ao activo, com calma... - hugobruno escreveu:
- Desde ja as melhoras,se a entorse foi peequena nem deve precisar de fisioterapia,mas ve bem isso para de futuro nao ficarem mazelas
Isto das rotundas está uma confusao ainda maior com as novas regras,nao que nao esteja bem em termos de regra,as pessoas é que teimam em nao as fazer coomo diz o codigo,em usam o bom senso.pelo que percebi fizeste asneira,se estavas na da esquerda e querias sair,com antecedencia á tua saida,devias ter mudado para a faxa mais á direita,sem esquecer do pisca, e ai sim escolher a faixa que mais te convinha da tua saida,visto haver duas. Se por acaso nao se conseguias mudar de faixa com antecedencia por alguma razao,davas mais uma volta á rotunda
Hugobruno, segundo as novas regras da estrada, apenas para a primeira saída da rotunda, se deve circular a direita,segunda, terceira e por ai fora já se deve entrar para a faixa da esquerda, caso a rotunda tenha duas ou mais faixas de rodagem. Depois havia também o facto de a saída para onde me dirigia ter duas faixas, portanto, mais uma vez aos "olhos" da lei, se eu saísse da rotunda na faixa mais a esquerda e entrasse na faixa da esquerda da saída, mais uma vez estava de acordo com a lei e era isto que eu tencionava fazer. O senhor do carro queria sair na terceira saída, mas em vez de entrar pela faixa da esquerda, fazer a rotunda pela faixa interior e sair para a faixa mais a direita quando estivesse a passar a segunda saída, fez tudo por fora e decidiu só por o pisca para a esquerda já estando dentro da rotunda, resultado ainda tentei travar para ver se dava tempo para ele seguir caminho, mas como a roda escorregou... chão . Portanto não se pode dizer que eu tenha feito asneira, mas sim que fui imprudente. E esqueci-me de contar, estava eu a terminar de preencher a declaração com o senhor do enlatado e não é que há outro acidente igual ao meu e no mesmo sítio, mas desta vez com dois enlatados!! Mas claro, o que referis-te está mais que correcto em relação ao que devia ter feito para entrar e circular na rotunda, quanto a isso não tenho qualquer argumento... Mas pronto o mal está feito agora é melhorar e voltar as estradas para ver se qualquer dia acompanho a malta do CXTP numa passeata! | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 2:15 pm | |
| Nao querendo estar a ser advogado de ninguem,deixo aqui um link co informaçao que me parece ajudar,as imagens 2 e 3 parecem ser aquilo que melhor exemplifica o teu caso,apesar de achar que se deve lêr todos os artigos para esclarecer as duvidas de uma vez por todas
http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/p/rotundas.html
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| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 2:22 pm | |
| Se leres o ponto C do art 14,vais perceber onde erraste e mesmo que a via para onde vais sair tenha mais que uma faixa tens que ir na faixa mais a direita da rotunda antes da tua saida,nas imagens ajuda a perceber isso | |
| | | jri92
Moto : Yamaha tt 600 R
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 3:29 pm | |
| - hugobruno escreveu:
- Nao querendo estar a ser advogado de ninguem,deixo aqui um link co informaçao que me parece ajudar,as imagens 2 e 3 parecem ser aquilo que melhor exemplifica o teu caso,apesar de achar que se deve lêr todos os artigos para esclarecer as duvidas de uma vez por todas
http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/p/rotundas.html
Amigo, só tenho a agradecer esse link que forneceste... O meu caso é o da imagem 5, que é, "rotunda de duas vias de trânsito no interior e com duas vias de acesso à mesma." e é praticamente igual a rotunda onde ocorreu o acidente... O enlatado é o veículo azul e eu o veículo verde... "Nota: (Excepcionalmente o veículo verde poderá sair da rotunda pela via de trânsito mais à esquerda, se eventualmente no interior da rotunda não conseguir mudar para a via mais à direita pelo facto de esta estar ocupada por um outro veículo que já lá circule. Neste caso sai lado a lado com o outro veículo e logo que possível mais à frente retoma a via mais à direita." (retirado do texto que aparece a seguir a imagem). Mais uma vez obrigado, pois apesar de estar parado, não tenho tido muita paciência para procurar informação sobre este assunto.. Mais uma mini geladinha em dívida neste forúm... | |
| | | jri92
Moto : Yamaha tt 600 R
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 3:33 pm | |
| - hugobruno escreveu:
- Se leres o ponto C do art 14,vais perceber onde erraste e mesmo que a via para onde vais sair tenha mais que uma faixa tens que ir na faixa mais a direita da rotunda antes da tua saida,nas imagens ajuda a perceber isso
Já veio tarde a minha resposta... Tanto a entrada como a saída da rotunda de onde vim/ me dirigia, tinham duas faixas de rodagem... Portanto é a situação que eu refiro no meu último post. Imagem 5... | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 3:45 pm | |
| - Mais uma mini geladinha em dívida neste forúm... escreveu:
Nada disso,estamos aqui para nos ajudar,com isto lembrei-me que se podia criar uma secçao pra codigo e afins | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 3:56 pm | |
| - Nota: (Excepcionalmente o veículo verde poderá sair da rotunda pela via de trânsito mais à esquerda, se eventualmente no interior da rotunda não conseguir mudar para a via mais à direita pelo facto de esta estar ocupada por um outro veículo que já lá circule. Neste caso sai lado a lado com o outro veículo e logo que possível mais à frente retoma a via mais à direita." escreveu:
E se o condutor que circula á direita nao sair? Apesar de estar a infringir o codigo,se quem circula na esquerda lhe bate,além de lhe ter batido pela esquerda,foi ele quem mudou de faixa,isto para as seguradoras é um stress,nenhuma se vai dar como culpada,por isso eu digo que mais vale mudar com antecedenccia,como diz no codigo e nao conseguindo,eu prefiro dar mais uma volta á rotunda O meu metodo para fazer rotunddas é nunca andar lado a laado com oss outros,acelero ou desacelero,para ter a faixa do lado sempre livre | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 4:17 pm | |
| "Nota: (Excepcionalmente o veículo verde poderá sair da rotunda pela via de trânsito mais à esquerda, se eventualmente no interior da rotunda não conseguir mudar para a via mais à direita pelo facto de esta estar ocupada por um outro veículo que já lá circule. Neste caso sai lado a lado com o outro veículo e logo que possível mais à frente retoma a via mais à direita. Ou então o veículo verde abranda a sua marcha e deixa-o passar primeiro, pois apesar de este estar a circular erradamente tem prioridade porque já se encontra na sua via que é a da direita. Cuidado, quem muda de via é que tem que ceder passagem)."
Só trasncreveste uma parte,o resto ajuda a perceber que quem cirula por fora,se nao sair na saida que lhe corresponde,apesar de estar a circular erradamente,em caso de acidente o culpado é quem muda de faixa
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| | | jri92
Moto : Yamaha tt 600 R
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 4:47 pm | |
| - hugobruno escreveu:
Nada disso,estamos aqui para nos ajudar,com isto lembrei-me que se podia criar uma secçao pra codigo e afins Ora ai está uma excelente ideia - hugobruno escreveu:
E se o condutor que circula á direita nao sair? Apesar de estar a infringir o codigo,se quem circula na esquerda lhe bate,além de lhe ter batido pela esquerda,foi ele quem mudou de faixa,isto para as seguradoras é um stress,nenhuma se vai dar como culpada,por isso eu digo que mais vale mudar com antecedenccia,como diz no codigo e nao conseguindo,eu prefiro dar mais uma volta á rotunda
O meu metodo para fazer rotunddas é nunca andar lado a laado com oss outros,acelero ou desacelero,para ter a faixa do lado sempre livre - hugobruno escreveu:
- "Nota: (Excepcionalmente o veículo verde poderá sair da rotunda pela via de trânsito mais à esquerda, se eventualmente no interior da rotunda não conseguir mudar para a via mais à direita pelo facto de esta estar ocupada por um outro veículo que já lá circule. Neste caso sai lado a lado com o outro veículo e logo que possível mais à frente retoma a via mais à direita. Ou então o veículo verde abranda a sua marcha e deixa-o passar primeiro, pois apesar de este estar a circular erradamente tem prioridade porque já se encontra na sua via que é a da direita. Cuidado, quem muda de via é que tem que ceder passagem)."
Só trasncreveste uma parte,o resto ajuda a perceber que quem cirula por fora,se nao sair na saida que lhe corresponde,apesar de estar a circular erradamente,em caso de acidente o culpado é quem muda de faixa
Eu não quero com isto dizer que fiz a rotunda de forma correcta, muito pelo contrário, devia ter feito como manda a lei e ponto final. Agora vi-me naquela situação em que não conseguia encostar-me para a faixa da direita porque o carro que entrou na faixa da direita não saio na primeira saída como manda a lei, fiz o que achei correcto, de acordo com a situação e com a informação de trânsito que tinha (por acaso tinha noção que vinha um carro atrás de mim, apesar de não ter bem noção da distância a que ele estava.). Agora uma coisa é certa, a maneira como o carro estava a fazer a rotunda é completamente errada, a prova disso é a imagem 2 "Perante a nova lei, esta é uma forma expressamente proibida de se circular na rotunda. Contudo háuma exceção à regra. Os condutores de pesados, velocípedes e de veículos puxados por animais, ou de animais, podem circular sempre pela via de trânsito mais à direita,..." Como o Veículo em que a mota foi bater era um ligeiro, não se aplica a exccepção. E pelo que percebi, a segunda situação que eu não transcrevi é referente aos casos em que o veículo da faixa da direita vai sair na mesma faixa que o veículo que vai na faixa interior e não para os que vão para a saída mais a esquerda. Mais uma vez recordo é expressamente proibido fazer a rotunda sempre pela faixa da direita. Isso era segundo a lei anterior a que estava em vigor anteriormente (será que me expliquei bem agora? ) | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 4:56 pm | |
| Eu nao te estou a tentar atribuir qualquer culpa,só me parece que nao saiste da forma correcta.
Nessa segunda paarte que nao transcreveste refere-se aqueles que circulam na da direita e e nao vao sair na primeira saida,dai dizer que está a circular erradamente | |
| | | jri92
Moto : Yamaha tt 600 R
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 5:13 pm | |
| - hugobruno escreveu:
- Eu nao te estou a tentar atribuir qualquer culpa,só me parece que nao saiste da forma correcta.
Eu sei, na minha opinião isto é as chamadas discussões "saudáveis", sem dúvida que a minha saída da rotunda não ia ser da forma mais correcta, mas ainda assim não deixa de estar abrangida pela lei com uma hipótese correcta em certas situações, visto que não tinha hipótese de ir para a direita porque estava lá o carro. Agora eu depois quando me apercebi que o condutor do carro ia continuar para a esquerda ainda tentei remediar a situação, como já expliquei, tentei travar, mas perdi a frente da mota e de seguida ainda tentei dar a "patada" no chão (que originou a entorse visto que vinha do trabalho e trazia uns ténis calçados) para tentar segurar a mota e dar mais uma volta a rotunda. | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R Ter Jun 10, 2014 5:26 pm | |
| Existe essa possibilidade de sair a partir da faixa da esquerda,mas nao me paarece a melhor forma de agir,vai provocar muitos acidentes,ainda por cima em caso de acidente a culpa é de quem muda de faixa,a melhor forma é mudar de faixa Com antecedencia,nos que andamos de mota temos que nos precaver,basta uma quedazita para Sairmos aleijados
Essa excepçao de sair da faixa da esquerda é contraditorio,"eles" que tanto apregoam a conduçao defensiva,essa excepçao tem tudo menos de defensivo,parece mais uma coisa kamikase | |
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| Assunto: Re: Yamaha TT 600 R | |
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