| Oleo do motor a desaparecer | |
|
+9Johnny_1056 webmonstro Jorge Edgar ET600 Funcruiser javleitao Moutinho tintas72 13 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
tintas72
Moto : Dr350Se
| Assunto: Oleo do motor a desaparecer Sáb Out 19, 2013 9:12 pm | |
| Boas pessoal, a minha xt anda a fazer desaparecer o oleo, em 400 kms tive que acrescentar 1.2 litros. Penso não ser normal, ela pega, bem puxa bem, está a carburar bem e faz um "lindo" fumo branco, está com 37000 kms. E como tal fui á procura do oleo. Mas não o encontrei, para onde terá ido? | |
|
| |
Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Sáb Out 19, 2013 10:41 pm | |
| Saiu pelo escape e ficou espalhado pela serra da Lousã a semana passada... E o cilindro qual é o aspecto??? E os segmentos que te parecem?? E os vedantes das valvulas parecem-te com aspecto de deixar passar óleo? | |
|
| |
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Dom Out 20, 2013 12:34 am | |
| Isso não será do espaçamento dos tacos do pneu de trás ser grande e deixa escapar o óleo? Mas isso ainda é bastante óleo em 400 km Já no Covas do Monte tinhamos falado do fumo da mota Da tua, porque da minha é em todas Como é que estavam os anés? Estavam a vedar bem ou estava algum colado? Será que vou encontrar a explicação de a minha ex 600 beber óleo desalmadamente | |
|
| |
Funcruiser
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Dom Out 20, 2013 8:27 am | |
| Boas... A minha também já sofreu desse mal, afinal era o rolamento do escape gripado, teve de ser substituido... mas continua a beber, deve ser feitio.. Quando é que isso está pronto para irmos enrolar a espia e escavacar pneu.. ?????? Força nessa reparação Abraço Funcruiser | |
|
| |
ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Dom Out 20, 2013 12:02 pm | |
| Desejo...
De rápidas melhoras... Faz isso com calma. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Dom Out 20, 2013 12:19 pm | |
| 37 mil mas ainda é tão jovem No manual vem um serie de medições que devem e podem ser feitas salvo erro... os segmentos medem-se com um apalpa folgas... Folga de 0,20 a 0,70 mm; Foto de cortesia e apenas para enriquecer o topico Fonte: http://xt6003tbemreforma.blogspot.pt/2011/09/desmontado-o-motor.html mas isso deve ser risco ou riscos no cilindro... não é?? ABR | |
|
| |
tintas72
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Dom Out 20, 2013 12:58 pm | |
| Boas pessoal, para não criar mais expectativas, o cilindro está optimo levou uma limpesa com umas escovas proprias para o efeito.Não tinha calo nem riscos. O problema está nos segmentos, estão gastos, principalmente os de oleo, que nem se seguram no cilindro. Estão sem força ou "pasmados" e gastos. Falta-me dar uma vista de olhos na cabeça, mas a cerca de 2 anos foi toda revista na yamaha Leiria, levou vedantes novos e foram rodadas as valvulas. Agora é esperar pelo material, montar tudo e esperemos que resulte. Não sei o que provocou isto, mas arrisco a dizer que foi uma má rodagem, 3 anos para fazer 1000 kms,tenho o livro de revisões a comprovar.Depois fez 1000 kms por ano, até que caiu na minha mão, cheio de vicio fiz-lhe 25000 kms em 2 anos Depois vou dando noticias.
Última edição por tintas72 em Dom Out 20, 2013 7:56 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Dom Out 20, 2013 2:30 pm | |
| | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Dom Out 20, 2013 9:32 pm | |
| Antes isso Bom trabalho Aproveito mais uma vez para ajudar quem anda por ai a fazer google a trabalhos deste tipo... que veja este video do Martin Ávila... https://youtu.be/-gmZXa1t_hs?t=3m10s ABR | |
|
| |
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Seg Out 21, 2013 10:06 am | |
| Mais um motor que vai ficar como novo... | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Seg Out 21, 2013 10:43 am | |
| Boas Isso ou foi defeito de materiais de origem (pouco provável) ou rodagem mal feita que terá originado algum desgaste prematuro e depois revela-se agora
O pistom está com bastante acumulação de foligem mais que eu esperava, convem tirar esses pedaços maiores não precisa de ficar a brilhar , mas convem tirar a maioria para evitar que se possam soltar, mas atenção a evitar que entrem no motor pois o carvão messe estado é bastante prejudicial, é como areia !
De resto cnvem medir a folga dos segmentos para tentar perceber o que terá acontecido e depois de receberes os segmentos e ANTES de montar no piston convem verificar a folga do segmento novos, da mesma maneira.
É no mínimo estranho TANTA folga e desgaste nesses segmentos de oleo, e com tão poucos kilometros, mas talvez uma má rodagem tenha levado o metal dos segmentos a aquecer a tal ponto que tenha perdido qualidades, ou mesmo um defeito de uma serie específica.
Gostava de saber o nº de série do teu motor e comparar com a antiga XT do Leitão que fazia o mesmo e tambem com poucos kms
| |
|
| |
Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Seg Out 21, 2013 11:11 am | |
| - webmonstro escreveu:
- Boas
Isso ou foi defeito de materiais de origem (pouco provável) ou rodagem mal feita que terá originado algum desgaste prematuro e depois revela-se agora
O pistom está com bastante acumulação de foligem mais que eu esperava, convem tirar esses pedaços maiores não precisa de ficar a brilhar , mas convem tirar a maioria para evitar que se possam soltar, mas atenção a evitar que entrem no motor pois o carvão messe estado é bastante prejudicial, é como areia !
De resto cnvem medir a folga dos segmentos para tentar perceber o que terá acontecido e depois de receberes os segmentos e ANTES de montar no piston convem verificar a folga do segmento novos, da mesma maneira.
É no mínimo estranho TANTA folga e desgaste nesses segmentos de oleo, e com tão poucos kilometros, mas talvez uma má rodagem tenha levado o metal dos segmentos a aquecer a tal ponto que tenha perdido qualidades, ou mesmo um defeito de uma serie específica.
Gostava de saber o nº de série do teu motor e comparar com a antiga XT do Leitão que fazia o mesmo e tambem com poucos kms
A minha deve ter um nº de série "perto" da do Tintas, e não lhe dá nada dessas paneleirises. A minha é vermelha, por isso é das boas... Agora a sério: Não estás a pensar mal... A minha e a do tintas são as 3TB's disfarçadas de 4PT. a do Leitão também será?? | |
|
| |
Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Seg Out 21, 2013 12:00 pm | |
| Boas; De acordo com o descrito, desconfio que a moto tenha levado com óleo pouco indicado ou que este se tenha degradado, devido a ter permanecido demasiado tempo no motor. Daí o desgaste dos segmentos. Outra "ajuda" para esse consumo considerável, vem da parte dos vedantes de válvulas que devem estar ressequidos. Já agora dá uma vista de olhos na biela e cambota. | |
|
| |
pedrof
Moto : Transalp 600
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Seg Out 21, 2013 1:09 pm | |
| Cuidado que esse motor depois vai ficar a queimar pneus! Já agora, como é que está a bomba de óleo? Com os poucos kms que isso fez nos primeiros anos não haverá por aí obstruções? | |
|
| |
tintas72
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer Seg Out 21, 2013 1:57 pm | |
| Nuno, depois dou-te o numero de serie.
Johnny_1056, o oleo que tem levado foi motul 5000 10w40 e agora motul 5100 15w50, sempre mudei aos 5000 kms OU 6000 kms A cabeça foi toda vista á 2 anos, levou vedantes e rodaram valvulas. O que é que posso ver de especial na biela e cambota? Folga lateral?
Pedrof, a bomba de oleo penso que está boa, ela bombeava bem o oleo para ser queimado na combustão.
Um dos segmentos tinha a folga de 1.20 o outro 0.70, os de oleo nem vi não faziam pressão contra o cilindro e caiam.
| |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Oleo do motor a desaparecer | |
| |
|
| |
| Oleo do motor a desaparecer | |
|