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 TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor

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FullThrottle
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MensagemAssunto: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeQui Out 08, 2015 12:52 am

Boas

Quando se tira o óleo usado do motor (TDM 850) de que côr é suposto sair?

Totalmente preto?

Castanho escuro?

Castanho claro?

Thx
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fernandof
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeQui Out 08, 2015 8:13 pm

FullThrottle escreveu:
Boas

Quando se tira o óleo usado do motor (TDM 850) de que côr é suposto sair?

Totalmente preto?

Castanho escuro?

Castanho claro?

Thx

Preto: Já devia ter sido mudado há uns kms jeitosos

Castanho escuro: normal

Casatnho claro: ainda aguenta uns kms mais
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Edgar
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeQui Out 08, 2015 8:41 pm

Boas

sou da opinião que quanto mais preto ou escuro melhor

pois se sair claro é porque o oleo não tem a característica de esponja
ou de lavagem

ou seja se sair claro a sujidade fica no motor Neutral


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FullThrottle
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 3:25 am

Edgar escreveu:
Boas

sou da opinião que quanto mais preto ou escuro melhor

pois se sair claro é porque o oleo não tem a característica de esponja
ou de lavagem

ou seja se sair claro a sujidade fica no motor Neutral



Mas se tiver muito preto pode já estar num estado em que não consiga absorver mais sujidade do motor e podes já ter andado centenas ou até milhares de kms sem que o óleo esteja a conseguir absorver mais sujidade.

E com tanta sujidade no óleo este já não terá as capacidades lubrificantes (e as outras todas) como quando era novo.

Sendo assim o motor estará sujeito a maior desgaste, logo menor tempo de vida e mais cedo vai para a oficina fazer reparações dispendiosas.

Por isso faz sentido o que o fernandof disse que é "quando tá preto já devia ter sido mudado há uns kms jeitosos" e "castanho escuro é o normal".

Tou habituado é a carros seja a gasolina seja a diesel. Nos a diesel o oleo fica totalmente preto ao fim de uma centena ou duas de kms mas isso é característico nos motores diesel.

Nos carros a gasolina o óleo vai-se aguentando acastanhado.

Nas motas não tou habituado e pode ser diferente (dos carros a gasolina) ficando logo preto (como nos diesel) por isso abri este tópico para saber a experiência de cada user.
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FullThrottle
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 3:26 am

fernandof escreveu:
FullThrottle escreveu:
Boas

Quando se tira o óleo usado do motor (TDM 850) de que côr é suposto sair?

Totalmente preto?

Castanho escuro?

Castanho claro?

Thx

Preto: Já devia ter sido mudado há uns kms jeitosos

Castanho escuro: normal

Casatnho claro: ainda aguenta uns kms mais

No teu caso concreto quando mudas o óleo tá castanho escuro?

Em que mota? Na transalp 600? Usas mineral, semi ou 100% sintetico?

E isso ao fim de quantos kms?
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webmonstro
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 9:25 am

O oleo nunca muda de cor , o que vês é lixo (foligem ou restos de combustão ) que estão em suspensão no óleo , portanto se o óleo está muito escuro é hora de o trocar , também é por isso que nos diesel fica negro mais rápido
Nunca é bom que fique escuro , com o tempo e km fica também mais fino , se existir consumo deve se trocar mais cedo pois vai ficar mais contaminado mais rapidamente
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fernandof
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 12:34 pm

FullThrottle escreveu:
fernandof escreveu:
FullThrottle escreveu:
Boas

Quando se tira o óleo usado do motor (TDM 850) de que côr é suposto sair?

Totalmente preto?

Castanho escuro?

Castanho claro?

Thx

Preto: Já devia ter sido mudado há uns kms jeitosos

Castanho escuro: normal

Casatnho claro: ainda aguenta uns kms mais

No teu caso concreto quando mudas o óleo tá castanho escuro?

Em que mota? Na transalp 600? Usas mineral, semi ou 100% sintetico?

E isso ao fim de quantos kms?

sim, na Transalp quando mudo está castanho escuro.
Uso 10/40, semi, mudo oleo e filtro aos 7000kms
na proxima muda vou usar 15w40
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fernandof
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 1:18 pm

TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Tabela+temperatura+kawasaki
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FullThrottle
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 2:53 pm

fernandof escreveu:


sim, na Transalp quando mudo está castanho escuro.
Uso 10/40, semi, mudo oleo e filtro aos 7000kms
na proxima muda vou usar 15w40

Alguma razão especial para passares de 10W40 para 15W40?

Do que eu sei, o que vai acontecer é que o 15W40, por ser "mais grosso", quando meteres a mota a trabalhar a lubrificação a frio vai ser mais dificil e menor pq o óleo vai levar mais tempo a conseguir chegar a todo o lado.

Sabe-se que o maior desgaste do motor (80% ou até mais) acontece quando o motor está frio e se coloca a trabalhar e por isso não se deve acelerar a frio e há vantagens que o óleo chegue o mais rapidamente possivel a todo o lado.

Com o óleo "mais grosso" (o 15W40) vai ser mais dificil a bomba de óleo conseguir bombear óleo, ou seja, vai haver mais esforço logo também vai haver maior consumo de combustivel.

Além disso o 15W40 se for mineral pior pq os semi-sinteticos ou 100% sintéticos aguentam mais tempo/kms as suas propriedades lubrificantes, anti-corrosivas, etc

Ou seja, óleo mineral dura menos tempo que semi ou 100% sintetico, logo tem que ser trocado mais cedo/menos kms.

Por esses motivos todos é que acho estranho estares a pensar mudar de 10W40 semi para 15W40 que secalhar é mineral...

Se fosses mudar de 10W40 para 15W50 aí era mais fácil perceber mas nessa situação também se deveria conseguir arranjar 10W50 para manter a protecção a frio.
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dmsaraiva
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 4:02 pm

Eu comprei e ainda tenho la para mudar o 10w50 da motul, não percebo muito mas pelo que tenho visto é um óleo mais abrangente em termos de temperaturas.
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fernandof
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 4:56 pm

A razão de mudar de 10w40 para 15w40 é para seguir as recomendações da Honda conforme se pode ler na tabela que coloquei acima.

Basta ver as temperaturas que temos por cá (-5' a 40') e ver a tabela (retirada do manual de manutenção)
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FullThrottle
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 6:48 pm

fernandof escreveu:
A razão de mudar de 10w40 para 15w40 é para seguir as recomendações da Honda conforme se pode ler na tabela que coloquei acima.

Basta ver as temperaturas que temos por cá (-5' a 40') e ver a tabela (retirada do manual de manutenção)

Acho que devias manter o 10W40 porque desse modo tens maior protecção do motor quando o metes a trabalhar, principalmente no inverno.

O 15W40 é "mais grosso", enquanto não aquecer vai demorar mais tempo a conseguir chegar a todas as partes do motor, ou seja, o motor vai estar mal lubrificado o que origina maior desgaste.

Imagina um motor de carro onde o manual diz que pode usar 5W40, 10W40 e 15W40. Existe grande vantagem em utilizar o 5W40 mesmo que seja no verão com temperaturas altas.

No inverno é fácil ver na cozinha que o azeite fica muito espesso, custa a escorrer. Com o óleo é a mesma coisa...

Por exemplo em relação a anticongelante. Há quem pense que por estar num clima onde as temperaturas são sempre superiores a 0 graus então pode utilizar agua no radiador.

É errado, deve-se utilizar sempre anticongelante com 50% de concentração (que dá protecção até -37ºC) mas não tem nada a ver com a temperatura de congelação, tem a ver sim com as propriedades anti-corrosivas e para que a protecção anticorrosiva seja maior deve-se utilizar a concentração de 50%.

Quem quer andar sempre na brasa a altas rotações poderá optar por 10W50 em vez de 10W40 para que a pelicula protectora do óleo seja mais estavel e consiga aguentar-se assegurando a lubrificação nesse tipo de condução.

Passar de 10W40 para 15W40 só pelo motivo da tabela de temperaturas minimas não acho correcto mas é apenas a minha opinião.

Já agora pergunto, quais as vantagens que achas que vais ter ao passar a utilizar 15W40 em vez de 10W40?
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Edgar
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeSáb Out 10, 2015 7:00 pm

FullThrottle escreveu:
... ...


Já agora pergunto, quais as vantagens que achas que vais ter ao passar a utilizar 15W40 em vez de 10W40?

Tudo aquilo que escreves-te
eu tenho uma opinião contraria em tudo (no que diz respeito ao oleo)

Acontece que o óleo fino demora mais tempo a chegar a todas as partes do motor que o oleo ligeiramente mais grosso
como é o caso que estavam a falar

simplesmente a bomba de óleo, se tiver óleo muito fino não consegue ganhar pressão
e se trocares o óleo por agua (simplesmente como exemplo)
na tua lógica funcionaria melhor a espalhar o liquido
mas aconteceria que nem pressão iria ter para chegar a todo o motor TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor 645491

além disso
A mota foi desenvolvida para usar 15w40 ou 20w40 e recebeu uma bomba de oleo para tal
e existe uma tabela que o diz e recomenda a viscosidade do oleo

escrever o que escreves-te é dizer que a tabela não está correcta TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor 546328
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeDom Out 11, 2015 4:09 am

Óleo (ou outro fluído) se for "mais grosso" não consegue entrar em pequenos orificios, nao consegue entrar para o intervalo de 2 peças móveis que tenham um espaço muito reduzido entre elas, etc

Compara por exemplo mel com água. A água entra de imediato em todo o lado enquanto o mel nem pensar nisso... Fica a escorrer muito lentamente e não entra em lado nenhum...

Imagina a bomba de óleo a tentar bombear óleo tipo mel versus bombear óleo tipo água...

Quando o óleo do motor fica quente fica "mais fino" e escorre melhor, por isso é que há quem goste e recomende mudar o óleo a quente para escorrer melhor e mais rapidamente.

Quando o motor está quente, ter óleo 5W40, 10W40, 15W40 ou 20W40 é exactamente a mesma coisa.

A diferença entre eles é a viscosidade cinemática a frio. O "W" vem de Winter.

Podes facilmente verificar isso nas fichas técnicas comparando a viscosidade cinemática a 40º e viscosidade cinemática a 100º

O que muda nesses óleos é a viscosidade a 40º. A viscosidade a 100º vai ser igual.

Em termos de viscosidade cinemática a 40º o valor vai ser: 20W40>15W40>10W40>5W40

Nota: quanto menor for esse valor melhor porque o óleo é mais fluido (mais fino).

A viscosidade a 100º vai ser igual em todos por isso o motor, quando está quente, não consegue distinguir qual a viscosidade antes do "W" (se é 5, 10, 15 ou 20).

Exemplo (retirado das respectivas fichas técnicas):

Castrol Power 1 Racing 4T 5W40
Vsicosidade cinemática 40º: 77,2
Viscosidade cinemática 100º: 13,0

Castrol Power 1 Racing 4T 10W40
Vsicosidade cinemática 40º: 83,0
Viscosidade cinemática 100º: 13,0

Como se verifica, a 100º (motor quente) os óleos comportam-se de igual forma em termos de viscosidade cinemática. A diferença é a frio onde o 10W40 é mais "grosso".

O possível problema que falas da bomba de óleo não conseguir bombear o óleo se este for demasiado fino então esse problema iria acontecer quando o óleo estivesse quente pois é muito mais fino a quente do que a frio (ver valores das viscosidades cinemáticas. Quanto menor forem esses valores mais "fino" estará o óleo).

O problema da bomba de óleo conseguir ou não bombear óleo é a baixas temperaturas onde o óleo poderá estar demasiado "grosso" para ser bombeado. Por isso é que a tabela existe, para estabelecer uma temperatura mínima onde determinada viscosidade pode ser utilizada.

Agora o exemplo do Castrol Power 1 4T 15W50 (é 15 mas é 50. a ideia é ver o que acontece com os valores das viscosidades cinemáticas)
Viscosidade Cinemática 40º: 134 (muito mais "grosso" que o 5W40 ou o 10W40)
Viscosidade Cinemática 100º: 17,5 (mais "grosso" que os W40 permitindo assim aguentar a pelicula lubrificante em condições de altas rotações e/ou maior temperatura ambiente, por exemplo no deserto).

Se fosse 15W40 seria algo do tipo:
40º: 134 (muito mais grosso a frio do que o 5W40 ou 10W40)
100º: 13,0 (igual ao 5W40 ou 10W40)

O que a tabela diz é que é possível utilizar aquelas viscosidades a partir das respectivas temperaturas indicadas.

Por exemplo a tabela diz que o 20W40 pode ser utilizado a partir de 0ºC.

É exprimentar meter o motor a trabalhar com essa viscosidade com 1ºC de temperatura e ver o que acontece (parece uma máquina de costura a bater válvulas porque não estão lubrificadas, tenta-se acelerar e o motor está preso pq não está correctamente lubrificado e enquanto não aquecer vai estar a fazer um desgaste enorme em todas as peças móveis e a bomba de óleo vai estar a fazer um esforço enorme...)

Quando o motor aquece já se consegue acelerar e o barulho da máquina de costura a bater válvulas passa).

Se for utilizado por exemplo 10W40 (em vez do 20W40) esse problema já é menor.

Nesse exemplo do 20W40 e dos 0ºC, o que a tabela quer dizer é que para temperaturas negativas o óleo vai estar tão "grosso" que a bomba de óleo poderá não o conseguir bombear e o motor pode gripar por falta de lubrificação.

Dada esta explicação extra já deve ser mais fácil perceber a minha estranheza em estar a passar do actual 10W40 para o 15W40. Isto porque vai trazer todas as desvantagens referidas.

Com o 15W40 o motor vai sofrer muito mais quando for colocado a trabalhar, principalmente no inverno. Quando o motor estiver quente a bomba de óleo vai estar a bombear um óleo "fininho" que é igual seja 15W40 seja 10W40 pq nessa situação o que interessa é o "40".

Óleo esse "fininho" que vai estar a lubrificar correctamente todo o motor pq está fininho o suficiente para percorrer todo o motor, pequenos orificios, introduzir-se entre as diversas peças móveis e diminuir o desgaste das mesmas, etc

Em condições de temperaturas elevadas e/ou condução agressiva/desportiva sempre na brasa a altas rotações então esse óleo "fininho" ("fininho" a quente onde o que está a interessar é o "40") pode tornar-se "fininho" demais e romper a pelicula lubrificante comprometendo a lubrificação.

Numa situação dessas então poderá ser melhor adoptar um óleo XXW50 em vez do XXW40 isto porque o W50 é mais "grosso" a quente (ver viscosidades cinemáticas a 100º acima) resistindo melhor a esse tipo de condução/clima.

Os óleos estão sempre em evolução e evoluiram muito nos ultimos anos. Antigamente havia por exemplo 10W30 e 20W40 (recomendações do manual da primeira TDM com mais de 20 anos) e hoje em dia o mais normal é 10W40 e arranja-se também 10W50 ou até 10W60 que mantêm a protecção/lubrificação com o motor frio e permitem andar no deserto e/ou na brasa a altas rotações.

O manual duma mota/carro com 20 anos não pode ter recomendações de óleos que só existem há 5 ou 10 anos. Se podemos colocar um óleo muito melhor (em termos de caracteristicas, especificações, intervalo de temperaturas, etc) acho que o devemos fazer.

É a minha opinião, que já vai longa, e tentei explicar da melhor forma e mais completa possível.

Bom fim de semana para todos.
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitimeDom Out 11, 2015 9:04 am

Concordo com o que disse o fulltrhottle apenas acrescento que a parte mais frágil destes motores é a árvore cames que trabalha em cima de uma camada de óleo sem rolamento a tolerância é mínima o que significa que é essencial que lá entre óleo rapidamente, e é necessário óleo fino nesse local, é por isso que não se deve acelerar a frio , pois o óleo a frio ainda não tem viscosidade para garantir lubrificação
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MensagemAssunto: Re: TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor   TDM 850 3VD - côr do óleo usado do motor Icon_minitime

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