Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| Óleo para motor | |
|
+7devilpark javleitao Luis Rosado ACordeiro Johnny_1056 vitorcosta angelo_lopes 11 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Óleo para motor Ter Jun 26, 2012 10:11 am | |
| Para quem vadia de Moto serão importantes 2 coisas: 1º - não ter de andar com óleo às costas 2º - usar um óleo que se encontre nas bombas de gasolina O óleo que eu prefiro é o Motul. A marca foi criada nos Estados Unidos em 1853 e chegou à Europa em 1932 garantindo 100% 'pure Pennsylvanian' top quality. Como o Pennzoil. Evoluiu envolvido com a competição. Prefiro-o porque por experiência é o que me põe a caixa mais macia e eu abuso do usar caixa. Passo a vida pendurado nela. Tem o grande inconveniente de ser difícil de encontrar fora das lojas especializadas. A última vez que comprei Motul paguei 12,18 Euros por litro. Quando voltei a comprar a XT600 descobri que a Yamaha tem o Yamalube e uso-o na XT. Tenho pena de não ter decorado o preço, só sei que paguei por uma mudança de óleo + filtro + 1 litro para reserva 64,30 Euros. Não sei se não mudarei para o Motul se é que o Yamalube é feito por eles. Será uma questão de preço. Na V-Strom, mota pródiga que regressou a casa, uso o Repsol Moto Sintético 4T 10W40. Arranja-se a pontapés em qualquer posto de abastecimento Repsol que existem com fartura pela Europa fora e não só. Costumo comprá-lo em Espanha porque fora de Portugal é tudo, sempre, mais barato. Este fim de semana ia comprar 4 Litros e pediram-me 13,5 Euros por cada Litro na Repsol da Marechal - Porto. Fui à Repsol - Pereiró e estava marcado a 14,50 Euros o Litro. Não comprei, e disse para os meus botões que trazia de Espanha. Não ia andar muitos Km na Strom porque a XT e as outras são ciumentas À noite lembrei-me de procurar na net. Preços entre 24,80 Euros e 28 Euros para 4 Litros. Com 8,5 Euros de portes vou gastar 33,30 Euros. Saíu-me o Litro a 8,33 Euros apesar do balúrdio dos portes. http://lubricantes-online.com/epages/eb2659.sf/es_ES/?ObjectPath=/Shops/eb2659/Products/RP163N54 Já agora, neste site, 4 Litros de Motul 5100 4T 10w40 custam 28 Euros (7 Euros o Litro). http://lubricantes-online.com/epages/eb2659.sf/es_ES/?ObjectPath=/Shops/eb2659/Products/836541N O que há mais é Marcas de óleo e alguns com muita fama. A que preço é que costumam comprar o óleo? | |
| | | vitorcosta
Moto : XT600Z Ténéré
| Assunto: Re: Óleo para motor Ter Jun 26, 2012 1:52 pm | |
| acabei de comprar 3L motul 5000 4T 10W40 a 6,13€ o litro os portes para lisboa são 4,50€ na motorxpro
é uma empresa, Nacional, de Beja e ao mesmo tempo estamos a ajudar o negocio do nosso companheiro de maus caminhos dono da empresa.
É 10*, barato, rápido e profissional ..... Recomendo!!! | |
| | | angelo_lopes
| Assunto: Re: Óleo para motor Ter Jun 26, 2012 5:38 pm | |
| MotorXPro. Salta para os favoritos. 1 Euro por litro mais barato do que eu arranjaria na lubricantes-online.com. Alguém me consegue dizer o preço do Yamalube 4T? Abraço, | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Óleo para motor Ter Jun 26, 2012 6:34 pm | |
| Boas; Ângelo, começaste logo bem com as duas primeiras frases. Se bem que uma embalagem de litro cabe sempre em qualquer lado. Como sabes, também sou grande fan da Motul, marca com a qual sempre tive bons resultados. No Porto tens a Altis, na Avenida da Boavista, que penso ainda serem importadores da Motul. Tenho boa impressão dessa casa.
Com o aparecimento do Yamalube, deixei de ter fornecedor de Motul uma vez que este mudou para o lubrificante da Yamaha e os bons resultados mantiveram-se. Sabendo que antigamente a Yamaha vinha do Japão com Motul e posteriormente esta apresentou a sua linha de lubrificante, só tinha que confiar neles como confio nas suas motos. E o preço é bastante acessível, ainda no outro dia comprei uma embalagem de litro Yamalube S4 20W-50 por 11€ ou algo parecido.
Repsol, nunca usei.
Motorex, também não , mas amigos de longa data em quem posso confiar mostam-se bastante satisfeitos.
Castrol, difícil de encontrar. Mas quem teve o prazer de cheirar um 2T a queimar Castrol RS nunca o esquece... | |
| | | angelo_lopes
| Assunto: Re: Óleo para motor Ter Jun 26, 2012 8:28 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- ainda no outro dia comprei uma embalagem de litro Yamalube S4 20W-50 por 11€ ou algo parecido.
... Castrol, difícil de encontrar. Mas quem teve o prazer de cheirar um 2T a queimar Castrol RS nunca o esquece... Viva Johnny! 11 Euros são quase 5 Euros mais do que o preço na MotoXPro de que falou o vitorcosta. É muito... Com o fabuloso cheirinho a rícino existe o Nitron da Elf: http://www.lubricants.elf.com/lub/lubroot.nsf/VS_SWIPSA/649218A3950C9910C125719C004BE108?OpenDocument&UNI=64C534A3DBB7700BC1257199003121B8&LG=AR& O Castrol é efectivamente difícil de encontrar. Para viajantes que não gostem de "atestar" com óleos diferentes é quase para esquecer. Abraço, | |
| | | Johnny_1056
| Assunto: Re: Óleo para motor Ter Jun 26, 2012 8:45 pm | |
| Boas; Ângelo, saudades dos 2 tempos... O óleo mais parecido com o Yamalube S4 será o Motul 5100 e encontram-se quase sempre com preços semelhantes. Apesar de estar a 8.55€ no site da MotorXPro, que é um bom preço.
Relativamente a dificuldade em encontrar determinados óleos, um mecânico daqueles com muito "couro" disse-me uma vez que estava cheio de problemas por causa do óleo: "O que o motor precisa sempre é de ter óleo, este não pde faltar. Se tiveres que meter numa emergência, mete. Assim que chegares a casa só tens que o tirar e pôr novo juntamente com um filtro." | |
| | | angelo_lopes
| Assunto: Re: Óleo para motor Ter Jun 26, 2012 9:06 pm | |
| Eu penso o mesmo que esse Senhor e isso está correcto. Antes com óleo Fula que sem óleo, por isso é que me tento precaver. Vou agora dar uma voltinha numa 2 tempos. Faltam 16 km para acabar a rodagem | |
| | | ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| | | | Luis Rosado
Moto : XTZ 660 TENERE
| Assunto: Re: Óleo para motor Ter Jun 26, 2012 10:32 pm | |
| Uma coisa importante, apenas sabes que olio tens na moto (ou carro) se fores tu a mudar Para viajar, costumo levar uma garrafa de olio (daquelas de agua 0,75l com aquele bocal com tampa), por norma chega e sobra, mas é um habito que tenho desde que comecei a andar de moto. Para viagem desde que saibas a media de consumo de olio, podes facilmente programar quanto precisas, depois é defenir na rota um ponto onde poderas comprar, ou então levar de casa. Agora a Tenere vai começar a gastar Repsol, pois tenho facilidade de comprar, mas ultimamente tem andado com o Castrol mineral. .... aqui ha uns anos quando me preocupava mais com isso usava o Motul semi-sintetico. | |
| | | javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Óleo para motor Qui Jun 28, 2012 1:50 pm | |
| @Angelo: A aversão que tem ao Putoline é por este ter tendência a desaparecer? Será mito ou realidade? Isto porque antes usava o motul 5100 10w50, mudei para o Putoline semi-sintético 20w50 e os consumo de óleo em vez de reduzir, aumentou Mas a experiência de utilização de um e outro são muito diferentes e não sei se deva fazer comparações Agora tenho de mudar o óleo, mas não sei se devo continuar com Putoline ou não, mas ainda cá tenho 1 litro. | |
| | | devilpark
Moto : -
| Assunto: Re: Óleo para motor Qui Jun 28, 2012 3:51 pm | |
| Eu não aprecio embalagens de 1l de óleo!! fica sempre mais caro que as de 5l!
Quando chegar a hora de mudar o óleo da minha super tenere, devo optar por Liqui Moly! Só estou em duvida entre o 20W50 e o 10W40 | |
| | | angelo_lopes
| Assunto: Re: Óleo para motor Qui Jun 28, 2012 4:26 pm | |
| - javleitao escreveu:
- @Angelo: A aversão que tem ao Putoline é por este ter tendência a desaparecer? Será mito ou realidade?
Quando o meu filho mais novo começou a correr nas cinquentinhas usava o Putoline Octane Booster (a culassa estava muito rebaixada) e também comecei a utilizar o Putoline 100% sintético para fazer a mistura. Gripei 2 motores. Como o que há mais é marcas de óleo, Putoline saltou fora do meu Menu. Na altura dizia-se que as scooters de quem usava Putoline gripavam todas se se andasse sempre a fundo porque o Putoline recomendado para autolube era grosso demais. Não tenho experiência com Putoline para motores a 4 tempos mas a má experiência que tive com o óleo 2T para mim basta. Se eu me chamasse javleião e tivese 1 litro de óleo em casa por abrir, ia ao sítio onde o comprei e pedia para o devolver em troca de crédito ou de alguma coisa que precisasse. O vitorcosta falou aqui no Motul 5100 por bom preço, e este eu sei há muitos anos que é bom. Abraço, | |
| | | javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| | | | angelo_lopes
| Assunto: Re: Óleo para motor Qui Jun 28, 2012 7:53 pm | |
| A Macal é mistura a 5% directamente no depósito, não é? A crise do Putoline era nas Motos com autolube.
Consegues arranjar-me uma foto bonita da tua Macal? O dono da Macal era o Ernesto Caetano, grande Amigo meu. Nas Motos tem uma carreira invejável no Motocross e no Enduro como Piloto, Organizador …o Johnny_1056 deve conhecê-lo. Nos karts foi meu adversário e fundou comigo e mais 3 pilotos a APK - Associação Portuguesa de Pilotos de Kart… Gostava de lhe enviar mais uma foto de uma Macal | |
| | | Johnny_1056
| Assunto: Re: Óleo para motor Qui Jun 28, 2012 8:50 pm | |
| Boas; Macal... Grandes bombas! Do melhor que por cá se fazia. Fez motos que nos fizeram acreditar que as marcas nacionais ainda podiam ter uma palavra a dizer, foi daquelas marcas que lutou até ao fim. Infelizmente também desapareceu. O boom das japonesas e o estigma de que por cá só se fazia sucata, acabou por deitar tudo a perder. Lembro-me das máquinas de enduro, um verdadeiro sonho. Eram caras, mas tinham aquele refinamento artesanal que só se encontram em poucas. Do seu dono, lembro-me das suas presenças nas provas, mas já mais como o "chefe da banda". | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Óleo para motor | |
| |
| | | | Óleo para motor | |
|