Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Qui Jul 11, 2013 6:03 pm
Johnny_1056 escreveu:
Boas; Nélio, tenho perfeita noção das vantagens e desvantagens da transmissão por veio, ando regularmente com uma das motos mais violentas com transmissão por veio. A realidade é que a Super Ténéré é um mamute pesadíssimo e que nem sequer é assim tão potente, além do carácter amorfo do seu motor. Essa é a opinião generalizada dos testes e dos que a experimentam. Até o meu pai com quase 60 anos ficou desapontado com o carácter amorfo da moto...
Basearmos a performance duma moto com base nuns valores duma revista brasileira vale o que vale, mesmo que não os considere totalmente descabidos.
Eu até fui daqueles que fiquei entusiasmadíssimo com o lançamento duma maxi-trail por parte da Yamaha e actualmente sinto-me decepcionado... Para andar em asfalto ando com uma moto de estrada a sério não com uma pseudo-trail que só serve para andar na estrada.
Edgar, os números não são assim tão extraordinários. Para atingir a velocidade máxima que a R1 atingiu, nem seque chega a esgotar uma 4ª!!! Em 3ª dá mais velocidade que a Super Ténéré tem de ponta!!! ABS??? Um dos pontos mais criticados da moto, que ainda por cima nem sequer tem botão para desligar??? Controlo de tracção??? Comparem-no com o de algumas desportivas. Para se fazer vida de turística, anda-se com uma turística.
Quanto ao amorfo, também é verdade... em algumas motos lançadas no ano de 2010, cujo velocidade de ponta dificilmente ascende aos 185Kms, que é o caso de um amigo que tem a primeira versão, mas nas mesmas condições, consome menos um litro por 100Kms do que a minha, no entanto ele não quer alterar os parâmetros da gestão electrotécnica, essa mota no mesmo terreno consome 5.5 e a minha está a consumir 6.5 Na condução diária estou a ficar pelos 6.8, quando vou para o terreno me divertir um pouco é sempre acima dos 7.2, o que continua a não ser muito consumo para um motor 1200. A minha R1 andava pelos 8.0 - 9.0, igual há minha recente TDM 850 do ano de 2002 (troquei-a pela XT1200), que é mais lenta nas recuperação, que qualquer uma delas. A moto está feita para grandes distancias, por isso em relação ao motor/consumo/binário está contida no seu consumo, mas perdendo a economia em prol da espontaneidade do verdadeiro motor 1200, é um espectáculo (mas lá se vai uns €). Há uma forma simples e sem ter necessidade de alteração para desligar o ABS, basta apenas pô-la no cavalete central, engatar 1ª, acelerar e travar, voltar a pôr a moto no chão sem desligar, nem desengatar mantendo a embraiagem no fundo (e já está). Ao desligar o motor e reiniciar a marcha, o ABS volta ao normal (ligado). A minha terra é só montanhas e com estradas inclinadas e sinuosas, para fazeres ideia, eu trabalho numa cota 50 e minha casa a 4,5Kms de distancia fica na cota 480, neste tipo de terreno sem duvidas e muito à frente a XZ1200 (com os ligeiros acertos) é claro...
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Qui Jul 11, 2013 7:15 pm
Boas; Nélio a tua também corta a 232km/h ou nem por isso??? É que de série não chegam lá?? É um bocado chato comprar uma moto por uma pipa de massa e a seguir ter que investir mais um carradão de pasta para ver se aquilo se começa a mexer...
Se os gajos da Yamaha estivessem preocupados com consumos, tinham-na feito mais leve. A moto é um mastodonte pesadíssimo, uma autêntica vergonha se tivermos em conta o que apresentaram há 20 anos.
Também já sabia desse malabarismo para desligar o ABS, o que pode não ser nada prático em zonas mais difíceis.
A R1 em zona de montanha até tem uns consumos aceitáveis, os valores que apresentaste são relativamente normais e já é preciso andar bem. Em auto-estrada é perfeitamente normal passar disso.
Não sei onde vives, mas eu saio de casa e passados 5 km's estou a curvar no Parque Natural da Serra da Estrela. Também sou dos que delira com estradas de montanha.
JotaTe
Moto : Yamaha YZF R1
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Qui Jul 11, 2013 7:25 pm
por mim era um encontro com grelhados na torre, assim sempre que passeata e temos convívio !
Xtola
Moto : XT1200Z
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Qui Jul 11, 2013 10:16 pm
Obrigado ao JotaTe pela explicação, pelas fotos e pelo espírito de camaradagem. Quando vieres para a minha zona diz qualquer coisa, para bebermos uns copos. Um abraço.
JotaTe
Moto : Yamaha YZF R1
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Qui Jul 11, 2013 10:37 pm
opa, o espírito que encontrei neste forum é mesmo assim.. não conhecia ninguém e mal cheguei a este forum fui logo a uma mega ultra super hiper encontro, que foi BRUTAL
Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Sex Jul 12, 2013 1:20 am
Johnny_1056 escreveu:
Boas; Nélio a tua também corta a 232km/h ou nem por isso??? É que de série não chegam lá?? É um bocado chato comprar uma moto por uma pipa de massa e a seguir ter que investir mais um carradão de pasta para ver se aquilo se começa a mexer...
Se os gajos da Yamaha estivessem preocupados com consumos, tinham-na feito mais leve. A moto é um mastodonte pesadíssimo, uma autêntica vergonha se tivermos em conta o que apresentaram há 20 anos.
Também já sabia desse malabarismo para desligar o ABS, o que pode não ser nada prático em zonas mais difíceis.
A R1 em zona de montanha até tem uns consumos aceitáveis, os valores que apresentaste são relativamente normais e já é preciso andar bem. Em auto-estrada é perfeitamente normal passar disso.
Não sei onde vives, mas eu saio de casa e passados 5 km's estou a curvar no Parque Natural da Serra da Estrela. Também sou dos que delira com estradas de montanha.
A rotação é a mesma e corta ligeiramente mais tarde, o motor vem de fábrica com um aproveitamento de 75% a 80% das capacidades, isto é para aumentar a durabilidade e fiabilidade do motor em grandes viagens, reduzindo a manutenção e desgaste das peças moveis do motor. Com algumas alterações o pessoal está a aumentar o rendimento para os 85% a 95%. Isto é; facilmente se aumenta mais 25,34CV e 25Nh de binário, mas para melhor especificação e apesar do meu inglês não ser grande coisa, podem consultar esta página, é um dos muitos exemplos disponíveis na net http://www.off-the-road.de/en/XT-1200-Z/ECU-restriction-removal/ Significa que a moto passa a funcionar e a aproveitar o seu máximo rendimento, já as 5.500Rmp é praticamente mil rotações a menos, das especificações que vem de fábrica. E apenas com alteração das especificações do chip e sem grandes investimentos. (O escape dá uma ajuda, mas ai... €€€€ aproximadamente de 3 a 5CV).
Quanto ao parque natura da Serra da Estrela, já ai estive duas vezes, mas de carro, é lindo e excelente para andar de mota
Infelizmente não posso estar com vocês, conforme muitos convites que já tive da malta do fórum e estou muito grato por isso, eu estou a viver na Madeira
Mas para o pessoal das XT1200z, esta máquina pelo ruído do motor está original, mas não envergonha ninguém vejam isto https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d3r79g6R_f0
JotaTe
Moto : Yamaha YZF R1
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Sex Jul 12, 2013 8:42 am
aluga-se um navio e vamos todos fazer um pic nick na madeira
Migpedro
Moto : XTZ 660 Ténere
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Sex Jul 12, 2013 1:22 pm
Tudo uma questão de atrevimento.....
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Sex Jul 12, 2013 2:40 pm
Migpedro escreveu:
Tudo uma questão de atrevimento...
Nem mais...
Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Sex Jul 12, 2013 7:22 pm
JotaTe escreveu:
aluga-se um navio e vamos todos fazer um pic nick na madeira
Serão bem recebidos
Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Sex Jul 12, 2013 9:38 pm
JotaTe escreveu:
não precisas de gastar tantos €€€ consegues "retirar" o limitador por menos de 1€
e puff... 25 cavalos instantâneos !
Essa não sabia, já testaste?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Sáb Jul 13, 2013 3:46 am
XT 1200 Z
é o verdadeiro Navio Almirante sem defeitos... e que depois do seu lançamento apenas lhe trocaram a cor... não foi preciso alterar ou melhorar nada
(tirando o preço )
JotaTe
Moto : Yamaha YZF R1
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Sáb Jul 13, 2013 11:24 am
sim, usei um mini fusivel de 20 amperes acho eu
Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Dom Jul 14, 2013 1:26 am
JotaTe escreveu:
sim, usei um mini fusivel de 20 amperes acho eu
Quais as diferenças que encontraste no desempenho e, quanto entra em limite de rotações corta?
JotaTe
Moto : Yamaha YZF R1
Assunto: Re: Super Ténére XT1200Z Dom Jul 14, 2013 9:49 am
muito melhor resposta do motor. quando a isso de cortar rotação, não experimentei