| Revisão Anual duma XT600E | |
|
+14Guerra Johnny_1056 tiagomp91 Jorge Pedro P. Fernando Brito marcoantonio ACordeiro Pmvpires ricardo30portela krieg Jarod sergio_XT24 Edgar 18 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Revisão Anual duma XT600E Seg Jan 14, 2013 12:51 am | |
| Boas... Vamos fazer a manutenção anual duma XT600E que conheço bem... nem sei muito bem como vai ser feita e qual os itens a ver... mas pronto vamos tentar durante esta semana fazer um plano e por ele em pratica... A ultima revisão que fizemos nesta XT600E pode ser vista AQUI Vamos ter como base a lista de itens de manutenção do proprietário: | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Seg Jan 14, 2013 1:21 am | |
| A ultima revisão foi aos 25 mil ou por volta desse numero... passou-se um ano e ela tem 29.011 km ou seja fez apenas uns 4 mil kms no ultimo ano... em circunstancias normais, podíamos esticar ou adiar esta revisão, porque são poucos kms MAS a verdade é que esses 4.000 km foram feitos na sua grande maioria em OFF ROAD (uns 80 ou 90%) e isso requer um encurtar dos números... A XT600E em questão, andou muitas vezes em locais húmidos, enlameados, e sei lá mais o quê... é uma Motinha que tem uma vida dura... Como tal vamos dedicar mais tempo à limpeza, verificação e inspecção propriamente dita sem necessidade trocar componentes... que deve originar uma factura final de uns 40€... ou talvez 50€ Não vamos economizador em nada (porque até nem sou eu que vou pagar ), vamos fazer tudo o que acharmos necessário Amanhã devemos começar com isto... | |
|
| |
sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| |
| |
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Seg Jan 14, 2013 2:04 am | |
| | |
|
| |
krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Seg Jan 14, 2013 8:32 am | |
| A XT é mesmo só verificar, porque de certeza que está tudo em condições. Trocar de óleo e filtros e toca a rodar. | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 6:00 pm | |
| Boas Limpar e lubrificar... (como já foi dito) é sempre uma tarefa que vale a pena... e sempre é melhor que estar no sofá a ver TV Mas por vezes limpar ou estar obcecado com a limpeza pode ser também mau para a mecânica Mas pronto... ontem tive um desgosto quando tirei os plásticos à XT600E era areia seca aos torrões por todo o lado... e palhas, montes de palhas ou ervas secas... Dava para encher um vaso e plantar uma flor Ter a XT600E toda suja... atrasou as coisas quase 1 dia... pois não posso estar a lavar a mota sem sol para ajudar a enxugar o maior... e só hoje pode lavar a coisa em condições e soprar tudo muito bem com o compressor de ar comprimido... Após terminar a lavagem todas as fichas eléctricas expostas à agua foram sopradas e de seguida levaram com spray de contactos... Desliguei algumas coisas da parte eléctrica para limpeza de contactos E esperamos começar hoje com a parte mais técnica da coisa | |
|
| |
ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 10:05 pm | |
| É isto que dá gosto apreciar, bom trabalho EDGAR! uma pergunta, eu posso lavar a pressão, sem medos a mota sem carnagens e depósito? (tendo o devido cuidado de tapar a entrada de ar para o filtro e escape? | |
|
| |
Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 10:13 pm | |
| Muito bom esse trabalho.... Já à muito que não o faço à minha mota velha Ps. O dono dessa XT é um grande badalhoco | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 10:46 pm | |
| - ricardo30portela escreveu:
- ... ...
uma pergunta, eu posso lavar a pressão, sem medos a mota sem carnagens e depósito? (tendo o devido cuidado de tapar a entrada de ar para o filtro e escape? Pois... (Lavar a pressão) Eu pessoalmente não o fazia... neste caso usei uma mangueira com a pressão da rede e com algum cuidado em não dirigir a agua para zonas como parte eléctrica e outros locais como os discos de travão mas é inevitável que que a agua vá para sítios proibidos... e como tal tirei o CDI (TCI) após ter lavado a mota... preocupei-me em soprar todas as fichas eléctricas e de seguida usei um spray anti humidade e de limpeza nesses contactos... De certa forma dei-lhe com um pouco de agua... mas de seguida dei-lhe o antídoto Com o filtro de ar... eu não me preocupei... porque a agua que possa ter entrado, vai para a pré caixa do filtro... e foi alguma agua... mas dessa agua nenhuma foi para o filtro propriamente dito e apenas me preocupei em tirar a tampa de visualização que está na parte de baixo da pré caixa... a que agua que entrou... saio Tampa de visualização: PS: eu não lavava a mota com pressão e como ia mexer nas válvulas tive que limpar-lhe o maior... | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 10:52 pm | |
| Voltando à lista de itens que vem no manual do proprietario Nº 1 Tubo de combustível
(verifique se existe fendas ou danos nos tubos de combustível) Ora bem isto é quase ridículo... porque são apenas 12 cm de tudo... mas na realidade deverá ser visto e com 20 segundos do nosso tempo fazemos esta inspecção Está OK de de boa saúde | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 11:03 pm | |
| Nº 2 Vela de ignição
(verifique o estado) (Limpe e regule novamente a distancia do eléctrodo)
A vela tem apenas uns 4.000 kms e pela lógica ainda tem mais uns 16.000 kms de vida pela frente... mas como eu andei a mexer na mistura na ultima revisão... poderia dar-se o caso de ter enriquecido a mistura... o que encontrei foi uma vela a respirar saúde e com a folga correcta, e tudo indica que o ajuste da mistura feito na ultima revisão foi correcto... Vela nova Versus Vela usada Como a vela custa uns 4€... e como eu tenho um orçamento de 40€ para gastar nesta revisão... e como não sou eu que pago... montei-lhe uma vela nova que se lixe... é para a desgraça orçamental O cachimbo e a bobine foi inspeccionado e medido (tudo OK) | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 11:21 pm | |
| Nº 3 Válvulas
(verifique a folga das válvulas) (ajuste)
Pela lógica a Mota teria de andar mais uns 6.000 kms para necessitar de verificação de válvulas... e pela lógica necessitava de andar mais uns 16.000 kms para necessitar de levar um "ajustezito" Mas (eu arranjo sempre um "mas"), como andamos a mexer no escapo... montamos um escapo Arrow Paris Dakar para não corrermos riscos de haver a possibilidade de as válvulas de escape terem sido afectadas com esta alteração, fomos verificar a coisa... (também diga-se de passagem que é uma verificação sem custos) Podem ver aqui um Tutorial sobre esta tarefa: Verificar Folga das Válvulas A folga que encontramos, foi exactamente a mesma que tínhamos deixado no ultimo ajuste impecável... tudo OK e sem alteração 0,10 na admissão 0,15 no escape os orings estavam todos em bom estado e a anilha de cobre onde se vê o ponto foi lixada e reaproveitada... | |
|
| |
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 11:43 pm | |
| | |
|
| |
ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Ter Jan 15, 2013 11:56 pm | |
| Este é daqueles tópicos! Aprender até mais não. Já encomendei uma galera cheia de | |
|
| |
marcoantonio
Moto : XTZ 660 3YF
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E Qua Jan 16, 2013 10:09 am | |
| este edgar é uma maquina sem duvida, um expert dedicado!!!! é um prazer ver/ler estes post´s!!!
abraço
marco antonio | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Revisão Anual duma XT600E | |
| |
|
| |
| Revisão Anual duma XT600E | |
|