| Ajustar carburadores duma XT600E | |
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Autor | Mensagem |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Ajustar carburadores duma XT600E Qui Fev 16, 2012 2:50 pm | |
| Boas... Muito se fala sobre carburadores e tal... limpezas e coisas do género... e afinações e tal... como se aquilo fosse uma coisa com ajuste Lembrei-me de fazer este topico devido ao que AQUI se tem falado... Como ninguém é dono da verdade... e a falar é que a gente se entende... era porreiro termos algo sobre este assunto... Ajustar Carburadores duma XT600E Ora bem... os carburadores em questão são estes com estes valores de fabrica... Que ajustes se podem fazer nestes carburadores?? sabemos que se pode ajustar o parafuso piloto para o ajuste da mistura de ar gasolina do relantim também temos o ajuste do cabo do acelerador... sabemos que as agulhas têm 5 posições cada uma... e temos o ajuste do nivel de gasolina dentro da cuba que outros ajustes são possíveis... ??? trabalhando sempre com material de origem é claro ABR | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Qui Fev 16, 2012 3:11 pm | |
| Boas; Antes de mais, não sou um conhecedor profundo do caso específico do carburador da XT600E, mas tenho umas luzes acerca do funcionamento geral dum carburador e até já fiz algumas operações rotineiras de manutenção numa XT ou outra.
Comecemos pelo princípio básico de que um carburador serve para providenciar ao motor uma correcta mistura ar/gasolina. Tudo tem a ver com a relação estequimétrica ar/gasolina, numa proporção de 14:1. Só facultando ao motor esta relação é que o carburador está a cumprir a sua função correctamente. É aí que entram os "ajustes" de modo a adaptar a carburação às condições existentes. Pois todos os carburadores têm uma afinação standard, mas que permitem esses tais "ajustes".
Edgar, se me permites, gostaria de chamar a atenção para um pormenor. Segundo me parece, o quadro que colocaste contem dados retirados do Manual de Serviço brasileiro, e como tal poderá haver alguns parâmetros e componentes do carburador que podem diferir de país para país, nomeadamente a nível de gicleurs. Tal deve-se às condições climatéricas e às especificações dos combustiveis normalmente usados nesses países. Não consigo de momento confirmar se as XT's presentes no nosso mercado funcionam efectivamente com esta configuração. Já presenciei algumas alterações de configuração resultantes das especificações das motos resultantes do país a que se destinam. Já agora, quem tenha já desmontado carburadores de XT, que se manifeste.
Penso que de resto, descreveste tudo o que se pode alterar contando com material de origem. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Qui Fev 16, 2012 5:15 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
Edgar, se me permites, gostaria de chamar a atenção para um pormenor. Segundo me parece, o quadro que colocaste contem dados retirados do Manual de Serviço brasileiro, e como tal poderá haver alguns parâmetros e componentes do carburador que podem diferir de país para país, nomeadamente a nível de gicleurs. Tal deve-se às condições climatéricas e às especificações dos combustiveis normalmente usados nesses países. Não consigo de momento confirmar se as XT's presentes no nosso mercado funcionam efectivamente com esta configuração. Já presenciei algumas alterações de configuração resultantes das especificações das motos resultantes do país a que se destinam. pois é... mas fui ver o que existe de origem para a XT600E de 1995 e para a XT600E de 1996 até 2002 (2002 entenda-se as ultimas de todas) e temos isto: e na Alemanha era assim na XT600E até 1994 tanto na de arranque eléctrico (XT600E 3TB) como na de kick (XT600 3UW) A XT600 3UX (não sei o que é ) ou salvo erro foi uma XT600E feita para os Alpes da Suiça Mas parece que as diferenças (tirando essa XT600 3UX) são sempre nas agulhas... o que me leva a arriscar dizer que as agulhas são todas iguais mas só muda a posição que vai de 1 até 5 mas existe vários giglers, tanto para mínima como para a máxima... Isto é o que encontrei de origem para todos os países desde 1991 até à ultima XT600E... | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Qui Fev 16, 2012 6:04 pm | |
| Boas; Edgar, as agulhas também costumam mudar, não é só a sua posição. Até mesmo dentro da Europa, por vezes há diferenças, principalmente comparando as versões destinadas para os países do sul como nós e as que se destinam aos países nórdicos. | |
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Prud
Moto : Yamaha XT 600e
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Qui Fev 16, 2012 7:51 pm | |
| Boas a todos
Edgar desculpas aceites sem problema, a falar e que o pessoal se entende isso é uma grande verdade.
Como o Johnny_1056 conseguio explicar melhor que eu e lembrando uma muito importante relação estequimétrica que é fundamental para o bom funcionamento do motor. As alteracoes que podes fazer baseando no material de origem sera sempre a nivel de giglers e agulhas. Jogando com o tamanho de gigler de maxima e de minima e posiçao da agulha, para uma afinaçao exata existem calculos especificos para o fazer que implica cilindrada, diametro do corpo do carburador ou carburadores, alem disto tambem e necessario saber a a cubicagem de ar admitido pelo carborador com o acelerador todo rodado, a meio punho e ao relemtim para ficar com o ajuste ideal. Isto tudo para ficar com uma carburaçao limpa sem excessos nem faltas. Mas verdade seja dita que normalmente nao se aplica toda esta ciencia, e tudo feito mais de " ouvido" ou por sensibilidade do mecanico. Uma ferramente que hoje em dia é util para medirmos se a mistura esta correcta é utilizar uma maquina de mediçao de gases tipo aquelas que sao utilizadas nos centros de inspecçao automovel para ver o nivel de CO emitido pelos motores, estas maquinas permitem uma leitura de niveis de HC que esta relacionado com a gasolina mal queimada nos cilindros, CO2, CO, etc... E como todos os veiculos de motor de combustao tem um valor estipulado pelo fabricante quanto a estes niveis em relaçao aos gases podesmos saber se esta ou nao ajustado correctamente, mas como tudo esses niveis variao de motor para motor e mesmo o proprio fabricante tem uma margem de variaçao admissivel para o motor (ex: entre 1.50 e 2.00 Co2)
Quem quiser juntar-se a discussao e muito bem vindo e toda a ajuda para nos exclarecermos todos e sempre muitissimo bem vinda
Cumps | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Sex Fev 17, 2012 2:53 am | |
| Bla bla bla... mas que ajuste devo eu fazer para atravessar Espanha de XT Eu estou a pensar sair de Portugal pela zona da Guarda (uns 800 metros acima do mar) depois vou para Salamanca... ... Valladolid ... ... Zaragoza ... e depois vou atravessar os Pirenéus isto é tudo nos 800 metros ou mais... Que ajuste devo eu de fazer @Prudpodes dar-me uma opinião Eu tenho a minha mota ajustada para andar em Setúbal e arredores (é o valor Standard) ou seja tenho a mota ajustada para ir à praia ao nível do mar é claro (estou a caminho de pedir desculpa pela 2ª vez) | |
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krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Sex Fev 17, 2012 11:19 am | |
| Na minha qualidade de "engenhero de obras feitas" acho que a XT não precisa de ajustes nestas variações de altitude que temos nas "redondezas". Talvez só em Marrocos, mas aí também tem a ver com a qualidade do carburante e, também penso que serão situações de passagem temporárias por esses locais mais elevados. Picos com Altitude máxima Pirinéus: 3400m Alpes: 4800m Atlas: 4100m Agora se me disserem que é para andar nos Himalaias ou Andes, aí sim, penso que se deverá fazer ajustes à carburação. | |
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Martin_do_Br
Moto : XT 600 3TB
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Sáb Fev 18, 2012 10:52 pm | |
| nós, do lado de cá do oceano, quando viajamos em grandes altitudes (acima de 3 mil metros), notamos a necessidade de "empobrecer" a mistura. Algumas ideias podem ser lidas seguindo o link: " http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=9909&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0 "
Vai desde regular as agulhas até andar com meias femininas no lugar do filtro... | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Seg Fev 20, 2012 12:17 pm | |
| Boas; Edgar, então o teu problema é atravessar a Espanha e passear nos Pirinéus com um verdadeiro tanque de guerra??? Se é para isso, precisas de fazer exactamente os mesmo ajustes que precisaste para ir aos Eskimós!!! Ou seja... nenhuns!!!
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Seg Fev 20, 2012 12:56 pm | |
| Boas... pessoal... Onde eu quero chegar com este Tópico... ou qual é o seu verdadeiro objectivo... Há sempre malta que diz.... e aconselha a mexer nos carburadores Eu tive uma XT350 que andou nas minhas 97mil kms sem lhe tocar nos carburadores troquei uma vez as falanges... A minha XT600E vai pelo mesmo caminho e já tem 58mil e carburadores nem pensar em mexer neles... EU quero com este tópico matar algumas ideias de gente que pensa que se deve mexer nos carburadores duma XT600E Uma XT600E não é uma Super ou uma TDM, que requer manutenção nos carburadores de 40 em 40 mil gastar dinheiro em ajustes... pode ser gastar dinheiro a matar um bom motor... mas vamos ver se alguém consegue provar o contrario ABR | |
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Martin_do_Br
Moto : XT 600 3TB
| Assunto: Re: Ajustar carburadores duma XT600E Seg Fev 20, 2012 8:41 pm | |
| Edgar, Deve se mexer nos carburadores somente se: - estiverem "gastões" ou falhando; - Muito tempo parado, com gasolina dentro (ela apodrece - oxida com o tempo); - mudanças de regime de altitude muito grande e duradouros - por exemplo, mudar para lugar muito mais alto ou baixo;
Para viagens por lugares "mais altos", filtro de ar bem limpo, ou mesmo, o tubinho de vácuo aberto empobrecem a mistura e a moto volta a desenvolver... ou um pouco de paciência...
As unicas peças que realmente desgastam no carburador deixam o seu resultado bem visível, ou no consumo ou nos engasgos. São as vedações e diafragmas, pistões gastos, agulha da boia ou buchas dos eixos. E giglês entupidos.
Acho que é isto... | |
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| Ajustar carburadores duma XT600E | |
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