| XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. | |
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+5krieg ACordeiro webmonstro filsan ET600 9 participantes |
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Autor | Mensagem |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Ter Out 09, 2012 8:04 pm | |
| Boa noite pessoal venho pedir uma ajuda… Desde que comprei a minha XT com 19500km, troquei o seguinte material: - vela - falanges; - filtro de ar; - filtro de óleo; - óleo; - bobine de chamada (estava colada); Também já limpei por duas vezes o carburador (o parafuso que regula a gasolina ao relanti encontra-se com 1 volta e meia… mas também já lhe dei três voltas e os sintomas que descrevo mantiveram-se), mas nunca cheguei a verificar a posição das agulhas… Certo é que, desde que lhes mexi, não consigo acertar no relanti, ou seja, quando está fria (após aquecer cerca de 2 minutos com o ar aberto, nas 2100 rotações), fica pouco acima das 1000 rotações e por vezes vai a baixo. Quando está quente fica nas 1500 rotações. Mas em ambas as situações noto que o trabalhar não é certo (existe uma quebra nas rotações), que até é visível no ponteiro (quando noto essa falha o ponteiro oscila). Outro sintoma… quando estou a circular com ela com a velocidade engrenada (2ª; 3ª; 4ª …) e lhe corto o gás faz imensos rateres… então em 2ª e a frio parece que estou a assar castanhas…. será que a mistura está pobre? Para despistar já verifiquei e lubrifiquei os fios do CDI e não notei qualquer falha… Atualmente está com cerca de 21400 KM… Abraços | |
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filsan
Moto : XT 600
| Assunto: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti Qua Out 10, 2012 1:54 am | |
| Et600 verifica o filtro do carburador pode estar sujo e dai os rateres principalmente em 2.só depois de a mota estar bem quente tipo vais mesmo andar com ela um bocado é k afinas o relantim pras mil e poucas e para teres a certeza que ele mantem depois das um acelaração forte e ela nao pode ir abaixo e tem de voltar a ficar no mesmo sitio (mil e pouco)
Abraço | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 10, 2012 2:04 am | |
| - Citação :
- filsan
Et600 verifica o filtro do carburador pode estar sujo e dai os rateres principalmente em 2.só depois de a mota estar bem quente tipo vais mesmo andar com ela um bocado é k afinas o relantim pras mil e poucas e para teres a certeza que ele mantem depois das um acelaração forte e ela nao pode ir abaixo e tem de voltar a ficar no mesmo sitio (mil e pouco)
Abraço Já limpei esse filtro 2 vezes... nos carburadores a unica coisa que não verifiquei foi a posição das agulhas... Obrigado | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 10, 2012 9:24 am | |
| Boas Isto realmente tem os sintomas de estar a mistura pobre ou folga errada (pequena demais) das valvulas
se realmente não encontras nenhuma fuga e tens a certeza que o carburador está limpo (especialmente o micro-filtro na entrada de gasolina ), vê a folga de valvulas
O circuito de relantim pode por vezes ser difícil de limpar há que faça o seguinte : tirar todas as peças não metálicas do carburador e coloque numa panela velha sumo de limão e água ee coloque ao lume até ferver coloca o carburador dentro durante 2-3 minutos e isso ajuda a libertar restos de gasolina depois limpar com ar comprimido
podes procurar por fugas de ar com o motor a trabalhar dás um pouco de WD-40 nas ligações suspeitas se notares que o relantim se altera é porque há nessa zona entrada de ar por algum lado
Nuno | |
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ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 10, 2012 10:24 am | |
| Boas,
Eu não tenho quebras de relanti, mas sempre que fecho o acelerador em qualquer mudança, parece que começou a festa, é rateres e mais rateres. Também já limpei o carburador e o resto parece estar ok.
Ainda não consegui resolver isto, por isso não te consigo ajudar. No entanto quando resolveres o teu problema agradeço que postes aqui. Obrigado. | |
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krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 10, 2012 10:29 am | |
| Ráteres é uma das caracteristicas destes motores. Não é defeito, é feitio, e tem charme. Desde que não sejam em demasia. | |
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ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 10, 2012 10:52 am | |
| Sim também é verdade. E verdade seja dita ainda não consegui ir a nenhum passeio cá do fórum e não tenho termo de comparação. No entanto parece que a minha faz em demasia em relação as que vejo passar na rua. Não sei se é o mesmo com a do ET600. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 10, 2012 12:06 pm | |
| Ainda sobre a afinação do relantim (estou a falar do parafuso da mistura que está por baixo do carburador primário) deve ser feita aos poucos, ou seja começacom 1 volta e meia e dás uma pequena volta (-/- 1minuto) paras e vês e se necessário desapertas meia volta depois repetes a voltinha e vês novamente, e assim sucessivamente tens de "limpar" a carburação para chegar a alguma conclusão antes de alterar novamente Se estiveres sempre parado parece que o parafuso não tem influencia
Quanto aos ratés em desaceleração, depende do tipo de escape que tens, e estes caburadores têm um circuito de enriquecimento em desaceleração (coasting enricher) que é um pequeno diafragma na lateral do carburador, se esse circuito não estiver limpo vai provocar mais ratés.
Tambem ajuda se tiveres os 2 carburadores sincronizados de forma ao 2º abrir logo após se mexer o 1º , isso ajusta-se no parafuso que está por cima no meio dos carburadores
Nuno | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 10, 2012 5:37 pm | |
| - Citação :
- webmonstro
Boas Isto realmente tem os sintomas de estar a mistura pobre ou folga errada (pequena demais) das valvulas
Boas Nuno, mais uma vez obrigado pela disponibilidade... Realmente a única situação que não vi foi a folga das válvulas... Hoje perdi a vergonha (uma vez que fui eu que me quis armar em entendido e desmontar os carburadores) e liguei ao mecânico... pelos sintomas, também me falou que poderia ser da folga ou então alguma válvula ferrada... Para além dos sintomas que descrevo está tudo bem... tenho feito bons consumos, etc. O meu escape é o de origem mas sem o silenciador (pilinha)... Quanto ao 2º carburador penso que está com a folga aconselhada, abre após 3 ou 5 mm do primeiro... - Citação :
Boas,
Eu não tenho quebras de relanti, mas sempre que fecho o acelerador em qualquer mudança, parece que começou a festa, é rateres e mais rateres. Também já limpei o carburador e o resto parece estar ok.
Ainda não consegui resolver isto, por isso não te consigo ajudar. No entanto quando resolveres o teu problema agradeço que postes aqui. Obrigado. Claro que sim, até pode ser de fácil resolução.... - Citação :
- Ráteres é uma das características destes motores.
Não é defeito, é feitio, e tem charme. Desde que não sejam em demasia.
Também gosto, mas no meu caso parece que vou a fazer pipocas... | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Ter Out 23, 2012 9:08 pm | |
| - Citação :
webmonstro
Boas Isto realmente tem os sintomas de estar a mistura pobre ou folga errada (pequena demais) das valvulas Bom Nuno, já verifiquei a folga das válvulas e está tudo certo... Já coloquei o silenciador no escape e também já dei mais meia volta no parafuso de mistura... O SINTOMA CONTINUA... Mas como a mota está mais silenciosa, agora ao escutar com mais atenção, detetei que quando dou rápido ao acelerador, ao largar, ouço junto aos carburadores/cilindro um ratere meio abafado... Será normal...? | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Ter Out 23, 2012 9:23 pm | |
| Normal não será, como está a vela ? é a referência certa ? já tentaste trocar ?
fora algo mais invulgar como valvulas picadas a unica coisa que me ocorre será excesso de carvão na câmara, pode por vezes provocar este tipo de sintomas.
Ela consome oleo ?
Nuno | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Ter Out 23, 2012 10:23 pm | |
| - Citação :
webmonstro
Normal não será, como está a vela ? é a referência certa ? já tentaste trocar ?
fora algo mais invulgar como valvulas picadas a unica coisa que me ocorre será excesso de carvão na câmara, pode por vezes provocar este tipo de sintomas.
Ela consome oleo ?
Nuno
A vela estava boa, só tem 2 mil km... Não verifiquei a referência , os carburadores foram limpos á cerca de mil km e não apresentavam carvão... Notei que após a limpeza e afinação ficou a consumir bem menos... O óleo em mil km baixou na vareta cerca de 3 milímetros... Pelo que acho que não está a consumir nada de extraordinário… | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 24, 2012 12:56 am | |
| - ET600 escreveu:
- e afinação
os carburadores da XT600E têm afinação ?? - ET600 escreveu:
- agora ao escutar com mais atenção, detetei que quando dou rápido ao acelerador, ao largar, ouço junto aos carburadores/cilindro um ratere meio abafado...
Será normal...? Falanges ou entrada de ar falsa... que pode ser algo desencaixado... mas se andaram a mexer recentemente nos carburadores, ou não viram o real estado das falanges... ou durante a montagem dos carburadores no difícil espaço disponível arrebentaram com o elas, porque já estavam velhotas e oxidadas... | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 24, 2012 7:06 am | |
| - Citação :
- Edgar
ET600 escreveu: e afinação
os carburadores da XT600E têm afinação ??
ET600 escreveu: agora ao escutar com mais atenção, detetei que quando dou rápido ao acelerador, ao largar, ouço junto aos carburadores/cilindro um ratere meio abafado...
Será normal...?
Falanges ou entrada de ar falsa... que pode ser algo desencaixado... mas se andaram a mexer recentemente nos carburadores, ou não viram o real estado das falanges... ou durante a montagem dos carburadores no difícil espaço disponível arrebentaram com o elas, porque já estavam velhotas e oxidadas... Boas Edgar, Desde já obrigado pela ajuda, quando me referi a afinação, quis dizer do parafuso de entrada de gasolina ao relanti... que quando a comprei tinha 3,5 voltas e eu coloquei-o com 1,5 voltas... As falanges também são novas... têm cerca de 2 mil km... como digo no início do tópico troquei-as quando comprei a mota... | |
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bmbelo
Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma
| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. Qua Out 24, 2012 2:25 pm | |
| A mota sempre teve este sintoma?
O teste do WD40 ajuda a detectar fugas de vácuo. Caso haja alteração no regime do motor então há uma entrada de ar ninja... Em desaceleração (overrun), o vácuo produzido pelo motor é que equilibra a mistura e se está a entrar ar a mais então empobreces a mesma e ocorrem esses backfires pela admissão. Isto será mais notório a quente mas em frio também se manifesta.
As agulhas têm posição...? Tenho que estudar mas caso seja semelhante aos weber, os venturi ou chokes principais é que têm posição e dão en. As agulhas, ou gigleurs, só recebem a mistura dos tubos de emulsão e a fornecem, por depressão, às câmaras de combustão.
Este é também sintoma de um motor rectificado. Ainda sou ignorante nestas mecânicas mas num motor "convencional" de automóvel, uma cabeça rectificada aumenta a compressão nas câmaras de combustão e o avanço de ignição original pode provocar isto. A oscilação de relanti que falas só pode ser provocado por alterações da mistura já que o avanço de ignição é praticamente nulo até às 2500rpm, ou seja, o ponto é estático. Também é sintoma típico de multi-cilíndricos quando há desequilíbrios entre carburadores. Avanço de origem com cotas e dsitribuição de motor de origem e relanti acima da especificação é provocado por mistura rica - tipo choke puxado (ar fechado).
Podes tentar também perceber de que forma ela vai abaixo...se o relanti vai baixando gradualmente ou se se cala de estalo - mistura pobre vs mistura rica. Em última instância, faz um teste de potência com leitura de mistura caso não queiras começar a desarmar à toa.
Espero ter cosneguido contribuir alguma coisinha...
Boa sorte com isso!
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| Assunto: Re: XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. | |
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| XT 600 E com rateres e com quebras no relanti.. | |
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