Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qua Ago 01, 2012 8:58 pm
ricasbeiro escreveu:
Um aperto de mão como sempre
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qua Ago 01, 2012 9:22 pm
Boas;
Hoje voltei a fazer o mesmo percurso e exactamente nas mesmas condições (maria e topcase), e os resultados são desoladores...
Apesar de ter substituídos ambos os roletes e de ter colocado a corrente com a afinação correcta, em esforço e nas irregularidades do piso, continuo a ouvir algo semelhante "carretes a passarem-se", como se fosse uma betoneira com o carreto já gasto.
Já me lembrei de poder ser a corrente (quando tensa) a roçar na protecção (da mesma)...
Vou retirá-la para fazer um próximo teste e se não for daí............................... só se for no motor ???...
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 9:31 am
Boas; Vamos lá a ter calma!! Já limpaste a corrente? Já a lubrificaste decentemente? O pinhão de ataque está bem apertado? Como é que mediste a folga da corrente? Por este meio é difícil chegar a alguma conclusão, mas isso não pode ser um problema assim tão complicado...
xtz750
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 11:18 am
continuo a dizer: vai ver a bicha do velocimetro. já passei pelo mesmo.
Jorge
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 7:36 pm
xtz750 escreveu:
continuo a dizer: vai ver a bicha do velocimetro. já passei pelo mesmo.
Este FDS vou testar mais uma vez todas as hipoteses aqui sugeridas, e a tua é uma delas... tenho de dar com o "gato"...
Johnny_1056 escreveu:
Boas; Vamos lá a ter calma!! Já limpaste a corrente? Já a lubrificaste decentemente? O pinhão de ataque está bem apertado? Como é que mediste a folga da corrente? Por este meio é difícil chegar a alguma conclusão, mas isso não pode ser um problema assim tão complicado...
Sim Johnny, está limpa e lubrificada... confirmei apertos, inclusive os da cremalheira e "fechei" as chapas como me alertou o Nuno_Cruz no "engenhoca do dia".
Para medir a folga fiz como o Edgar aconselhou atravez daquele gráfico... está praqui um mistério, e a treta toda é que esta semana estou com muito pouco tempo para lhe mexer e depois ir testar, e só posso no FDS.
OBR
Johnny_1056
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 7:49 pm
Boas; Arranja um cavalete e põe a moto com a roda de trás no ar, roda-a à mão e tenta ver se há alguma coisa fora do normal. Por este meio é difícil chegar a uma conclusão e custa-me estar a sugerir coisas que podem ser um disparate...
Jorge
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 7:54 pm
Johnny_1056 escreveu:
Boas; Arranja um cavalete e põe a moto com a roda de trás no ar, roda-a à mão e tenta ver se há alguma coisa fora do normal. Por este meio é difícil chegar a uma conclusão e custa-me estar a sugerir coisas que podem ser um disparate...
Vou fazer isso a ver... quanto ás sugestões, são todas bem vindas Johnny... disparatadas ou não, "temos" de encontrar onde está o problema... o resto são pormenores
Johnny_1056
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 8:19 pm
Boas; De qualquer forma não gosto de sugerir disparates. Não sou dos que gosta de sugerir tudo e mais um par de botas e os outros que se lixem a montar e desmontar, muitas das vezes coisas que estão a funcionar bem.
Jorge
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 10:24 pm
Johnny_1056 escreveu:
Boas; De qualquer forma não gosto de sugerir disparates. Não sou dos que gosta de sugerir tudo e mais um par de botas e os outros que se lixem a montar e desmontar, muitas das vezes coisas que estão a funcionar bem.
Olá Johnny;
Pensei que te referias aos "teus" disparates... esses são sempre bem vindos...
Fui fazer o que recomendas-te mas não detectei nada, e aproveitando a ideia, coloquei a moto a trabalhar, engrenei as várias mudanças, e enquanto a roda girava fui execercendo pressão na traseira para tentar simular o comportamento em estrada (não filmei) ... e nada... Falta-me a "prova de esforço", e isso não sei como simular.... é que isto só me acontece quando ando a dois na moto e em esforço (subidas, acelarações), a solo nunca senti nada.
Deixo um video que fiz... talvez sirva para alguma coisas??
OBR
Luis Rosado
Moto : XTZ 660 TENERE
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 11:01 pm
Quantos kms tem a corrente?? Eu sempre mudei o kit completo, estar a mudar apenas um dos componentes, na minha opinião é um erro.
Se tiveres um vizinho por ai, vai dar uma volta na moto para comparares ruidos ... todas as motos fazem ruido e as Trail fazem ainda mais devido ao curso da suspenção traseira
Tira a proteção de corrente (preta) e da uma volta pois aconteceu-me agora ao mudar uma peça esta ter ficado a roçar um pouco, basta dar um encosto e fica resolvido.
Verifica o estado da proteção de corrente que protege o braço oscilante, pareceu-me ja um pouco gasto, eu comprei um agora para a minha, pois estava partido.(peça branca que abraça a escora e serve de guia a corrente)
Jorge
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Qui Ago 02, 2012 11:15 pm
Boas Luis;
Luis Rosado escreveu:
Quantos kms tem a corrente?? Eu sempre mudei o kit completo, estar a mudar apenas um dos componentes, na minha opinião é um erro.
Não faço ideia, a moto está com 70mil e o kit não é o original.... partilho da mesma opinião... a mudar é tudo.
Luis Rosado escreveu:
Se tiveres um vizinho por ai, vai dar uma volta na moto para comparares ruidos ... todas as motos fazem ruido e as Trail fazem ainda mais devido ao curso da suspenção traseira
Não sei se seguiste do inicio, mas o tal "ruído" é "assustador"... como referi antes, parecem carretes a passarem-se e acontece mais quando coloco a moto em "esforço".
Luis Rosado escreveu:
Tira a proteção de corrente (preta) e da uma volta pois aconteceu-me agora ao mudar uma peça esta ter ficado a roçar um pouco, basta dar um encosto e fica resolvido.
Vou exprimentar isso... quem sabe possa ser... mas acho que para ser (e fazer) aquele "ruído", a proteção já estaria muito mal tratada.
Luis Rosado escreveu:
Verifica o estado da proteção de corrente que protege o braço oscilante, pareceu-me ja um pouco gasto, eu comprei um agora para a minha, pois estava partido.(peça branca que abraça a escora e serve de guia a corrente)
Sim, já está um pouco maltratada... quando poder quero trocá-la, mas acho que é assim pró carote... lá terá de ser...
OBR
Jorge
Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Ter Ago 07, 2012 11:18 am
Boas;
Como tinha dito, este FDS estava destinado para me dedicar a ST e tentar desvendar de onde vem o tal ruído misterioso…
Infelizmente tive de me dedicar antes a outra Japonesa (Suzuki GV), que rebentou um tubo de água no pior sítio que podia acontecer, (entre o turbo e o motor), e após diversas tentativas para solucionar o problema, tive de me dar por vencido e levei-o hoje para a oficina.
Agora é esperar que o orçamento seja baixo, senão lá se vão as passeatas agendadas para Setembro (Vidigueira e T.E.)… vamos ver…