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| XTZ 750 Azul Bugatti | |
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+16Moutinho Iceman Luis Rosado NÉNATÉ ricasbeiro Fernando Brito Pmvpires Nuno.Cruz Paulo Neto javleitao mariomcarvalho Edgar Johnny_1056 hugobruno xtz750 Jorge 20 participantes | |
Autor | Mensagem |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Dom Jul 29, 2012 6:29 pm | |
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| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Dom Jul 29, 2012 8:19 pm | |
| @javleitao | |
| | | Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Seg Jul 30, 2012 12:02 am | |
| Eu percebo pouco de motas, mas diria que a afinação do amortecedor não terá qualquer influência no bater da corrente no braço oscilante...
Os 45 dentes sim...
Para mim é apenas afinação da corrente...(a minha quando está muito larga também bate...) | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Seg Jul 30, 2012 12:47 am | |
| - Jomatos escreveu:
- Ontem como foi dia de famelga, só hoje consegui ir testar como ficou o "problema" após a minha intervenção... peguei na e lá fomos passar com a moto por tudo o que era irregularidades no piso...
Na 1ª volta, já não oiço o "roçar", mas o bater é frequente... e agora... como ver a onde é...
Lembrei-me de recorrer a Cam maravilha (Contour) e fiz este suporte;
E ao ver em camera lenta, foi isto que encontrei;
Apesar de ter colocada a folga como manda o manual (25 a 35mm), ela continua-me a bater no braço oxilante...
Entretanto já a afinei um pouco mais, e ainda bate, mas com menos frequencia... o que pode ser por o amortecedor estar "mole" demais, ou por a cramalheira ter 45 em vez de 46 dentes (?)... será
A minha próxima intervenção vai ser na afinação do amostecedor, mas 1º tenho de arranjar a ferramenta necessária...
Se quiserem ver o video da "coisa", podem vê-lo Aqui
Boas... mas o amortecedor não tem influencia na corrente ou seja a diferença de afinação... pode ser comparada com o andar-mos fora de estrada com o andarmos em estrada... se bate na guia é normal... acho que é na zona verde que temos de medir os tais 25 a 35 mm se medirmos mais próximo do eixo do braço vai dar erro para mais... e se tivermos um top case com peso dentro também vai influenciar o resultado e dar erro para mais... | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Seg Jul 30, 2012 9:47 am | |
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Seg Jul 30, 2012 12:08 pm | |
| Boas; De acordo com a informação disponibilizada, és capaz de ter demasiada folga na corrente, daí que em aceleração esta toque no braço oscilante. Não sei qual o estado da corrente, não me parece demasiado suja, mas talvez já esteja bem usada. Verifica se a corrente tem os elos "soltos" sem prisões. Quando as correntes gripam, os elos começão e querer ficar "encavalitados". | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Seg Jul 30, 2012 12:41 pm | |
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| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Seg Jul 30, 2012 9:02 pm | |
| - Fernando Brito escreveu:
- Eu percebo pouco de motas, mas diria que a afinação do amortecedor não terá qualquer influência no bater da corrente no braço oscilante...
Os 45 dentes sim...
Para mim é apenas afinação da corrente...(a minha quando está muito larga também bate...) Desculpa só agora estar a responder, mas não sei como, não o vi... Afinal percebes mais do que eu, que imaginei o amortecedor ter influência... Quantos aos dentes... quando tiver t€mpo vou por um kit novo e com os 46 como manda a lei, até porque eu gosto é de força... - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
De acordo com a informação disponibilizada, és capaz de ter demasiada folga na corrente, daí que em aceleração esta toque no braço oscilante. Não sei qual o estado da corrente, não me parece demasiado suja, mas talvez já esteja bem usada. Verifica se a corrente tem os elos "soltos" sem prisões. Quando as correntes gripam, os elos começão e querer ficar "encavalitados". Voltei a retirar a corrente para ver o que sugeriste, mas não encontrei nenhum dos (112) elos indicios de estarem "presos" ou "encavalitados"... aparentemente os o´ringues estão em bom estado... Fará alguma diferença a cremalheira ter 45 em vez de 46 dentes ? - Edgar escreveu:
- Mais alguma informação onde verificar a medida...
- Spoiler:
ABR Mais uma vez os teus gráficos foram "milagrosos" e vem provar que "uma imagem vale por mil palavras"... graças a eles, vi que a 1ª vez que estiquei a corrente, fiz mal a medição, daí ela bater tanto (como se vê no video)... com este processo, e tambem a "engenhoca" da régua presa ao braço, a folga está correcta... Mas ainda lá bate... como menos intensidade, mas bate... Agora só 4ª ou Domingo é que posso ir fazer o mesmo percurso que denunciou tudo isto, e ver como se comporta desta vez... Obrigado a todos | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Ter Jul 31, 2012 10:22 am | |
| Boas; Se a corrente está em bom estado, não te preocupes. Quanto ao facto de teres uma cremalheira com menos um dente, pouca influência tem. A diferença de diâmetros da cremalheira é ridícula e desprezável neste assunto. Mesmo se voltares a montar uma cremalheira de 46 dentes pouca diferença sentirás a nível de força. Não sei qual o uso que dás à tua moto, mas se for para andar basicamente em alcatrão, preferia ter uma relação mais longa. Tinha um comportamento mais suave, menos rotação para a mesma velocidade e e consequentemente melhores consumos.
Entretanto lembrei-me duma coisa... Será que não começaste a sentir mais o barulho pelo facto de ser Verão e andares eventualmente com um capacete mais aberto? | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Ter Jul 31, 2012 1:28 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Se a corrente está em bom estado, não te preocupes. Quanto ao facto de teres uma cremalheira com menos um dente, pouca influência tem. A diferença de diâmetros da cremalheira é ridícula e desprezável neste assunto. Mesmo se voltares a montar uma cremalheira de 46 dentes pouca diferença sentirás a nível de força. Não sei qual o uso que dás à tua moto, mas se for para andar basicamente em alcatrão, preferia ter uma relação mais longa. Tinha um comportamento mais suave, menos rotação para a mesma velocidade e e consequentemente melhores consumos.
Entretanto lembrei-me duma coisa... Será que não começaste a sentir mais o barulho pelo facto de ser Verão e andares eventualmente com um capacete mais aberto? Boas Johnny; Aparentemente parece-me que está em bom estado, e a ideia de passar para os originais 46 dentes, é porque gostava que a moto tivesse mais força, e como maioritariamente ando em alcatrão mas em troços que raramente dão para passar dos 80 / 100 km, reduzir-lhe a velocidade de ponta pouca importancia terá... penso eu. Não gostei daquela situação, quando regressava do Portinho por aquelas subidas bem ingremes atrás dos enlatados e sem possibilidade de os ultra-passar, e em 2ª a moto começava-me a morrer, em 1ª ia para rotações altas, isto a velocidades de 20 a 40 km... enquanto não os passeio, foi um martirio... isto a propósito dos dentes... se tu dizes que pouca diferença irá fazer passar para 46, então na altura vou ter de ponderar qual a melhor relação para o que eu pretendo. Verão... agora que falas nisso, talvez esteja relacionado... eu utilizo normalmente o capacete modular, e se poder vai sempre aberto, mas é agora no verão que a maria me acompanha mais nas passiatas... peso extra... ela o topcase com + ou - 5kg... porque a solo a moto só me faz aquele bater quando faço algum Offroad... De qualquer maneira, graças ás dicas sinto-me mais descançado, pois parece que á partida não corro o risco dela se partir e causar danos... esse era o meu maior receio, e quando poder vou colocar-lhe um kit de transmissão novo. OBR | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Ter Jul 31, 2012 2:41 pm | |
| - Jomatos escreveu:
- Boas;
Desde já agradeço a vossa ajuda
Depois de ter lido os vossos comentários, fui por mãos á obra e retirei, protetor e guia da corrente, pousa-pés, tampa do veio do seletor e seletor e por fim, a tampa do pinhão... neste aspeto a ST difere da maior parte das outras motos.
Como estão as coisas...
Cremalheira;
Pinhão;
Rolete;
Parece-me que o conjunto de transmissão não está muito mal... ou está? A corrente é que parece-me estar com demasiada folga, mas não sei exatamente onde medir e qual a folga
Quando fui retirar o seletor, apercebi-me de uma folga entre este e o veio que o fixa ao motor, e a anilha de mola (?) está quase plana.
O material que foi desmanchado e que vai ser limpo;
E para quem não conhece, a tal tampa de proteção entre o pinhão e o veio do seletor de mudanças;
...
Boas; Fui ver o tópico desde o ínico e reparei que nestas fotos, nota-se que a corrente está ligeiramente encavalitada. No entanto, antes de mudar o kit de transmissão, limpava-a e lubrificava-a bem. Depois a Super Ténéré nunca deixará de ser um bicilindrico e como tal terá sempre reacções bruscas, quando comprares outro kit de transmissão, compra um com a mesma relação do original. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Ter Jul 31, 2012 7:48 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Jomatos escreveu:
Cremalheira;
Pinhão;
Boas; Fui ver o tópico desde o ínico e reparei que nestas fotos, nota-se que a corrente está ligeiramente encavalitada. No entanto, antes de mudar o kit de transmissão, limpava-a e lubrificava-a bem. Depois a Super Ténéré nunca deixará de ser um bicilindrico e como tal terá sempre reacções bruscas, quando comprares outro kit de transmissão, compra um com a mesma relação do original. Reconheço que as vezes sou um Hippie do caraças LOL, devia de ter lavado a moto antes de a fotografar... foram tiradas no final do dia em que fiz aquele video em Offroad, até a jante traseira ficou branca de tanto pó. Estou a contar amanhã ir fazer o mesmo percurso com a maria e o topcase, para a testar. De certeza que pelo menos o roçar já não vou sentir com a colocação do rolete. Depois digo como foi... ABR | |
| | | ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Ter Jul 31, 2012 8:23 pm | |
| Boas
Por acaso ontem tambem reparei que fatava o rolete tanto o de cima como o de baixo, hoje mesmo o torneiro fez-me dois | |
| | | NÉNATÉ
Moto : XT 660 Z
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Ter Jul 31, 2012 9:23 pm | |
| um ao torneiro e sua coleccao de calendarios dos bons | |
| | | ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti Ter Jul 31, 2012 9:28 pm | |
| Boas O estado dos meus..... Bastou ir ao Ti Afonso e problema resolvido em 20 minutos | |
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| Assunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti | |
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| | | | XTZ 750 Azul Bugatti | |
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