Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 XTZ 750 Azul Bugatti

Ir para baixo 
+16
Moutinho
Iceman
Luis Rosado
NÉNATÉ
ricasbeiro
Fernando Brito
Pmvpires
Nuno.Cruz
Paulo Neto
javleitao
mariomcarvalho
Edgar
Johnny_1056
hugobruno
xtz750
Jorge
20 participantes
Ir à página : 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte
AutorMensagem
Jorge
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 10:29 am

Criei este topico para ir colocando os trabalhos que for / foram realizados na minha ST, um pouco como fez o Moutinho XTZ 750 Azul Bugatti  656644 .

Para começar preciso da vossa ajuda num problema que está acontecer na moto.

Tenho me apercebido que quando ando a dois, oiço um barulho de algo que parece estar a passar-se.

A principio pensei tratar-se da corrente a bater / roçar de vez em quando no batente superior que está sem borracha.

Mas ontem, quando fui com a maria até á arrabida, apercebi-me que o barulho vem da caixa de velocidades.

O estranho é fazer mais quando se passa por lomba / buraco... será que é a corrente que estica nesse momento e força algo na caixa??

O que pode ser Question

XTZ 750 Azul Bugatti  919911
Ir para o topo Ir para baixo
xtz750
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
xtz750



XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 10:50 am

Andei uns tempos também com um barulho que pensava que vinha da corrente. Vim a descobrir que o tal barulho do tipo corrente a roçar era da bicha do velocimetro que estava seca. O desmultiplicador que fica no cubo da roda já estava sem nenhuma lubrificação e já estava a afectar a roda dentada e o senfim. Depois de lubrificar o barulho passou mas agora o ponteiro da velocidade vai sempre a tremer.
Ir para o topo Ir para baixo
hugobruno
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
hugobruno


Moto : xt660z

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 11:16 am

boas

uma coisa que me ensinaram,foi que quando a mola é comprimida a corrente nao estica,é exactamente o contrario,ganha folga,isto é,o batente que a estica deixa de fazer efeito quando a mola é comprimida,mas para a folga nao ser demasiada,se essa compressao da mola continua o batente superior estica a corrente ,o barulho que deves ouvir é a corrente a roçar no batente superior


se a corrente estiver com a folga que diz no manual,nao te preocupes de andar com 2 e com carga a caixa nunca vai sofrer com isso,a nao ser que a cremalheira tenha sido mal montada e nao esteja centrada,mas nem sei se isso sera possivel


espero nao ter dito nenhuma asneira e que me tenhas percebido
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 11:29 am

Boas;
Jomatos, começa por ver o estado do kit de transmissão, não só a corrente e a cremalheira, mas também o pinhão. Aproveita e limpa essa zona, acumula-se aí muita sujidade.

E sim, a corrente estica quando se comprime a suspensão. Se a corrente ficar demasiado justa, podes sentir esse barulho e pior ainda, podes danificar o vedante do veio do pinhão e mesmo o próprio veio.
Ir para o topo Ir para baixo
hugobruno
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
hugobruno


Moto : xt660z

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 11:41 am

boas johnny



ninguem como tu para dizer como é e como se faz,nao duvido do que dizes.

apenas falei no caso da xt600 e echei que a ST fosse igual,tive exactamente a mesma duvida que o JOMATOS e deram-me essa explicaçao
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 11:50 am

Boas;
Hugobruno, mesmo na XT 600 acontece o que referi anteriormente.
A sério, experimenta com outra pessoa, de prefer~encia pesada. Diz para se sentar na moto e vais ver que a corrente fica mais esticada.
Ir para o topo Ir para baixo
hugobruno
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
hugobruno


Moto : xt660z

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 12:01 pm

pois,posso ter percebido mal a explicaçao,as vezes sou um pouco distraido
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 1:36 pm

Boas;

Desde já agradeço a vossa ajuda XTZ 750 Azul Bugatti  314851

Depois de ter lido os vossos comentários, fui por mãos á obra e retirei, protetor e guia da corrente, pousa-pés, tampa do veio do seletor e seletor e por fim, a tampa do pinhão... neste aspeto a ST difere da maior parte das outras motos.

Como estão as coisas...

Cremalheira;
XTZ 750 Azul Bugatti  Dsc00699mi

Pinhão;
XTZ 750 Azul Bugatti  Dsc00701qh

Rolete;
XTZ 750 Azul Bugatti  Rolete01

Parece-me que o conjunto de transmissão não está muito mal... ou está?
A corrente é que parece-me estar com demasiada folga, mas não sei exatamente onde medir e qual a folga XTZ 750 Azul Bugatti  300942

Quando fui retirar o seletor, apercebi-me de uma folga entre este e o veio que o fixa ao motor, e a anilha de mola (?) está quase plana.
XTZ 750 Azul Bugatti  Seletor01

O material que foi desmanchado e que vai ser limpo;
XTZ 750 Azul Bugatti  Dsc00704v

E para quem não conhece, a tal tampa de proteção entre o pinhão e o veio do seletor de mudanças;
XTZ 750 Azul Bugatti  Dsc00698pb

Não referi na apresentação do problema, que de algum tempo para cá, tenho sentido um "tec" a caba vez que troco de mudança... cheguei a pensar que seria o seletor a bater na tampa ou no motor, mas desmanchado não encontro marcas em lado nenhum!!

Quanto ao barulho... tenho a certeza que vem de baixo, lado esquerdo e daquela area onde está a caixa, seletor, pinhão e batente... em qual deles está o problema é que já não sei...

XTZ 750 Azul Bugatti  919911

Ir para o topo Ir para baixo
xtz750
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
xtz750



XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 3:02 pm

Também desmontei o mesmo que tu e também não vi nada de anormal. Depois desmontei a roda de trás porque me disseram que poderia ser a pinça do travão a roçar no disco. Também não era daqui. Parecia que vinha da corrente porque o barulho aparecia mais ou menos a cada volta da corrente.
Para ver se o barulho é da bicha basta desligares a dita junto à roda e depois andares um bocado para ver se o barulho continua.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 3:25 pm

Boas;
Esse kit de transmissão precisa duma boa limpeza. Já apresenta algum desgaste (o pinhão de ataque já está com os dentes um bocadinho "virados"), mas ainda aguenta uns km's desde que tenha manutenção.
Deves mudar o rolete. Faz falta e nota-se que a corrente vai lá muitas vezes. Substitui isso depressa para evitar comprar o rolete completo, podes comprar apenas a parte exterior. Se já estiver muito degradado, compra as duas peças. Antes de montar, podes tirar as medidas e mandar tornear alguns em teflon.

Relativamente ao selector da caixa, arranja uma anilha nova e vais ver que a folga diminui consideravelmente. O parafuso com rasgo deve ser mesmo assim e não lhe falta nada.
Desde que o conjunto esteja ajustado, não vejo motivos de grande preocupação. E a caixa da Super Ténéré não é propriamente um exemplo de suavidade e silêncio.

Se não encontrares nada de suspeito, resta-te olhar para a roda traseira. Vês os rolamentos e os cepos da cremalheira.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 6:24 pm

Jomatos escreveu:

Quando fui retirar o seletor, apercebi-me de uma folga entre este e o veio que o fixa ao motor, e a anilha de mola (?) está quase plana.
XTZ 750 Azul Bugatti  Seletor01


Boas...

acho que essa folga é necessária e de certeza qua não falta aí nada XTZ 750 Azul Bugatti  353512 Exemplo

Essa cavidade permite levar um pouco de massa consistente e ajuda o movimento...

eu tenho e todos têm a mesma folga no pedal do travão...
é um mecanismo idêntico...

pode entrar areia e poeiras para essa folga...
e como tem alguma folga a chuvas ou o próprio movimento auto-limpa-se... sem a folga quando sujar vai ter dificuldade em se auto-limpar e à mínima coisa (sujidade) vai começar a prender XTZ 750 Azul Bugatti  546328

acho eu que seja assim XTZ 750 Azul Bugatti  546328
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 8:46 pm

@xtz750
Penso que o meu problema não deve ser igual ao que tiveste, porque na minha moto o barulho não é constante, nem coincide como rolar. Para tentar transmiti-lo… imagina o barulho que faria a corrente a roçar em algo, e as vezes dá um estalo… mas só acontece ás vezes e normalmente quando passo por um buraco ou lomba...

A situação do conta-quilómetros, tenho me esquecido de ver o que se passa, mas pretendo-o fazer porque a partir dos 110 / 120, as vezes o ponteiro oscila.



@Johnny_1056
Comprei hoje um spray de limpeza de motores, porque não encontrei o de limpeza de travões como o Edgar recomendou num outro tópico, e já ficou muito mais limpo. Amanhã reforço a limpeza, e depois lubrifico a corrente.

Vou tentar arranjar tempo para amanhã ir comprar o rolete e uma anilha nova... hoje não consegui, e a conclusão do trabalho e o teste ficou adiado.

Já tinha pensado nos cepos mas por causa da caixa estar mais barulhenta em cada passagem, e vai ser o próximo passo da revisão.



@Edgar
Como sempre fazes-te acompanhar de um gráfico ou imagem, que simplifica (e muito) a perceber o que queres dizer.

Ainda cheguei a imaginar que o perno pode-se levar um o ‘ringue ou algo… e sobre anilha, depois de dito apercebo-me que tem toda a lógica o que disseste… faz sentido.


OBR XTZ 750 Azul Bugatti  919911


Última edição por Jomatos em Qui Jul 26, 2012 8:59 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 8:58 pm

eu já tinha lido este topico e voltei a ler novamente agora e fico sempre com a mesma ideia. não terás a corrente ovalizada? isso acontece muita vez especialmente quando não é bem lubrificada. para veres isso vai metendo o dedo na corrente a ver se á algum ponto nela que esteja mais esticada e noutro mais larga. é que esses barulhos tipo estalos que falas no ultimo post pode muito bem ser disso.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 9:10 pm

mariomcarvalho escreveu:
...
não terás a corrente ovalizada?...

Não é impossivel Mário... amanhã vou corrigir a folga que tem e aproveito para fazer isso que recomendas (rodar).

Pode parecer estúpido, mas eu sou um homem de pressentimentos e que normalmente se concretizam... na minha profissão tem dado bons resultados na deteção de problemas... eu sei que esta não é a minha profissão, mas continuo com o pressentimento que é na caixa... espero bem estar enganado.

Edit; Lembrei-me agora de uma coisa que reforça ainda mais o meu pressentimento... o barulho é muito semelhante ao que acontece numa betoneira quando já tem os dentes das engrenagens gastos e se a coloca em esforço... não sei se entendem?

XTZ 750 Azul Bugatti  919911
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
XTZ 750 Azul Bugatti  Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 9:18 pm

Jomatos escreveu:
A situação do conta-quilómetros, tenho me esquecido de ver o que se passa, mas pretendo-o fazer porque a partir dos 110 / 120, as vezes o ponteiro oscila.

Também já sofri do mesmo mal na minha té (o painel é igual). Remediei com cola num suporte interior e resolvi com a troca dos mostradores (por sinal meti um com menos 1800km XTZ 750 Azul Bugatti  374590 ). Mas também porque tinha o manometro de temperatura meio avariado.

Quanto ao barulho, é muito complicado reproduzir na escrita.
Mas eu começava por reparar o rolete em falta e depois logo se via XTZ 750 Azul Bugatti  546328

XTZ 750 Azul Bugatti  919911
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





XTZ 750 Azul Bugatti  Empty
MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Azul Bugatti    XTZ 750 Azul Bugatti  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
XTZ 750 Azul Bugatti
Ir para o topo 
Página 1 de 12Ir à página : 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Cor 1vj Azul
» Fotos da minha XT
» XT6ooe azul.....
» XTZ 1200 (azul) na A5
» Futura XTZ Branca e Azul

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: