Assunto: Re: colapso total Qui Dez 08, 2011 11:44 pm
shok escreveu:
Edgar, 4€ a vela... de que marca... comprei uma já lá vão ums 6 ou 7 meses da NGK e limparam-me 12€...
estou a ficar nervoso....
NGK 3€ mais IVA (para a XT600E)
talvez para a XT660 seja mais cara... para a XT660R-X-Z é uns 10€
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: colapso total Sex Dez 09, 2011 10:13 am
De que vela é que estamos a falar? NGK DPR8EA-9?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: colapso total Sex Dez 09, 2011 11:14 am
angelo_lopes escreveu:
De que vela é que estamos a falar? NGK DPR8EA-9?
NGK DPR8EA-9
NGK DPR9EA-9
Tanto uma como outra são as velas recomendadas as XT600E e para a XT 660 Z Tenere de 1991 até 1998
Depois de 2004 começou-se a usar a NGK CR7E na XT660R-X-Z que mais carota e custa uns 10€ (mais coisa menos coisa)
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: colapso total Sex Dez 09, 2011 4:43 pm
@Edgar A minha de 1987 já usava a DPR8EA-9 ou a DPR9EA-9. Aliás foi com a compra da minha primeira XT que eu aprendi a dizer DPR8EA-9. Antes só sabia dizer B8HS, B9HS, B9ES...
No Porto a DPR8EA-9 custa 3,20Euros já com IVA, não é como na tua factura, mas arranja-se com um descontozito...
gustavo.ramos
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 1:43 am
Pmvpires escreveu:
O ela enrolar em altas e fazer rateres podem ser as falanges de admissão....
Incorrecto.
Se a falange de admissão (intake boot) estiver danificada e permitir a entrada de ar exterior (dependendo da quantidade) vai afectar a baixas e médias rotações ou em casos extremos altas rotações, mas sempre começando pelas baixas.
Existindo uma entrada de ar, esta vai fazer com que a mistura de ar/combustivel fique com mais ar que o suposto e torna a mistura demasiado pobre e daí resultarem rateres ou falhas na combustão. Conforme se acelera, aumenta a velocidade de circulação da mistura ar/combustivel proveniente do carburador, a entrada de ar pela falange de admissão é inferior dado o caudal mais elevado causado pelo aumento de rotação, e o "problema" deixa de ser menos notório.
Em altas rotações a velocidade do ar/combustivel a entrar dentro do motor é tão elevado que uma entrada de ar pela falange de admissao é pouco notória.
Claro que se a entrada for mesmo grande (falange rasgada) não há rotação que aguente, mas para cehgar a altas,é necessário passar por baixas e médias.
Por conseguinte,não deverá ser a falange. Émais provavel que seja uma vela defeituosa que não aguenta a elevada cadencia de faisca de média/altas, um carburador com sujidade no main jet (ou como aqui chama, gigleur principal) em que a mistura de gasolina fica tão pobre que não aguenta uma combustão correcta, ou então um problema electrico intermitente causado pela vibração do motor a rotações mais elevadas.
Um CDI quando avaria,geralmente avaria mesmo, não se fica por falhar apenas a determinada rotação. Eu optaria porverificar esta situação em ultima instancia.
Vê a vela, substitui, verifica o carburador quanto a limpeza e dá uma revisão geral nessa caixa de ar,segundo contas o filtro está bem degradado.
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 12:14 pm
@gustavo.ramos Tens a certeza que os ráteres são provocados pela mistura mais pobre? Ratéres não são provocados pela gasolina que vai para o escape por queimar? Obrigado
Abraço,
Editado: Gustava > Gustavo. Oops Sorry...
Última edição por angelo_lopes em Dom Dez 11, 2011 10:07 pm, editado 1 vez(es)
gustavo.ramos
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 12:40 pm
angelo_lopes escreveu:
@gustava.ramos Tens a certeza que os ráteres são provocados pela mistura mais pobre? Ratéres não são provocados pela gasolina que vai para o escape por queimar? Obrigado
Abraço,
2 situações:
a) Mistura pobre, demasiado ar para a quantidade de combustivel disponivel, combustão (queima) ineficiente ou intermitente, o motor fica com trabalhar irregular como há varios ciclos em que não se dá a explosão, acumula-se gasolina por queimar que ao fim de alguns ciclos, por acumulação atinge a quantidade suficiente para gerar explosão. Essa explosão é fora do tempo certo, pode ser causada por faisca da vela (a vela funciona mais vezes que o ponto de ignição de valvulas fechadas e piston no topo), ou por compressão (auto ignição), neste ultimo caso, ha situações em que a pressão dessa explosão,sai pelo escape ou no sentido inverso, pelo carburador para a caixa de ar.
b) Mistura rica, demasiada gasolina para o ardisponivel, fumo preto e trabalhar irregular, mas com poucos sinais de rateres, excepto se exisitr uma falha na ignição, a vela não dar faisca no tempo certo. É uma situação identica quando se acelera, corta-se a ignição com o motor ainda a rodar e mandar gasolina e depois volta-se a activar a ignição. Toda a gasolina que entrou e não queimou, quando ha ignição novamente queima de uma só vez com um grande estrondo.
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 12:54 pm
@gustavo.ramos
Última edição por angelo_lopes em Dom Dez 11, 2011 11:03 pm, editado 2 vez(es)
Gryngo
Moto : Ténéré 660 Xt600
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 3:19 pm
boas pessoal e desde já agradeço todas as vossas opiniões. hoje pude verificar que : a mota pega bem mesmo estando 1 ou 2 dias sem pegar desde que eu lhe de um encosto com os cabos. 2- so em medias e em altas é que se nota os rateres e o enrolar mais sendo os rateres mais evidentes nas altas. 3 ao medir se a bateria estava a carregar pude constatar que a voltagem se situava no maximo nos 12,5 volts e que ao acelerar a moto, a voltagem diminuiu para os 11 e poucos volts . Já procurei tambem a caixa de fusiveis da moto mas não encontro portanto se alguem me puder dizer agradeço. por ultimo estou a espera de amanha arranjar uma chave de velas pois assim poderei tambem ver o estado da vela que tem apenas 3 semanas. P.S. Poderá tambem ser o ponto de comando do motor e as valvulas nao estarem a abrir e a fechar em tempo correcto? amanha quando sacar a vela poderei ter uma ideia melhor , mas vos garanto para o mecanico é o ultimo recurso. Abraços e obrigado. Gryngo
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 3:56 pm
gustavo.ramos escreveu:
Pmvpires escreveu:
O ela enrolar em altas e fazer rateres podem ser as falanges de admissão....
Incorrecto.
Se a falange de admissão (intake boot) estiver danificada e permitir a entrada de ar exterior (dependendo da quantidade) vai afectar a baixas e médias rotações ou em casos extremos altas rotações, mas sempre começando pelas baixas.
... ...
Boas...
Não ou não é tão linear como isso... O principio é esse... e é correcto... mas nem sempre se aplica na XT
as falanges da XT são de alumínio com borracha vulcanizada ao alumínio o alumínio começa a oxidar (ganhar um pó branco) e começa lentamente a descolar a borracha e a criar espaços para o ar entrar... numa fase inicial o ar não consegue entrar em baixas rotações e só entra quando o fluxo é maior...
Outra coisa a ter em consideração é... na XT há duas falanges de admissão
quando é a do lado direito (do 2º carburador aquele que não tem cuba) falha em altas visto que esse carburador trabalha mais em altas do que em baixas...
em baixas trabalha só com o carburador do lado esquerdo
A minha XT350 depois de uns 7 anos começou a falhar apenas em altas...
soluçava e partir das 5500 ou 6000 rpm (já não me recordo do valor exacto) simplesmente soluçava e era impossível passar dos 120km/h
A relantim ou em baixas puxava sempre bem e só tinha a falange do lado direito danificada (descolada)
A XT600E do Jarod falhava quando estava fria ou em baixas e era a falange do lado esquerdo
e depois quando o motor aquecia estabilizava com o relantim muito alto
Outra coisa que temos de ter em conta...
por vezes as falanges descolam mas não totalmente... e em baixa rotação o fluxo de ar não é suficiente para abrir caminho pela falange já danificada...
quando aceleramos o fluxo de ar aumenta e como a aspiração é muita essas pequenas fendas vão deixar entrar ar (e permitir falsas entradas de ar) resumindo e concluído é uma passagem de ar que se manifesta apenas quando o fluxo de ar aumenta...
Depois quando elas descolam de vez até faz rateres junto ao carburador e é um pivete a gasolina mesmo junto ao carburador...
Mas só depois de descolar totalmente...
Exemplo dum caso com o relato do seu dono...
Citação :
Sintomas: Antes acontecia só a frio e piorava com tempo frio. Agora acontece sempre. Principalmente ao relanti O motor pára de funcionar violentamente com um barulho de algo metálico a bater, autentica martelada. Tenho um pequeno vídeo com o som da martelada, logo vou tentar pô-lo no YOUTUBE. Acompanhada por um spray de fumo oriundo da zona do carburador! Ocasionalmente acompanhado de luz… julgo ser ainda mistura a explodir…. A zona está ligeiramente babada.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 4:11 pm
Gryngo escreveu:
boas pessoal e desde já agradeço todas as vossas opiniões. hoje pude verificar que : a mota pega bem mesmo estando 1 ou 2 dias sem pegar desde que eu lhe de um encosto com os cabos. 2- so em medias e em altas é que se nota os rateres e o enrolar mais sendo os rateres mais evidentes nas altas. 3 ao medir se a bateria estava a carregar pude constatar que a voltagem se situava no maximo nos 12,5 volts e que ao acelerar a moto, a voltagem diminuiu para os 11 e poucos volts . Já procurei tambem a caixa de fusiveis da moto mas não encontro portanto se alguem me puder dizer agradeço. por ultimo estou a espera de amanha arranjar uma chave de velas pois assim poderei tambem ver o estado da vela que tem apenas 3 semanas. P.S. Poderá tambem ser o ponto de comando do motor e as valvulas nao estarem a abrir e a fechar em tempo correcto? amanha quando sacar a vela poderei ter uma ideia melhor , mas vos garanto para o mecanico é o ultimo recurso. Abraços e obrigado. Gryngo
Amigo
As vezes o maior problema é a forma como resolvemos o problema
e parece ser o teu caso...
Qual ponto de motor qual carapuça
vela e filtro de ar impecável
bateria carregada e essa não está... porque se tivesse dava 14V em qualquer rotação...
e depois logo se vê o que é...
Isso não tem fusíveis apenas 1 fusível de 20 Amperes junto ao relé de arranque e tem outro fusível ao lado que é suplente
ABR
inception
Moto : XTractor
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 5:27 pm
Gryngo escreveu:
ao medir se a bateria estava a carregar pude constatar que a voltagem se situava no maximo nos 12,5 volts e que ao acelerar a moto, a voltagem diminuiu para os 11 e poucos volts
Edgar escreveu:
bateria carregada e essa não está... porque se tivesse dava 14V em qualquer rotação...
sim, com 12,5 o sistema de carga/alternador/magneto nao está a carregar a bateria nem a alimentar nada (sao necessarios >14V) assim a mota está pendurada no que a bateria lá tiver.
Presumo que com pouca voltagem (ex.:11V) no sistema da mota a alimentaçao da bobine e a consequente faisca na vela sejam precárias ao ponto de comprometerem a queima no cilindro.
O que dizes acontecer quando aceleras, a tensao diminui, e a faisca nao é suficiente para queimar tudo e criam-se rateres (gasolina nao queimada no escape)..
Eu focava-me em reparar o sistema de carga da bateria ou o que quer que esteja a consumir essa carga antes de mais qualquer coisa.
Gryngo
Moto : Ténéré 660 Xt600
Assunto: alternador/ rectificador Dom Dez 11, 2011 8:14 pm
inception escreveu:
Gryngo escreveu:
ao medir se a bateria estava a carregar pude constatar que a voltagem se situava no maximo nos 12,5 volts e que ao acelerar a moto, a voltagem diminuiu para os 11 e poucos volts
Edgar escreveu:
bateria carregada e essa não está... porque se tivesse dava 14V em qualquer rotação...
sim, com 12,5 o sistema de carga/alternador/magneto nao está a carregar a bateria nem a alimentar nada (sao necessarios >14V) assim a mota está pendurada no que a bateria lá tiver.
Presumo que com pouca voltagem (ex.:11V) no sistema da mota a alimentaçao da bobine e a consequente faisca na vela sejam precárias ao ponto de comprometerem a queima no cilindro.
O que dizes acontecer quando aceleras, a tensao diminui, e a faisca nao é suficiente para queimar tudo e criam-se rateres (gasolina nao queimada no escape)..
Eu focava-me em reparar o sistema de carga da bateria ou o que quer que esteja a consumir essa carga antes de mais qualquer coisa.
A teneré tem alternador? ou é o rectificador que faz a carga á bateria? se tem onde fica? eu amanha vou tratar da vela e do filtro do ar se continuar a fazer a mesma coisa vou rever a instalaçao electrica embora nao faça grande ideia como..... pois hoje ela por momentos deixou de dar sinal mesmo com o encosto do carro ela tava morta nada nem luzes nem nada e depois de mexer nuns fios assim como que ao calhas , ela voltou a trabalhar logo á 1ª. preciso mesmo de ajuda pois tenho uma ideia muito vaga do sistema electrico... melhores dias virão obrigado a todos pelas sugestões. Abraços Gryngo
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: colapso total Dom Dez 11, 2011 8:23 pm
Gryngo escreveu:
A teneré tem alternador? ou é o rectificador que faz a carga á bateria? se tem onde fica?
O "alternador" é o volante magnético e fica no lado esquerdo da cambota tapado pela tampa à frente do pinhão. O rectificador não dá carga. Rectifica a corrente e pára a carga quando a bateria atinge a voltagem para que o rectificador foi configurado.
Gryngo
Moto : Ténéré 660 Xt600
Assunto: alternador Dom Dez 11, 2011 8:30 pm
angelo_lopes escreveu:
Gryngo escreveu:
A teneré tem alternador? ou é o rectificador que faz a carga á bateria? se tem onde fica?
O "alternador" é o volante magnético e fica no lado esquerdo da cambota tapado pela tampa à frente do pinhão. O rectificador não dá carga. Rectifica a corrente e pára a carga quando a bateria atinge a voltagem para que o rectificador foi configurado.
e so por curiosidade sabes se é muito caro um alternador ?