Clube XT Portugal
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 colapso total

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Edgar
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Edgar
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Edgar


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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 08, 2011 11:44 pm

shok escreveu:
Edgar, 4€ a vela... de que marca... comprei uma já lá vão ums 6 ou 7 meses da NGK e limparam-me 12€...

estou a ficar nervoso....


colapso total - Página 2 680704

NGK 3€ mais IVA (para a XT600E)

talvez para a XT660 seja mais cara...
para a XT660R-X-Z é uns 10€

colapso total - Página 2 CIMG3688
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angelo_lopes
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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 09, 2011 10:13 am

De que vela é que estamos a falar? NGK DPR8EA-9?
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Edgar
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Edgar


Moto : XT 600 Edventure

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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 09, 2011 11:14 am

angelo_lopes escreveu:
De que vela é que estamos a falar? NGK DPR8EA-9?


NGK DPR8EA-9 colapso total - Página 2 37087

NGK DPR9EA-9 colapso total - Página 2 37087


Tanto uma como outra são as velas recomendadas as XT600E e para a XT 660 Z Tenere de 1991 até 1998


Depois de 2004 começou-se a usar a NGK CR7E na XT660R-X-Z que mais carota e custa uns 10€ (mais coisa menos coisa)


colapso total - Página 2 919911
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angelo_lopes
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angelo_lopes


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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 09, 2011 4:43 pm

@Edgar
A minha de 1987 já usava a DPR8EA-9 ou a DPR9EA-9. Aliás foi com a compra da minha primeira XT que eu aprendi a dizer DPR8EA-9. Antes só sabia dizer B8HS, B9HS, B9ES... colapso total - Página 2 17768


No Porto a DPR8EA-9 custa 3,20Euros já com IVA, não é como na tua factura, mas arranja-se com um descontozito... colapso total - Página 2 353512

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gustavo.ramos
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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 1:43 am

Pmvpires escreveu:
O ela enrolar em altas e fazer rateres podem ser as falanges de admissão....

Incorrecto.

Se a falange de admissão (intake boot) estiver danificada e permitir a entrada de ar exterior (dependendo da quantidade) vai afectar a baixas e médias rotações ou em casos extremos altas rotações, mas sempre começando pelas baixas.

Existindo uma entrada de ar, esta vai fazer com que a mistura de ar/combustivel fique com mais ar que o suposto e torna a mistura demasiado pobre e daí resultarem rateres ou falhas na combustão. Conforme se acelera, aumenta a velocidade de circulação da mistura ar/combustivel proveniente do carburador, a entrada de ar pela falange de admissão é inferior dado o caudal mais elevado causado pelo aumento de rotação, e o "problema" deixa de ser menos notório.

Em altas rotações a velocidade do ar/combustivel a entrar dentro do motor é tão elevado que uma entrada de ar pela falange de admissao é pouco notória.

Claro que se a entrada for mesmo grande (falange rasgada) não há rotação que aguente, mas para cehgar a altas,é necessário passar por baixas e médias.

Por conseguinte,não deverá ser a falange. Émais provavel que seja uma vela defeituosa que não aguenta a elevada cadencia de faisca de média/altas, um carburador com sujidade no main jet (ou como aqui chama, gigleur principal) em que a mistura de gasolina fica tão pobre que não aguenta uma combustão correcta, ou então um problema electrico intermitente causado pela vibração do motor a rotações mais elevadas.

Um CDI quando avaria,geralmente avaria mesmo, não se fica por falhar apenas a determinada rotação. Eu optaria porverificar esta situação em ultima instancia.

Vê a vela, substitui, verifica o carburador quanto a limpeza e dá uma revisão geral nessa caixa de ar,segundo contas o filtro está bem degradado.

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angelo_lopes
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angelo_lopes


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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 12:14 pm

@gustavo.ramos
Tens a certeza que os ráteres são provocados pela mistura mais pobre? Ratéres não são provocados pela gasolina que vai para o escape por queimar? Obrigado 

Abraço,
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Editado: Gustava > Gustavo. Oops colapso total - Página 2 47343 Sorry... Neutral


Última edição por angelo_lopes em Dom Dez 11, 2011 10:07 pm, editado 1 vez(es)
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gustavo.ramos
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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 12:40 pm

angelo_lopes escreveu:
@gustava.ramos
Tens a certeza que os ráteres são provocados pela mistura mais pobre? Ratéres não são provocados pela gasolina que vai para o escape por queimar? Obrigado 

Abraço,
colapso total - Página 2 919911

2 situações:

a) Mistura pobre, demasiado ar para a quantidade de combustivel disponivel, combustão (queima) ineficiente ou intermitente, o motor fica com trabalhar irregular como há varios ciclos em que não se dá a explosão, acumula-se gasolina por queimar que ao fim de alguns ciclos, por acumulação atinge a quantidade suficiente para gerar explosão. Essa explosão é fora do tempo certo, pode ser causada por faisca da vela (a vela funciona mais vezes que o ponto de ignição de valvulas fechadas e piston no topo), ou por compressão (auto ignição), neste ultimo caso, ha situações em que a pressão dessa explosão,sai pelo escape ou no sentido inverso, pelo carburador para a caixa de ar.

b) Mistura rica, demasiada gasolina para o ardisponivel, fumo preto e trabalhar irregular, mas com poucos sinais de rateres, excepto se exisitr uma falha na ignição, a vela não dar faisca no tempo certo. É uma situação identica quando se acelera, corta-se a ignição com o motor ainda a rodar e mandar gasolina e depois volta-se a activar a ignição. Toda a gasolina que entrou e não queimou, quando ha ignição novamente queima de uma só vez com um grande estrondo.

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angelo_lopes
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angelo_lopes


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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 12:54 pm

@gustavo.ramos
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Última edição por angelo_lopes em Dom Dez 11, 2011 11:03 pm, editado 2 vez(es)
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Gryngo
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Gryngo


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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 3:19 pm

boas pessoal e desde já agradeço todas as vossas opiniões.
hoje pude verificar que : a mota pega bem mesmo estando 1 ou 2 dias sem pegar desde que eu lhe de um encosto com os cabos. 2- so em medias e em altas é que se nota os rateres e o enrolar mais sendo os rateres mais evidentes nas altas.
3 ao medir se a bateria estava a carregar pude constatar que a voltagem se situava no maximo nos 12,5 volts e que ao acelerar a moto, a voltagem diminuiu para os 11 e poucos volts
. Já procurei tambem a caixa de fusiveis da moto mas não encontro portanto se alguem me puder dizer agradeço.
por ultimo estou a espera de amanha arranjar uma chave de velas pois assim poderei tambem ver o estado da vela que tem apenas 3 semanas.
P.S. Poderá tambem ser o ponto de comando do motor e as valvulas nao estarem a abrir e a fechar em tempo correcto?
amanha quando sacar a vela poderei ter uma ideia melhor , mas vos garanto
para o mecanico é o ultimo recurso.
Abraços e obrigado.
Gryngo
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Edgar
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Edgar


Moto : XT 600 Edventure

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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 3:56 pm

gustavo.ramos escreveu:
Pmvpires escreveu:
O ela enrolar em altas e fazer rateres podem ser as falanges de admissão....

Incorrecto.

Se a falange de admissão (intake boot) estiver danificada e permitir a entrada de ar exterior (dependendo da quantidade) vai afectar a baixas e médias rotações ou em casos extremos altas rotações, mas sempre começando pelas baixas.

... ...


Boas...

Não colapso total - Página 2 1520770646 ou não é tão linear como isso...
O principio é esse... e é correcto... mas nem sempre se aplica na XT

as falanges da XT são de alumínio com borracha vulcanizada ao alumínio
o alumínio começa a oxidar (ganhar um pó branco) e começa lentamente a descolar a borracha e a criar espaços para o ar entrar...
numa fase inicial o ar não consegue entrar em baixas rotações e só entra quando o fluxo é maior...



Outra coisa a ter em consideração é... na XT há duas falanges de admissão

quando é a do lado direito (do 2º carburador aquele que não tem cuba) falha em altas
visto que esse carburador trabalha mais em altas do que em baixas...


em baixas trabalha só com o carburador do lado esquerdo colapso total - Página 2 353512


A minha XT350 depois de uns 7 anos começou a falhar apenas em altas...

soluçava e partir das 5500 ou 6000 rpm (já não me recordo do valor exacto)
simplesmente soluçava e era impossível passar dos 120km/h

A relantim ou em baixas puxava sempre bem colapso total - Página 2 964551
e só tinha a falange do lado direito danificada (descolada)



A XT600E do Jarod falhava quando estava fria ou em baixas e era a falange do lado esquerdo colapso total - Página 2 353512

e depois quando o motor aquecia estabilizava com o relantim muito alto colapso total - Página 2 964551



Outra coisa que temos de ter em conta... colapso total - Página 2 37087

por vezes as falanges descolam mas não totalmente... e em baixa rotação o fluxo de ar não é suficiente para abrir caminho pela falange já danificada...

quando aceleramos o fluxo de ar aumenta e como a aspiração é muita essas pequenas fendas vão deixar entrar ar (e permitir falsas entradas de ar)
resumindo e concluído é uma passagem de ar que se manifesta apenas quando o fluxo de ar aumenta...


Depois quando elas descolam de vez até faz rateres junto ao carburador
e é um pivete a gasolina mesmo junto ao carburador...


Mas só depois de descolar totalmente...

Exemplo dum caso com o relato do seu dono...

Citação :



Sintomas:
Antes acontecia só a frio e piorava com tempo frio. Agora acontece sempre.
Principalmente ao relanti
O motor pára de funcionar violentamente com um barulho de algo metálico a bater, autentica martelada.
Tenho um pequeno vídeo com o som da martelada, logo vou tentar pô-lo no YOUTUBE.
Acompanhada por um spray de fumo oriundo da zona do carburador!
Ocasionalmente acompanhado de luz… julgo ser ainda mistura a explodir….
A zona está ligeiramente babada.


colapso total - Página 2 919911


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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 4:11 pm

Gryngo escreveu:
boas pessoal e desde já agradeço todas as vossas opiniões.
hoje pude verificar que : a mota pega bem mesmo estando 1 ou 2 dias sem pegar desde que eu lhe de um encosto com os cabos. 2- so em medias e em altas é que se nota os rateres e o enrolar mais sendo os rateres mais evidentes nas altas.
3 ao medir se a bateria estava a carregar pude constatar que a voltagem se situava no maximo nos 12,5 volts e que ao acelerar a moto, a voltagem diminuiu para os 11 e poucos volts
. Já procurei tambem a caixa de fusiveis da moto mas não encontro portanto se alguem me puder dizer agradeço.
por ultimo estou a espera de amanha arranjar uma chave de velas pois assim poderei tambem ver o estado da vela que tem apenas 3 semanas.
P.S. Poderá tambem ser o ponto de comando do motor e as valvulas nao estarem a abrir e a fechar em tempo correcto?
amanha quando sacar a vela poderei ter uma ideia melhor , mas vos garanto
para o mecanico é o ultimo recurso.
Abraços e obrigado.
Gryngo

Amigo

As vezes o maior problema é a forma como resolvemos o problema colapso total - Página 2 37087

e parece ser o teu caso...

Qual ponto de motor qual carapuça colapso total - Página 2 130953


vela e filtro de ar impecável

bateria carregada
e essa não está... porque se tivesse dava 14V em qualquer rotação...


e depois logo se vê o que é...




Isso não tem fusíveis
apenas 1 fusível de 20 Amperes junto ao relé de arranque
e tem outro fusível ao lado que é suplente



ABR

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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 5:27 pm

Gryngo escreveu:
ao medir se a bateria estava a carregar pude constatar que a voltagem se situava no maximo nos 12,5 volts e que ao acelerar a moto, a voltagem diminuiu para os 11 e poucos volts

Edgar escreveu:
bateria carregada e essa não está... porque se tivesse dava 14V em qualquer rotação...

sim, com 12,5 o sistema de carga/alternador/magneto nao está a carregar a bateria nem a alimentar nada (sao necessarios >14V) assim a mota está pendurada no que a bateria lá tiver.

Presumo que com pouca voltagem (ex.:11V) no sistema da mota a alimentaçao da bobine e a consequente faisca na vela sejam precárias ao ponto de comprometerem a queima no cilindro.

O que dizes acontecer quando aceleras, a tensao diminui, e a faisca nao é suficiente para queimar tudo e criam-se rateres (gasolina nao queimada no escape)..

Eu focava-me em reparar o sistema de carga da bateria ou o que quer que esteja a consumir essa carga antes de mais qualquer coisa.
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Gryngo
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Gryngo


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MensagemAssunto: alternador/ rectificador   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 8:14 pm

inception escreveu:
Gryngo escreveu:
ao medir se a bateria estava a carregar pude constatar que a voltagem se situava no maximo nos 12,5 volts e que ao acelerar a moto, a voltagem diminuiu para os 11 e poucos volts

Edgar escreveu:
bateria carregada e essa não está... porque se tivesse dava 14V em qualquer rotação...

sim, com 12,5 o sistema de carga/alternador/magneto nao está a carregar a bateria nem a alimentar nada (sao necessarios >14V) assim a mota está pendurada no que a bateria lá tiver.

Presumo que com pouca voltagem (ex.:11V) no sistema da mota a alimentaçao da bobine e a consequente faisca na vela sejam precárias ao ponto de comprometerem a queima no cilindro.

O que dizes acontecer quando aceleras, a tensao diminui, e a faisca nao é suficiente para queimar tudo e criam-se rateres (gasolina nao queimada no escape)..

Eu focava-me em reparar o sistema de carga da bateria ou o que quer que esteja a consumir essa carga antes de mais qualquer coisa.

A teneré tem alternador? ou é o rectificador que faz a carga á bateria?
se tem onde fica?
eu amanha vou tratar da vela e do filtro do ar se continuar a fazer a mesma coisa vou rever a instalaçao electrica embora nao faça grande ideia como.....
pois hoje ela por momentos deixou de dar sinal mesmo com o encosto do carro ela tava morta nada nem luzes nem nada e depois de mexer nuns fios assim como que ao calhas , ela voltou a trabalhar logo á 1ª.
preciso mesmo de ajuda pois tenho uma ideia muito vaga do sistema electrico...
melhores dias virão
obrigado a todos pelas sugestões.
Abraços
Gryngo
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angelo_lopes
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angelo_lopes


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MensagemAssunto: Re: colapso total   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 8:23 pm

Gryngo escreveu:
A teneré tem alternador? ou é o rectificador que faz a carga á bateria?
se tem onde fica?
O "alternador" é o volante magnético e fica no lado esquerdo da cambota tapado pela tampa à frente do pinhão. O rectificador não dá carga. Rectifica a corrente e pára a carga quando a bateria atinge a voltagem para que o rectificador foi configurado.
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Gryngo
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MensagemAssunto: alternador   colapso total - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 8:30 pm

angelo_lopes escreveu:
Gryngo escreveu:
A teneré tem alternador? ou é o rectificador que faz a carga á bateria?
se tem onde fica?
O "alternador" é o volante magnético e fica no lado esquerdo da cambota tapado pela tampa à frente do pinhão. O rectificador não dá carga. Rectifica a corrente e pára a carga quando a bateria atinge a voltagem para que o rectificador foi configurado.

e so por curiosidade sabes se é muito caro um alternador ?

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