Assunto: PROBLEMAS NO ARRANQUE - RECTIFICADOR ? Dom Nov 20, 2011 5:47 pm
Ola a Todos, Assim como já tinha referido na minha apresentação, comprei uma XTZ 750 de 1989. Tenho a mota à cerca de um mês, e tenho andado diariamente no circuito casa/trabalho, sem qualquer tipo de problema. Acontece que resolvi montar um kit de Xénon, daqueles tipo "plug & play", só que ao final de pouco tempo, sempre que "acionava" um pisca ou simplesmente travava, a luz frontal começava a piscar "ao sabor" dos piscas ! Este acontecimento deu-se durante 3 dias até eu resolver retirar o Kit Xénon com receio que pudesse resultar num problema elétrico. No dia a seguir a montar a lâmpada original, a mota simplesmente começou a ter muita dificuldade em começar a trabalhar, tendo inclusivé que empurrá-la para que pegasse. Nesse mesmo dia fui à hora de almoço a um concessionário Honda para trocar o pneu de trás e comentei com o mecânico esse problema, tendo ele depois de testar o circuito, concluido que era o rectificador de corrente que não estava a carregar a bateria !!!
Pergunto: - Como posso ter a certeza que o facto de a mota não pegar tem a ver com o rectificador ? - Estará relacionado com o sistema do Xénon ou será uma infeliz coincidência ?
(Estou a pensar que esteja relacionado pois tenho uma BMW 1150 GSA que pifou a bomba de gasolina no dia a seguir a ter montado um sistema de Xénon do mesmo fornecedor !!! )
Ajudem-me sff.
Abc Ricardo Machado
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: PROBLEMAS NO ARRANQUE - RECTIFICADOR ? Dom Nov 20, 2011 9:43 pm
Boas...
Para verificar o rectificador é muito simples...
Tens que ter uma bateria com 12,8V (ou seja a bateria carregada)
Se a bateria que tens na mota não tem carga... então tens que ir buscar os 12V a outra bateria ou carregar essa...
a mota com uma bateria carregada tem que pegar e trabalhar... pelo menos enquanto tiver carga na bateria...
Depois para verificar o estado do rectificador... basta usar um multímetro na escala de Voltes DC e por nos bornos da bateria e temos que ter uma leitura na casa dos 14V (mais coisa menos coisa) e depois aceleramos até às 5000 rpm e esse valor deve manter-se mais ou menos nesse valor...
aqui tens um exemplo duma XT600E mas serve perfeitamente como exemplo
Mas pelo que aconteceu... e pelo que descreveste... deve ser o rectificador ou a bateria... e isso do xenon piscar quando ligavas o pisca... é sinal de que algo de errado com a carga da bateria ou do rectificador que é responsável por carregar a bateria...
Todas as XT750Z de 1989 até 1993 foram vendidas com um rectificador fraco... e que originou a má fama do rectificador nestes modelos...
Este em baixo dá muitos problemas (PRE-94)
Deve ser trocado pelo modelo utilizado depois de 1994 (clicar na imagem para aumentar)
Sobre a bomba de gasolina da GS1150 deve ter sido coincidência